sábado, 7 de março de 2020

Imparável | Número de casos de coronavírus confirmados em Portugal subiu para 21


A constatação de infetados já confirmados com coronavírus iniciou a fase imparável, já totalizam 21, incluindo escolas. Nem por isso vimos responsáveis do governo e do pelouro da saúde pública a anunciar medidas profiláticas e mais restritivas, que contribuam para o combate ao contágio. Perante tal apatia e/ou irresponsabilidade em não chamar nem tratar os “bois pelos nomes” é de esperar que os infetados atinjam um número exponencial da população em Portugal. 

O governo e a DGS pretendem evitar o pânico mas a conclusão final pode vir a ser muito cruel e propicia ao pânico que ninguém deseja. A solução, que não será a única, depende das medidas restritivas sérias e eficazes, assim como da honestidade e objetividade com que os responsáveis governamentais e da saúde pública falem aos portugueses, esclarecendo-os e explicando~lhes que não vivemos em momentos de convívios mas sim de recato e de isolamento social. Aos portugueses compete o rigor e a disciplina sábiamente aconselhada pelas entidades e orgãos competentes.  Isso, antes que tudo se complique descontroladamente. O que vale mais: a saúde e vida dos portugueses ou a saúde da economia de Portugal? (PG)

Três crianças entre os infetados em Portugal

A diretora-geral de Saúde, na conferência de imprensa ao lado da ministra, revelou que há três crianças infetadas com o novo coronavírus em Portugal. Contudo, Graça Freitas sublinhou que não vão ser dados mais pormenores sobre estes casos para preservar a intimidade e identidade dos doentes.

"Estes doentes estão estáveis, têm uma grande estabilidade clínica. Estamos a retardar ao máximo a disseminação deste vírus para a comunidade", explicou Graça Freitas.

Escola da Amadora não vai fechar

Uma professora da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Roque Gameiro, na Amadora, está infetada com o novo coronavírus, mas a ministra da Saúde não tem qualquer indicação sobre o fecho do estabelecimento de ensino.

No entanto, alguns alunos, professores e funcionários continuam em isolamento social.

Escola em Felgueiras e duas universidades fecham em Portugal

Marta Temido revelou também que o surto de coronavírus vai levar ao fecho de uma escola do agrupamento de Idães, em Felgueiras, e duas universidades, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e o edifício do departamento de história da Universidade do Minho.

A minista recomendou também o adiamento de eventos sociais.

"Suspensas visitas a hospitais, lares e prisões da região Norte"

Perante os 21 casos de coronavírus confirmados em Portugal este sábado, a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou novas medidas para evitar a propagação do vírus. As principais são a suspensão de visitas a vários locais públicos na região Norte do país.

"Estão temporariamente suspensas as visitas a hospitais, lares e estabelecimentos prisionais da região Norte", anunciou Marta Temido em conferência de imprensa.

Hospital de São João no Porto avança com hospital de campanha

A Infraestrutura vai ser instalada "durante a noite deste sábado".

O Centro Hospitalar de São João, no Porto, anunciou, este sábado, a instalação de um hospital de campanha "para responder em exclusividade ao Covid-19", doença causada pelo novo coronavírus, sem adiantar quando entrará em funcionamento e a capacidade do mesmo.

A decisão de avançar com um hospital de campanha, que será instalado "durante a noite de hoje", foi tomada pelo Hospital de São João, uma vez que faz parte do plano de contingência da unidade hospitalar, disse à Lusa fonte oficial da instituição, indicando que "tem a ver com a evolução" do surto epidémico pelo novo coronavírus.

Com TSF

Coronavírus da China: uma atualização chocante. O vírus tem origem nos EUA?


Relatórios do Japão, China e Taiwan sobre a origem do vírus

Larry Romanoff | Global Research, 04 de março de 2020

A mídia ocidental rapidamente subiu ao palco e expôs a narrativa oficial para o surto do novo coronavírus que parecia ter começado na China, alegando que ele se originou de animais em um mercado úmido em Wuhan.

De fato, a origem era desconhecida há muito tempo, mas parece provável agora, de acordo com relatos chineses e japoneses, que o vírus se originou em outros lugares, de vários locais, mas só começou a se espalhar amplamente depois de ser introduzido no mercado.

Mais precisamente, parece que o vírus não se originou na China e, de acordo com relatos em japonês e outras mídias, pode ter se originado nos EUA.

Pesquisadores chineses concluem que o vírus foi originado fora da China

Depois de coletar amostras do genoma na China, os pesquisadores médicos primeiro demonstraram conclusivamente que o vírus não se originou no mercado de frutos do mar, mas tinha várias fontes não identificadas, após o que foi exposto ao mercado de frutos do mar de onde se espalhou por toda parte. (1) (2) (3)


De acordo com o Global Times:

Um novo estudo realizado por pesquisadores chineses indica que o novo coronavírus pode ter começado a transmissão homem-a-homem no final de novembro, de outro local que não o mercado de frutos do mar Huanan em Wuhan.

O estudo publicado no ChinaXiv, um repositório aberto chinês para pesquisadores científicos, revela que o novo coronavírus foi introduzido no mercado de frutos do mar a partir de outro (s) local (is) e depois se espalhou rapidamente do mercado devido ao grande número de contatos próximos. Os resultados foram o resultado de análises dos dados do genoma, fontes de infecção e a rota de disseminação das variações do novo coronavírus coletado em toda a China.

O estudo acredita que o (s) paciente (s) zero transmitiu o vírus a trabalhadores ou vendedores no mercado de frutos do mar Huanan, o mercado lotado facilitando facilmente a transmissão adicional do vírus aos compradores, o que causou uma disseminação mais ampla no início de dezembro de 2019. (Global Times, fevereiro 22, 2020, ênfase adicionada (2)

As autoridades médicas chinesas - e as "agências de inteligência" - realizaram uma busca rápida e abrangente pela origem do vírus, coletando quase 100 amostras do genoma de 12 países diferentes em 4 continentes, identificando todas as variedades e mutações. Durante essa pesquisa, eles determinaram que o surto de vírus havia começado muito antes, provavelmente em novembro, logo após os Jogos Militares de Wuhan.

Eles chegaram às mesmas conclusões independentes que os pesquisadores japoneses - que o vírus não começou na China, mas foi introduzido lá de fora.

EUA | Inimigo da ciência gere a crise do coronavírus na Casa Branca

A equipa de Pence reza na Casa Branca a fim de exorcizar o mal
Wayne Madsen [*]

Michael Pence, o fundamentalista cristão que ocupa o lugar de vice-presidente dos Estados Unidos, um céptico da ciência, foi encarregado por Donald Trump de filtrar toda a informação sobre o coronavírus que pode chegar à comunicação social e à população dos Estados Unidos. Ferrenho do dogma "criacionista" e inimigo da teoria da evolução, responsável pelo maior surto de HIV no Estado de Indiana, onde era governador, adversário do uso de preservativo – método "demasiado moderno" – adepto do "tratamento clínico" da homossexualidade, Pence dirige uma "task-force" para lidar com a crise do COVID-19. E a fotografia oficial da primeira reunião do grupo na Casa Branca mostra os participantes rezando para que o mal do coronavírus seja afastado.

Rush Limbaugh, um comentador de rádio norte-americano de extrema-direita a quem recentemente Trump concedeu a Medalha Presidencial da Liberdade, uma honra atribuída normalmente a quem contribuiu para o bem da sociedade, sugeriu recentemente que o novo coronavírus, também conhecido por COVID-19, não passa de uma constipação comum que foi "armadilhada" pelos opositores do presidente para prejudicá-lo nas eleições deste ano. Tal contratempo para os marginais lunáticos que se opõem à ciência e à medicina modernas, incluindo vacinas, não se limita às ondas de rádio.

O senador republicano Tom Cotton, do Arkansas, considera o coronavírus um produto chinês da guerra biológica que terá escapado acidentalmente do único laboratório de nível 4 de biossegurança da China, localizado em Wuhan, cidade onde ocorreu o primeiro surto relatado do vírus. Ao que consta, Cotton foi influenciado na sua opinião por Steve Bannon, o ex-estratego de Trump, caudilho da união de grupos fascistas, ultranacionalistas e populistas da Europa, especialista em teorias da conspiração. A tese das armas biológicas chinesas logo surgiu estampada nas páginas do Washington Times, diário de extrema-direita que é propriedade da família do chefe da seita religiosa coreana Sun Myoung-moon ("reverendo Moon"), e do Washington Examiner, propriedade de Philip Anschutz, bilionário financiador de várias causas e grupos de extrema-direita. Cavalgando igualmente a onda chinesa das armas biológicas esteve o Epoch Times, propriedade da seita religiosa chinesa Falun Gong, que se opõe ao governo de Pequim e surge frequentemente associada à CIA.

Portugal | NA QUINTA DA PARVOÍCE


Manuel Carvalho Da Silva | Jornal de Notícias | opinião

No início da manhã do dia 27 de fevereiro, na Quinta da Parvoíce, em Setúbal, o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), não esperando pela decisão do tribunal sobre uma providência cautelar requerida por seis moradores, e denotando uma atitude que moralmente em nada abona em seu favor, desencadeou uma ação de demolição de casas ainda em construção.

Outras casas ali existentes e já habitadas teriam tido igual destino - conforme editais anteriormente afixados nas suas portas - não fosse a solidariedade de várias pessoas e instituições. Entidades públicas e algumas forças políticas ficaram silenciosas, mesmo depois da Comunicação Social nos ter mostrado o drama. E a Justiça não foi capaz de dar, em tempo útil, uma resposta a uma providência cautelar.

Os habitantes daquele espaço são famílias pobres, imigrantes em geral vindos de países lusófonos, com trabalhos de baixa qualificação na construção civil, em atividades sazonais e em serviços de limpeza, em particular em unidades de turismo de Troia. Porque não dispõem de rendimentos para pagarem rendas, deitaram mão dos seus parcos recursos económicos, do seu próprio trabalho e de forte solidariedade de vizinhos e amigos - como fizeram tantos emigrantes portugueses no passado - e foram construindo as suas modestas casas naqueles terrenos que são reserva florestal e ecológica.

O processo de construção arrastou-se no tempo, não foi uma empreitada de uma noite ou de uma semana. Se tivesse havido mais atenção por parte dos poderes locais e vontade política das instituições competentes, teria sido possível uma intervenção preventiva a evitar que a construção clandestina prosseguisse. É claro que tal atitude obrigaria à procura de soluções dignas e isso dá trabalho e instabiliza as rotinas do poder.

O IHRU, que certamente não desconhecia a situação - ainda no verão passado se registou naquela zona um grande incêndio - optou por ir empurrando o problema com a barriga em vez de partir para uma resposta de realojamento com rendas sociais adequadas. Que soluções acabarão por arranjar, agora que foram impelidos a agir? Naquela mesma Quinta existe outro aglomerado de cerca de 50 habitações, precárias e habitadas, em terreno que fora do IHRU e se encontra sob tutela da Câmara, problema que também precisa de ser resolvido.

A situação da habitação em Portugal - que em 2018 apenas dispunha de 2% do stock total da habitação como habitação pública - tende a tornar-se explosiva. Os sensos de 2021 deverão dizer-nos onde e como se encontram hoje os portugueses a viver. O boom do turismo está a provocar fortíssimo agravamento do custo da habitação nos grandes centros urbanos e em periferias cada vez mais amplas. Esse facto, os efeitos das políticas de austeridade e a persistência dos baixos salários estão a privar, não só os pobres, mas também as classes médias populares e trabalhadoras, de acesso a uma habitação digna.

O Estado não pode deixar de socorrer as famílias mais pobres e vulneráveis e não o está a fazer. A consequência disso e da pobreza de quem trabalha é depararmo-nos com uma cada vez maior "fila" das famílias empobrecidas, incapazes de suportar os encargos que têm com a sua habitação. É a partir destas desgraças que o populismo e os políticos retrógrados se alimentam.

*Investigador e professor universitário

Coronavírus | Número de casos sobe para 18 em Portugal


Número de infectados sobe para 18 em Portugal. DGS remete mais infomações para comunicado

DGS remete mais informações para comunicado a emitir ao final da tarde. Epidemia do novo coronavírus já provocou a morte de mais de três mil pessoas. Há mais de 100 mil infetados em todos os continentes.

Há mais três casos de Covid-19 em Portugal, segundo a estação de televisão RTP. São dois homens e uma mulher, internados no Hospital de São João, que terão contraído a doença por contágio através de um dos infetados.

Estes três casos elevam para 18 o número de pessoas infectadas com o novo coronavírus em Portugal.

Contactada pela TSF, a Direção Geral de Saúde apenas confirma a existência de novos casos mas remete mais detalhes para um comunicado a emitir ao final da tarde deste sábado.

OUTROS PAÍSES



Holanda atualiza números

A Holanda registou 60 novos casos nas últimas 24 horas. O país conta 188 pessoas infetadas pelo novo coronavírus.

Dispara o número de infetados em França

As autoridades francesas anunciaram 336 novos casos e mais 7 mortes.
No total, o novo coronavírus já provocou a 16 pessoas e infetou outras 949

EUA: Nova York em estado de emergência

O governador Andrew Cuomo declarou o estado de emergência, depois do número de casos confirmados de coronavírus em Nova York ter chegado aos 76. 

Quase 800 infetados na Alemanha

O número de infetados por coronavírus, na Alemanha, aumentou para 795, quase dez vezes mais do que na semana passada. 

Nas últimas 24 horas o Instituto Robert Koch registou 111 novos casos.

Itália anuncia mais 36 mortes

Nas últimas horas o país registou 1.247 novos casos de Covid-19,

No total Itália regista 5.883 infetados e 233 mortes, anunciou a Proteção Civil do país.

TSF | Imagem: EPA | Shawn Thew

Portugal | PCP: NECESSÁRIO, INDISPENSÁVEL E INSUBSTITUÍVEL


Avante | editorial

O Comité Central do PCP, reunido a 29 de Fevereiro e 1 de Março, avaliou a situação política, económica e social nacional e os desenvolvimentos da luta de massas, debateu aspectos da situação internacional, apontou as linhas de orientação para a intervenção e o reforço do Partido, e aprovou as resoluções sobre a preparação do XXI Congresso do PCP e sobre as comemorações do seu Centenário.

Como sublinhou o Comité Central do PCP, a situação nacional é marcada por profundas desigualdades e dependências, por graves problemas económicos e sociais, profundos défices estruturais que se vão acumulando e agudizando. Problemas que sendo inseparáveis de uma política que, ao longo de décadas, tem servido os interesses do grande capital e submetido o País às imposições da UE e do Euro, continuam sem encontrar resposta nas opções do governo do PS.

A resposta aos problemas nacionais exige uma política alternativa, patriótica e de esquerda. O PCP prossegue a sua intervenção e iniciativas próprias, guiadas pelo seu compromisso com os trabalhadores e o povo e determinadas pelo seu programa e projecto políticos, assumindo-se como força de oposição a tudo o que contrarie ou faça retroceder os direitos dos trabalhadores e do povo e batendo-se pela concretização da alternativa.

O Governo prossegue a sua acção de favorecimento dos interesses dos grupos monopolistas, enquanto se assiste a toda uma evolução da situação nacional de que o grande capital procura tirar partido, reforçando o seu poder, domínio e influência na sociedade portuguesa, quer aproveitando as vantagens de um Governo comprometido com os seus interesses, quer patrocinando o branqueamento de PSD e CDS, promovendo o Chega e a Iniciativa Liberal e difundindo concepções reaccionárias e antidemocráticas.

Por outro lado, o Governo PS e o grande patronato articularam-se, não só para impedir que o aumento dos salários seja assumido como emergência nacional, como para agravar a exploração.

Assim, no quadro dos numerosos problemas a que urge dar resposta, a questão dos salários está no centro das opções políticas que se colocam.

Portugal | PCP, quase há 100 anos na defesa dos explorados e oprimidos


O PCP assinalou ontem (06.03) 99 anos de existência com um comício em Lisboa, onde foram anunciadas as comemorações do centenário em defesa dos explorados e oprimidos, os trabalhadores portugueses. 

Nas comemorações, em 2021, os comunistas pretendem afirmar que "o futuro tem partido". No comício comemorativo de ontem à noite, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa (antes Pavilhão dos Desportos), foram vários os oradores. A propósito deixamos no PG algumas ligações a títulos relacionados com essas intervenções, depois do apontamento sobre o “controle” efetivado pela CIA desde 1948 do Secretário-geral do PCP Álvaro Cunhal. /PG

Centenário do PCP. CIA "seguiu" o "boss Cunhal" desde 1948

Os "passos" do líder histórico dos comunistas portugueses, ou "communist boss Cunhal", foram seguidos pela CIA, "secreta" dos Estados Unidos, desde 1948 revela um telegrama que retratava as divergências dentro do PCP com Júlio Fogaça.

No telegrama, datado de 24 de novembro de 1948, a CIA descreve "informações" segundo as quais Álvaro Cunhal (1913-2005), "chamado de secretário-geral do Partido Comunista Português", está "a perder poder" no partido, embora "seja considerado o líder".

No documento, parcialmente desclassificado em 2016 e agora consultável no "site" da CIA (https://www.cia.gov/library/readingroom/home), pode ler-se que "o sentimento anti-Cunhal é atribuído à importância crescente de um tal FUGACA [Júlio Fogaça, 1907-1980], sobre quem não há detalhes conhecidos".

E é referido que o próprio Cunhal teria sido "'censurado' pelo Cominform", organização internacional liderada pelo Partido Comunista da União Soviética (PCUS) criada com o objetivo de promover o intercâmbio de informações e coordenar as ações dos vários partidos comunistas da Europa.

Olhando a história do PCP, que completa 99 anos na sexta-feira, esta descrição coincide com alguns relatos feitos, muitos anos depois, sobre os dois dirigentes rivais nos livros "Álvaro Cunhal -- Uma Biografia Política, 'Duarte', o Dirigente Clandestino", de José Pacheco Pereira (ed. Temas e Debates, 2001) e ainda "Júlio de Melo Fogaça", de Adelino Cunha (ed. Desassossego, 2018).

Por essa altura, na década 40 do século passado, já Álvaro Cunhal tinha sido preso pela primeira vez (1937) e libertado no ano seguinte. E assumiu um lugar dirigente em 1940, quando é preso pela segunda vez e passa à clandestinidade no ano seguinte.

No IV congresso, em 1946, na clandestinidade, na Lousã, é o homem que mais tempo liderou um partido em Portugal, o PCP (32 anos, de 1961 a 1992), quem apresenta o relatório que serviu de base a toda a estratégia dos comunistas nas décadas seguintes, "O Caminho para o Derrubamento do Fascismo", e esteve na base das divergências com Júlio Fogaça.

E é também no congresso da Lousã, precisamente, que fez prevalecer as suas ideias contra a linha de Fogaça e a sua "política de transição pacífica", que admitia uma convergência tática com "forças burguesas" de oposição à ditadura ou até com dissidentes do salazarismo, em vez do "levantamento popular" defendido por Cunhal.

Na verdade, as tensões internas continuaram e só dois anos depois do IV congresso, em novembro de 1948, Júlio Fogaça reconheceu a derrota perante Álvaro Cunhal. A "luta" entre "Daniel", pseudónimo de Cunhal, e "Ramiro", o de Fogaça, prolongou-se, porém, nos anos seguintes, até à década de 1950, anos em que o futuro líder está preso pela ditadura e permitiu a Fogaça uma aproximação da direção.

Por essa altura também, em 1948, aquele que veio a ser o líder histórico dos comunistas já tinha feito uma segunda visita à União Soviética, com o nome de código "Tarefa I", em que o objetivo era tentar reatar as relações do PCP com o PCUS e pôr fim a mais de dez anos de isolamento internacional.

Passado um ano, em 1949, é elaborado um novo relatório da CIA sobre a prisão, em 1949, do dirigente comunista, onde se descreve um aumento da atividade dos comunistas como reação à detenção de Cunhal.

E refere, igualmente, que Cunhal não "falou" nos interrogatórios e "recusou-se a revelar detalhes das suas atividades ou dar qualquer informação relativamente ao partido".

Sem ser exaustivo, os diversos departamentos norte-americanos, da CIA ao Departamento de Estado, ficaram atentos, ao longo dos anos, ao que fazia Cunhal, em especial depois do golpe de 25 de Abril de 1974 e durante o chamado processo revolucionário do "Verão Quente".

São às centenas os telegramas arquivados no Departamento de Estado e que foram sendo desclassificados ao longo dos anos: sempre que Cunhal dava uma entrevista, fosse em França, no Brasil ou na Checoslováquia, havia uma embaixada ou consulado norte-americano a fazer um telegrama.

Em dezembro de 1974, escassos meses após o 25 de Abril, Cunhal, então ministro sem pasta no Governo provisório, esteve em Moscovo para reatar as relações entre Portugal e a União Soviética, o rival dos Estados Unidos num mundo dividido na chamada Guerra Fria.

A CIA produziu um relatório com base em "fontes de informação sensíveis" sobre as conversações com Moscovo em que "os regimes comunistas de Leste" concordaram "não ser muito determinados" no apoio ao PCP porque isso "poderia custar algum do apoio interno" em Portugal ao partido de Cunhal.

O "chefe do partido comunista português Cunhal" ("portuguese communist party boss Cunhal", em inglês) relatou em Moscovo, de acordo com esse documento, que "a base de apoio do partido ainda é fraca" em Portugal, que os "partidos centristas tinham um inesperado apoio" e que ele "não poderia parecer muito à esquerda" para "não pôr em causa a sua posição".

Os soviéticos, recordando a "experiência chilena" e o esmagamento do Governo de Salvador Allende pela extrema-direita de Pinochet, em setembro de 1973, com o apoio dos Estados Unidos, "aceitou relutantemente os argumentos de Cunhal e passou a mensagem para os seus aliados da Europa de Leste".

No ano seguinte, em 1975, um mês antes do 11 de Março, a tentativa golpista do general António de Spínola e seus apoiantes, Cunhal alertava que os "rumores de golpe" andavam de boca em boca, de manchete em manchete, lê-se em mais um telegrama do Departamento de Estado norte-americano.

O telegrama 00880, de 14 de fevereiro, do embaixador norte-americano em Lisboa Frank Carlucci para o Departamento de Estado, versava uma entrevista do líder comunista à revista brasileira "Veja". Segundo Carlucci, Cunhal falava em risco de golpe da direita, e até de guerra civil, para tentar "arrefecer" os rumores de que o PCP estaria a preparar a tomada do poder -- uma preocupação em Washington numa altura de Guerra Fria e em que o mundo estava dividido entre Leste e Oeste, entre as esferas dos EUA e da URSS.

Álvaro Cunhal e o PCP "sobreviveram" à revolução de 1974-75, contra a vontade dos mais extremistas que depois do 25 de Novembro defendiam a sua ilegalização, manteve representação parlamentar como um partido institucional, embora afirmando-se como "um partido "marxista-leninista".

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © PCP

Leia em Notícias ao Minuto: 

Empresário saudita “comprou” a Human Rights Watch?*


HUMAN RIGHTS WATCH RECEBEU DINHEIRO DE EMPRESÁRIO SAUDITA DEPOIS DE DOCUMENTAR SUAS PRÁTICAS LABORAIS COERCIVAS


HUMAN RIGHTS WATCH aceitou uma doação considerável de um bilionário saudita logo após seus pesquisadores documentarem abusos trabalhistas em uma das empresas do homem, uma violação potencial das diretrizes de captação de recursos do próprio grupo de direitos humanos.

Recentemente, a Human Rights Watch devolveu o presente do magnata saudita Mohamed Bin Issa Al Jaber, que veio com a ressalva de que não poderia ser usado para apoiar a advocacia LGBT do grupo no Oriente Médio e no norte da África. A doação controversa está no centro de um debate interno contencioso sobre o julgamento e a liderança do diretor executivo da Human Rights Watch, Kenneth Roth.

Depois que o Intercept começou a investigar a doação, o grupo de direitos humanos publicou uma declaração em seu site dizendo que aceitar o financiamento era uma "decisão profundamente lamentável" que "contrastava fortemente com nossos valores fundamentais e nosso compromisso de longa data com os direitos LGBT como parte integrante. dos direitos humanos ".

O subsídio de 2012 da fundação de caridade do Al Jaber, no Reino Unido, totalizou US $ 470.000, disse Roth ao The Intercept, acrescentando que "uma parcela final da promessa nunca foi realizada". A declaração não se referia a Al Jaber pelo nome, mas dois funcionários da Human Rights Watch confirmaram sua identidade ao The Intercept.

"Também lamentamos que a concessão tenha sido feita pelo proprietário de uma empresa que a Human Rights Watch havia identificado anteriormente como cúmplice em abuso de direitos trabalhistas", afirmou o comunicado do grupo. Em 2012 e anos anteriores, a Human Rights Watch denunciou extensivamente violações trabalhistas na Jadawel International, uma empresa de construção saudita fundada e de propriedade da Al Jaber.

Os gerentes de Jadawel pegaram passaportes de trabalhadores migrantes não qualificados e não conseguiram renovar suas autorizações de residência na Arábia Saudita, prendendo efetivamente os trabalhadores e forçando-os a continuar trabalhando em silêncio por medo de prisão, de acordo com um relatório de 2010 da Human Rights Watch. Esse acordo permitiu que os gerentes pagassem menos do que os funcionários; trabalhadores disseram à Human Rights Watch que alguns passaram meses sem pagamento.

Abandonada por Washington, Paris apoia-se em Telavive contra Damasco


Thierry Meyssan*

Este artigo foi retirado do livro Under Our Eyes. Veja o índice.

Cega pelo seu sonho em restabelecer a sua influência do passado na região, a França, nas mãos do «partido colonial» dirigido por François Hollande, já não percebe a política norte-americana no Médio-Oriente Alargado. Escolhe reaproximar-se de Israel, mas, no entanto, não consegue provocar o bombardeamento aliado de Damasco. Apesar de todos os esforços de Paris, Bashar al-Assad é eleito democraticamente pelos Sírios do interior e do exterior na presença de numerosos observadores internacionais.

27— A «linha vermelha»

Em Maio de 2013, a OTAN difunde para os seus membros um relatório indicando que a população apoia o Presidente al-Assad a 70%. Os rebeldes serão apoiados por 20% e 10% não têm opinião [1]. Paris e Ancara concluem que só haverá vitória voltando ao plano inicial e bombardeando a Síria. É, pois, preciso tomar uma iniciativa para fazer pressão sobre Washington.

Em 21 de Agosto, um ataque químico atinge civis sírios nos arredores de Damasco, numa zona controlada pelos jiadistas, a Ghuta. Nas horas seguintes, uma vasta máquina de comunicação põe-se em marcha acusando a República Árabe Síria de ser a responsável por isso. Este ataque marcaria o transpor da «linha vermelha», fixada pelo Presidente Obama. Os Ocidentais aprestaram-se a «punir o regime» bombardeando a sua capital.

O governo sírio desmente qualquer implicação e lembra que, em 23 de Maio, a polícia turca prendeu 11 jiadistas, em Adana, na posse de um importante stock de gás sarin. Se o chefe do grupo, Hytam Qassap, é de nacionalidade Síria, os outros são todos Turcos [2]. Por outro lado, o Exército sírio livre exibiu, ele próprio, vídeos de um pequeno laboratório de fabrico de armas químicas e ameaçou os alauítas de os gazear [3].

O que se passou na Ghuta é assunto suspeito : os Serviços Secretos do EUA afirmam ter observado durante os quatro dias precedentes –sem intervir– o Exército Árabe Sírio a preparar o gaz. São difundidos vídeos pela Oposição, mas em que um deles é datado pelo YouTube (hora da Califórnia) antes do nascer do sol em Damasco, quando foi filmado com luz do dia [4]. As vítimas são, ou crianças —todas da mesma idade—, ou homens, apenas aparecem 2 mulheres em 1. 429 vítimas contadas pelos Estados Unidos. As crianças mortas mostram ser, na realidade, alauítas que foram raptadas pelos jiadistas, algumas semanas antes. Muito embora estejam oficialmente ausentes do país, a França e o Reino Unido garantem ter recolhido amostras no local e tê-las testado de imediato. Confirmam que foi usado gás sarin. Azar, o único teste conhecido requer 10 dias para ficar concluído.

Portugal | O SNS NÃO AGUENTA COM UMA CONSTIPAÇÃO, QUANTO MAIS…


Pergunta o autor de Expresso Curto de hoje, David Dinis, se “o SNS aguenta o Coronavírus. Claro que sim, se diáriamente não se registarem demasiados infetados por tempo limitado. Se os números dispararem é que vai ser uma carga de trabalhos, de bagunça, de mortes, etc.

É que o SNS não está em condições de aguentar por muito tempo uma constipação. Caput!

Estamos em acreditar que David Dinis sabe isso muito bem, apesar de ter deixado a pergunta ao estilo de que nós próprios nos questionemos – o que não vai lá muito com a maioria dos portugueses. Questionar e protestar não é nada com eles. O síndroma de carneirada e analfabetismo salazarista (agora com canudos) ainda percorre os corpos e as mentes. Além disso há a senhora de Fátima, que vai resolvendo tudo por bem. O pior é quando se distrai e deixa os crentes pendurados, enrascados, tramados… Coisas da vida e do além.

Curto ao sábado. Bom fim de semana… no seu posto de trabalho. Desfrute e produza até à exaustão. Os 1% contam consigo. Por aqui não vamos nessas… Já demos mais que suficiente para esse "filme". Feitios.

A seguir, o Curto, do Expresso. Há mais para ler. O Luís Filipe Vieira é um dos presentes na prosa, saiba mais... Mas hoje é sábado. Por isso…

Salvé slaves!

MM | PG

Portugal com 15 casos de Covid-19. Malta tem primeiro paciente


São 101.988 os infetados pelo novo coronavírus em todo o mundo. Há já 3.491 mortos. Em Portugal há um total de 15 casos confirmados.

O novo coronavírus continua a espalhar-se e um novo balanço, com dados atualizados este sábado de manhã, revela que o número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo Covid-19 aumentou para 101.988. Há já 3.491 mortos, avança a agência noticiosa France Press.

Até ao momento, há registo de casos em 94 países.

Em Portugal, os casos de infeção subiram hoje para 15, com a confirmação, dada pela RTP, da existência de mais duas mulheres infetadas que estão internadas no Hospital de São João, no Porto. 

O balanço da AFP mostra também que a China - à exceção dos territórios de Hong Kong e Macau - conta com 80.651 casos, dos quais 3.070 morreram.

Depois da China, os países mais afetados são a Coreia do Sul (6.767 casos, dos quais 483 são novos), Irão (4.747 casos, com 124 mortes), Itália (4.636 casos, 197 mortes) e Alemanha (684 casos, sem registo de casos mortais).

Acompanhe em Notícias ao Minuto a evolução do surto por cá e lá fora:

11h44 - A Coreia do Sul também registou mais quatro mortes, elevando o número de mortos na sequência do novo coronavírus para 48.

11h41 - O Irão acaba de confirmar mais 21 mortos na sequência do novo coronavírus, elevando para 145 o número de vítimas mortais por Covid-19 no país.

11h30 - Malta acaba de confirmar o primeiro caso de Covid-19 do país. Trata-se de uma menina de 12 anos, de nacionalidade italiana que vive com os pais em Malta. O ministro da Saúde do país, Chris Fearne, revelou que a criança e a família estiveram em Itália no fim de fevereiro e início de março, retornando a Malta via Roma. Desde a viagem de regresso que a família estava de quarentena. 

11h19 - Mais de 60 pessoas ficaram infetadas com Covid-19 durante um funeral em Espanha. Este é já o maior foco de contágio do vírus no país.

10h51 - O número de pessoas infetadas em todo o mundo pelo novo coronavirus aumentou para 101.988, dos quais morreram 3.491, segundo um balanço feito pela agência noticiosa France Press, com dados atualizados às 09h00 deste sábado.

10h37 - Espanha acaba de confirmar o primeiro caso de Covid-19 numa prisão. De acordo com a agência de notícias Efe, trata-se de uma funcionária que trabalha no jardim de infância do estabelecimento prisional Madrid VI, em Aranjuez, que abriga 36 reclusas e os seus 39 filhos, que têm, no máximo, 3 anos.

10h33 - A Estrela dos LA Lakers, LeBron James, fez questão de clarificar que não vai participar em jogos da NBA que sejam disputados à porta fechada. Isto depois da principal liga de basquetebol do mundo ter admitido que alguns jogos possam se realizar à porta fechada.

09h57 - De acordo com a RTP 1 há mais dois casos de coronavírus em Portugal. Tratam-se de duas mulheres que foram internadas no hospital de S. João, no Porto, e têm ligações a um outro doente que permanece internado na mesma unidade de saúde. Sobe assim para 15 o número de casos positivos e Portugal. 

Natacha Nunes Costa | Notícias ao Minuto | Imagem: Global Imagens

Leia em Página Global:

O QUE NOS UNE É A IDEOLOGIA, NÃO A GEOGRAFIA!



01- Assim proclamava o Presidente António Agostinho Neto definindo a aliança entre o movimento de libertação em África com a revolução cubana, nos anos da saga heroica da luta armada contra o colonialismo e o “apartheid”!

De facto movia as duas nações irmãs de Angola e de Cuba a vontade comum de libertação tricontinental, animada por um Não Alinhamento activo que era exemplar para todas as nações, estados e povos do sul, assim como para os progressistas de todo o mundo!

Esse é um sentimento que se mantém de pé também graças ao pensamento estratégico do Comandante Hugo Chavez e de António Agostinho Neto, que na base ainda do Não Alinhamento activo se continua a abrir aos horizontes da autodeterminação, da independência, do exercício saudável de soberania, da paz e do aprofundamento da democracia!

A liberdade não se esgotou nas bandeiras içadas na hora do alcançar da primeira prova de vida dos povos, vida arrancada ao lado errado da história!...

02- Em 2018, a 5 de Março, a propósito do 5º aniversário do desaparecimento físico do Comandante Hugo Chavez, estive na Praça Simon Bolivar em La Guaira e tive a oportunidade de lembrar com os olhos bem abertos para a história, enquanto se exaltava a memória do heróico líder bolivariano do século XXI, que foi naquele porto venezuelano que em Janeiro de 1961 embarcaram os membros do Directório Revolucionário Ibérico de Libertação (DRIL) que participaram na tomada do navio de turismo Santa Maria, acontecimento que iria chamar a atenção global para uma apagada Luanda (porto alvitrado como de seu destino) e assim antecipadamente criar as condições para quebrar o muro de silêncio que o fascismo internacional pretenderia implementar sobre a eclosão do 4 de Fevereiro de 1961, início da luta armada de libertação nacional em Angola sob a égide do MPLA!...

Mais tarde, noutro 4 de Fevereiro de 1992, o início duma longa luta cívico militar iria eclodir, para fazer irromper logo no início do século XXI a Pátria Grande dos sonhos de Simon Bolivar, consubstanciada desde logo numa Venezuela socialista e bolivariana sob a clarividente orientação do Comandante Hugo Chavez, autor da própria história!

Nesses dois momentos táticos tão decisivos iniciou-se em Angola uma longa luta contra o colonialismo e o “apartheid” e na Venezuela uma longa luta contra o neocolonialismo imposto pelo império da hegemonia unipolar, na base dum concerto neoliberal de 5ª geração!...


03- Na base do mesmo Não Alinhamento activo e muito embora em dois estágios de luta tão distintos e por que o que nos une é a ideologia e não a geografia, outros conceitos comuns se desenvolveram, foram e estão a ser aplicados pela inesgotável vontade popular: em Angola, por duas vezes a “generalização da luta armada” que levaria à implementação da Organização de Defesa Popular em reforço das FAPLA e da Segurança do Estado e na Venezuela, face às ameaças transversais e de geometria variável sopradas a partir do império, a constituição de milícias populares forjadas na luta de resistência a partir do conceito fundamental da aliança cívico militar bolivariana!

Ambos os conceitos têm substância profundamente dialética, por que há legitimidade de romper com a barbárie de quem professa o lado errado da história!

Em ambos os casos as ameaças mostraram-se poderosas: em África havia que se vencer definitivamente o colonialismo e o “apartheid”, por tabela a internacional fascista e na América havia que vencer um atávico neocolonialismo de cariz neoliberal de 5ª geração, que impedia e impede a alcançar-se com toda a plenitude a autodeterminação das nações, estados e povos de todo o continente americano!

Em ambos casos, foram e são imprescindíveis os líderes de vanguarda à altura de António Agostinho Neto, do Comandante Hugo Chávez e do Comandante Fidel!

04- Agora que se recorda em 7º aniversário o desaparecimento físico do Comandante Hugo Chavez, estamos lúcidos perante os ensinamentos da história em prol da luta dos povos ávidos de liberdade e de justiça social, estamos lúcidos perante o pensamento estratégico de António Agostinho Neto e do Comandante Hugo Chavez, estamos lúcidos perante a sua herança desafiadora e de resgate popular que a civilização global determina num momento em que o homem está perante riscos que podem levar ao seu próprio desaparecimento!

Não nos devemos só inclinar perante esses heróis maiores para todos os povos da Terra, não nos devemos só inclinar perante a sua memória, antes assumir a responsabilidades do seu legado, mobilizando cada vez mais os povos para o aprofundar da democracia, para a prossecução da paz com justiça social, para a construção de civilização prenhe de socialismo e lógica com sentido de vida, por que só haverá civilização se ela se consumar a favor da vida e pela vida, jamais na barbárie que conduz ao abismo!

Nessa imensa responsabilidade, nessa herança vital, tenhamos a humildade, a dignidade, a solidariedade e o internacionalismo de saber que o que nos une é a ideologia e com essa sabedoria, numa cada vez mais ampla e intensa mobilização, urge vencer e vencer e uma vez mais, em plena identidade com os povos de todo o mundo, vencer!

Obrigado!

Nota: minha intervenção a 5 de Março de 2020 no âmbito do tema “A vida de um gigante”, por altura do 7º aniversário do desaparecimento físico do Comandante Hugo Chávez (Programa em anexo).

Martinho Júnior -- Luanda, 5 de Março de 2020

Angola | COMBATER O DESEMPREGO


Jornal de Angola | editorial

Segundo uma nota do Instituto Nacional de Estatística, citada pela Angop, hoje, a população desempregada com 15 ou mais anos, está estimada em 4.627.158 pessoas, uma realidade que vai exigir do Executivo e dos seus parceiros a busca de soluções. Temos em Angola uma taxa de desemprego que se estima em 31, 8 por cento de desempregados, uma realidade muito complicada para uma economia emergente que luta pela diversificação e aumento da produtividade.

Não nos podemos contentar com essa realidade, independentemente da condição em que nos encontremos porque, afinal, é o país e o seu povo que perde pelo facto de parte significativa da população continuar desempregada. Como tinha alertado um conhecido economista, com a elevada taxa de desemprego o país perde, ao nível do seu Produto Interno Bruto (PIB), valores na ordem dos cerca de 10 mil milhões de dólares. As perdas são tão elevadas que requerem da parte do Executivo, enquanto formulador e executor de políticas públicas e dos seus parceiros sociais, enquanto partes interessadas na criação das melhores oportunidades para franja da população desempregada, medidas e iniciativas consentâneas com o problema.

A realidade ligada às elevadas taxas de desemprego parece ter também uma relação directa com a informalidade a muitos níveis, razão pela qual importa encontrar as soluções para que esse problema não aumente as distorções socioeconómicas. Acreditamos que se trata de uma situação temporária, mas para a qual é preciso encontrar respostas urgentes e eficazes para contornar os seus efeitos.

Crime em São Tomé | Deuladel assassinou Catarina sem dó nem piedade*

Deuladel, o assassino. Esperam-no mais de duas décadas na prisão
PJ já entregou aos Tribunais o presumível homicida de Mucumbli

Deuladel Luis Martins de 38 anos de idade, natural da cidade de Angolares no sul da Ilha de São Tomé, no entanto há vários anos residente na cidade de Neves e na Roça Ponta Figo no norte da ilha de São Tomé.

É este homem (na foto- de costas), algemado no corredor da Polícia Judiciária o presumível assassino, que na noite de 2 de Março, matou a golpe de catana Catarina de Barros, ex-administradora do Hotel Mucumbli.

Segundo a Polícia Judiciária, Deuladel Luís Martins, jardineiro do hotel Mucumbli, confessou na quinta – feira, ter sido o autor do crime.

«Efectivamente está esclarecido o assassinado da luso – são-tomense, Catarina de Barros. Ontem(quinta – feira), já tínhamos a confissão do suspeito. Mas a confissão desacompanhada de outros elementos de prova não servem de corpo de delito. Assim demos diligências para apresentar com provas suficientes, que estão neste momento a serem remetidas ao ministério público», afirmou a Directora da Polícia Judiciária.

O amor que Catarina deu às crianças santomenses também marcou a sua presença no país e deixa saudades
Maribel Rocha, directora da PJ, confirmou que o presumível homicida usou uma catana como arma d e crime. «Trata-se de um funcionário do hotel Mucumbli. Por motivos que não posso avançar, porque o processo está em segredo de justiça, ele decidiu cometer esta ilicitude. Apreendemos a arma do crime. Trata-se de uma arma branca,….efectivamente uma catana….. e tudo está a ser remetido ao Ministério Público», pontuou a Directora da PJ.

Segundo a Polícia, após ter cometido o crime no escritório do hotel Mucumbli, o jardineiro abandonou o local, pulou o cercado que delimita o espaço do complexo hoteleiro, e logo a seguir atirou a arma do crime para o mato da Roça Ponta Figo.

O assassinato de Catarina de Barros, chocou a população da cidade de Neves no norte de São Tomé. Esta sexta feira populares da cidade de São Tomé, se concentraram perto do edifício da Polícia Judiciária, para exigir que a justiça seja feita, sobre um crime invulgar em São Tomé e Príncipe.

Deuladel Martins é acusado da prática do crime de homicídio qualificado. Uma moldura penal que atinge 25 anos de prisão.  Sob fortes medidas de segurança, para evitar que a população furiosa linchasse o presumível assassino, as forças policiais da judiciária e da ordem pública, conduziram Deuladel Luís Martins, o Tribunal da Cidade de Neves no norte de São Tomé, que de seguida ordenou a prisão preventiva do suspeito.

Abel Veiga | Téla Nón

*Título PG

Guiné-Bissau | "CEDEAO perdeu a capacidade para resolver a crise"


Missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) deverá chegar à Guiné-Bissau na segunda-feira para ajudar a resolver crise política. Mas analista diz que a organização "está comprometida".

A missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) chega a Bissau na segunda-feira e vai permanecer até sexta-feira, 13. Será composta por peritos constitucionais, que vão manter contactos com a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o Supremo Tribunal de Justiça.

O representante especial da CEDEAO na Guiné-Bissau disse num comunicado publicado esta sexta-feira que o propósito da missão é ajudar a alcançar "uma resolução rápida do contencioso eleitoral criado após a divulgação dos resultados da segunda volta das presidenciais", realizada a 29 de dezembro.

No seu último comunicado, de 2 de março, a CEDEAO disse que "não pode reconhecer organismos criados e instalados fora dos quadros constitucionais e legais".

Mas os partidos e personalidades políticas que apoiaram a candidatura de Umaro Sissoco Embaló à Presidência discordam da organização sub-regional.

"Não conseguimos entender", frisou Vítor Pereira, que falou em nome do coletivo durante uma conferência de imprensa, na quinta-feira (05.03). "Não é possível que uma organização idónea tenha dois pesos e duas medidas e se pronuncie de forma diferente. Não conseguimos entender isso".

Casa de Aristides Gomes na Guiné-Bissau cercada por forças de segurança


A residência do primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, voltou hoje a ser palco de um momento de tensão, depois de ter sido cercada por forças de segurança por causa de viaturas de Estado.

"Mais uma vez a polícia de intervenção rápida apareceu cá e foi-se reforçando em termos de efetivos bem armados à procura de veículos do Estado", afirmou aos jornalistas Aristides Gomes.

Aristides Gomes explicou que uma série de viaturas de vários membros do Governo, bem como as respetivas chaves, estão em sua casa sob proteção da Ecomib, força de interposição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), porque aquelas pessoas deixaram de ter proteção em casa.

"A polícia que está a trabalhar para o novo grupo que se autoproclamou como Governo quer levar os carros sem deixar um documento sequer, quando nos assuntos do Estado não se pode apropriar dos bens de Estado sem deixar traços. Forçaram tudo, estiveram numa espécie de puxa-puxa com os soldados da Ecomib e acabaram por levar um carro", disse Aristides Gomes.

Portugal | Os milhões do futebol


Inês Cardoso | Jornal de Notícias | opinião

Ninguém terá estranhado que a maior operação de sempre da Autoridade Tributária tenha visado esta semana os principais clubes do país, jogadores de futebol, agentes e empresários.

Estranho só mesmo o tempo que já leva a investigação, muito mais demorada do que noutros países, incluindo a vizinha Espanha. São públicas desde 2017 informações da abertura de inquéritos a transferências em que haverá ocultação de valores, com suspeita de crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Criou-se há muito a ideia de que o futebol é um mundo à parte, uma espécie de campo primitivo onde se autorizam comportamentos irracionais e violentos nas bancadas, na linguagem dos próprios dirigentes e na engenharia das contas. As dezenas de buscas agora realizadas mostram que, apesar das garantias públicas dadas pelos presidentes dos clubes, haverá seguramente muitos negócios à margem da lei. Suspeita-se que o Estado tenha sido lesado em cerca de 40 milhões de euros.

Além de dependerem muitas vezes da colaboração de autoridades de países terceiros, já que os esquemas financeiros usados passam pelo recurso a offshores, estamos a falar de crimes de extrema complexidade, cuja investigação exige um elevado grau de especialização e recursos por parte das autoridades. A falta de meios é uma das razões invocadas para a demora na investigação.

Numa altura em que a justiça vive uma crise de confiança e em que a discussão em torno da prisão de Rui Pinto divide opiniões, não pode perder-se de vista o essencial. Seja qual for a sanção a aplicar (ou não) em relação à pirataria informática, não pode haver complacência quanto aos crimes postos a nu. E neste filme não há inocentes. Também a Ordem dos Advogados deve ser clara a posicionar-se contra o planeamento fiscal abusivo. Em 12 anos, só dois advogados denunciaram ao Fisco esquemas abusivos. O papel de um advogado é fazer cumprir a lei, não ensinar como lhe escapar.

*Diretora-adjunta

PS com quase 10 pontos de vantagem sobre o PSD e Chega no quinto lugar


O PS mantém uma vantagem de 9,9 pontos percentuais sobre o PSD e o Chega surge como quinto partido, com 3,3%, num estudo da Eurosondagem para o Sol e Porto Canal hoje divulgado.

Os socialistas recolhem 37,3%, seguidos pelo PSD, com 27,4%, o BE tem 8,8%, a CDU 6,3%, o Chega 3,3%, o CDS-PP 2,9%, o PAN 2,8% e a Iniciativa Liberal 1,1%. O Livre, que perdeu a representação parlamentar com a desvinculação de Joacine Katar Moreira, deparece do radar das intenções de votos neste estudo.

Relativamente ao último estudo da Eurosondagem, o PS sobe 0,9 p.p., o PSD desce 0,4, o BE recua 0,7, a CDU mantém-se igual, o CDS-PP perde 1,3 p.p., o PAN perde 0,5 e a Iniciativa Liberal recua 0,2 p.p.

O Chega é o partido que mais sobe, 0,8 p.p. face ao estudo da Eurosondagem realizado em fevereiro, atingindo os 3,3% e ultrapassando o CDS e o PAN. O Chega surge neste estudo como quinto maior partido, embora fique longe dos 6,2% alcançados numa sondagem da InterCampus para o Correio da Manhã, noticiada pela Lusa em fevereiro.

Nesta sondagem o PS continua a recolher mais intenções de voto do que a direita no seu conjunto (34,7%).

O PS venceu as legislativas de outubro com 36,3%, seguido do PSD, com 27,7%, BE (9,5%), CDU (6,3%), CDS (4,2%), PAN (3,3%), Chega (1,3%), Iniciativa Liberal (1,3%) e Livre (1,1%).

O estudo da Eurosondagem, feito a partir de 1.193 entrevistas telefónicas, tem uma margem de erro de de 3,08%, para um grau de probabilidade de 95,0%.

Notícias ao Minuto | Lusa

Leia em Notícias ao Minuto: 

Portugal tem 13 casos de Covid-19, 28 mortos na China, 17 nos EUA, 2 no RU


Portugal regista 13 infeções confirmadas de Covid-19 e 30 novos casos suspeitos ainda em avaliação, informou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS). 

O aumento do número de infeções, de nove na quinta-feira para 13 esta sexta-feira, foi inicialmente anunciado pela ministra da Saúde, Marta Temido, após uma reunião da União Europeia, em Bruxelas.

O número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus aumentou para 100.842, das quais 3.456 morreram, em 92 países e territórios, segundo um balanço divulgado pela agência noticiosa France Presse (AFP), com dados atualizados às 17h00 de ontem.

O novo coronavírus surgiu pela primeira vez no final do ano passado em Wuhan, na China, e pode causar infeções respiratórias como pneumonia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto por cá e lá fora:

Covid-19 mata 17 pessoas nos EUA Segunda morte no Reino Unido

09h03 - A proibição de dar beijos ou apertar a mão nos cumprimentos quotidianos em França é uma das medidas de higiene e segurança face ao Covid-19 mais difícil de adotar e leva a uma nova forma de interação social. Perante esta proibição tão insólita, a Lusa foi falar com France de Heere, formadora de etiqueta e boas maneiras à francesa. Leia a entrevista na íntegra aqui.


08h55 - A Coreia do Sul registou, nas últimas 24 horas, 274 novos casos de infetados com coronavírus, totalizando mais de 6800. De acordo com o Mirror, um casal britânico que se mudou para este país asiático, em dezembro, para dar aulas de inglês não sai de casa há duas semanas, devido à ameaça do novo coronavírus.

08h35 - Se nas ruas, transportes públicos, ou no trabalho os alemães parecem tranquilos em relação à epidemia de Covid-19 provocada por um novo coronavírus, os supermercados espelham o sentimento de ameaça já familiar. Os efeitos revelam-se nas prateleiras vazias e em produtos esgotados, com consequências no aumento das vendas, em cerca de 40%, na região de Berlim e Brandeburgo, onde os supermercados garantem estar preparados para cobrir as necessidades.

Mais lidas da semana