domingo, 24 de maio de 2020

Fatores econômicos internos da China são firmes, diz estudioso dos EUA


Entrevista

Washington, 23 mai (Xinhua) -- Os fatores internos da economia chinesa estão melhorando muito e a atividade económica doméstica chinesa aumentou "drasticamente" no último mês ou mais, disse um estudioso dos EUA à Xinhua.

Em entrevista em vídeo na quarta-feira, Geoffrey Garrett, reitor da Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia, disse que "obviamente a China está vários meses à frente do Ocidente e parece que a atividade económica interna chinesa aumentou drasticamente no último mês ou mais", referindo-se à recuperação da China no impacto do COVID-19.

Ele acredita que agora o problema para a China será a demanda global. "O facto de que não haverá demanda global no segundo semestre deste ano obviamente desacelerará a recuperação da China, mas os fatores internos da economia chinesa estão cada vez muito melhores a cada dia".

A China levantou na quinta-feira a cortina para a alta temporada política anual. As "Duas Sessões" deste ano devem destacar o impulso final da China no alívio da pobreza e concluir a construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos. É esperado que esse progresso impulsione o seu crescimento económico.

Garrett disse que "2021 seria um ano muito grande para a China, com um imensos objetivos, a serem cumpridos até àquele momento".

Garrett explicou que, embora "2020 seja um ano incrivelmente difícil para todas as economias do mundo", "nós nunca devemos esquecer o facto de que o que aconteceu na China desde 1978 é provavelmente o maior milagre económico da história mundial".

"Tirar 700 milhões de pessoas da pobreza em três ou quatro décadas é extraordinário", disse ele em referência aos esforços de alívio da pobreza da China.

Falando sobre a cooperação internacional na pandemia de COVID-19, o especialista disse: "Eu esperaria que a China pudesse e deveria ser um ator líder em qualquer resposta internacional à pandemia".

Ele acreditava que a colaboração internacional esteve ausente até agora em resposta à pandemia. "E espero que possamos mudar isso. É claro que eles também devem ter respostas nacionais, mas acho que uma ação internacional coordenada é realmente importante", disse ele.

portuguese.xinhuanet.com

Sem comentários:

Mais lidas da semana