segunda-feira, 21 de outubro de 2013

OS FILTROS CANADIANOS – III

 

Martinho Júnior, Luanda (ler partes I e II)

1 – O Canadá está a demonstrar ser um país de risco: os serviços de inteligência “filtram” as capacidades e potencialidades de terceiros, como o Brasil e Angola e, enquanto o estado canadiano anda empenhado nisso, em estreita conexão com os interesses do seu poderoso vizinho do sul, permite que o seu próprio território, fruto das medidas liberais em relação à migração, se torne numa base para os radicais islâmicos que espalham o seu “perfume” nos Estados Unidos, na Ásia e em África!

Essa permissibilidade já chegou ao ponto de criar condições de vulnerabilidade que exploram nexos entre as comunidades migrantes potenciais fermentadoras de risco e outras comunidades tradicionalmente imunes a esse tipo de radicalismos de carácter neo fascista!

2 – Desse modo África passou a ser vulnerável a canadianos recrutados pelos agrupamentos radicais filiados na Al Qaeda, em especial os países africanos com riquezas naturais, num processo que redunda dos rescaldos últimos da Argélia, da Somália, da Líbia e do Mali como da Síria, este país próximo de África, no Médio Oriente.

Na Líbia como na Síria, os serviços de inteligência dos ocidentais e de Israel estabeleceram ligações com redes filiadas na Al Qaeda e facilitaram, ao ponto da sofreram em Benghazi o precalço do assassinato do embaixador norte americano na Líbia, J. Christopher Stevens, o fornecimento de armas e de munições aos radicais islâmicos na Síria, como veio acontecendo no Sahel (Mali) a partir dos arsenais líbios.

A nacionalidade canadiana tem sido encarada em África como “amiga”, porém os radicais islâmicos estão a aproveitar-se disso para desenvolverem os seus próprios planos, tirando partido dessa aparentemente inócua cobertura inscrita nas suas identidades e passaportes.

3 – Um dos acontecimentos mais mediáticos da actuação de redes da Al Qaeda que mereceu uma planificação com a utilização de canadianos ocorreu em In Amenas, no leste da Argélia e próximo da fronteira com a Líbia, sob pretexto da evolução desfavorável da situação em Azawad, no norte do Mali, um território que foi retomado por forças coligadas em suporte das Forças Armadas do Mali.

O ataque foi perpetrado pela AQMI (“Groupe Salafiste pour la Prédication et le Combat”) a 16 de Janeiro de 2013, tendo os operacionais sido chefiados pelo terrorista argelino Mokhtar Belmokhtar, um traficante do Sahel que é autor de muitas proezas nessa vasta região e teve seu baptismo de fogo no Afeganistão com a idade de 19 anos, ao serviço das guerrilhas de Ben Laden que se opunham então ao governo afegão apoiado pelos soviéticos.

Para a operação em In Amenas o grupo terrorista contou com os “bons ofícios” de pelo menos dois canadianos que participarem nos reconhecimentos e nas acções, acabando por ser mortos pelo exército argelino numa emboscada no decorrer da retomada das instalações.

Os 32 terroristas eram uma mescla de indivíduos provenientes da Argélia (1/3 do efectivo), 11 tunisinos, 2 canadianos , egípcios, malianos mauritanianos e nigerinos.

Os dois canadianos teriam participado no antecipado reconhecimento das instalações de exploração de gás e eram Xristos Katsiroubas, de origem grega, de 22 anos de idade e Ali Medlej, de origem árabe, de 24 anos.

4 – A disseminação de canadianos por todo o continente africano, em especial em regiões onde existem riquezas minerais em fase de exploração, é um facto corrente e isso é feito sob beneplácito das autoridades governamentais do Canadá, com indícios de haver explorações de inteligência nesses vínculos, conforme constatei com Tako Koning em Angola.

Em Angola, por exemplo, eles encontram-se espalhados como geólogos, ambientalistas e técnicos nas ricas áreas diamantíferas que envolvem as bacias do Cuango, do Cassai e do Cuanza.

Se o governo do Canadá e de seus aliados (em especial os Estados Unidos e Israel) exploram para efeitos de inteligência esses vínculos, estão no entanto demonstrando que em relação a potenciais terroristas que usem a nacionalidade canadense estão a ser ou displicentes ou complacentes, não passando informações algumas aos africanos, menosprezando a sua soberania e segurança!

A propaganda da luta contra o terrorismo, que tanto é usada para efeitos AFRICOM, parece não abranger esse tipo de gente, por que não é conveniente a passagem de informações sobre seus próprios cidadãos que se portam mal!

Essa displicência ou complacência em relação a África, não é usada em relação aos Estados Unidos, conforme o demonstra a prisão dum terrorista na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá: é o caso de Ahmed Ressam (“Millenium Bomb”), de origem argelina, que pretendia, infiltrando-se a partir do Canadá no dia 14 de Dezembro de 1999, fazer explodir o aeroporto internacional de Los Ângeles.

É de supor também que, como na Líbia e na Síria, os serviços de inteligência dos Estados Unidos e de Israel joguem com as suas ligações, podendo denunciar umas, para esconder outras (conforme suas conveniências), uma vez que fazem coincidir os seus interesses geo estratégicos e de domínio sobre a exploração do petróleo barato, com as poderosas monarquias feudais arábicas, que financiam os grupos radicais islâmicos sunitas e salafistas, inclusive “Canadá adentro”!

5 – Se para os africanos é tão difícil poder detectar os terroristas da Al Qaeda de nacionalidade canadiana, ou britânica, ou mesmo norte americana (há uns poucos deles que usam passaportes com essas origens, entre outras), imaginem com os fluxos financeiros que se articulam a partir do Canadá, alguns deles a favor desse tipo de indivíduos e seus círculos!

Há pelo menos um banco em Angola, por exemplo, que integrou nos seus quadros antigos estudantes angolanos que beneficiaram de bolsas de estudos no Canadá e, depois de formados, estão a “prestar serviço” neles.

Esses estudantes que estiveram radicados durante alguns anos no Canadá, tiveram múltiplos contactos com várias comunidades de migrantes, não se tendo furtado a contactos com gente com interesses, ou mesmo com origem, em África.

Havendo tanto descuido nas articulações financeiras e bancárias, que tipo de “serviços” esses profissionais estarão a prestar e a que causas?

Será por acaso que esses bancos dão guarida a interesses em áreas de exploração de petróleo, de gás e na indústria mineira?

A que “filtros canadianos” estão sujeitos?

Foto: A Mesquita Sunnah Al Nabawiah em Montreal é um viveiro dos conceitos islâmicos mais radicais, inclusive aqueles que servem para Al Qaeda recrutar seus militantes –« Montreal mosque is a top Al Qaeda recruiting zone » –
http://www.blog.sami-aldeeb.com/2013/04/26/wikileaks-montreal-mosque-is-a-top-al-qaeda-recruiting-zone/

A consultar (Martinho Júnior):
- Salvar os Reis –
http://pagina--um.blogspot.com/2011/03/salvar-os-reis.html
- Castas das Arábias – http://pagina--um.blogspot.com/2011/03/castas-das-arabias.html
- Iraque, Iraque, 75 anos depois – http://pagina--um.blogspot.com/2011/03/iraque-iraque-75-anos-depois.html
- Opção pelo inferno – http://pagina--um.blogspot.com/2011/03/opcao-pelo-inferno.html
- Os erros de apreciação estratégica pagam-se caro – 01 – http://paginaglobal.blogspot.com/2011/10/kadafi-os-erros-de-apreciacao.html; 02 – http://paginaglobal.blogspot.com/2011/10/kadafi-os-erros-de-apreciacao_25.html; 03 – http://paginaglobal.blogspot.com/2011/10/kadafi-os-erros-de-apreciacao_28.html
- Coisas que a globalização tece – 06 – Uma contínua falsificação de democracia – http://paginaglobal.blogspot.com/2012/02/coisas-que-globalizacao-tece-06-uma.html
- Coisas que a globalização tece – 07 – O império promove a morte da democracia – http://paginaglobal.blogspot.com/2012/03/coisas-que-globalizacao-tece-07-o.html
- Azawad, a areia e a fúria – I – http://paginaglobal.blogspot.com/2012/04/azawad-areia-e-furia-i.html; II – http://paginaglobal.blogspot.pt/2012/04/azawad-areia-e-furia-ii.html; III – http://paginaglobal.blogspot.com/2012/04/azawad-areia-e-furia-iii.html
- O último 11 de Setembro – I – http://paginaglobal.blogspot.com/2012/09/o-ultimo-11-de-setembro-i.html; II – http://paginaglobal.blogspot.com/2012/09/o-ultimo-11-de-setembro-ii.html; III – http://paginaglobal.blogspot.com/2012/09/o-ultimo-11-de-setembro-iii.html
- A Ascenção do ECHELON – http://paginaglobal.blogspot.pt/2013/09/a-ascensao-do-echelon.html
- Os filtros canadianos – I – http://paginaglobal.blogspot.com/2013/10/os-filtros-canadianos-i.html; II – http://paginaglobal.blogspot.com/2013/10/os-filtros-canadianos-ii.html
- - Ainda o cale do Cuango – I – http://paginaglobal.blogspot.com/2013/03/ainda-o vale-do-cuango-i.html
- Ainda o cale do Cuango – II –
http://paginaglobal.blogspot.com/2013/03/ainda-o-vale-do-cuango-ii.html
- Ainda o vale do Cuango – III – http://paginaglobal.blogspot.pt/2013/03/ainda-o-vale-do-cuango-iii.html
- Ainda o vale do Cuango – IV – http://paginaglobal.blogspot.com/2013/03/ainda-o-vale-do-cuango-iv.html
- Oportunidade perdida? – http://paginaglobal.blogspot.pt/2013/09/oportunidade-perdida.html
- Colapso na estratégia do petróleo em Angola – http://paginaglobal.blogspot.com/2013/09/colapso-na-estrategia-do-petroleo-em.html

A consultar (outras fontes) :
- Canada, a base for Islamists militants, never a target –
http://dawn.com/news/780707/canada-a-base-for-islamist-militants-never-a-target
- Canada no stranger to Al Qaeda – http://www.bbc.co.uk/news/world-us-canada-21179327
- Terrorismo in Canada – http://en.wikipedia.org/wiki/Terrorism_in_Canada
- Two prominent membrs of the Montreal Assuna Mosque had links with Al Qaeda – http://pointdebasculecanada.ca/archives/10003003-two-prominent-members-of-the-montreal-assuna-mosque-had-links-with-al-qaeda.html
- Canadiano entre os mais procurados – http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=794334
- Africa’s Arc f instability – http://www.thestar.com/news/world/2013/05/18/africas_arc_of_instability.html
- Al Qaeda reivindica rapto de diplomatas canadianos – http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=374035
- Probe focuses on canadian as Shabab leader of Somalia courthouse attack – http://www.thestar.com/news/world/2013/04/15/somalia_courthouse_attack_toll_rises_to_35.html#
- Ahmed Ressam – http://en.wikipedia.org/wiki/Ahmed_Ressam
- Ahmed Khadr – http://en.wikipedia.org/wiki/Ahmed_Khadr
- Mokhtar Belmokhtar – http://www.bbc.co.uk/news/world-africa-21061480
- Algeria hostage taking rooted in Western policy – http://www.presstv.ir/detail/2013/01/17/284112/west-liable-for-algeria-hostage-taking/
- Canadian terrorist coordinated Algerian hostage attack – http://www.israelnationalnews.com/News/News.aspx/164420#.UmQkwBVda1s
- 2 canadians who joined Algeria attack are identified – http://www.nytimes.com/2013/04/03/world/americas/2-canadians-who-joined-algeria-attack-are-identified.html?_r=0
- Algeria says 2 canadians among militants in hostage – http://www.cbc.ca/news/world/algeria-says-2-canadians-among-militants-in-hostage-taking-1.1365930
- Clear leader – http://www.thestar.com/news/canada/2013/09/19/clear_leader_of_raid_on_algerian_plant_was_ali_medlej_canadian_officials_believe.html
- Slaughter at Algeria gas plant 'was led by a Canadian as it emerges white Briton is part of Al Qaeda Blood Battalion behind hostage crisis' – http://www.dailymail.co.uk/news/article-2265518/Algeria-crisis-Algerian-forces-Canadians-Frenchman-bodies-gas-plant-gunmen.html
- Canadá suspendeu ajuda médica à oposição síria por alegadas ligações à Al Qaeda – http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=2722252&page=-1
 
Leia as partes anteriores do texto em MARTINHO JÚNIOR – Página Global
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana