domingo, 17 de novembro de 2019

REINTERPRETAR O MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO EM ÁFRICA – VIII


 Martinho Júnior, Luanda  

SUBSÍDIOS EM SAUDAÇÃO AO 11 DE NOVEMBRO DE 2019

Uma das maiores deficiências de que sofrem os africanos duma forma geral e os angolanos em particular, é a ausência de reflexão própria sobre os fenómenos antropológicos e históricos afectos ao seu espaço físico, geográfico e ambiental.

Essa falta de vontade e de perspectiva abre espaço ao conhecimento que chega de fora, em prejuízo do conhecimento que tem oportunidade de florescer dentro, ou seja: subvaloriza o campo experimental próprio, quantas vezes para sobrevalorizar as teorias injectadas do exterior!

Isso permite que outros não abram o jogo sobre essas interpretações dialéticas em função de seus interesses, manipulações e ingerências, aplicando a África, por tabela a Angola, as interpretações estruturalistas de feição, de conveniência e de assimilação!


Esta série pretende reabrir dossiers que do passado iluminam o longo caminho da libertação dos povos da América Latina e Caribe, de África e por tabela de Angola, sabendo que é apenas um pequeno contributo para o muito que nesse sentido há que digna e corajosamente fazer!

Abrir os links permite complementar com fundamentos, muitas das (re)interpretações do autor.

Nota: Esta série tendo como horizonte o 11 de Novembro de 2011, propiciará continuidade para outra que a ela se vai seguir.




29- Foi logo em 1966 que no sudeste de Angola começou a presença das “South Africa Defence Forces” do regime do “apartheid”, integrando os dispositivos colonialistas portugueses na Frente Leste contra o MPLA (https://bambaramdipadida.blogspot.com/2015/07/sul-africano-revela-ligacoes-entre-pide.html), precisamente quando a linha da frente informal do movimento de libertação em África se instala na Zâmbia, no paralelo da bacia do Zambeze, com vista a dinamizar os processos de luta armada contra a espinha dorsal da internacional fascista na África Austral (Zimbabwe e África do Sul) e suas colaterais “costelas” (Angola e Namíbia no sudoeste e Moçambique a sudeste)! (https://www.vozdeangola.com/index.php/politica/item/4582-exercito-da-africa-do-sul-convenceu-savimbi-a-iniciar-guerrilha-em-angola-oficial-sul-africano).

A resposta da internacional fascista foi imediata (https://www.news24.com/Columnists/GuestColumn/declassified-apartheid-profits-le-cercle-the-phantom-profiteers-20171026): “os Flechas, inicialmente conhecidos por Corpo Auxiliar, foram uma força especial indígena criada em 1966 com o apoio da África do Sul, em resposta a uma necessidade da então Polícia Internacional de Defesa do Estado - Direção Geral de Segurança (PIDE/DGS) para a recolha de informações de interesse político-militar português no Leste de Angola, tal como disse à Lusa John P. Cann, historiador norte-americano e autor do livro Os Flechas - Os Caçadores Guerreiros do Leste de Angola - 1965/74, publicado pela editora Tribuna da História”…


No livro “Alcora, o acordo secreto do colonialisno – Portugal, África do Sul e Rodésia na última fase da guerra colonial”, dos historiadores militares portugueses Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes, (http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=22415) explica-se em “A insólita opção de Portugal e a estratégia da aranha da África do Sul /1966-1969)”, páginas 83 e 84:

… “O ano de 1966 colocou a África do Sul no centro dos acontecimentos da África Austral.

Olhando para norte, colocado num imaginário posto de comando em Pretória, o comandante do navio sul-africano veria nuvens de tempestade no horizonte à sua esquerda e à sua direita, as primeiras na fronteira do Sudoeste Africano com Angola e as segundas na fronteirada Rodésia com a Zâmbia.

Ou então podemos imaginar a África do Sul como uma aranha, colocada num canto a tecer a sua teia para envolver os seus vizinhos na sua estratégia de manter os inimngos o mais longe possível.

Estes agitavam-se tanto no lado de Angola como no da Rodésia-Moçambique”…

A “aproximação” do “apartheid” ao colonialismo português já se desenrolava desde a década de 50 do século passado, mas foi em 1964 que ganhou outra expressão, desde logo com vocação para assumir uma posição nos espaços vitais de Angola e de Moçambique (bacias do Cunene e do Zambeze), segundo ainda o mesmo livro (página 74):

“Para a África do Sul chegara o tempo de explorar as potencialidades das zonas de interesse mútuo com Angola e Moçambique.

Um dos grandes problemas do Sudoeste Africano era a falta de água e de energia.

Os grandes rios do sul de Angola constituíam uma reserva importante para suprir essas dificuldades e permitiriam instalar mais brancos e instalar mais minas.

Outro dos problemas da África do Sul, era a falta de mão-de-obra para as minas do Transval.

A 13 de Outubro de 1964, foram assinados vários acordos entre Portugal e a África do Sul.

Um referia-se ao apoveitamento do rio Cunene, em Angola; um outro era relativo aos trabalhadores moçambicanos contratados para as minas, concedendo-lhes mais direitos e garantindo-lhes melhor protecção; e um terceiro tinha a ver com a instalação de meios de frio no porto de Lourenço Marques para apoiar a exportação de citrinos sul-afrcanos”…

… “O aprofundamento das relações económicas referidas por Hilgard Muller teve seguimento em Março de 1965, através de um empréstimo da África do Wul a Portugal, no valor de 5,75 milhões de rands para o projecto hidroeléctrico da Matala (Angola)”.

Foi em função do assumir uma posição mais vantajosa, que o camaleão “apartheid” colocou duas pernas nos espaços vitais de Angola e Moçambique, cauteloso e vigilante, procuando delinear suavemente a sua intervenção contra a borboletas do movimento de libertação em África nos termos duma então discreta “border war”, obedecendo aos secretos conceitos do Exercício Alcora, quando as organizações que faziam a luta armada começaram a beneficiar da plataforma zambiana, onde em finais do século XIX se havia refugiado o Rei Lobengula e começavam a disputar já esses mesmos espaços vitais tão carentes de humano amor e decisão da idade (Cunene e Zambeze)! (https://www.thepatriot.co.zw/old_posts/king-lobengula-did-not-disappear/).

As modernas organizações que compunham o movimento de libertação em África, na plataforma da Zâmbia faziam o refluxo da perseguição de que foi alvo o Rei Lobengula, face ao camaleão assumido pela British South Africa Company, às ordens do imperialista Cecil John Rhodes…

Agora o inimigo invasor aparecia com outras cores que só os camaleões podem prodigalizar, as cores do “lobby” dos minerais, do cartel dos diamantes, do elitismo dum outro império… àquela época cores fortes, tisnadas de “apartheid”! (https://pt.wikipedia.org/wiki/Apartheid).

Mito e realidade tinham tudo a ver com os processos eminetemente contraditórios dum estado que em Angola e Moçambique se dizia “multirracial e “multicultural” com outros estados da mesma região que assumiam sem equívocos o racismo, face à rebelião!...

Tal como aconteceu antes da Conferência de Berlim, com o episódio do Mapa Côr-de-Rosa (https://noseahistoria.wordpress.com/os-alunos-e-a-historia-2/mapa-cor-de-rosa/http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/2017/04/26/portugal-sombra-de-ambiguidades-ainda-4/http://livrariaultramarina.com/product_info.php?products_id=7115), Portugal colonialista, desconhecendo a sabedoria do Rei Lobengula, (https://www.britannica.com/biography/Lobengula) era afinal, também entre 1966 e 1974 (e comprovava-se outra vez), uma outra transitória e frágil borboleta face ao jogo lascivo do camaleão, uma frágil borboleta até perante as borboletas desafiadoras do movimento de libertação em África que passaram a animar o espaço da África Austral, esvoaçando desde o berço-manancial de água e de vida, da bacia do Zambeze:

“O camaleão vai atrás da borboleta, permanece camuflado por muito tempo, para depois avançar lenta e gentilmente: primeiro coloca uma perna, depois outra.

Por fim, quando menos se espera, ele lança o dardo de sua língua e a borboleta desaparece – a Inglaterra é o camaleão e eu sou a borboleta” (http://pagina--um.blogspot.com/2010/10/globalizacao-o-camaleao-voraz-que.html)...

O historiador militar angolano Miguel Júnior compreendeu-o limitadamente nos seus ensaios sobre “O envolvimento das forças de defesa da África do Sul, no sudeste de Angola (1966-1974), um estudo de contrainsurreição” e concluiu assim (página 95):

… Por força do estudo do envolvimento das Forças de Desefsa da África do Sul, recpitulámos a luta de libertação de Angola de 1961 a 1974 e passámos em revista a campanha de contrainsurreição das Forças armadas de Portugal”…

… “O envolvimento das Forças de Defesa da África do Sul foi, na verdade, uma realidade. Mas as Forças de Defesa da África do Sul só intervieram em Angola, em 1975, no quadro da estratégia de segurança nacional do estado sul-africano”.

Não considerando contudo, em toda a sua amplitude e obstinado poder, a existência da internacional fascista e dos seus tentáculos de interesses e acção, desde sua superestrutura ideológica até ás transnacionais de armamento sob a tutela do “Le Cercle” e do direcção da África Central e Austral, passando pelos poderosos interesses na indústria mineira, o historiador militar angolano Miguel Júnior não percebeu plenamente como foi que, desde 1966, sucessivamente se prepararam apêndices como os Flechas (que deram origem ao Batalhão 31 das SADF), os “atraídos” homens de Chipenda na sua transição pela FNLA após se afastar do MPLA (que deram origem ao Batalhão 32, Búfalo) e a UNITA gerada na Operação Madeira, todos componentes da Operação Savanah em 1975, marco da “border war”!

Também não percebeu a discreta existência do “Clube 1001” (e suas implicações num futuro a longo prazo, conforme o elitismo de hoje), que desde Stanley e Livingstone jamais perdeu pé nas bacias hidrográficas mais pródigas de África, particularmente as bacias do Congo e do Zambeze e chegou a arregimentar até Nelson Mandela saído da prisão (http://pagina--um.blogspot.com/2010/10/congo-acabar-com-chaga-imensa-que.html), para a “cândida” causa dos Parques Naturais Transfronteiriços de Paz (estimulados pelo World Wild Fund), (http://m.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/mobile/noticias/economia/2002/11/49/,5bac0ef1-638e-4d79-8fb6-b7614a27d80b.html?version=mobilehttps://www.worldwildlife.org/https://www.theguardian.com/environment/2014/oct/04/wwf-international-selling-its-soul-corporations) na origem do actual KAZA-TFCA, (https://www.kavangozambezi.org/index.php/en/) de que Angola foi a última a fazer parte!

Afinal, que resposta reactiva então o “apartheid”  poderia gerar face a um estado de coisas como o dessa conjuntura, que passava a ser disputada pela proactiva mudança de paradigma do movimento de libertação em África, as novas borboletas que, recém-chegadas, desafiavam o camaleão fielmente interpretado pelo “apartheid”?

O MPLA fez de facto uma proactiva mudança de paradigma de ordem estratégica entre 1966 e o 25 de Abril de 1974 e disso se iria definitivamente ressentir a tão transitória quão refractária, quão decadente, quão frágil borboleta colonialista portuguesa, no extertor de sua vida e pronta a ser engolida pelo camaleão imperial vestindo as cores do “apartheid”, conforme iria considerar Fernando Pacheco de Amorim em relação ao “25 de Abril, episódio do projecto global” (http://macua.blogs.com/files/25abril_episodiodoprojectoglobal.pdf).

Fernando Pacheco de Amorim só peca numa coisa: atribuiu ao 25 de Abril de 1974, aquilo que assenta como umna luva ao 25 de Novembro de 1975 e ao “pensamento spinolista” inspirado no último suspiro de “Portugal e o futuro”!  

Por essa razão, durante oito anos o movimento de libertação em África teve de vencer muitos obstáculos de natureza humana e de natureza físico-geográfico-ambiental, pelo que só um guia, inteligente conhecedor da intensidade da luta, com um rumo apontado à autodeterminação e indepenência e com a vontade férrea de lutar no interior do espaço nacional, a poderia consumar!

Forte, muito forte era essa borboleta cuja cabeça era António Agostinho Neto, uma borboleta disposta a um dia fazer face ao camaleão levando-o a duma vez por todas fazer dissipar as cores do “apartheid” e a deixar de poder voltar ao seu rasto!

Agostinho Neto fê-lo, procurando a todo o transe, unidade, coesão e amor em prol da identidade nacional, catalizando energias e abrindo caminho apesar do camaleão elitista e imperial! (https://steemit.com/conspiracy/@jockey/i-now-believe-that-the-world-wildlife-foundation-wwf-is-another-big-scam-don-t-give-them-any-donations).

A lógica com sentido de vida teve sempre que ver com isso e a segurança vital foi também inquestionável na essência desse esforço contra um dos elitismos mais perversos que em parte também se mesclava na internacional fascista, particularmente por causa dos interesses mineiros e dos interesses sobre o próprio espaço vital tropical de África!... (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/08/arde-angola-i-martinho-junior.html).


30- A luta clandestina em Luanda ganhou em finais da década de 60 um outro fôlego, com as células do MPLA, de raiz metodista e clãnica-familiar, a não deixarem alguma vez descansar os próprios instrumentos do poder fascista e colonial; constate-se este exemplo resoluto da “Operação Vitória ou Morte” (https://www.correioangolense.com/artigo/politica/operacao-vitoria-ou-morte-sua-explicacao), segundo explicação publicamente feita em 2016 por um dos seus mais destacados intervenientes, Luís António Neto Kiambata:

“Há 47 anos, teve lugar a operação Victoria ou Morte, que foi realizada a 4 de Junho de 1969.

Muito tem sido já falado, em Angola, no tempo em que existia um conflito latente entre o Povo Angolano e o colonialismo português. 

Desde a data da acção no 4 de Fevereiro de 1961, o Comité Director do MPLA não cessava de chamar a atenção das condições que existiam entre os beligerantes.

Foram lançadas palavras de ordem, no sentido de se realizarem acções e mais acções, constituindo bases seguras para se alcançar o fim da presença colonial na nossa terra”.

Deve ter sido uma das acções de maior vulto realizada, porque a organização das células estava em consonância com as directrizes que o MPLA havia determinado, no contexto de se levar a todo o espaço do território angolano, a chama da Liberdade e a vontade de vermos a nossa terra Independente, ao lado de outros países, para se erradicarem todas as formas de colonialismo em África, e prosseguir o seu caminho (como dizia o Presidente Agostinho Neto)”… 

“Como seguíamos as directrizes que eram provenientes do então Comité Director do MPLA, de que eram necessárias realizarem acções e mais acções para expulsão do Colonialismo Português em Angola, decidimos também juntar esforços neste sentido. 

FOI NESSA PERSPECTIVA QUE SE REALIZOU A OPERAÇÃO VICTORIA OU MORTE.

Esta missão teve como principais objectivos o seguinte:

- Demostrar a África e o Mundo e ao colonialismo português, que a luta de Libertação levada a cabo pelo MPLA era para obtenção da Independência de Angola, e para terminar com o colonialismo português na nossa terra. 

- Libertar as senhoras da Igreja Metodista Unida de Angola, detidas pela PIDE/DGS, desde 25 de Outubro de 1968, na prisão de São Paulo em Luanda. O nosso grupo levou um avião para Ponta Negra, afim de pressionar o Governo fascista português a  libertar as vinte (20) senhoras que estavam encarceradas.

- Foi a resposta concreta à propaganda colonial portuguesa que se havia servido da viagem do então Chefe do Governo Português, Professor Doutor Marcello Caetano a Angola em 17 de Abril de 1969, que dizia que os Angolanos não queriam a Independência, e que eram pessoas estrangeiras que alimentavam tal pretensão.

- A Operação foi de encontro às palavras de Ordem da Direção do MPLA, acima citadas.

- A Operação Victoria ou Morte, foi igualmente para homenagear os patriotas Angolanos que já haviam derramado o seu sangue pela libertação da Pátria e para pressionar o Mundo para a libertação de todos os presos políticos. 

Quando surge o 4 de Junho de 1969, tudo mudou e a 10 de mesmo mês, as senhoras da Igreja Protestante eram postas em liberdade, por causa da Operação de resgate. Elas sofreram muitos interrogatórios; muitas delas às altas horas da noite. Continuo a dizer que a PIDE não tem perdão. As senhoras já tinham sido condenadas e deveriam ir para o Namibe, na Baía dos Tigres, quando realizamos a Operação”…

O isolamento político-diplomático da internacional fascista (https://aviagemdosargonautas.net/2013/03/21/2005903/) que sobrevivia à sombra da NATO por via das suas “redes stay behind” “inteligentes” (https://isgp-studies.com/1001-club-of-the-wwf) conforme ao “Le Cercle” e “Clube 1001” (que em África socorriam veladamente colonialismo, neocolonialismo, “apartheid” e suas sequelas como a UNITA e a RENAMO, conforme o exemplo da trajectória de Jaime Nogueira Pinto, homem do “Le Cercle”, expressa em entrevista ao Jornal Público a 19 de Dezembro de 2008 – http://www.publico.pt/sociedade/noticia/as-vidas-de-altissimo-risco-dos-nogueira-pinto-1460418 – e no seu livro “Jogos Africanos” – http://ou-quatro-coisas.blogspot.com/2008/11/jogos-africanos.html), era “cutucado” também por algumas das mais arrojadas células clandestinas do MPLA em Luanda e assim foi acontecendo sempre apesar da repressão, apesar das infiltrações de toda a ordem que foram sendo realizadas no heterogéneo campo anticolonial angolano, sobretudo no constante exercício que procurava a todo o transe, desde 1961, o isolamento e a neutralização da 1ª Região Político Militar!

A eclosão da Operação Vitória ou Morte, foi a resposta, por via dum subterrâneo clã familiar com a independência no horizonte de suas aspirações, à propaganda fascista que foi feita aproveitando a visita de Marcelo Caetano a Angola!... (https://arquivos.rtp.pt/conteudos/chegada-de-marcelo-caetano-a-luanda/https://arquivos.rtp.pt/conteudos/marcelo-caetano-em-luanda-e-na-beira/).

É precisamente esse o berço conjuntural da humanamente heterogénea corrente “nitista”, muito antes de sua eclosão no 27 de Maio de 1977, que se conjugou com outras sensibilidades para, de maneira violenta, procurar derrubar a Presidência de António Agostinho Neto à frente da República Popular de Angola, numa altura em que o estado angolano, ainda em nome da lógica com sentido de vida, continuava a ser um factor imprescindível, na sequência da luta contra o já derrubado colonialismo português, para a luta contra o “apartheid” e suas sequelas na África Austral e Central!

A heterogeneidade dos clãs e as dificuldades de comunicação da época dadas as condições e conjunturas da própria luta armada, era uma das dificuldades na assunção do rumo, pois nem todos chegavam ao mesmo tempo, a interiorizar essa necessidade e por isso tiveram dificuldade a resolutamente aceitar António Agostinho Neto como guia, acima de qualquer messianismo!

Recordem-se as mobilizadoras palavras de ordem do Presidente António Agostinho Neto que marcaram a continuação do rumo do MPLA, depois de proclamada a República Popular de Angola, nos primeiros anos da independência e quando a aliança FPLA-povo fermentava e crescia em poder, capacidade e eficácia: “na Namíbia, no Zimbabwe e na África do Sul está a continuação da nossa luta”!... (https://www.dn.pt/lusa/angola-com-apoio-da-namibia-para-instalar-memoriais-sobre-massacres-no-sul-8699998.htmlhttp://www.agostinhoneto.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1095:agostinho-neto-e-a-luta-de-libertacao-na-africa-austral-general-miguel-junior&catid=37:noticias&Itemid=206).

Admitir em Angola, fosse a que título fosse, fosse em que conjuntura fosse, fosse em que época fosse, a presença arrogante dum Jaime Nogueira Pinto, assumido “democrata-cristão”, “catedrático” do “Le Cecle”, (http://gaporsul.pt/quem-somos/fundador/https://wikispooks.com/wiki/Jaime_Nogueira_Pinto) não foi pois “honrar o passado e a nossa história, construindo no trabalho um homem novo” (https://www.youtube.com/watch?v=KgppoKTseoE), muito menos quando ele passou a vender livros de sua autoria, em função dos contactos que ele realizou prodigamente numa Angola já avassalada aos fluxos neoliberais!

Jaime Nogueira Pinto colocou, nessa altura que explorava o êxito neoliberal de 31 de Maio de 1991 em Bicesse (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/05/angola-bicesse-e-paz-que-estamos-com.html), imagens nos ”Jogos Africanos”, que só confirmam, antes de confirmar o que mais ele piamente quisesse e entendesse, seu decadente oportunismo ideológico e político, “cristão-democrata” e “anticomunista”!

É evidente que para ele, Jaime Nogueira Pinto, “a guerra de África” nunca “esteve perdida” (http://www.theportugaltimes.com/wp/?author=3&paged=88)… provavelmente é isso que muitos angolanos gostam hoje de ouvir!

As histórias inerentes ao avanço neoliberal e seu privilegiado elitismo na África Central e Austral (https://isgp-studies.com/1001-club-of-the-wwf), têm tudo a ver com esse tipo de exercícios que só se poderiam desenrolar a partir do multiplamente filtrado acordo de Bicesse a 31 de Maio de 1991!... (http://ensina.rtp.pt/artigo/acordos-bicesse/).

… Em finais da década de 60 do século passado, eram os já fiéis ao guia que davam sempre as respostas mais consequentes e lúcidas, animadas de lógica com sentido de vida e apontando o dedo à ferida da repressão colonial, entre as tendências mais diversas no terreno das disputas que cada vez mais também se tornavam contraditórias ao próprio exercício do poder colonial, precisamente no interior e numa Luanda que nessa conjuntura não podia deixar de ter heterogénea relevância, por que constava, incontornável, no horizonte do rumo!

Ao secreto poder do “Le Cercle” (https://www.news24.com/Columnists/GuestColumn/declassified-apartheid-profits-le-cercle-the-phantom-profiteers-20171026), da PIDE-DGS, da Aginter Press (https://novaresearch.unl.pt/en/publications/a-guerra-secreta-de-salazar-em-africa-aginter-press) e suas conjugações internacionais, rodesianas e sul-africanas (racistas), a luta clandestina contraposta pelo MPLA, com raiz nos clãs com visão independentista, jamais esmoreceu em Luanda (como onde quer que fossem ou estivessem os fieis ao rumo estratégico dirigido por Agostinho Neto), na expectativa que a hora da libertação iria inexoravelmente chegar!

Mesmo que com as mais diversas sensibilidades e propósitos, depois da Revolta Activa (http://www.redeangola.info/especiais/adolfo-maria/) e da Revolta de Chipenda, eram por via do rumo, “um por todos e todos por um”, “um só povo e uma só nação”! (https://www.ueangola.com/criticas-e-ensaios/item/179-um-s%C3%B3-povo-uma-s%C3%B3-na%C3%A7%C3%A3o-o-estado-e-a-diversidade-cultural-em-angola-1975-1979).

Todos esses fieis foram-no em luta, por que assumiram também e sempre a cultura de segurança vital: o que a organização que levava a cabo a luta armada e clandestina tinha a vencer, era um regime e um sistema retrógrado, jamais o povo português, encarado também como outra vítima e irmão nas aspirações de inequívoca liberdade antifascista, anti colonialista e anti “apartheid”!...

A intensa opção de escolha desse rumo, seria impossível sem um farol ideológico e político, sem um farol combatente e esse farol foi mesmo protagonizado na primeira pessoa e exemplarmente por António Agostinho Neto! (https://www.facebook.com/pg/memorial.aneto/posts/).

Os processos geoestratégicos de segurança vital no seu entorno e do seu núcleo duro, era uma luz-guia que inspirava seus fiéis seguidores e isso apesar das tentativas inteligentes mas cronologicamente desencontradas que o foram pretendendo eliminar, derrubar, ou subverter!

“A bandeira que hoje flutua, é o símbolo da liberdade, fruto do sangue, do ardor e das lágrimas e do abnegado amor do povo angolano”!... discurso da independência de António Agostinho Neto!... (https://www.youtube.com/watch?v=6NAYCTCkfww).


31- O colonialismo português, o “apartheid” e suas sequelas etno-nacionalistas e propensas ao neocolonialismo, não tinham capacidades para, por si próprias, levar a cabo mudanças de paradigma (http://liceu-aristotelico.blogspot.com/2017/05/contra-insurreicao-em-africa-o-modo.html), mantendo-se indexados às refractárias redes europeias que eram sequelas de nazis, e de fascistas, assim como ao colonialismo decadente e convulso da Europa, tudo instrumentalizado por uma NATO vocacionada para a modelagem neocolonial a partir d superestrutura ideológica e mental!... (https://www.revistamilitar.pt/artigo/1352).

… O movimento de libertação em contraposição, com seu rumo e com seus heroicos guias (Amílcar Cabral, Eduardo Mondlane, Samora Machel, Agostinho Neto, Che Guevara e Fidel), alimentava a chama da vida pelo menos enquanto não se realizasse o programa mínimo da autodeterminação e independência dos povos e territórios colonizados e sob opressão!

Capacidade proactiva de alterar paradigmas, implicando filosofias, doutrinas, ideologias e geoestratégias na superestrutura do pensamento, mas também nas capacidades de mobilização humana, movimento e acção, só pode ser levada a cabo por quem, com segurança vital, pode garantir organizada, rigorosa e disciplinadamente, a imprescindível lógica com sentido de vida e os exemplos de então colocam-se de novo nos desafios dos nossos dias, conforme tema que mais à frente, noutra série sequencial, retomarei de forma prospectiva!...

Na segunda metade da década de 60 do século passado a capacidade reactiva do colonialismo português e do “apartheid” conjugaram as doutrinas de guerra contra insurgente, com a acção psicológica que lhe era atávica e com a afim eclosão de etno-nacionalismos que em Angola produziram, “no modo português de fazer a guerra”, os “Flechas”, as “Tropas Especiais”, os “Grupos Especiais”, os grupos da OPVDCA e Guarda Rural, a FLEC sob o comando de Alexandre Tati (reconvertido e aproveitado tanto no interior do enclave como no Congo, enquanto agrupamento “pseudo-terrorista”), a UNITA sob a égide de Savimbi, os “Leais” (de recrutamento étnico “barotse” comunidade que na Zâmbia dominava o curso do Zambeze a norte das quedas Vitória)) e os “Fieis” (“katangueses” refugiados que antes haviam sido efémeros “gendarmes” de Moisés Tshombé ao serviço das transnacionais mineiras do sul do Congo)!...

Foi esse o âmbito bem evidente da expressão inicial da Operação Madeira (https://www.youtube.com/watch?v=3tWCDyrEtHc): todos esses distintos ramos tornados agrupamentos (e não organizações) fazem parte da mesma mescla que tinha que ver com “o modo português de fazer a guerra”, mas também com o modo do “apartheid” a fazer!... Entenda-se: fazer a guerra a preço de saldo, obrigava o “avarento” Salazar, seus seguidores e seus aliados racistas, a um torpe exercício como esse, depois de séculos de mais abjecta escravatura e colonialismo, que só muito poucos puderam alguma vez contrariar!... (https://www.dn.pt/portugal/salazar-autorizou-universidade-por-medo-do-apartheid-2616131.html).

A esse propósito e como exemplo de reinterpretação em primeira pessoa, a 9 de Junho de 2014, o jornalista do Jornal de Angola, José Ribeiro, entrevistou o ex-Inspector da PIDE-DGS e coronel das SADF, Óscar Aníbal Piçarra de Castro Cardoso (https://desenvolturasedesacatos.blogspot.com/2014/05/historia-da-guerra-colonial-42-parte.html), abordando a conjuntura de então, precisamente à volta desse tema (título – “Portugal deixou a PIDE colaborar com apartheid” – (http://jornaldeangola.sapo.ao/entrevista/portugal_deixou_a_pide_colaborar_com_apartheid):

… “Jornal de Angola - Foi para Angola como militar ou já ao serviço da PIDE?

Óscar Cardoso - Eu era um homem de confiança do regime e a PIDE soube que o director da polícia em Angola, São José Lopes, estava metido numa conspiração com a Rodésia e a África do Sul para proclamarem a independência do território. Com São José Lopes estavam pessoas com grande poder económico na província. Era preciso travar aquilo. Fui para Luanda com essa missão. Nessa altura já era inspector.

JA - Conseguiu travar essa conspiração?

OC - A minha missão era secreta, mas São José Lopes soube tudo ainda eu não tinha desembarcado em Luanda. Por isso, quando cheguei, mandou-me para o Cuando Cubango alegando que havia movimentos subversivos na região que era preciso travar. Quis ver-se livre de mim, rapidamente. Na verdade as forças do MPLA usavam o norte do Cuando Cubango para se infiltrarem no planalto central e o Savimbi queria fazer a guerrilha naquela zona. Eu estudei antropologia na Escola Colonial e interessei-me pelos khoisan, os chamados bosquímanos. Conheci-os ao vivo. Quanto à conspiração, eles pararam na altura mas nunca abandonaram o projecto. Logo a seguir ao 25 de Abril, retomaram-no.

JA - O que concluiu com os seus estudos?

OC - Os bosquímanos foram empurrados para os locais mais inóspitos e por isso odiavam todos os que não eram da tribo. Verifiquei que eram pisteiros espantosos. Liam os rastos como nós lemos um livro. Sabiam se as pegadas eram de homem ou mulher, se iam carregados ou não. Um dia até me disseram que a pista era de uma mulher grávida. O administrador Amaral Pontes tinha uma grande paixão pelos bosquímanos. Chamavam-lhe Tata Kun. Um dia decidimos fazer deles uma força contra os grupos da UNITA que queriam implantar-se no Cuando Cubango. Como as suas armas eram os arcos e flechas, pus-lhes o nome de Flechas.

JA - Como conseguiam enfrentar forças armadas só com arcos e flechas?

OC - As flechas eram armas terríveis. Eles conhecem um tubérculo altamente venenoso que fica uns dias em infusão. Depois embebem as pontas das flechas naquele líquido e quando acertam nas presas, elas ficam paralisadas. Nem os elefantes resistem ao veneno. Os Flechas arrasaram os homens da UNITA porque eles tinham medo da noite. Os bosquímanos conhecem a noite tão bem como o dia e atacavam o inimigo quando estava a dormir. Seguiam o lema do general chinês Sun Tse Wu, que existiu há mais de 3500 anos – sejam mais rápidos que o vento e tão misteriosos como a mata. Sejam destruidores como o fogo e silenciosos como as montanhas. Sejam impenetráveis como a noite e furiosos como o trovão.

JA - Os Flechas no Leste também eram bosquímanos?

OC – Não. Dado o êxito dos Flechas no Cuando Cubango, decidimos criar unidades em todos os postos situados no teatro de guerra. Em Gago Coutinho (Lumbala Ngimbo) foram recrutados os antigos guerrilheiros que se entregaram ou foram feitos prisioneiros. Depois também recebemos um grande reforço dos guerrilheiros da UNITA comandados pelo major Sachilombo, formado na academia militar de Nankin e que na época era o número dois da UNITA.

JA - A UNITA foi criada pela PIDE?

OC - Não, a UNITA foi criada pelo Savimbi e mais alguns companheiros, que receberam treino político e militar na China. Nós conhecíamos o perfil de todos e quando se instalaram na Frente Leste fomos estabelecendo contactos. Eles estavam a ser muito úteis porque combatiam as forças do MPLA. Mas depois infiltraram-se na zona do Munhango e começaram a incomodar a actividade dos madeireiros. Nessa altura fizemos o que qualquer força de inteligência militar faz: estabelecemos contactos com Savimbi e os seus oficiais.

JA - Está a falar da Operação Madeira?

OC- Exactamente. O pessoal da PIDE e do comando da Frente Militar Leste começou a estabelecer contactos com Savimbi e os seus oficiais. Conseguimos resolver o problema dos madeireiros. Logo nos primeiros contactos verificámos que o Savimbi tinha muito gosto em trabalhar connosco. O general Bettencourt Rodrigues, um militar extraordinário, deu luz verde e a UNITA passou a combater ao lado das tropas portuguesas”…

… Reparem com tudo isso, a que ponto chegou a formação a nível superior do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Ultramarinas (ISCSPU – https://www.geocaching.com/geocache/GC67YBX_instituto-superior-de-ciencias-sociais-e-politicas?guid=4136546b-af68-47ca-b884-51f0dc441c3f), até que ponto fluíram seus alunos por África (alguns deles membros da PIDE-DGS e SCCIA) e até que ponto o seu sucedâneo, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, é capaz de formar gente vocacionada para os processos de assimilação possíveis num ambiente de terapia neoliberal (de raiz cristã-democrata) após Bicesse (após 31 de Maio de 1991)!...

Até que ponto os “catedráticos” da internacional fascista, a coberto do seu próprio mofo, além do mais operaram em África desde então, conforme o exemplo de Jaime Nogueira Pinto?

… A propósito, no livro em que sou coautor com Leopoldo Baio, “Angola, séculos de solidão – do colonialismo à democracia – cronologia histórica baseada numa pesquisa analítica” (https://www.verangola.net/va/pt/072017/eventos/8813/https://paginaglobal.blogspot.com/2017/06/seculos-de-solidao-i.html;  https://paginaglobal.blogspot.com/2017/07/seculos-de-solidao-ii.htmlhttps://paginaglobal.blogspot.com/2017/07/seculos-de-solidao-iii.htmlhttp://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/2017/07/17/seculos-de-solidao-iv/http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/2017/07/17/seculos-de-solidao-v/), refiro, sob o tema “Região Central das Grandes Nascentes e definição dos quadrantes físico-geográficos de Angola – elementos que compõem a essência estratégica de Savimbi em relação a Angola”, em síntese, o seguinte, na página 152:

“- De 1966 a 1975 – UNITA instala-se na parte leste da região central das Grandes Nascentes (Operação Madeira), contra essencialmente o MPLA;

- De 1975 a 1990 – UNITA instala-se na parte sudeste do quadrante sul, integrada na agressão do apartheid contra Angola;

- De 1991 a 1997 UNITA instala-se progressivamente no quadrante norte e leste, de forma a, em estreita colaboração com o regime de Mobutu, explorar as reservas aluviais das bacias do Cuango e do Cuanza, a fim de continuar a afzer a guerra;

- De 1988 a 1999 – UNITA, depois da assinatura do Protocolo de Lusaka, (Savimbi)instala-se na Região central das Grandes Nascentes, nomeadamente nos municípios-chave do Andulo e Bailundo, em desafio a política de Reconciliação Nacional e ameaçando ca capital;

- De 1999 a 2002 – Savimbi instala-se no quadrante leste de forma a, apesar das sanções internacionais, continuar com o terrorismo, continuando desse modo a desafiar a política de Reconciliação Nacional até à sua morte”…

A UNITA de Savimbi manteve-se “cristalizada” na sua impossibilidade de alguma vez poder mudar de paradigma até 2002 (https://plataformacascais.com/plataformacascais/artigos/partilhado/56038-angola-aprender-reinterpretando-martinho-junior.html) e depois daí, até aos nossos dias, é parte integrante dos processos correntes e cada vez mais institucionalizados de terapia neoliberal filtrada pelos vícios de assimilação “lusófona” e “cristã-democrata”, apesar da evocação patriótica finalmente em embrião e finalmente aberta ao futuro!... (https://www.revistamilitar.pt/artigo.php?art_id=467http://paginaglobal.blogspot.pt/2018/04/angola-na-charneira-dos-tempos-que.html).


32- Avessas ou “transversais” ao rumo do movimento de libertação foram-se destacando outras correntes internas, heterogéneas ou TÉ fraccionistas, elas mesmo ligadas, em função de outras filosofias, de outras ideologias, de outros conceitos e de outros espaços socioculturais, a de práticas de evidente conspiração para com o rumo segundo o “pensamento estratégico de Agostinho Neto”!

Essas correntes, se alguma vez estiveram integrando o fluxo do rumo do movimento de libertação em África que se prendia rigorosamente à lógica com sentido de vida e parâmetros inerentes de segurança vital, deixaram irremediavelmente de fazer parte dele “mudando de campo” de forma adversativa e por isso tudo fizeram para derrubar, neutralizar, ou mesmo fisicamente fazer desaparecer, o guia António Agostinho Neto!... (http://jornaldeangola.sapo.ao/opiniao/artigos/a_acertada_e_recomendavel_curva_alargada_do_mpla).

Com isso era seu propósito (e isso era de valor inestimável para a internacional fascista em África) incapacitar a estratégia virada para a conquista da autodeterminação e independência em plena luta armada de libertação, quando se estava já tão próxima de consumação do seu Programa Mínimo (http://www.mpla.ao/mpla.6/discursos.15/mpla-62-anos-discurso-da-vp-no-acto-central.a5834.html), pois sabiam além domais que, o movimento de libertação em África, depois de o consumar, iria continuar a luta contra o “apartheid” a fim de legitimamente o extirpar de África por ser uma irresponsável afronta a toda a humanidade! (https://jornalggn.com.br/fora-pauta/cuito-cuanavale-o-principio-do-fim-do-apartheid/). 

De entre essas correntes e antes do 25 de Abril de 1974, em relação ao MPLA destacaram-se pela sua correspondência em termos de processos de inteligência, a chamada “Revolta Activa” e a “Revolta de Chipenda”!

Essas correntes puseram, a seu tempo, em causa o guia e o rumo da organização, num momento em que António Agostinho Neto mobilizava todas as energias para as batalhas que se avizinhavam inexoravelmente, aproximando a consumação do Programa Mínimo, algo que hoje começou a ser interpretado de forma heterodoxa… (https://www.uccla.pt/noticias/uccla-acolheu-debate-sobre-mudancas-sociopoliticas-em-curso-em-angola).

Essa heterogénea ou fraccionista contestação pretendia no fundo ou a deriva etno-nacionalista, (neocolonialista), antecipando até futuras doutrinas como as que sustentariam um dia as “revoluções coloridas” e as “primaveras árabes”, ou a rendição até às mais abjectas correntes e práticas conspirativas da internacional fascista, com o “apartheid” a recolher os maiores benefícios!...

Ainda que em termos relativos e heterogéneos, o espaço sociocultural da Revolta Activa correspondia mais ao campo francófono de influência e atracção (bacia do Congo) ainda que com foco em Luanda (a nível de clãs), enquanto o espaço sociocultural da Revolta do Leste (sob a égide de Daniel Júlio Xhipenda), ao campo de atracção anglófono (bacia do Zambeze), com foco no centro-sul!

A coisa foi feita com tal intensidade que há propositados rescaldos interpretativos até hoje, como este exemplo cujo link aponto (“O guerrilheiro que salvou o MPLA” – https://club-k.net/~clubknet/index.php?option=com_content&view=article&id=2748:o-guerrilheiro-que-salvou-agostinho-neto-&catid=9&Itemid=1078&lang=pt).

O espaço em que se situava António Agostinho Neto, sendo um campo sociocultural assumidamente lusófono, era contraditório. em nome da liberdade em relação ao ambiente sociopolítico fascista e colonialista de então (atracção na disputa vital pela bacia do Cuanza)…

A Revolta do Leste, sob a égide de Daniel Chipenda, se procurou de alguma forma “oxigenar” a superestrutura ideológica dos etno-nacionalismos sobretudo depois do 25 de Abril de 1974, procurou de facto por via de sua prática, revigorar os apêndices do “apartheid” no momento da passagem de mando do colonialismo para o âmbito da “border war”!...

Tudo isso foi sendo imperceptível mas paulatinamente preparado desde 1966, por via de vínculos de inteligência, quando os sul-africanos integraram os dispositivos de guerra contrainsurreição das Forças Armadas Portuguesas e ao mesmo tempo “filtraram” na Zâmbia, para depois os aproveitarem e integrarem automaticamente nos seus próprios sistemas e dispositivos, numa tão elástica “border war” que a 11 de Novembro de 1975 haviam de tentar tomar desesperadamente Luanda, com a Operação Savana!

Os “vegetais” dos etno-nacionalismos, tinham tudo que ver com os apêndices em que se tornaram a oeste da bacia do Zambeze… reparem até nos nomes e nos tempos de sua respectiva eclosão: Operação Madeira (1966), Operação Savana (1975)… (https://busy.org/@gavvet/the-south-african-border-war-operation-savannah-comes-to-an-end).

Com armas e bagagens se transferiram muitos oficiais da PIDE-DGS após o 25 de Abril de 1974, para a África do Sul dominada pelo “apartheid” e não por mero acaso também o ex-Inspector Óscar Aníbal Piçarra de Castro Cardoso e os seus Flechas (formados em 1966), com o chefe a, por um fenómeno de trajectória e osmose, tornar-se num renomado oficial de inteligência, Coronel das Souh Africa Defence Forces (1974), as “SADF” do “apartheid” e dos Flechas tornados numa “task force” do batalhão 31!

Com armas e bagagens Daniel Júlio Chipenda, depois da cartada perdida da Revolta do Leste e do seu efémero trânsito pela FNLA (na tão ilusória como momentânea convicção de que o “modo português de fazer a guerra” a tinha ganho a guerra no leste de Angola), se transferiu com seus homens para a eclosão de outra “task force”, o Batalhão 32, Búfalo, das SADF, com sua dispensa por causa dos diabetes que ele tinha entretanto contraído! (https://www.facebook.com/WarInAngola/photos/a.958170037550382.1073741838.167528979947829/1053168324717219/?type=3&theater).

Romper caminho não podia ser com subversão interna do rumo do movimento de libertação em África, não podia ser com factores atávicos de comportamento que cedessem face a correntes de pensamento e de acção etno-nacionalistas ou com outros vínculos e conexões, nem que cedessem, em nome dum exógeno critério de liberdade, à estagnação, ou ao acomodamento intelectual que caracterizava por exemplo alguns sectores de âmbito político-diplomático da própria organização, nem com reivindicações regionais, tribais, ou raciais por elas serem abcessos ou furúnculos próprios, abertos ou fechados, do campo da internacional fascista e de suas sequelas…

O rumo gizado por António Agostinho Neto (“generalização da luta armada”, necessariamente no interior de Angola), pela leitura que se pode fazer do seu pensamento estratégico (conforme explica Iko Carreira) obrigava-se a, impedindo o atavismo desses “vegetais” que podiam descaracterizar a acção dentro do espaço nacional do movimento de libertação, gerar pelo contrário e de forma consequente, unidade e coesão em torno do guia e, tão simultânea quão sincronizadamente, a construção da identidade nacional alimentada de lógica com sentido de vida, por que no interior havia que disputar espaço vital de manobra e garantir segurança vital às acções e progressões da própria guerrilha, tendo em conta os obstáculos, riscos e desafios de toda a ordem que a guerrilha tinha de ultrapassar no longo caminho que se aproximava da região central das grandes nascentes e por fim de Luanda!

A deliberadamente confusa expressão dos fraccionismos (nos dias que correm a cavalo duma pressuposta reinterpretação “democrática”), era incompatível entre 1966 e o 11 de Novembro de 1975, com a energia que era necessário gerar para levar a cabo, em cumprimento do rumo, a “generalização da luta armada” apostada na etapa de autodeterminação e independência (objectivo do Programa Mínimo) e  mobilizando largamente a classe camponesa!...

Hoje esse rumo mobilizador a nível de massas da classe camponesa, é rebatido por aqueles que urbanamente são protagonistas de outras interpretações, como o caso, a título de exemplo, de William Tonet, que não reconhece o guia, nem o rumo, nem a sua acção também em disputa de espaço vital, aprestando-se com isso a não reconhecer a lógica com sentido de vida, muito menos a questão crucial da segurança vital… daí a sua entrevista ao serviço em português da DW… “Bonito serviço”, digo eu, um que provavelmente garante mais lucro que qualquer outro!... (https://www.dw.com/pt-002/27-de-maio-de-1977-em-angola-supress%C3%A3o-de-agostinho-neto-tinha-antecedentes-diz-william-tonet/a-15990935).

Em inequívoca condição “sine qua non”, o pensamento estratégico de António Agostinho Neto conferia carácter imprescindível à organização do movimento de libertação e teve que ser essa a base de sustentação para a acção eminentemente dialética, também para melhor definir o critério de disciplina interna… a todo o custo por que além do mais, fazer prevalecer segurança vital, obrigava à cultura firme de vontade de unidade e coesão, assim como da construção da identidade nacional!

O carácter duma “generalização da luta armada” desse tipo teve de ser de tal modo intensivo que, desafiado por tantos factores atávicos, obstáculos e fracionismos, a vida do guia e do fulcro da organização tinha de ser preservada!...

… Lembro que isso acabou por não acontecer em Moçambique, com os assassinatos de Eduardo Mondlane (a 3 de Fevereiro de 1969 – https://www.teorico.co.mz/2018/10/biografia-de-eduardo-mondlane.htmlhttps://www.esquerda.net/dossier/amilcar-cabral-libertacao-nacional-e-cultura/63817) e mais tarde de Samora Machel (a 19 de Outubro de 1986 – https://noticias.sapo.mz/actualidade/artigos/biografia-samora-moises-machel-primeiro-presidente-de-mocambique) e na Guiné Bissau, com o assassinato de Amílcar Cabral (a 20 de Janeiro de 1973 – https://www.britannica.com/biography/Amilcar-Lopes-Cabral), todos eles vítimas da internacional fascista e sua criminosa actuação em África contra o movimento de libertação!

Martinho Júnior -- Luanda, 15 de Novembro de 2019

Imagens:
01- Savimbi e oficiais do regime do “apartheid” – "Trabalhámos muito com Savimbi, de 1975 até 1976 e, depois, até 1990, lembrou o oficial sul-africano, que considera o líder histórico da UNITA como um homem muito carismático, um grande líder e adaptável. Estive presente quando falava com os reis tradicionais locais, com os seus súbditos. Não se pode imaginar a impressão que causava. Falava sempre com uma linguagem popular e não havia nenhum chefe tradicional que se lhe opusesse. Nós, sul-africanos, gostávamos muito de Savimbi, realçou” – https://www.vozdeangola.com/index.php/politica/item/4582-exercito-da-africa-do-sul-convenceu-savimbi-a-iniciar-guerrilha-em-angola-oficial-sul-africano
03- Chipenda fala aos angolanos de sua facção e da FNLA (“Task Force Zulu”), acompanhado de oficiais do regime do “apartheid”, durante a Operação Savana (em Novo redondo, hje Sumbe, capital da Província do Cuanza Sul – “11 November 1975 Independence Day! Task Force Zulu left Lobito for Novo Redondo. Armoured car Troop 3 formed up and left the camp at 06:00 towards Novo Redondo but it did not travel far since there was trouble with the FNLA infantry of Battle Group Bravo. They insisted that they be addressed by Daniel Chipenda before they continue. He flew in with a Dakota but the FNLA soldiers were not very happy with what he had to say. In the end they decided to continue with the SADF. This process delayed the Bravo component of TF Zulu (Cmdt Breytenbach). See the photo below (Source Facebook) above where Chipenda is addressing the FNLA soldiers for the last time during Ops Savannah” – http://www.opssavannah.net/article/task-force-zulu-11-november-1975;   
04- Chipenda em Rundu, a 25 de Maio de 1974, para “conversações” com o “apartheid”, o destino dilecto da Revolta de Chipenda e da FNLA no sul do país – https://www.facebook.com/WarInAngola/photos/a.958170037550382.1073741838.167528979947829/1053168324717219/?type=3&theaterhttp://www.warinangola.com/;  
05- A preparação para a Operação Savana, na base de treinos de Mpupa, a 15 de Setembro de 1975 – https://www.facebook.com/WarInAngola/photos/a.958170037550382.1073741838.167528979947829/1053168324717219/?type=3&theaterhttp://www.warinangola.com/.

TEXTOS ANTERIORES, DESTA SÉRIE:


CONTINUA

AGOSTINHO NETO AVALIOU EM POEMA OS “CAMINHOS DO MATO” (http://www.faan.og.ao/index.php?option=com_content&view=article&id=607:caminho-do-mato&catid=45:sagrada-esperanca&Itemid=233https://www.youtube.com/watch?v=B9vTbPcOQvw) QUE CONDUZIAM À LIBERTAÇÃO DE ANGOLA E DE ÁFRICA, NUMA CONSEQUENTE LÓGICA COM SENTIDO DE VIDA, QUE É TAMBÉM UMA LÓGICA DE AMOR, DE SENSÍVEL AMOR DESDE O BERÇO DA INDEPENDÊNCIA, TORNADO EM TERNA CANÇÃO DE NINAR!

CAMINHO DO MATO

Caminho do mato
caminho da gente
gente cansada
ó ó ó-oh
Caminho do mato
caminho do soba
soba grande
ó ó ó-oh
Caminho do mato
caminho de Lemba
Lemba formosa
ó ó ó-oh
Caminho do mato
caminho do amor
amor do soba
ó ó ó-oh
Caminho do mato
caminho do amor
do amor de Lemba
ó ó ó-oh
Caminho do mato
caminho das flores
flores do amor.

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