domingo, 24 de maio de 2020

REFLEXOS SUPER CONDICIONADOS!...

COM O DEDO NA FERIDA

Martinho Júnior, Luanda  

Dizia eu há um ano:

A guerra psicológica da NATO contra Angola ao serviço dos interesses de exclusividade da hegemonia unipolar, explora vários conteúdos, recorrendo a expedientes próprios, incluindo os de índole ideológica, com vista a fazer reflectir manipulações que conduzem aos fins em vista: no seu horizonte enquanto objectivo, estão os parâmetros dum modelo condicionado de democracia que pretendem induzir no país alvo que é Angola, com recurso a ingredientes de ordem económica, financeira, jurídico-institucional e até administrativa trabalhados a partir da conexão portuguesa explorando os fenómenos da lusofonia e da CPLP… (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/02/angola-na-ala-dos-namorados.html).

Um dos mais persistentes exemplos dessa guerra psicológica é a avassaladora campanha que sistematicamente tira partido dos acontecimentos do 27 de Maio de 1977 em Angola com intensa emissão de continuados sinais mensageiros em Portugal! (https://paginaglobal.blogspot.com/2018/06/a-guerra-psicologica-do-imperio-da.html).

De facto há um na sabia que essa “campanha” em “soft power” iria inexoravelmente continuar, por que ao império da hegemonia unipolar interessa continuar esse lastro com as ementas “transversais” que não se tinham esgotado, apesar da criatividade estratégica estar em falência…



1- A campanha mediática utilizando os acontecimentos sobre o 27 de Maio de 1977 em Angola, tem um lastro bastante alargado com raízes elásticas que exploram na origem, todos os “afins” dos processos dominantes que na época afrontavam as bases cívico-militares e o início da implementação do Programa Maior do MPLA!... (https://paginaglobal.blogspot.com/2017/09/um-longo-caminho-para-paz.htmlhttps://paginaglobal.blogspot.com/2019/05/reflexos-condicionados.html).

Na época Henry Kissinger perdeu no terreno militar a guerra de “A CIA contra Angola” (conforme John Stockwell – “Secret Wars of the CIA” –  https://www.youtube.com/watch?v=bmYZ_kWHk3Qhttp://www.addictedtowar.com/docs/stockwell.htm), mas o que foi perdido no campo militar, condicionado ao espectro da derrota dos Estados Unidos no Vietname, (algo que é preciso sempre lembrar – https://www.commondreams.org/views/2017/10/09/why-us-lost-vietnam-war), não foi perdido no campo da luta inteligente, até por que os contenciosos “stay behind” da NATO evidenciados por via do “Le Cercle”, do Exercício Alcora, das capacidades inerentes ao golpe do 25 de Novembro de 1975 em Portugal e do êxito da “glasnost global”, permitiram ir baralhando as cartas e sucessivamente dar de novo, num jogo que, se não conseguiu evitar o êxito do Programa Mínimo do MPLA, a longo prazo tudo tem feito para moldar o seu Programa Maior em conformidade com um “processo democrático representativo” de sua inteira feição!... (“Angola, 1975 to 1980s: The Great Powers Poker Game” – William Blum – Killing Hope – https://williamblum.org/chapters/killing-hope/angola).

Cabe aos “soldados do MPLA”, colocar “o dedo nesta ferida”, alertando os actuais militantes e simpatizantes, até por que há que em termos de raiz levar em linha de conta quem um dia fez juramento em situação decisiva de guerra e quem jamais o fez, fosse em que circunstância fosse!... (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/11/angola-11-de-novembro-de-2019-martinho.html;  https://paginaglobal.blogspot.com/2016/03/marcos-dum-caminho-longo-em-comum.htmlhttp://aveiro123.blogspot.com/2017/02/angola-provas-de-vida-nao-reconhecidas.htmlhttp://paginaglobal.blogspot.pt/2017/11/cultura-indigena-no-mpla.html).

De “transversalidade” em “transversalidade”, a campanha que condiciona a história do 27 de Maio de 2977 tem garantido sua intensidade em geometria variável, com intervenções públicas concertadas e em tempos escolhidos segundo um programa de oportunidades, sabendo de antemão que havia que garantir que não houvessem contraditórios: banir contraditórios do espectro do “afrontamento” faz parte do “segredo do negócio” e nesse aspecto, conseguiu-se até fazer silenciar o MPLA que deu sequência ao Partido do Trabalho, cada vez mais próximo da “glasnost global” e por isso “transversalmente” mais moldável!... (http://paginaglobal.blogspot.pt/2017/03/angola-uma-constante-luta-pela-vida.htmlhttp://paginaglobal.blogspot.com/2012/09/eleicoes-em-angola-2012-ii.htmlhttps://paginaglobal.blogspot.com/2019/05/angola-bicesse-e-paz-que-estamos-com.htmlhttps://paginaglobal.blogspot.com/2020/03/a-paz-impoe-outra-percepcao-sobre.html).

Malawi | Mota Engil acusada de racismo


Quarentena de trabalhadores negros sem história de viagem

Mota Engil tem colocado em quarentena trabalhadores negros que viajaram no Malawi, mas não trata os trabalhadores não negros da mesma maneira.

Segundo uma fonte, todos os trabalhadores locais que retornam às instalações da empresa depois de viajar para outras áreas do país são obrigados a ficar em albergues.

Os funcionários em quarentena dos portugueses também estão impedidos de conhecer os familiares.

“Quem sair deste lugar ficará em quarentena. Mas os brancos são livres para sair usando os carros da empresa sem nenhuma pergunta”, disse a fonte, acrescentando que isso está sendo defendido por um funcionário português identificado como Andrea Barbossa.

Em desenvolvimento relacionado, a empresa foi forçada a realocar outro funcionário difícil que agrediu um cozinheiro e um engenheiro.

O funcionário identificado como Imad, cidadão libanês, agrediu a cozinheira quando o funcionário júnior ofereceu frutas.

Imad também agrediu um engenheiro do Malawi e outro funcionário.  Depois que o problema foi relatado aos chefes das empresas em Portugal, Imad foi demitido.

"Imad está agora nos escritórios de Zalewa com seu filho, já que ele não pode deixar o país imediatamente devido a restrições de viagem", disse a fonte.

A Mota Engil é uma empresa de construção internacional e geralmente recebe grandes contratos no país.  Durante o ano passado, houve preocupações de que a empresa empregasse estrangeiros para cargos juniores.


Original em inglês:

Colaboração em PG: Alberto Castro*, Londres

Primeiro petroleiro iraniano chega à Venezuela, sob olhar atento dos EUA


Primeiro carregamento de combustível iraniano chegou ao abrigo da cooperação bilateral entre os dois países.

A Venezuela recebeu, na noite de sábado, o primeiro carregamento de combustível do Irão, ao abrigo da cooperação bilateral entre ambos os países para atender à escassez local de combustível, anunciou o ministro do Petróleo venezuelano .

"Os barcos da irmã República Islâmica do Irão já se encontram na nossa Zona Económica Exclusiva (marítima), acompanhados pela nossa Marinha Bolivariana, como símbolo de fraternidade e da fortaleza da nossa união", escreveu Tareck El Aissami, na sua conta do Twitter.

Segundo a imprensa local é a primeira vez que o Irão exporta gasolina para um país da América Latina.

A aproximação do petroleiro iraniano foi acompanhada nas imediações pelo navio americano Adam Joseph.

O carregamento do Irão deverá aliviar, durante algumas semanas, a situação interna do país, onde vários setores estão paralisados por falta de combustível que fez agricultores de localidades como Mérida perderem as suas colheitas por não poderem chegar aos mercados e centros urbanos.

No total, são cinco navios iranianos (Fortune, Petúnia, Forrest, Faxon e Cravo) que, segundo as autoridades locais, chegaram à Venezuela apoiados pelo Exército Bolivariano e a Aviação Militar venezuelana.

A chegada dos barcos tem lugar depois de os EUA acusarem o Irão e a Venezuela de negociarem gasolina a câmbio de ouro extraído ilegalmente do território venezuelano.

No sábado, antes da chegada dos barcos, o Presidente iraniano, Hassan Rohani, avisou os Estados Unidos que poderiam ter problemas se os petroleiros do Irão sofressem algum transtorno na região das Caraíbas.

"Se os nossos petroleiros nas Caraíbas ou em qualquer parte do mundo tiverem problemas devido aos norte-americanos, eles, de forma recíproca, terão também problemas", afirmou Rohani, numa conversa telefónica com o emir do Qatar, Tamim bin Hamad al Zani, citada pela página oficial da presidência iraniana.

"Esperamos que os norte-americanos não se enganem", salientou Rohani, que afirmou ainda que Teerão não iniciará qualquer conflito, mas reservava-se "o direito legítimo de defender a soberania e a integridade territorial e os seus interesses".

O governo venezuelano liderado por Nicolas Maduro denunciou na sexta-feira na ONU alegadas ameaças dos Estados Unidos aos navios iranianos.

O Irão e a Venezuela mantêm uma relação próxima desde a época do falecido líder venezuelano Hugo Chávez (1999-2013), cimentada numa oposição aos Estados Unidos, que impôs sanções aos dois países.

A Venezuela regista uma queda na produção de petróleo e de derivados devido aos problemas que paralisam várias das suas refinarias, afetadas pelas sanções e por falta de investimento.

O setor energético iraniano também está debilitado devido às sanções impostas pelos Estados Unidos em 2018, com a proibição de exportação de crude do Irão.

Segundo o ministro venezuelano do Petróleo, "a cooperação energética entre o Irão e a Venezuela se fundamenta no intercâmbio científico e no desenvolvimento produtivo da indústria de hidrocarbonetos, além da experiência que nos une como países da OPEP".

Diário de Notícias | Lusa

*Imagem em Prensa Latina mostra a presença de três dos cinco petroleiros iranianos, no cais venezuelano, em preparação para o descarregamento do combustível.

ELES ROSNAM PARA AMEAÇAR


O imperialismo rosna para ameaçar e intimidar – mas encolhe-se diante dos que lhe fazem frente.

O bloqueio económico à Venezuela Bolivariana continua em vigor, mas desta vez as rosnadelas do sr. Elliot Abrams de que iria apresar navios não tiveram êxito. O valente Estado iraniano desafiou corajosamente o império e enviou cinco navios com refinados de petróleo à Venezuela.

O primeiro deles chegou hoje 23 de Abril às águas venezuelanas, escoltado por navios da Força Armada Bolivariana. O império e a US Navy não são tão poderosos quanto apregoam, mas mantêm uma estratégia de tensão contínua.

No ano passado já haviam apresado um petroleiro iraniano ao largo de Gibraltar, num atentado à liberdade de comércio.

Os actos de sabotagem e gangsterismo contra a Venezuela chegam até mesmo ao roubo de patrimonio do Estado venezuelano. É o caso da CITGO, empresa de distribuição de refinados nos EUA, que foi tomada pelo governo trumpiano. É o caso igualmente das 31 toneladas de ouro venezuelano depositadas em Londres que lhe foram roubadas pelo Banco da Inglaterra.

Portugal | MARIA VIVE NA OBRA LEGITIMADA POR VIDA PERMANENTE


Maria Velho da Costa faleceu, aos 81 anos. Ocorreu ao princípio da noite de ontem. Em Notícias ao Minuto podemos ler: “A escritora portuguesa Maria Velho da Costa, Prémio Camões em 2002, morreu hoje, aos 81 anos, disse à agência Lusa a realizadora Margarida Gil, amiga da família”.

Na homenagem singela mas merecida recorremos ao poema de Maria, Revolução e Mulheres, retirado de “O Pensador”. Consideramos que além das letras constantes a estatura de Maria dispensa mais palavras. Ler Maria será a melhor homenagem a prestar-lhe. Saber de Maria também, pois ela vive na sua obra, legitimada por vida permanente.

Em “O Pensador”, uma gota do oceano que é Maria:

Maria de Fátima Velho da Costa (1938) é uma escritora portuguesa, célebre por ser uma das autoras da obra "Novas Cartas Portuguesas (1972)" que desafiou a ditadura de Salazar. Desempenhou vários cargos na cultura e escreveu também roteiros para cinema. Entre suas obras destacam-se "Maina Mendes" (1969), "Irene ou o Contrato Social" (2000) e "Myra" (2008).

Revolução e Mulheres

Elas fizeram greves de braços caídos.
Elas brigaram em casa para ir ao sindicato e à junta.
Elas gritaram à vizinha que era fascista.
Elas souberam dizer salário igual e creches e cantinas.
Elas vieram para a rua de encarnado.
Elas foram pedir para ali uma estrada de alcatrão e canos de água.
Elas gritaram muito.
Elas encheram as ruas de cravos.
Elas disseram à mãe e à sogra que isso era dantes.
Elas trouxeram alento e sopa aos quartéis e à rua.
Elas foram para as portas de armas com os filhos ao colo.
Elas ouviram falar de uma grande mudança que ia entrar pelas casas.
Elas choraram no cais agarradas aos filhos que vinham da guerra.
Elas choraram de verem o pai a guerrear com o filho.
Elas tiveram medo e foram e não foram.
Elas aprenderam a mexer nos livros de contas e nas alfaias das herdades abandonadas.
Elas dobraram em quatro um papel que levava dentro uma cruzinha laboriosa.
Elas sentaram-se a falar à roda de uma mesa a ver como podia ser sem os patrões.
Elas levantaram o braço nas grandes assembleias.
Elas costuraram bandeiras e bordaram a fio amarelo pequenas foices e martelos.
Elas disseram à mãe, segure-me aí os cachopos, senhora, que a gente vai de camioneta a Lisboa dizer-lhes como é.
Elas vieram dos arrebaldes com o fogão à cabeça ocupar uma parte de casa fechada.
Elas estenderam roupa a cantar, com as armas que temos na mão.
Elas diziam tu às pessoas com estudos e aos outros homens.
Elas iam e não sabiam para onde, mas que iam.
Elas acendem o lume.
Elas cortam o pão e aquecem o café esfriado.
São elas que acordam pela manhã as bestas, os homens e as crianças adormecidas.

Maria Velho da Costa

Portugal tem 17.549 recuperados da Covid-19. Morreram mais 14 pessoas


Portugal contabiliza agora um total de 1.316 vítimas mortais

De acordo com o Boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) deste domingo, nas últimas 24 horas, registaram-se 152 novos casos de infeção, o que faz aumentar para 30.623 o número total de infetados desde o início da pandemia. Com o registo de mais 14 óbitos - uma variação de 1,08% -, Portugal contabiliza agora 1.316 vítimas mortais.

O número de recuperados é agora de 17.549, um aumento de 9.844 face ao dia de ontem.
Neste momento, de acordo com o boletim epidemiológico, há 536 doentes internados, 78 em cuidados intensivos.

Sob vigilância pelas autoridades de saúde estão 26.328 pessoas e aguardam resultado laboratorial 2.115 pessoas.

A região Norte continua a ser a mais afetada pelo novo coronavírus, com 16.678 casos de infeção e 738 óbitos. Segue-se a região de Lisboa e Vale do Tejo com 9.423 infetados e 316 mortos. Já a região Centro conta 3.683 casos confirmados e 231 vítimas mortais.

No Alentejo o número de infetados com Covid-19 é de 253 e mantém-se o registo de apenas um óbito. Já o Algarve regista 361 casos de infeção e 15 mortes. Estas duas regiões não apresentaram um aumento de casos de infeção ou óbitos face a ontem.

Os Açores registam 135 casos de Covid-19 e 15 mortes e a Madeira conta 90 casos de infeção, sem registo de óbitos relacionados com a pandemia.

Melissa Lopes | Notícias ao Minuto

Portugal | As Forças Armadas não eram apartidárias?


A verdade é que, do longo processo de governamentalização das Forças Armadas, promovido por PS e PSD, resulta um claro esbatimento da exigência constitucional de apartidarismo da instituição militar.

Inesperadamente, ou talvez não, assistimos à «lavagem de cara» do líder do PSD, num almoço realizado numa unidade militar, a Base Aérea/Aeródromo de Manobra N.º 1 de Ovar, com a participação do Presidente da República, do presidente da Câmara Municipal de Ovar (vice-presidente do PSD), do presidente do PSD e do Chefe de Estado-Maior da Força Aérea. 

Foi neste quadro, com a Força Aérea como pano de fundo, que Marcelo Rebelo de Sousa fez um rasgado elogio a Rui Rio, promovendo-o inclusive a líder da oposição, esquecendo que o presidente dos social-democratas é, tão só, o líder do maior partido e que o PSD não representa toda a oposição.

É verdade que, do longo processo de governamentalização das Forças Armadas, promovido por PS e PSD, resulta um claro esbatimento da exigência constitucional de rigoroso apartidarismo da instituição militar, cada vez mais evidente no processo de nomeação das chefias militares e com reflexos na ascensão e na carreira de oficial general. Mas nada justifica este episódio inédito, pelo menos à porta aberta.

Entretanto, ficamos na expectativa de saber se se tratou de uma gafe ou se vamos ter novas surpresas e, quando menos se esperar, o Comandante Supremo das Forças Armadas vai levar Catarina Martins a almoçar à unidade da Marinha de Vale de Zebro ou sentar-se à mesa da messe de oficiais do regimento do Exército de Vendas Novas com Jerónimo de Sousa.

AbrilAbril | editorial

Timor-Leste | Tendências dentro da Fretilin não podem ser "insurreição interna" -- Alkatiri


Díli, 24 mai 2020 (Lusa) -- O líder da Fretilin disse hoje que pode haver "tendências" políticas naquele que é o maior partido em Timor-Leste, mas nunca situações de "insurreição interna", recordando que essas tentativas, no passado, falharam.

Mari Alkatiri comentou assim, em declarações à Lusa, textos de Rui Araújo, um dos membros do Comité Central da Fretilin (CCF), que numa mensagem para membros do partido disse que chegou a altura de "levarem a Fretilin ao caminho certo".

Alkatiri disse que Rui Araújo deve "medir bem as suas palavras se ainda quiser ter um futuro dentro da Fretilin", explicando que o ex-primeiro-ministro defende que o partido deve procurar entender-se com Xanana Gusmão e o CNRT, a segunda força do país.

"Eu sou o primeiro a reconhecer capacidades no Rui. Mas na Fretilin querer virar-se contra a liderança tem os dias contados. Essa é a realidade", afirmou o secretário-geral da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin).

"Aconteceu com todos. Onde estão os outros que andaram contra a liderança? Não vou mencionar nomes para não ressuscitar mortos. Alguns saíram e criaram os seus próprios partidos e onde estão agora?", afirmou.

Decisão do CNRT implica saída de Agio Pereira, veterano da governação em Timor-Leste


Díli, 23 mai 2020 (Lusa) -- Agio Pereira, o mais veterano dos ministros timorenses -- acumula 13 anos consecutivos em cinco governos -- é um dos nomes de saída do executivo, com base na decisão anunciada hoje pelo partido em que milita, o CNRT.

Porém, mesmo antes do anúncio feito hoje pelo presidente do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), Xanana Gusmão, de que todos os membros indigitados pelo partido saem na segunda-feira, Agio Pereira já tinha sido afastado do executivo pelas mexidas na orgânica aprovadas em Conselho de Ministros.

Formalmente, o seu cargo de ministro de Estado na Presidência do Conselho de Ministros foi extinto, no âmbito de uma remodelação aprovada pelo executivo, assinada pelo primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, e que aguarda promulgação pelo Presidente da República.

Agio Pereira, que já não participou nas últimas duas reuniões do Governo, escusou-se à Lusa a fazer qualquer comentário sobre a sua situação, remetendo-se ao silêncio.

Mas fontes próximas ao governante, ouvidas pela Lusa, confirmam o "desconforto" com as mexidas no Governo, introduzidas à última hora na reunião da semana passada do Conselho de Ministros e agora novamente mexidas.

China e EUA "à beira de uma nova Guerra Fria" -- Governo chinês


Pequim, 24 mai 2020 (Lusa) - O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, alertou hoje que as posições de "certas forças políticas norte-americanas", sobre a origem do novo coronavírus, está a colocar os dois países "à beira de uma nova Guerra Fria".

"Certas forças políticas norte-americanas estão a tornar reféns as relações entre a China e os Estados Unidos e conduzir os nossos dois países à beira de uma nova Guerra Fria", disse Wang Yi, citado pela agência France-Presse (AFP).

o chefe da diplomacia chinesa, que falava hoje aos jornalistas à margem da sessão plenária da Assembleia Popular Nacional iniciada na sexta-feira, reagia as declarações proferidas, nas últimas semanas, por Donald Trump.

Nas últimas semanas, o Presidente dos Estados Unidos, tem acusado as autoridades chinesas de atrasarem a comunicação de dados cruciais sobre a gravidade do novo coronavírus, que poderiam ter travado a propagação da doença.

"Além da devastação causada pelo novo coronavírus, um vírus político está a espalhar-se pelos Estados Unidos. Esse vírus político aproveita todas as oportunidades para atacar e difamar a China", disse Wang.

Tumultos em Hong Kong controlados pela polícia neste domingo


Gás lacrimogéneo disparado, prisões feitas enquanto milhares reúnem-se para protestar contra a lei de segurança nacional planeada por Pequim para Hong Kong

»Polícia de choque dispara gás lacrimogéneo no distrito comercial de Causeway Bay, enquanto manifestantes cantavam slogans antigovernamentais

»Pelo menos 120 pessoas presas às 16h30, de acordo com a página oficial da polícia no Facebook

A polícia de Hong Kong disparou gás lacrimogéneo e usou um canhão de água no distrito comercial de Causeway Bay este domingo, quando milhares de pessoas foram às ruas para protestar contra Pequim pela instauração da lei de segurança nacional planeada para a cidade, denunciando a legislação proposta como uma ameaça às liberdades civis e ao fim do princípio “um país, dois sistemas”.

Os manifestantes espalharam-se pelas ruas de Causeway Bay e Wan Chai, com alguns erguendo barreiras nas estradas usando grades desmontadas e outros materiais.  Num post no Facebook, a força policial disse que pelo menos 120 pessoas foram presas às até às 16h30, incluindo cerca de 40 acusados de fazerem barreiras na estrada de Gloucester.

Enquanto isso, cerca de 30 pessoas, incluindo trabalhadores de primeiros socorros identificados, foram parados e revistados à porta da zona de Sogo.

A polícia levantou bandeiras azuis avisando os manifestantes que convergiam para fora da loja para dispersar antes que o gás lacrimogéneo fosse disparado pela primeira vez perto do cruzamento da Hennessy Road com a Percival Street às 13h24.

Atrás da loja, quatro pessoas vestidas de preto foram detidas e revistadas enquanto manifestantes gritavam: “Libertem Hong Kong. A revolução do nosso tempo”.

Às 14h, os manifestantes ocuparam a Gloucester Road, enquanto outros segurando uma faixa com a inscrição “o céu destruirá o Partido Comunista Chinês” começaram a marchar em direção a Wan Chai. Havia também exibições de bandeiras americanas.

Outros podiam ser ouvidos provocando a polícia, com alguns gritando “independência de Hong Kong. A única solução".

A polícia disparou granadas de gás pimenta visando um grupo na Gloucester Road e removeu algumas das barricadas, enquanto mais manifestantes eram presos fora de Sogo.

A força divulgou um comunicado às 14h dizendo que "a força mínima necessária, incluindo gás lacrimogéneo" havia sido usada quando os manifestantes atiraram guarda-chuvas e garrafas de água contra eles.

Um veículo blindado e um canhão de água também estavam sendo conduzidos ao longo da Hennessy Road, com membros do esquadrão tático especial da polícia em cima do carro blindado apontando suas armas para a multidão em redor.

Na Canal Road, a situação ficou tensa quando a polícia ergueu a bandeira azul várias vezes, empurrando e apontando spray pimenta e gás lacrimogéneo para repórteres e vereadores. Mais tarde, o canhão de água foi disparado contra manifestantes que tentavam colocar barricadas na rua, enquanto mais gás lacrimogéneo era usado do lado de fora do shopping Hysan Place.

O ativista estudantil Joshua Wong Chi-fung, que estava no local, disse que, embora possa entrar em conflito com a iminente lei de segurança nacional, ele planeia lutar e continuar fazendo lobby com o apoio de países estrangeiros, algo que o projeto de lei provavelmente abordará.

"Quando Pequim anunciou a lei, era hora de contestar", disse Wong.

Macau apoia decisão da China de impor a lei de segurança nacional a Hong Kong


Macau, China 24 mai 2020 (Lusa) - O Governo de Macau anunciou no sábado que apoia a decisão das autoridades chinesas de imporem a lei de segurança nacional a Hong Kong.

"O Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) expressa o seu apoio ao Governo Central" indicou um comunicado divulgado no sábado.

Com esta decisão chinesa, frisou o Governo de Macau, "foi estabelecida a regularização básica cumprindo assim a responsabilidade constitucional ao mais alto órgão dos poderes estatais da Assembleia Popular Nacional e dando uma resposta rápida e vigorosa aos principais riscos registados recentemente na segurança nacional".

As autoridades de Macau sublinharam ainda que a "segurança nacional é a pedra angular da segurança de Estado", representando uma garantia para o longo prazo do país. "Portanto, para salvaguardar a soberania do País, os interesses da segurança e o desenvolvimento inclui todos os residentes de Hong Kong e Macau, nomeadamente, as sagradas obrigações e as devidas responsabilidades do povo do País", indicou o Governo de Macau.

Na mesma nota pode ler-se também que, na opinião das autoridades de Macau, a segurança do país tem enfrentado vários desafios em várias áreas: "a força hostil no País e no exterior, nomeadamente, a secessão, a subversão, a infiltração e a destruição têm sido constantes, criando vários níveis de perigo e agravado com o escalar das atividades terroristas violentas nas zonas adjacentes, tendo as forças externas aproveitado a oportunidade para reforçar a interferência e criar um impacto e influências, sem precedentes, na soberania e na segurança política do País".

Fatores econômicos internos da China são firmes, diz estudioso dos EUA


Entrevista

Washington, 23 mai (Xinhua) -- Os fatores internos da economia chinesa estão melhorando muito e a atividade económica doméstica chinesa aumentou "drasticamente" no último mês ou mais, disse um estudioso dos EUA à Xinhua.

Em entrevista em vídeo na quarta-feira, Geoffrey Garrett, reitor da Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia, disse que "obviamente a China está vários meses à frente do Ocidente e parece que a atividade económica interna chinesa aumentou drasticamente no último mês ou mais", referindo-se à recuperação da China no impacto do COVID-19.

Ele acredita que agora o problema para a China será a demanda global. "O facto de que não haverá demanda global no segundo semestre deste ano obviamente desacelerará a recuperação da China, mas os fatores internos da economia chinesa estão cada vez muito melhores a cada dia".

A China levantou na quinta-feira a cortina para a alta temporada política anual. As "Duas Sessões" deste ano devem destacar o impulso final da China no alívio da pobreza e concluir a construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos. É esperado que esse progresso impulsione o seu crescimento económico.

Garrett disse que "2021 seria um ano muito grande para a China, com um imensos objetivos, a serem cumpridos até àquele momento".

Garrett explicou que, embora "2020 seja um ano incrivelmente difícil para todas as economias do mundo", "nós nunca devemos esquecer o facto de que o que aconteceu na China desde 1978 é provavelmente o maior milagre económico da história mundial".

"Tirar 700 milhões de pessoas da pobreza em três ou quatro décadas é extraordinário", disse ele em referência aos esforços de alívio da pobreza da China.

Falando sobre a cooperação internacional na pandemia de COVID-19, o especialista disse: "Eu esperaria que a China pudesse e deveria ser um ator líder em qualquer resposta internacional à pandemia".

Ele acreditava que a colaboração internacional esteve ausente até agora em resposta à pandemia. "E espero que possamos mudar isso. É claro que eles também devem ter respostas nacionais, mas acho que uma ação internacional coordenada é realmente importante", disse ele.

portuguese.xinhuanet.com

China | Xi destaca "primeiro o povo" no primeiro dia da sessão legislativa anual


Pequim, 22 mai (Xinhua) -- O presidente chinês, Xi Jinping, sublinhou atuar sobre a filosofia concentrada no povo em cada aspecto do trabalho, ao participar numa deliberação no primeiro dia da sessão anual da Assembleia Popular Nacional (APN), o órgão legislativo nacional da China.

Xi, também secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, fez as declarações na sexta-feira ao participar nas discussões com os legisladores da Região Autónoma da Mongólia Interior, norte da China.

Xi, ele próprio deputado da APN, trocou opiniões com outros deputados sobre uma variedade de temas, incluindo erradicação da pobreza, conservação ecológica das pradarias e unidade étnica.

O objetivo fundamental do Partido de unir e liderar o povo na revolução, desenvolvimento e reforma é garantir uma vida melhor para o povo, disse Xi, acrescentando que o PCC nunca vacilará na busca desse objetivo.

Em particular, destacou a adesão a "pôr o povo em primeiro lugar" na coordenação do controle epidémico e desenvolvimento socioeconómico.

Kim Jong-un aparece após três semanas em reunião com líderes militares


O líder norte-coreano liderou uma reunião com líderes militares e políticos, naquela que foi a sua primeira aparição pública em mais de três semanas, na qual foram adotadas medidas "para fortalecer ainda mais a dissuasão militar do país".

"Novas diretrizes foram apresentadas para fortalecer ainda mais o dissuasor nuclear do país e operar as forças armadas estratégicas em estado de alerta máximo", segundo a agência de notícias norte-coreana KCNA.

A reunião da Comissão Militar Central do Partido Trabalhista Coreano (PTC) serviu para Kim Jong-un analisar "uma série de tendências nas atividades político-militares das forças armadas".

Também foram acordadas medidas "para aumentar decisivamente a capacidade de atacar com fogo de artilharia", segundo a KCNA.

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © Reuters

Leia em Notícias ao Minuto:

Israel | Benjamin Netanyahu começa hoje a ser julgado por corrupção


O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, começa hoje a ser julgado por corrupção. Netanyahu foi indiciado em 2019 das acusações de fraude, abuso de confiança e aceitação de subornos, o que é negado pelo primeiro-ministro israelita.

O chefe do Governo rejeita todas as acusações que o envolvem numa série de escândalos em que se incluem também o pagamento de "luvas" e a troca de favores nas reformas dos meios de comunicação social para cobrir as suas atividades de forma positiva.

O procurador-geral de Israel, Avichai Mandelblit, acusou Benjamin Netanyahu em novembro por suborno, fraude e abuso de confiança em três diferentes casos de corrupção. Um deles, designado "4000" ou "Bezeq", nome de um grupo de telecomunicações israelita, é particularmente sensível para o primeiro-ministro.

Neste caso, a justiça suspeita que Netanyahu concedeu favores que terão rendido milhões de dólares ao proprietário da empresa Bezeq em troca de uma cobertura mediática favorável num dos 'media' do grupo, o portal de Internet Walla.

Covid-19: EUA com 1.103 mortos nas últimas 24 horas


Os Estados Unidos registaram 1.103 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 96.983, segundo um balanço independente da Universidade Johns Hopkins.

De acordo com os números contabilizados até às 20h00 de sábado(1h00 de domingo em Lisboa), o país registou também mais 18.467 nas últimas 24 horas, atingindo os 1.618.948 casos confirmados desde o início da pandemia.

Os Estados Unidos são de longe o país com mais vítimas mortais em todo o mundo e mais casos de infeções confirmadas.

O estado de Nova Iorque continua a ser o principal foco da pandemia naquele país, com 359.926 casos confirmados e 29.031 mortos, números semelhantes a países como França e Espanha.

Só na cidade de Nova Iorque morreram 21.138 pessoas.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 339 mil mortos e infetou mais de 5,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de dois milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.302 pessoas das 30.471 confirmadas como infetadas, e há 7.705 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © Lusa

Covid-19. Brasil regista mais 16.508 casos e 965 mortes em 24 horas


O Brasil continua a ser o segundo país no mundo com mais casos confirmados de Covid-19.

O Brasil registou, nas últimas 24 horas, mais 965 mortes por Covid-19, o que eleva o total para 22.013 óbitos desde o início da pandemia. Há ainda mais 16.508 casos, o que perfaz um total de 347.398 infetados pelo novo coronavírus.

Quanto ao número de recuperados, é hoje de 142.587, como indicam os dados divulgados pelo Ministério da Saúde brasileiro.

Recorde-se que, na passada sexta-feira, o Brasil ultrapassou a Rússia e tornou-se o segundo país do mundo com mais casos confirmados de coronavírus, atrás dos Estados Unidos da América.

Notícias ao Minuto | Imagem: © Reuters/Bruno Kelly

Covid-19: Número de casos confirmados aumenta 239% em 10 dias na Venezuela


Os casos confirmados da covid-19 aumentaram 239% nos últimos dez dias, passando de 423 para 1.010, indicam dados oficiais divulgados no sábado, dia em que Presidente venezuelano prolongou por 30 dias o estado de alerta em vigor no país.

O número total de pacientes com a covid-19 foi confirmado pela vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez, precisando que 66 dos novos casos foram registados nas últimas 24 horas.

"Dos 1.010 casos de coronavírus na Venezuela, 74% são importados. Por isso insistimos que o principal risco para a Venezuela está nos países fronteiriços", disse à televisão estatal venezuelana.

Delcy Rodríguez explicou que 48.017 venezuelanos foram repatriados recentemente, de outros países, entre eles da Colômbia, Peru, Brasil e Chile, dos quais "620 entraram no país contagiados".

Do total de casos confirmados, 262 recuperaram da doença e 10 morreram

A vice-presidente da Venezuela precisou até agora foram realizadas 771.276 testes no país e instou a população a respeitar as medidas de prevenção e o uso obrigatório de máscaras, assim como a evitar a aglomeração de pessoas.

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado sábado, dá conta que até 21 de maio último a Venezuela tinha realizado 697.691 provas de diagnóstico da covid-19, das quais 16.577 correspondiam a exames de Reação em Cadeia de Polimerasa (PCR).

Um estudo divulgado recentemente pela Academia de Ciências Físicas, Naturais e Matemáticas da Venezuela, prevê que o país vai entrar numa nova fase da pandemia da covid-19, com a expansão acelerada do número de infetados que deverá chegar a 4.000 até setembro.

O estudo tem sido questionado pelo regime que acusa a Academia de fomentar um clima de alarme social.

A Venezuela está desde 13 de março em estado de alerta, o que permite ao executivo decretar "decisões drásticas" para combater a pandemia.

O estado de alerta está em vigor até o próximo 13 de junho.

Desde 16 de março que os venezuelanos estão em quarentena e impedidos de circular livremente entre os vários estados do país.

Os voos nacionais e internacionais estão restringidos.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 339 mil mortos e infetou mais de 5,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de dois milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © Getty Images

Leia em Notícias ao Minuto:

Mais lidas da semana