domingo, 15 de janeiro de 2023

Insulto aos antigos combatentes e veteranos da Pátria Angolana e de todo o sul global

A PROPÓSITO DO 15 DE JANEIRO DE 2023, “DIA DOS ANTIGOS COMBATENTES E VETERANOS DA PÁTRIA”…

Martinho Júnior, Luanda

Desde 31 de Maio de 1991 em Bicesse que as ideologias e as práticas neoliberais em Angola, a pretexto da doce ”democracia multipartidária” que “estamos com ela”, sendo formalmente declaradas, têm sido aplicadas ideologicamente (no espírito) e nas práticas de natureza conspirativa (à letra) por todas as transversais do tecido humano esgotado pela sucessão de agressões coloniais, do “apartheid” e de sequelas que foram aproveitadas para a concretização do choque (Savimbi) e da terapia (José Eduardo dos Santos)!

Nos tempos que correm essas práticas conspirativas esmeraram-se!

 Explico:

Quando a humanidade tanto se deve esforçar para a mudança de paradigma capaz de multilateralidade, emergência, cooperação, solidariedade, socialismo, paz efectiva e respeito para com a Mãe Terra, mais a aristocracia financeira mundial, 1% concentrado no fulcro do poder da hegemonia unipolar, determina o casamento gay entre as correntes dos ultra neocons “straussianos” e as que compõem os mais-que-venais neoliberais dos dólares, das libras e dos euros dos nossos dias!

Essa estratégia é sem sombra para dúvidas o caminho neocolonialista para África, ao sabor da hegemonia unipolar!...

… O casamento gay esbate-se cada vez mais também em Angola e há múltiplos sinais, alguns dos quais já levam largos anos!

Entre eles está a designação da capital do Namibe com o nome do escravocrata e colonialista Moçâmedes em 2016!

Circuitos de escravocratas e colonialistas mentais por dentro da classe dirigente em Angola, “recuperaram” esse abominável nome, um insulto visível a todos os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria que se empenharam para libertar Angola e a África Austral, em sintonia com os Antigos Combatentes de todo o Sul Global, do colonialismo, do “apartheid” e do neocolonialismo!

Acontece que na qualidade de Antigo Combatente no Sul Global não há espaço para ideologias e práticas conspirativas gays, (recorde-se que muitos dos Antigos Combatentes em Angola fizeram seu juramento de honra quando havia a orientação socialista e os “Ps” não tinham caído), muito menos agora com a mudança de paradigma, mas o execrável nome de Moçâmedes persiste já há sete anos, apesar de outros nomes, entre eles “CIDADE DO GIRAÚL”, terem vindo a ser propostos!

Esta questão sendo apenas um dos sinais, é revelador do que vai ocorrendo nos relacionamentos internacionais, numa altura em que um cidadão zairense migrante nos Estados Unidos, formatado pelo regime neocolonial de Mobutu, é o embaixador da administração de Joe Biden em Angola, recebido com pompa e circunstância no memorial da batalha do Cuito Cuanavale, como se de um vencedor se tratasse!

Os Antigos Combatentes da África Austral sabem de que lado estava e qual o papel dos Estados Unidos à época tal como em nossos dias e a lavagem de imagem não corresponde aos padrões éticos e morais de quem se bateu pelas pátrias africanas de armas na mão, de Argel ao Cabo, nem ao testemunho que eles devem honrar para as presentes e futuras gerações!

Os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria não se têm de vender por 30 dinheiros, nem lavar esse tipo de imagens!

Em Angola há quem não soçobre a “convenção ocidental” alguma, mesmo que em Angola se estejam a inverter os termos do hino e com muitas provas dadas, a desonrar o passado e a nossa história!

Círculo 4F, Martinho Júnior, 14 de Janeiro de 2023

A consultar:

. Namibe, Cecil Rhodes, descolonização e o Barão de Moçâmedes – https://angonomics.com/2016/09/22/namibe-cecil-rhodes-descolonizacao-e-o-barao-de-mocamedes/

. Como os EUA lucraram com tráfico de africanos escravizados para o Brasil – https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/como-os-eua-lucraram-com-trafico-de-africanos-escravizados-para-o-brasil/;   

. Novo embaixador americano em Angola nasceu na República Democrática do Congo – https://www.voaportugues.com/a/novo-embaixador-americano-em-angola-nasceu-em-%C3%A1frica-/5855556.html; https://gw.usmission.gov/slide/video-de-apresentacao-novo-embaixador-tulinabo-s-mushingi/

.  Diplomatas realçam papel de Angola na pacificação do continente africano – https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/diplomatas-realcam-papel-de-angola-na-pacificacao-do-continente-africano/.   

De Martinho Júnior:

. A cidade do Giraúl – https://paginaglobal.blogspot.com/2022/08/angola-cidade-do-giraul-martinho-junior.html.  

Imagem recolhida dum arsenal de outras imagens, aqui – Governo Provincial do Cuando Cubango – https://www.facebook.com/governoprovincialdocuandocubango/.   

Sem comentários:

Mais lidas da semana