segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Reviravolta a Leste? Kiev retoma posições perdidas e tropas da Rússia recuam

Pedro Cordeiro | Expresso (curto)

Bom dia e boa semana!

Antes de mais, cautela. Esta segunda-feira desperta molhada pela tempestade Danielle. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avançava ontem com um “aviso à população”. A intempérie, caracterizada por ventos e chuvas fortes, pode causar queda de árvores ou ramos, inundações urbanas e contaminação de água potável, entre outros riscos.

Andando quase 5000 quilómetros para leste, o fim de semana pode ter sido de mudança na Ucrânia. Avanços na região de Kharkiv fizeram recuar as tropas russas e terão permitido recuperar 3000 quilómetros quadrados de terreno ao invasor. As forças do Kremlin retaliaram com ataques às infraestruturas de eletricidade e água da cidade ucraniana. Ainda assim, o revés a norte já motivou críticas de um dos maiores fãs de Vladimir Putin, o checheno Ramzan Kadyrov, escreve “The Guardian”.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já se regozijou na rede social Telegram pelos feitos do exército do seu país. Mais de seis meses depois da invasão, será este um ponto de reviravolta? O especialista em assuntos europeus Sergej Sumlenny afirmou em entrevista ao Expresso que a guerra vai levar à desintegração da Federação Russa e que “Putin vai acordar um dia, ver que não tem Estado, e será o fim”. Na mesma edição impressa, o nosso colunista Miguel Monjardino frisa diferenças entre a Rússia e o seu Presidente e rejeita as teses que culpam o Ocidente pelas ações do regime ditatorial de Putin nos países vizinhos.

As análises multiplicam-se, da CNN ao jornal “Le Monde”, passando pelo local “Kyiv Post”, onde Lawrence Freedman, cita Ernest Hemingway para antever a sorte de Moscovo: “Como é que foi à falência? De duas maneiras. Gradualmente, e depois de repente”. O regime russo reconheceu perdas, resta saber como vai reagir, num momento em que “The New York Times” assegura que a semana custou popularidade a Putin dentro de portas. Está para ver quanta.

Que a pertinente satisfação ou esperança dos que veem inaceitável a agressão russa à Ucrânia não faça, porém, esquecer que ainda há cerca de 125 mil quilómetros quadrados de território ucraniano ocupados pela Rússia, incluindo a península da Crimeia, anexada há oito anos, e partes das províncias de Luhansk e Donetsk, no leste do país. E que, claro, se mantém a ameaça nuclear em Zaporíjia, que motivou telefonema entre Putin e Emmanuel Macron.

Outras notícias

PENSÕES Se notícias sobre alteração da forma de cálculo das pensões fizeram soar alarmes, o primeiro-ministro veio erguer-se em garante do Estado-providência. “Nunca, em circunstância alguma, por muita pancada que me deem, eu tomarei qualquer medida que ponha em causa a sustentabilidade futura da segurança social”, assegurou António Costa durante as jornadas parlamentares do PS.

MÉDIAS As notas dos últimos colocados no Ensino Superior desceram este ano. Não há cursos em que seja preciso ter mais de 19 para entrar. Ao “top 10” dos cursos com média de entrada mais alta chegou a novíssima licenciatura em Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho.

PRESIDENTES O do Partido Socialista, Carlos César, tem batido indiretamente no da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, seu camarada. Em causa está outra presidência, a da República, que o segundo não desdenha e o primeiro suspeita-se que tampouco. Extemporâneo? Em 2026, data das próximas presidenciais, fará 30 anos que o PS pela última vez apresentou ao país alguém que os portugueses quiseram para chefe de Estado. Chamava-se Jorge Sampaio e fez no sábado um ano que morreu.

RAINHA Clima tão borrascoso, escassos dias depois de muitos ainda estarem de férias na praia, é caso para fazer pensar num salto de Portugal às ilhas britânicas. O Reino Unido continua a chorar a rainha que mais tempo ocupou o trono, e cujas exéquias duram até à próxima segunda-feira, 19 de setembro, dia do seu enterro em Windsor. As reservas de hotéis estão ao rubro e a venda de bugigangas ligadas à malograda soberana disparou, conta a reportagem do Expresso em Londres. Hoje Isabel II repousa na Escócia, onde haverá missa na catedral de St Giles, em Edimburgo. Só amanhã ruma a Londres para quatro dias de homenagens públicas.

SUÉCIA A direita deve sair vencedora das eleições legislativas de ontem. Embora o Partido Social-Democrata da primeira-ministra Magdalena Andersson tenha sido o mais votado, a soma das forças conservadoras deve permitir alcançar a maioria absoluta e, logo, o poder.

ESCRITOR Morreu Javier Marías, eterno candidato espanhol ao prémio Nobel da Literatura (que já não ganhará, pois o galardão não é atribuído a título póstumo). O romancista tinha 70 anos e estava hospitalizado há um mês devido a uma pneumonia. Recorde a entrevista que o autor de “Todas as almas”, “Os enamoramentos”, “O teu rosto amanhã”, “Assim começa o mal”, “Berta Isla” ou “Tomás Nevinson” deu ao Expresso há três anos.As notas dos últimos colocados no Ensino Superior desceram este ano. Não há cursos em que seja preciso ter mais de 19 para entrar. Ao “top 10” dos cursos com média de entrada mais alta chegou a novíssima licenciatura em Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho.

Frases

“Sei que para aqueles que perderam alguém, 21 anos tanto é uma vida como tempo nenhum”
Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos da América, a assinalar ontem o 21.º aniversário dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001

“O que passou como um filme de Hollywood diante dos nossos olhos foi a história recente de um país extraordinário, que marcou a trágica história europeia do século XX como poucos, que teve como missão defender a liberdade como nenhum outro”
Teresa de Sousa, jornalista do “Público”, num belíssimo artigo sobre Isabel II e a Europa

Podcasts a não perder

ALERTAS Carlos Pimenta é o convidado de Francisco Pinto Balsemão na habitual conversa sobre “Deixar o Mundo Melhor”. O ambientalista foi deputado pelo PSD, secretário de Estado do Ambiente, das Pescas e eurodeputado. A seu ver, “o nuclear é a única tecnologia da história que só ficou mais cara, menos eficiente, e com todos os problemas por resolver”.

FALTAS Paulo Baldaia convida para o “Expresso da manhã” Isabel Leiria, jornalista do Expresso que cobre assuntos de Educação, para tentar perceber como se ensina quando faltam professores.

RECORDISTA O “Expresso da meia-noite” explora o que vai ser um Reino Unido sem Isabel II, a quem chama a rainha de todos os recordes. O sociólogo Pedro Gomes Sanches, a investigadora Mónica Dias, a jornalista Isabel Stilwell e o embaixador Manuel Lobo Antunes debatem com moderação de Ricardo Costa e Ângela Silva.

O que ando a ler, ouvir e ver

As férias foram ricas em leituras, de que deixo três destaques. Há uns meses o meu camarada Rui Gustavo falou aqui de “Olive Kitteridge”, conjunto de contos da americana Elizabeth Strout sobre uma mulher dura de roer que vive em Cosby, Maine. Já tinha visto a série, mas li o livro este verão e não posso senão recomendá-lo. A ele e ao sucessor, “A segunda vida de Olive Kitteridge”, que conta os anos da velhice da protagonista. O primeiro livro deu origem a uma belíssima série com a soberba Frances McDormand no papel principal. Cruzo os dedos para que o mesmo se passe com o segundo.

Num registo humorístico, mas que sempre me pareceu incluir mensagens sérias, Hugo van der Ding partilha “O lixo na minha cabeça”, que é tudo menos de deitar fora. Da cruel Dr.ª Juliana Saavedra aos astronautas, passando pelas mocas de Esteves e Marina e pela velha moderna Celeste da Encarnação, personagens que têm encantado quem com elas se cruza nas redes sociais têm agora suporte físico.

Na música, têm sido os Proms da BBC a encher-me os ouvidos de deleite. Os últimos dois concertos da temporada deste ano foram cancelados devido à morte de Isabel II, mas os restantes são às dezenas e estão disponíveis gratuitamente aqui.

Do próximo dia 25 e até 19 de novembro Jorge Palma dá seis-concertos-seis em Lisboa, todos diferentes e a abranger a totalidade do seu percurso, de que comemora 50 anos. Não perderei nem um.

E com estas sugestões me despeço, lembrando que continuamos a seguir toda a atualidade da Ucrânia, do luto pela rainha e do que se passa no nosso país e no mundo. Até breve e até sempre!

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana