quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Portugal | O SILÊNCIO, COMPROMETIDO, SOBRE AS PONTES

Rui Sá* | Jornal de Notícias | opinião

O JN deu nota esta semana de que será necessário construir uma nova ponte sobre o Douro para a passagem do comboio de alta velocidade. E que terão sido encomendados estudos a um gabinete de engenharia para análise dessa solução. Este é um projeto com mais de duas décadas, onde já se gastaram centenas de milhares de euros em estudos!

De acordo com as notícias, apesar de a Ponte de S. João estar muito aquém da sua capacidade, é necessária uma nova ponte porque, do lado de Gaia, a atual linha tem uma curva que não é compatível com a alta velocidade. Notícias sobre o TGV e a forma de atravessamento do Douro são cíclicas, sendo que, em duas décadas, nada avançou de facto.

Diz-se, agora, que a ponte se localizará "entre a ponte de São João e a ponte rodoviária do Freixo (...), passando sobre a praia fluvial do Areinho (em Gaia) e os terrenos da Mota-Engil (no Porto)". O que espanta é que, perante estas notícias, a "Câmara de Gaia remeteu comentários para depois da apresentação dos estudos". O Município do Porto "não quis falar sobre o tema". Ou seja, estamos perante um projeto que, indubitavelmente, marcará a paisagem, a estrutura, a mobilidade e as acessibilidades dos dois municípios. O que se esperaria é que os presidentes das câmaras dissessem o que pensam e fomentassem o debate sobre o tema, envolvendo os órgãos municipais. Mas, tal como aconteceu com a ponte rodoviária do Areinho e a ponte do metro do Campo Alegre, este processo está envolvido num inadmissível secretismo, à margem dos órgãos locais democraticamente eleitos!... Porquê?!

*Engenheiro

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