Equipe doPalestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil
Ataques aéreos e artilharia israelenses continuam causando pesadas baixas em Gaza, apesar do cessar-fogo anunciado.
Aviões de guerra israelenses lançaram ataques aéreos durante a noite que resultaram em mortes e ferimentos, juntamente com cinturões de fogo no norte de Gaza. Isso segue uma série de massacres após o anúncio de um acordo de cessar-fogo, que está programado para entrar em vigor neste domingo.
Antes da meia-noite, ataques aéreos israelenses visando casas na Rua Yafa, a nordeste da Cidade de Gaza, resultaram em mortes e baixas. A TV Al-Aqsa relatou que as forças israelenses estavam impedindo que equipes médicas chegassem às casas visadas para resgatar os mortos e feridos.
Enquanto isso, disparos de artilharia também atingiram áreas no bairro de Zeitoun, ao sul da cidade, de acordo com a mesma fonte.
Nos últimos dois dias, vários bairros da Cidade de Gaza foram submetidos a bombardeios pesados, resultando em dezenas de mortes. Isso é parte de uma escalada marcante nos ataques israelenses após o anúncio do acordo de cessar-fogo.
Cinturões de fogo no norte de Gaza
A TV Al-Aqsa informou que aviões
de guerra israelenses lançaram cinturões de fogo no norte de Gaza na
sexta-feira. O correspondente da Al Jazeera também relatou novos ataques aéreos
israelenses
Mais cedo, o correspondente da Al Jazeera relatou que mais de 20 palestinos foram mortos em ataques aéreos contra casas em Jabaliya na quinta-feira.
Desde 5 de outubro de 2024, o norte de Gaza está sob forte ataque israelense, resultando em aproximadamente 5.000 mortes e pessoas desaparecidas. O campo de Jabaliya e Beit Lahiya estão entre as áreas mais atingidas, com destruição generalizada e bombardeios constantes forçando milhares de moradores a fugir.
Durante esse período, as forças de resistência palestinas realizaram operações direcionadas contra o avanço das tropas israelenses, com o exército israelense admitindo a perda de cerca de 60 soldados.
Vítimas no centro de Gaza
No centro de Gaza, fontes locais relataram a morte de um palestino e ferimentos em outros na sexta-feira de manhã devido a um ataque de drone israelense a uma tenda que abrigava pessoas deslocadas no campo de Al-Nuseirat. Um ataque aéreo anterior também teve como alvo um prédio de seis andares, enquanto fogo de artilharia atingiu áreas a noroeste do campo.
No sul de Gaza, ataques aéreos israelenses antes do amanhecer de sexta-feira resultaram em mortes e feridos no campo de refugiados de Khan Younis e na cidade de Abasan, a leste da cidade.
A Defesa Civil de Gaza informou que 46 palestinos foram mortos em ataques aéreos israelenses em várias áreas de Gaza desde quinta-feira de manhã.
Desde o anúncio do cessar-fogo na noite de quarta-feira, os ataques aéreos israelenses resultaram na morte de mais de 80 palestinos.
O correspondente da Al Jazeera
também relatou que pelo menos duas crianças foram mortas e cerca de outras
De acordo com os últimos números do Ministério da Saúde de Gaza, a agressão israelense em andamento desde 7 de outubro de 2023 causou 46.788 mortes e 110.453 feridos.
Resistência Continuada
Os confrontos continuam entre as forças da Resistência Palestina e as tropas israelenses que avançam em várias frentes no norte de Gaza.
Na quinta-feira, as Brigadas Al-Quds, a ala militar do movimento Jihad Islâmica, relataram que seus combatentes dispararam morteiros contra tropas e veículos israelenses perto de um estádio no centro do campo de refugiados de Jabaliya.
As Brigadas também relataram que seus combatentes capturaram um drone israelense antes que ele pudesse realizar sua missão ofensiva no norte de Gaza.
Além disso, as Brigadas Al-Quds
divulgaram imagens de ataques de morteiros contra soldados e veículos israelenses
(PC, AJA, TV Al-Aqsa)
Ler/Ver
Israel mata outro jornalista em Gaza – Número de mortos sobe para 205
Sem comentários:
Enviar um comentário