segunda-feira, 16 de março de 2020

Portugal | Costa devia ouvir Costa a ser líder


Ferreira Fernandes | Diário de Notícias | opinião

Costa tem defeitos? Olá, se tem! Perdoo-lhe isso porque a certos níveis ele exige qualidade. Deixou Fernando Medina como sucessor na Câmara de Lisboa, um bom moderado, e não impediu que um bom truculento, o ministro Pedro Nuno Santos, deixe crescer os dentes no Governo - a esse nível, António Costa aceita jacarés, valha-nos isso. Infelizmente, nos jornalistas, por exemplo, tem tendência para apaparicar lagartixas.

António Costa é um prático, o que é na política um defeito útil. Defeito - porque se houver (e há) um interesse nacional em construir um Museu dos Descobrimentos, por exemplo, ele há de se desinteressar, já que a denominação controversa causaria problemazitos com potenciais aliados à esquerda. Útil - porque se o país acordar numa noite de legislativas, a de 2015, por exemplo, com a direita em soma insuficiente e o PS minoritário (noite de crise política irremediável, parecia), ele tira da cartola uma legislatura inteira e ganhadora. O truque? O ir buscar alianças que não se supunham e o ganhar aliados pensados fora da caixa. Um simples "Jerónimo de Sousa, posso ir à sua sede?" e mais outro "Catarina Martins, eu vou ter consigo...", e ficou resolvido. Soluções fáceis como o ovo de Colombo. Mas que só são encontradas pelos raros que são práticos.

António Costa é um combinador exímio, o que na política significa saber acordar, ajuntar, pactuar... Um elogio maior, num país muito sujeito a chicanas e ruturas espúrias. No balanço positivo, não me esqueço do tandem que ele fez com Marcelo, quando se juntaram os dois parceiros adeptos da água na fervura, tão necessária no nosso passado recente.

Jorge Jesus testa "positivo fraco", anuncia o Flamengo


Treinador português foi o único do plantel do clube brasileiro a ter um teste "positivo fraco ou inconclusivo", diz o Flamengo em comunicado. Aguarda-se o resultado de um novo teste, acrescenta a equipa do Rio de Janeiro.

O treinador português de futebol Jorge Jesus testou positivo ao coronavírus, embora o Flamengo, que revelou a situação em comunicado, diga que foi "um positivo fraco ou inconclusivo". Por isso, Jesus já realizou uma contra-análise, um novo teste, cujos resultados ainda não são conhecidos.

"O Clube de Regatas do Flamengo informa que os testes para detetar a presença do Covid-19 em atletas, comissão técnica e funcionários do departamento de futebol foram concluídos na tarde desta segunda-feira (16). O clube informa que o treinador Jorge Jesus realizou um primeiro teste para o Covid-19 e o resultado foi um positivo fraco ou inconclusivo. A contraprova do resultado está sendo realizada", lê-se no comunicado do Flamengo.

O Flamengo adianta neste comunicado que Jesus "está sob os cuidados do departamento médico do Flamengo e apresenta quadro estável de saúde". A direção do clube anunciou de imediato a suspensão dos treinos da equipa profissional e da formação, pelo menos durante uma semana.

"Atletas, integrantes do departamento de futebol e comissão técnica testaram negativo para o Covid-19", informa ainda o clube.

Jorge Jesus era amigo de Mário Veríssimo, 80 anos, a primeira vítima mortal do coronavírus em Portugal. Trabalharam juntos no Estrela da Amadora, onde Veríssimo foi massagista.

David Mandim | Diário de Notícias

Covid-19. Primeira morte em Portugal é de um amigo de Jorge Jesus


A vítima mortal era Mário Veríssimo, de 80 anos, antigo massagista do Estrela da Amadora e amigo de Jorge Jesus, e estava há vários dias internado no Hospital de Santa Maria, com uma doença pulmonar associada.

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou esta segunda-feira, a primeira vítima mortal em Portugal pelo novo coronavírus. Trata-se de um homem de 80 anos que morreu no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O Presidente da República e primeiro-ministro já apresentaram condolências à família. António Costa disse ainda que este momento deve servir para reforçar a consciência coletiva dos riscos.

Marta Temido, que fez questão de frisar que se trata de um momento de pesar, acrescentou que o paciente tinha comorbilidades associadas e estava internado há vários dias.

A vítima é Mário Veríssimo, antigo massagista do Estrela da Amadora que, segundo o DN apurou, sofria de uma doença pulmonar e, aliás, chegou ao hospital só com um pulmão a funcionar. Aliás, este doente foi notícia há três dias quando Jorge Jesus, treinador do Flamengo, disse numa conferência de imprensa que tinha perdido um amigo devido ao covid-19. Na altura, o técnico sabia que Veríssimo estava com uma saúde bastante precária e tinha recebido uma informação errada, mas a morte acabou por acontecer esta segunda-feira.

Este domingo, o Estrela da Amadora já tinha publicado uma mensagem de apoio a Mário Veríssimo através da sua conta Twitter.

António Costa reagiu pouco depois, manifestando "consternação e pesar" por esta primeira morte por covid-19 no nosso país. E alertou que este "momento de respeito" deve servir para reforçar a consciência coletiva dos riscos.

"Foi com consternação e pesar que recebi a notícia do falecimento da primeira vítima de Covid-19 em Portugal. Este, que é um momento de respeito, deve servir também para reforçarmos a consciência coletiva dos riscos que corremos. Façamos tudo o que depende de nós, enquanto comunidade, para contermos esta pandemia", lê-se numa publicação do primeiro-ministro no Twitter.

Mais mortes nos próximos dias

A ministra Marta Temido quis encurtar a conferência de imprensa, dado a informação que tinha para dar. "Queria dizer que esta conferência de imprensa deve ser muito curta, porque se trata de um momento de profundo pesar, de reflexão. Mais do que nunca precisamos de nos concentrar no muito que há para fazer."

Depois de anunciar que Portugal regista a primeira vítima mortal do novo coronavírus - isto quando o número de infetados no país se situa em 331 -, a ministra quis agradecer ainda "a todos os profissionais do Serviço Nacional de Saúde o esforço que estão a fazer para garantir que o SNS continua a funcionar, porque também os outros doentes continuam a merecer os cuidados de saúde adequados à sua situação".

Estão internados 18 doentes nos cuidados intensivos e inspiram cuidados, referiu a diretora-geral da Saúde. Por isso, disse Graça Freitas, "teremos nos próximos dias, nas próximas semanas e nos próximos dias, mais pessoas a falecer, faz parte da história natural desta doença" - lembrou a propósito que a taxa de letalidade pelo covid-19 em todo o mundo é superior a 2%.

Questionada sobre a necessidade de serem adotadas medidas mais restritivas para que as pessoas se mantenham em casa, a ministra da Saúde respondeu que "este é um momento de disciplina e de comportamentos cívicos" e que é importante todos se consciencializarem dos riscos que corremos". Acrescentou: "Um desses riscos é o da nossa sociedade se desestruturar."

Marta Temido comparou o momento que vivemos aos tempos de guerra. E pegou no exemplo dos ingleses que, mesmo quando eram bombardeados durante a Segunda Guerra Mundial, se mantiveram a trabalhar. "Não podemos interromper a vida social, não podemos ficar sem pão, sem energia, sem recolha de resíduos."

Mas é preciso "manter os comportamentos adequados" e cada um "deve refletir sobre o que é esperado" de si. Por seu lado, o Governo diz estar a fazer tudo para garantir que há meios para testar todos os casos suspeitos de covid-19, embora a ministra tenha avisado que é preciso ser criterioso no uso dos testes e dos equipamentos.

Cirurgias e consultas canceladas

Para libertar os profissionais de saúde para o combate ao novo coronavírus, o Governo emitiu, aliás, uma orientação para que todos os estabelecimentos de saúde remarquem as cirurgias e consultas externas que não sejam prioritárias ou muito prioritárias; que os meios de diagnóstico e terapêutica que não correspondam a meios necessários de caráter imprescindível e os que necessitam de internamento sejam avaliados; que os doentes triados nos serviços de urgência como verdes e azuis sejam encaminhados para os cuidados de saúde primários; e que as sessões de hospital de dia sejam limitadas a situações imprescindíveis.

A nível dos cuidados de saúde primários, a orientação é para que se mantenha o acompanhamento de doenças crónicas que revelem essa necessidade, da primeira consulta da gravidez e da vacinação.

Graça Henriques, Carlos Nogueira, Nuno Mota Gomes | Diário de Notícias | Imagem: Manuel de Almeida / Lusa

Num comentário à notícia no Diário de Notícias:

O Jesus já tinha dito há 2 dias que ele tinha morrido... será uma prova que nos estão a esconder muitas más noticias?

NR: Esperemos que não. Que foi informação errada obtida por Jorge Jesus. Caso contrário, tal como no regime fascista de Salazar nas cheias de 1967, que nos mentiu como de costume acerca do número de vítimas, também o governo do PS merecerá o nosso desprezo e a nossa reprovação. (PG)

Presidente da China vai enviar médicos para ajudar Itália


Pequim, 16 mar (ANSA) – O presidente da China, Xi Jinping, anunciou que enviará médicos especialistas para a Itália para que eles possam “fazer o melhor” para garantir assistência aos pacientes contaminados pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). A decisão foi revelada durante telefonema realizado na noite deste domingo (15) entre o líder chinês e o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, segundo a agência Xinhua.   

Na conversa, Xi teria elogiado o governo italiano pela série de “medidas resolutas” de prevenção e controle adotadas em resposta à pandemia da Covid-19. “A China apoia fortemente e está totalmente confiante na vitória da Itália sobre a epidemia”, disse Xi, de acordo com a rede estadual CFTV. A contribuição chinesa foi anunciada uma semana depois que o ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, e o seu homólogo chinês, Wang Yi, fecharam um acordo para que a China forneça cerca de dois milhões de máscaras faciais. Além disso, a parceria prevê também a venda de 20 mil roupas protetoras, 50 mil cotonetes para efetuar testes para detecção do vírus e o fornecimento de mil ventiladores pulmonares para o tratamento dos infectados. Segundo o balanço divulgado nesta segunda pela Defesa Civil da Itália, quase 28 mil pessoas foram contaminadas pelo coronavírus em todo o país, enquanto que 2 mil pacientes morreram. (ANSA)

ISTO É | Imagem em Plataforma

Infecções pelo coronavírus no mundo superam casos na China


Número de casos fora do país asiático ultrapassa marca de 88 mil, enquanto chineses registram 81 mil. União Europeia propõe barrar viagens para o bloco por 30 dias. Bolsonaro volta a minimizar pandemia.

Pela primeira vez, o número de casos de coronavírus fora da China superou o total de infectados registrados no país asiático.

Segundo dados do mapa de casos em tempo real feito pela universidade americana John Hopkins, nesta segunda-feira (16/03) a China continental contabilizava 81.020 pessoas infectadas, enquanto o restante do mundo rompeu a marca 88.367 casos, sendo 28% deles (24.747) na Itália, o segundo país afetado pelo novo coronavírus no mundo.

O número de mortes fora da China também ultrapassou a marca registrada pelo país asiático. Enquanto as autoridades de Pequim contabilizam 3.217 mortes, o resto do mundo já registra 3.296 casos fatais. No total, 6.513 morreram de Covid-19 no mundo.

A Comissão Nacional de Saúde da China informou que o país teve apenas 16 novas infecções de coronavírus neste domingo, menos do que as 20 registradas no dia anterior. Doze dos casos são importados.

O terceiro país com o maior número de casos é o Irã (13.938), seguido em quarto pela Coreia do Sul (8.162) e em quinto pela Espanha (7.844).

Nesta segunda-feira, o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, afirmou acreditar que a crise não está próxima de acabar. “Os cientistas nos dizem que a situação ainda não chegou ao pico, e que as próximas semanas serão de maior risco. Precisamos exercer o maior cuidado”, disse.

CADASTRO DOS EUA EM CRIMES CONTRA A HUMANIDADE*


Agenda secreta de guerra biológica do governo Bush

Stephen Lendman* | Global Research, 16 de março de 2020 and Global Research, 28 de julho de 2008

Publicado pela primeira vez em julho de 2008

Quando se trata de observar as leis, tratados e normas dos EUA e internacionais, o governo Bush é um transgressor em série. Desde 2001, é:

- rejeitou os esforços para o desarmamento nuclear para avançar seu programa de armas e manter os atuais estoques;

- renunciou ao Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) de 1970 e afirmou o direito de desenvolver e testar novas armas;

- abandonou o Tratado de Mísseis Anti-Balísticos (ABM) de 1972 porque proíbe expressamente o desenvolvimento, teste e implantação de defesas de mísseis, como a Defesa em Área de Alta Altitude Terminal (THAAD) e outros programas;

- se recusa a adotar um tratado de corte de material físsil (FMCT) que proíba a produção de urânio e plutônio para armas e evite a adição de novas armas nucleares aos atuais estoques - já perigosamente altos demais;

- gasta mais com as forças armadas do que o resto do mundo combinado, além de vários bilhões de dólares, em programas secretos e em agências como a CIA;

- defende guerras preventivas, preventivas e "proativas" em todo o mundo com armas nucleares e outras armas de primeiro ataque sob as doutrinas niilistas da "autodefesa antecipada" e refazendo o mundo como os Estados Unidos;

- revogou e subverteu a Convenção de Armas Biológicas (BWC) de 1972 para desenvolver ilegalmente novas armas de guerra biológica; em novembro de 1969 e fevereiro de 1970, Richard Nixon emitiu Memorandos da Decisão de Segurança Nacional (NSDM) 35 e 44; eles renunciaram ao uso de letais e outros tipos de guerra biológica e ordenaram a destruição de estoques de armas existentes, exceto por pequenas quantias para pesquisa - uma enorme brecha explorável; as administrações de Reagan e Clinton se aproveitaram; GHW Bush em menor grau;

- GW Bush foi além ao renunciar à Lei Antiterrorista de Armas Biológicas dos EUA, de 1989, que proíbe "o desenvolvimento, produção e armazenamento de armas bacteriológicas (biológicas) e de toxinas ...;" em 22 de maio de 1990, o GHW Bush assinou a lei para concluir a implementação da Convenção de 1972; o que o pai e Nixon estabeleceram, GW Bush tornou nulo e sem efeito; "Reconstruir as defesas da América" ​​é seu documento central de política para a hegemonia incontestável dos EUA; entre outras disposições, defende ilegalmente formas avançadas de guerra biológica que podem atingir genótipos específicos - a constituição genética de organismos individuais.

OMS pede à Indonésia que declare estado de emergência -- imprensa


Díli, 16 mar 2020 (Lusa) -- A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou ao Presidente indonésio, Joko Widodo, para que declare o estado de emergência no país e alargar os mecanismos de resposta de emergência para conter o surto de Covid-19.

Na edição 'online', o diário Jakarta Post noticiou que o pedido foi feito numa carta enviada a Widodo pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Na carta, o responsável disse que a organização notou "casos não detetados ou sub-detectados nas fases iniciais do surto [que] resultam em aumentos significativos de casos e mortes em alguns países".

A OMS recomendou, por isso, várias ações a serem tomadas para reduzir a transmissão e impedir a disseminação do coronavírus, incluindo "alargar os mecanismos de resposta a emergências, incluindo uma declaração de emergência nacional".

Ghebreyesus defendeu que a Indonésia deve intensificar a busca de casos, o rastreamento de contactos, a monitorização, a quarentena de contactos e o isolamento de casos.

"Ficaria agradecido se a República da Indonésia pudesse fornecer à OMS informações detalhadas sobre a abordagem de vigilância e testes, identificação e rastreio de contactos da Covid-19 e quaisquer dados", escreveu.

O assunto foi depois abordado num telefonema entre Ghebreyesus e Joko Widodo.

Governo timorense vai pedir ao Presidente declaração estado de emergência


Díli, 16 mar 2020 (Lusa) -- O Governo timorense aprovou hoje pedir ao Presidente que declare o estado de emergência devido ao risco da Covid-19, disse à Lusa fonte do executivo.

Na reunião extraordinárida do Conselho de Ministros timorense foram debatidas várias possíveis medidas, incluindo o encerramento quase total das fronteiras aéreas e terrestres do país, não tendo sido aprovada nenhuma, acrescentou a mesma fonte.

"O Conselho de Ministros reuniu-se no Palácio do Governo em Díli e decidiu solicitar (...) ao Presidente da República que declare o estado de emergência, devido à evolução preocupante da situação epidemiológica e a proliferação de casos registados de contágio de Covid-19 à escala global, que exigem a aplicação de medidas extraordinárias e de caráter urgente para travar a pandemia", indicou em comunicado.

O executivo explicou que foram debatidas várias medidas a serem aprovadas "após a declaração do estado de emergência".

O ministro da Reforma Legislativa e Assuntos Parlamentares, Fidelis Magalhães, disse à Lusa que o Governo debateu "o fecho da fronteira de Timor-Leste" e a intensificação do "controlo da fronteira terrestre com a Indonésia e o controlo da fronteira marítima com os países vizinhos".

"Uma das preocupações é assegurar, ter base legal, para efetuar quarentena obrigatória. Sem ter estado de emergência, o Governo não vai ter os poderes necessários para implementar as medidas de emergência necessárias", afirmou.

Magalhães disse que, numa primeira fase, vai ser feito o pedido ao Presidente e depois de "aprovar a solicitação do Governo", o executivo avançará com medidas concretas.

Mais de 10 mil pessoas afetadas por cheias em Díli -- novo balanço da Proteção Civil


Díli, 16 mar 2020 (Lusa) -- As autoridades timorenses registaram já mais de 10 mil pessoas afetadas pelas cheias da passada sexta-feira, um número que vai aumentar porque a avaliação dos danos ainda está em curso, segundo a Proteção Civil.

Os dados mais recentes recolhidos hoje pela proteção civil e a que a Lusa teve acesso, contabilizam já um total de 1.664 famílias em 13 sucos, equivalente a freguesias, num total de 10.069 pessoas.

Entre os afetados, há mais de 210 crianças com menos de cinco anos, 76 idosos, 22 grávidas e 44 mulheres que têm bebés em idade de amamentação.

Entre as zonas mais afetadas estão os bairros de Bidau Santa-Ana, com 2.621 pessoas, Santa Cruz, com quase 2.100, Becora, com 1.750 e Bidau, com 1.260.

O relatório refere que a secretaria de Estado da Proteção civil deu já apoio a um total de 128 famílias, estando em curso outras ações de apoio de emergência.

As cheias que causaram um morto, uma jovem de 16 anos, afetaram centenas de negócios de toda a dimensão, com perdas ainda não quantificadas.

A ajuda de empresas e cidadãos, nacionais e estrangeiros, continua a chegar à Proteção Civil para ser distribuída por centenas de pessoas que estão atualmente nos três centros de acolhimento temporário estabelecidos em dois locais da Proteção Civil e na igreja de Bidau.

Macau impõe quarentena a todos, com exceção da China continental, Taiwan e Hong Kong


Macau, China, 16 mar 2020 (Lusa) - O Governo de Macau anunciou hoje que a partir das 00:00 de terça-feira quem chegar ao território, com exceção da China continental, Taiwan e Hong Kong, terá de ficar em quarentena de 14 dias.

A partir das 00:00 de terça-feira, quem chegue ao território, com exceção da China continental, Taiwan e Hong Kong, "será sujeito a uma observação médica de 14 dias", afirmou a secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Ao Ieong U, em conferência de imprensa.

Esta medida é imposta a "todos os indivíduos que viajaram para estes países nos 14 dias anteriores à entrada no território", disse, reforçando: "Têm de estar sujeitas a 14 dias de observação médica".

Portugal tem 331 casos confirmados de Covid-19. 86 nas últimas 24 horas


Números atualizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), esta segunda-feira, mostram que há já três pessoas recuperadas no país e 18 cadeias de transmissão ativas.

São já 331, os casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), desta segunda-feira (16 de março). Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 86 doentes. Número que deverá continuar a aumentar, admitia a ministra da Saúde, este domingo, em conferência de imprensa: "Com os dados que dispomos à data é previsível que a curva epidemiológica aumente pelo menos até ao final de abril".

Há ainda 374 pessoas a aguardar o resultado das análises laboratoriais e 4592 em vigilância pelas autoridades de saúde. Embora Portugal tenha notificado o primeiro caso de covid-19 no dia 2 de março, desde o primeiro dia do ano houve 2908 suspeitos.

A região mais afetada do país, desde este domingo, é Lisboa (142), que ultrapassou o número de casos do Porto (138). Seguem-se a região centro (31) e o Algarve (13). Nos Açores há apenas um caso. Já no Alentejo e na Madeira ainda nenhum teste PCR (a análise biológica usada para verificar a presença deste vírus) deu positivo. Há ainda cinco estrangeiros infetados a serem acompanhados. Existem neste momento, 18 cadeias de transmissão ativa.

Destes 331 infetados, encontram-se hospitalizados 139. 18 estão nos cuidados intensivos.

Portugal continua a ser um dos únicos países da Europa ocidental onde ainda não há registo de mortos ligados ao Covid-19. No continente europeu, também na República Checa, Finlândia, Estónia, Roménia, Islândia, Eslováquia, Sérvia, Chipre, Bósnia-Herzegovine, Malta, Moldávia, Macedónia ainda não ocorreram mortes.

O boletim diário dá ainda conta de que existem três cidadãos já recuperados. Destes, pelo menos dois já tiveram alta hospitalar - um doente internado no Hospital de São João, que foi para casa na quinta-feira, e um outro internado no Hospital de Matosinhos.

Pessoas entre os 40 e os 49 são as mais afetadas

A faixa etária com maior número de infetados em Portugal é a dos 40-49. Sendo que, o número de casos entre os 30 e os 39 tem vindo a aumentar. Ao contrário de outros países, a maioria dos doentes portugueses são mais jovens. O boletim de hoje revela também que há três crianças contaminadas (um rapaz e duas raparigas) até aos nove anos - as duas raparigas foram confirmadas nas últimas 24 horas.

Acima dos 60 anos, existem 77 doentes. Sendo que, apenas 12 têm idade igual ou superior a 80 anos.

Segundo a DGS, mais de metade dos doentes positivos ao novo coronavírus (53%) têm tosse, 31% febre, 18% dores musculares, 19% cefaleia e 13% fraqueza generalizada. Há 9% dos doentes que apresentam dificuldade respiratória.

Marcelo decide quarta-feira estado de emergência

O aumento do número de casos em Portugal levou o Presidente da República a convocar uma reunião do Conselho de Estado, para quarta-feira, às 15:00. O órgão deverá analisar se é ou não necessário decretar o estado de emergência - estado de exceção que só pode ser acionado em casos de grave ameaça ou perturbação da ordem democrática ou de calamidade pública. Neste cenário, há direitos fundamentais que nunca podem ser colocados em causa, nomeadamente, entre outros, os direitos à vida ou à integridade pessoal. Esta declaração tem de passar pelos três órgãos de soberania, tendo de ser decretado pelo Presidente da República, depois de audição do Governo e de uma autorização da Assembleia da República.

O primeiro-ministro, António Costa, antecipou este cenário durante a tarde de domingo, quando anunciou restrições a implementar nas fronteiras entre Portugal e Espanha e colocou nas mãos de Marcelo a declaração de um estado de emergência no país. Sobre a qual, disse desde logo, o Governo não se irá opor. A ser declarado, será a primeira vez que vigorará desde o 25 de abril de 1974.

Surto desacelera na China, cresce na Europa

O número de infetados com covid-19 em todo o mundo já atingiu os 173 038 e superou os 6500 mortos. A China continua a ser o país que regista mais casos (80 880) e mais mortes (3 213), mas tem visto o surto a desacelerar no país, ao contrário do que acontece na Europa. Itália é agora o epicentro da pandemia: tem 24 747 casos e 1 809 mortos.

Já a vizinha Espanha, regista 8 794 casos de infeção pelo novo coronavírus e 297 mortes. Este domingo, António Costa e Pedro Sánchez decidiram, em reunião por videoconferência, limitar a circulação entre os dois países. Há apenas, a partir de agora, nove pontos fronteiriços abertos entre os dois países, anunciou esta manhã, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Rita Rato Nunes | Diário de Notícias

Portugal | AOS HERÓIS QUE COMBATEM O VÍRUS


Manuel Molinos | Jornal de Notícias | opinião

A minha mãe era enfermeira. Fui educado por ela. Por isso, sinto os profissionais de saúde, que por estes dias estão a dar o peito às balas, como se fossem também parte da minha família. Revejo-me na sua ansiedade, insegurança e no receio dos seus filhos, maridos, mulheres, pais, que se resguardam em casa do bicho invisível, enquanto a mãe, o pai, o filho se expõe todos os dias à doença. Não podia deixar de escrever esta crónica para eles e sobre eles.

A minha mãe trabalhou nos cuidados intensivos do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do São João. Desde cedo, apercebi-me da gestão do stress e da resistência física e mental a que a atividade obriga. E se tenho dúvidas se todos percebem a abnegação que esta profissão exige, estou certo que é das classes menos valorizadas.

Não dão só injeções e medem tensões. São uma espécie de advogados dos doentes. Cuidam, amparam, ouvem. Não tenho médicos na família mais direta. Estão em segundo lugar na lista dos profissionais em que os portugueses mais confiam. Não é preciso escrever mais nada. Mas esta crónica é também para os farmacêuticos, que também não vendem só caixinhas. São eles que formam outro pelotão importante nesta guerra sem tiros. São eles que, no final da linha, ainda lá estarão com toda a paciência a responder que não, não há gel desinfetante, nem máscaras, nem luvas, nem termómetros. Levaram tudo.

São os médicos, os enfermeiros, os farmacêuticos, os técnicos de saúde e os auxiliares que estão a lutar por todos nós. São eles que, muito provavelmente, nos irão tratar, mas também correr em socorro dos irresponsáveis que fazem com que muitos portugueses se sintam insultados. Mas não chega bater palmas. É preciso garantir, no mínimo, que quem está ali a tratar de nós tenha o material de proteção de que precisa.

E por fim, se todos os motivos vos faltarem para ficar em casa, que não vos falte a solidariedade e empatia com estes heróis que põem a sua vida em causa para salvar a nossa. Fiquem em casa.

*Diretor-adjunto

Despejos em Lisboa durante pandemia? PAN exige explicações

Fernando Medina, presidente da CML, do PS e com coração de pedra*
O Grupo Municipal do PAN questiona a Câmara Municipal de Lisboa sobre os despejos realizados a semana passada.

O PAN pediu, esta segunda-feira, explicações à Câmara Municipal de Lisboa (CML) sobre as alegadas ações despejo de várias famílias, incluindo crianças, em vários bairros socias da capital, em pleno surto do novo vírus Covid-19, divulgadas da página de Facebook da plataforma Stop Despejos.

“O Grupo Municipal do PAN questionou a CML sobre estas medidas, que vê como irresponsáveis e incompreensíveis no contexto em que vivemos, em que se apela ao isolamento social e à prevenção”, lê-se no comunicado enviado às redações pelo partido liderado por André Silva.

O mesmo documento relembra que “a Organização Mundial de Saúde declarou o estado de pandemia e que os casos de Covid-19 estão a aumentar diariamente em Portugal, tendo sido pedido a tomada de medidas que reduzam ao máximo o contacto social e que seja efetuado um isolamento voluntário e preventivo nas respetivas habitações” e, por isso, o Grupo Municipal do PAN quer saber “se foi ponderada a possibilidade de suspenderem os despejos e que soluções tem a autarquia à disposição das famílias que foram recentemente despejadas”.

Antes de terminar o comunicado, o PAN relembra que vivemos uma “altura difícil” e realça que “é incompreensível e até irresponsável que a Câmara Municipal de Lisboa continue com as ações de despejo”, visto que, a saúde e a segurança das pessoas, incluindo das forças de segurança que foram mobilizadas para a execução da ação de despejo, especialmente num contexto de pandemia, tem de prevalecer sobre qualquer outro interesse público.

“Não se trata aqui de questionar a legalidade desta ação. Mas se num contexto normal já seria desejável que a autarquia acautelasse que as famílias têm uma solução de habitação alternativa, mais se impõe tal cuidado perante a situação de pandemia que vivemos atualmente.”, afirma a deputada Inês de Sousa Real.

Notícias ao Minuto

*Legenda na imagem de PG

O COVID-19 E O IMPÉRIO DO MAL, A EUROPA OCUPADA E PARALISADA


Bom dia. Expresso Curto para nos despertar sobre o ontem da atualidade, contemplar o que o dia de hoje vai nos trazer… e já agora que este Curto traga espuma (creme) cafeeira a amenizar o quentinho do conteúdo, que até pode ser considerado escaldante. Covid-19 ou coronavírus é, como vem sendo, a torcionária vedeta dos nossos terríveis dias.

Vamos nessa, de nos perdermos em considerações e evidências que nos suportam nesse caminho prosaico. Com a ideia fixa de que resistiremos sempre. Entre mortos e feridos alguém há-de escapar e resistir às forças maquiavélicas que para se alcandorarem em império se escondem atrás de guerras sujas e tramam os milhões da população mundial sem pingo de pudor na mortandade e miséria que causam. Estamos já a assistir e a sermos vítimas da terceira guerra mundial com a terrível componente do bioterrorismo provindo da manipulação de vírus mortais e da intoxicação global dos meios audiovisuais que nos invadem por via dos órgãos de comunicação social. Pois.

Essas questões têm vindo a ser postas a nu em fecundas prosas e declarações que são empurradas para o cacifo das teorias da conspiração quando afinal a conspiração real está a acontecer por etapas, devidamente planeadas, com muitos cadáveres à mistura, produção do Império do Efetivo Mal: os Estados Unidos da América. Império que vítima o seu próprio povo como sempre o fez, em prol do apoderamento de fortunas para alguns. Os povos, no conceito de uns quantos criminosos da elite económico-financeira e política -governativa, são sempre as grandes vítimas. Como agora está a ocorrer por via do Covid-19.

Também não deixa de ser estranho que agora, nesta fase em que o mundo está a braços com as consequências desta fase da guerra biológica global, que os EUA invadam a Europa com dezenas de milhares de militares sob o pretexto de “exercícios da NATO”. Dá que pensar e desconfiar com toda a legitimidade. O que se passa, senhores da guerra? O que se passa, senhores políticos nos poderes dominados por um império dirigido por malfeitores sem rebuço de cometerem incessantemente crimes contra a humanidade? Olhai o passado dos EUA, no Vietname, na América Latina, por muitos países do mundo.

Não era por este caminho de prosa que contávamos enveredar, mas agora já está. Importa partilhar o que nos baila no subconsciente e nas consciências atormentadas pelos ditos e mexericos eivados de constatações de realidades sob a capa de secretos das ditas defesas nacionais dos que há muito perderam as colunas vertebrais e se renderam a um império cuja face encontramos sob uma bandeira às riscas e estrelada que falsamente foi exibida como sinónimo de libertação, de liberdade, de democracia… Não, já não é desde há muito. Milhões de norte-americanos sabem isso e lutam contra a situação que subjuga o planeta e ainda muito mais o quer subjugar. E os povos do mundo do que é que estão à espera? Porque esperam?

Bom dia. Consigam-no. Em memória dos milhões de vítimas importa lutar.  Em homenagem ativa aos que resistiram e já pereceram. Assim como aos que na atualidade resistem. Lutar. Lutar, contra o real, 0 hediondo, o verdadeiro Império do Mal. Os EUA e o capitalismo selvagem dos inumanos 1%.

Lembrem-se: não há fumo sem fogo.

O Expresso Curto, a seguir, por João Silvestre. É de ler. Conceitos diferentes com entre-linhas que também nos podem esclarecer, se quisermos ler e saber interpretar.

Mário Motta | PG

Brasil | O ÚLTIMO SACRIFÍCIO DE MARIELE?


Ao lado de dois realizadores audiovisuais brasileiros, Boaventura entra na polémica sobre a série de TV. Eles sustentam: Padilha não pode dirigir a obra; e está na hora de a esquerda afastar-se efetivamente do racismo estrutural


Marielle Franco sacrificou a sua vida pela luta contra o racismo, o sexismo, a injustiça social e a captura do Estado pelo crime organizado. A nobreza e a coragem da sua luta impressionaram todos os que a conheceram, independentemente de posições políticas, e o seu bárbaro assassinato abalou o mundo. Infelizmente, este não foi o seu último sacrifício. Logo depois da sua morte assistimos ao espetáculo macabro de uma investigação criminal que quase investiga, que quase sabe quem a matou e mandou matar, que quase se dispõe a formular acusações e a julgar, mas cujo quase parece não terminar nunca. Este tem sido um novo sacrifício de Marielle. E se tal não bastasse, outro sacrifício parece estar em curso. O novíssimo sacrificio de Marielle é a utilização do seu nome e da sua nobre luta para fins de promoção mediática e comercial que, independentemente das intenções de quem a promove, atraiçoam objetivamente os símbolos e os fins da sua luta. Marielle corre assim o risco que correu outro grande revolucionário antes dela, Che Guevara, cujo sacrifício se trivializou em decoração de camisetas ou em nome de bares turísticos.

Na semana passada, a roteirista e escritora Antônia Pellegrino, conhecida por sua trajetória dedicada ao feminismo e ao pensamento de esquerda, envolveu-se numa forte polêmica nas redes sociais. Militantes e artistas negros questionaram a escolha do cineasta José Padilha para dirigir uma série sobre a vida de Marielle Franco produzida por Pellegrino e contratada pela TV Globo. Como sabemos, tudo indica que Marielle foi assassinada pelas milícias do Rio de Janeiro dois anos atrás. Padilha é diretor de Tropa de Elite, o filme que glamorizou o BOPE (Batalhão de Operações Especiais) considerada a polícia mais letal do mundo. O cineasta também dirigiu a série Mecanismo da Netflix, que converteu o juiz-político Sérgio Moro em herói nacional e a quem o próprio Padilha apelidou de “Samurai Ronin” em alusão a um lutador do Japão feudal que não possuía um mestre. Logo após Moro aceitar o cargo de ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro, Padilha arrependeu-se e escreveu um artigo declarando o seu arrependimento. Aparentemente, o arrependimento foi tão sincero e impressionou de tal modo Antônia Pellegrino que tal bastou para que a roteirista de esquerda superasse algum acanhamento em unir-se a um diretor de direita na realização da série sobre uma lutadora que procurou reinventar a esquerda para que ela não se confundisse facilmente com a direita.

Brasil | O golpe dentro do golpe de Jair Bolsonaro


"O que Bolsonaro precisa é de uma guerra, ou ao menos algo que pareça uma guerra.   Os venezuelanos já sabem, Trump já sabe...   Os brasileiros ainda não, mas saberão em breve".

Mauro Luis Iasi [*]

"Ele se portava como um génio não reconhecido,
que todo mundo tinha na conta de um simplório".
Karl Marx, O 18 de Brumário de Luís Bonaparte


A verdadeira meta do presidente miliciano é um golpe clássico que lhe permita a centralização política necessária, sob a espada militar, sem os incómodos parceiros no Congresso e no STF. Ele expressou várias vezes tal intenção, em entrevistas, declarações, posturas. Portanto, o espanto todo agora manifestado pelos senhores parlamentares e juízes diante da convocação pelo Presidente de um ato pelo fechamento do Congresso e do STF não passa de pura encenação, pura pantomima de indignação.

O que se esconde por trás da manobra diversionista é uma complexa relação de forças entre dois segmentos – a direita e a extrema-direita – que medem forças como pugilistas no início de uma luta. Temos trabalhado com a hipótese que há um segmento das classes dominantes que pensou em utilizar Bolsonaro como alternativa para derrotar o petismo e implementar a agenda mais dura do capital em crise. Esse segmento acreditava que podia controlar o miliciano, deixando-o com suas proezas bizarras enquanto se ocupava do essencial: as reformas contra a classe trabalhadora.

O problema é que não se trata, como temos afirmado, de mera bizarrice. A profundidade da crise e as características de nossa formação histórico-social atuam de maneira a dar sustentação ao projeto bolsonarista. Em situação supostamente normal, o retumbante fracasso das medidas econômicas do ultraliberalismo de Guedes apontaria para a alternância como forma da ordem democrática manter-se como capa protetora da ordem do capital sobre nova forma – assim como foi Itamar substituído por FHC e este por Lula.

As próprias classes dominantes interromperam de forma casuística a chamada normalidade, ao depor a presidente sob o pretexto das pedaladas fiscais. Como o fracasso de Temer apontava para a volta de Lula, logo apareceram mais casuísmos jurídicos para tirá-lo do páreo, abrindo espaço para o protofascista vencer as eleições.

Mais lidas da semana