terça-feira, 23 de agosto de 2022

Angola | FALTA DE COMPARÊNCIA NO CULTO ECUMÉNICO – Artur Queiroz

Oração pela paz

Artur Queiroz*, Luanda

O Estádio Nacional 11 de Novembro foi pequeno para acolher milhares de pessoas num culto ecuménico por eleições pacíficas e que abençoou a Comissão Nacional Eleitoral. O Presidente da República e cabeça de lista do MPLA marcou presença. Outros políticos da Oposição também compareceram. O chefe da UNITA não apareceu. Se alguém quiser que eu faça um desenho para perceber o que significa esta ausência, eu faço. Mas basta dizer que a UNITA odeia a paz e não perde uma oportunidade padra sabotar a unidade nacional. 

O jornalismo de intriga apresenta-se no seu melhor nesta campanha eleioral. Em Portugal, e os criados angolanos não se cansam de dizer que o velório ao Presidente José Eduardo dos Santos é pouco frequentado e o Presidente João Lourenço não aparece. Tratam a viúva por “ex-mulher”. É este o jornalismo que eles querem. São cultores, defensores e praticantes do banditismo mediático. Se isto der votos, então o mundo parou e é o Sol que gira à volta da Terra. No dia 24 de Agosto vão ter um lindo enterro. Depois vamos tratar do funeral de Estado do Arquitecto da Paz.

Nas eleições de 2017, os eleitores do Cuanza Sul deram os cinco deputados do círculo provincial ao MPLA. Foram 308 mil votos, um esmagamento total. O mesmo se passou na vizinha província de Malanje (163 mil votos).  Huíla (453 mil votos), Cunene (156 mil votos), Cuanza Norte (91 mil votos). Também deram cinco a zero à Oposição. Por acaso? Jamais.

Vamos ao Cuanza Sul. Faz hoje exactamentee 130 anos que explodiu na região do Sumbe uma das mais bem-sucedidas revoltas contra o poder colonial. Mas o movimento insurrecional já vinha do ano anterior. A guerra foi levada a todos os recantos do “concelho” de Novo Redondo. Os combates mais terríveis tiveram lugar na região da Sanga. Escravos e “serviçais” fugiram dos maus tratos a que eram submetidos pelos seus donos e organizaram-se num temível exército comandado pelo heroico comandante Nhati, ele também escravo fugido ao dono.

Ao pequeno grupo original de escravos fugitivos e transformados em destemidos guerreiros contra a ocupação colonial, juntaram-se mais tarde os revoltosos do Seles e algumas centenas de prisioneiros  do Depósito Geral de Degredados, muitos deles mestiços. Unidades militares estacionadas no Cuanza Sul também forneceram homens armados à rebelião.

O tenente-coronel português Bello de Almeida publicou um livro sobre o acontecimento e diz que a rebelião aconteceu porque “em Novo Redondo, parte dos comerciantes e industriais tratavam barbaramente os seus servos”. Se um comandante militar ocupante diz, é verdade.

Na página 8 do seu livro “Operações Militares na Região da Sanga” escreve: “Pela mais leve falta os serviçais eram muitas vezes castigados cruelmente, à força de chicotadas de cavalo- marinho, que lhes cortavam horrivelmente a pele, sendo vulgaríssimo ouvirem-se a altas horas das misteriosas e cálidas noites de África, gritos lancinantes e verdadeiros uivos de dor dos desgraçados, que brutalmente estavam sendo flagelados pelos chefes de turma ou capatazes”.

A revolta na região da Sanga foi protagonizada por escravos fugidos dos seus donos. O quartel-general dos revoltosos era na confluência do rio Uchilo com o grande Cuvo. Ali se formavam ilhas e ilhotas separadas por pequenas linhas e água todas infestadas de jacarés que funcionavam comi terríveis guardas dos combatentes do comandante Nhati, que edificou a sua embala na ilha Kió. As pontes para as margens do Cuvo eram formadas por lianas e ramos de árvores, facilmente destruídas quando o inimigo se aproximava. 

A guerra foi cruel e sangrenta. De Luanda foram enviados para a região da Sanga, em navios da marinha, mais de mil homens com artilharia e uma metralhadora pesada. O comandante era o tenente-coronel Lourenço Padrel. Os seus oficiais, todos recrutados em Angola, eram o capitão Araújo Santos, os tenentes Botelho de Vasconcelos e João do Carmo, o alferes Frederico Rebocho e o médico José Maria de Aguiar, também com a patente de alferes. Os combates foram terríveis. Os combatentes do comandante Nhati obrigaram o inimigo a retirar.

Em 21 de Agosto de 1892 o exército dos escravos levou a guerra até às portas de Novo Redondo (Sumbe) e muitos colonos fugiram para Benguela ou para Luanda. Toda a região estava a ferro e fogo.

Na página 25 do livro, o autor conta: “No dia 21 de Agosto saiu do Puay, toda a força que ali se encontrava, acompanhando todas as cargas e três horas depois chegava ao rio Cuvo (…) Acabara apenas de se acenderem as fogueiras para cozinhar quando de um dos tufos da mata partiram muitos tiros em direcção ao acampamento. Ao inesperado ataque sucedeu a maior das confusões entre os soldados os quais, sem ninguém os mandar começaram desabaladamente a dar tiros à toa (…) só depois de porfiados esforços e sempre debaixo de fogo violento é que oficiais e sargentos conseguiram sossegá-los e reuni-los”. 

Os escravos revoltados lançaram o pânico e a morte entre os ocupantes! Nhati já era um chefe respeitado e tinha c ada vez mais apoios dos sobas da região. Mas em Outubro começou a grande ofensiva das tropas de ocupação. A ilha de Kió foi tomada ao fim de muitos dias de combates. A guerra alastrou a toda a região de Sanga e prolongou-se até meados de Setembro de 1893. Por fim veio a inexorável derrota dos escravos resistentes.

No dia 30 de Outubro de 1893 foi concluído um fortim na ilha de Kió. Os trabalhos foram dirigidos pelo tenente Botelho de Vasconcelos que era condutor de obras no Serviço de Obras Públicas, em Luanda. No dia seguinte tomou posse o soba, na presença das autoridades tradicionais excepto os sobas das ilhas do Kipeto e de Cacombo porque eram suspeitos de apoiarem os revoltosos. 

A revolta dos escravos foi sufocada mas as sementes germinaram. O MPLA é o fruto mais importante. Tão grandioso que libertou todos os escravos, de Cabinda à Cidade do Cabo, do Lobito  a Adis Abeba. No dia 24 de Agosto, a libertação continua! Vem aí a tareia monumental à UNITA nas mesas e assembleias de voto.

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana