segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Extrema-direita volta a matar, Esquerda Europeia condena atentado contra curdos

Depois do ataque contra a comunidade curda em Paris, o PEE presta a sua solidariedade ao povo curdo lembrando ainda “o silêncio total da União Europeia num momento em que o povo curdo está de novo sob as bombas de Erdogan” e apelando à “unidade na ação para fazer recuar as ideias racistas e de extrema-direita na Europa”.

Em comunicado(link is external) divulgado este sábado, o Partido da Esquerda Europeia veio condenar o atentado da passada sexta-feira em que um francês de extrema-direita, reincidente em ataques racistas com tentativas de homicídios, sendo o último um ataque com um sabre contra refugiados sudaneses há um ano, disparou perto ao Centro Cultural Curdo Ahmet-Kaya em Paris, causando três mortos e vários feridos. A formação política classifica o sucedido como um “atentado terrorista de extrema-direita”.

O PEE destaca que se trata de “um ato bárbaro” que acontece “dez anos após o assassinato de três militantes curdos”, um caso no qual o Estado francês “continua a recusar o levantamento do segredo de defesa”. Agora exige-se que todos os esclarecimentos sejam prestados “sobre as responsabilidades e os mandantes deste atentado”.

O objetivo deste crime era atingir a sede do Conselho Democrático Curdo em França, refere-se. E exprime-se toda a solidariedade para com o povo curdo enlutado. Aliás, o grupo político europeu lembra que esta solidariedade para com o povo curdo foi mais uma vez reafirmada no seu sétimo congresso que reuniu a semana passada em Viena. Em sintonia com as suas conclusões, denuncia-se “o silêncio total da União Europeia num momento em que o povo curdo está de novo sob as bombas de Erdogan e que a comunidade curda na Europa é alvo de atentados terroristas”.

O Partido da Esquerda Europeia vinca que “o terrorismo de extrema-direita mata” e que o sucedido “mostra a extrema gravidade do perigo da extrema-direita na Europa, alimentado por discursos racistas xenófobos”. O texto termina com um apelo à “unidade na ação para fazer recuar as ideias racistas e de extrema-direita na Europa”.

Esquerda.net

Imagem: Manifestação de organização curdas em Paris na sequência do ataque a esta comunidade. Foto de TERESA SUAREZ/EPA/Lusa.

Sem comentários:

Mais lidas da semana