domingo, 7 de julho de 2019

Militares brasileiros comportam-se como tropa de ocupação, sem dignidade


Moro definiu 'dead line' p/ o sentenciamento do Almirante Othon, maior responsável pelo programa nuclear brasileiro -- nunca engolido pelo Depto de Estado. Alô, generais e almirantes, não sobrou um pingo de dignidade debaixo da farda? Uma molécula intacta de espinha dorsal?

====
Adestrados pelo Depto de Estado norte-americano, a exemplo de juizecos, militares brasileiros de alta patente e setores da oficialidade comportam-se como tropa de ocupação; ordem p/ eles é reprimir o próprio povo; progresso, tudo aquilo q atende ao interesse do capital internacional.


Leia também
A prisão do Almirante Othon Pinheiro foi uma das ações mais chocantes, brutais, e injustas da Lava Jato.

Moro marcou a prisão do almirante Othon. Nova reportagem do The Intercept, desta vez em parceria com a Veja, revela que o ex-juiz Sérgio Moro...

Caso Venezuela: A Lava Jato é uma articulação internacional


A Lava Jato passa a realizar - tacitamente ou não - um trabalho em linha com quem busca desestabilizar o governo venezuelano. (Jornal GGN)

Gilberto Maringoni

Sob vários aspectos, as revelações feitas pelo Intercept neste domingo, 7, são as mais graves entre todas as trocas de mensagens que vieram à luz até aqui. Paradoxalmente, são as de menor impacto público.

O que desvendam tais diálogos virtuais? Que – ao buscar vazar delações sobre a ação da Odebrecht na Venezuela – a Lava Jato transformou-se numa organização de âmbito internacional, capaz de manipular e influenciar cenários políticos além fronteiras. E exibem, pela segunda vez, a cumplicidade de Fernando Henrique Cardoso com o grupo baseado em Curitiba.

A INTERVENÇÃO DE DELTAN DALLAGNOL, em 6 de agosto de 2017, expressa o que estava em jogo:

“Deltan – (…) Não vejo problema de soberania. E há justificativa para fazer qto à Venezuela e não outros pq destituiu a procuradora geral e é ditadura. (…) O propósito de priorizar seria contribuir com a luta de um povo contra a injustiça, revelando fatos e mostrando que se não há responsabilização lá é pq lá há repressão”.

O procurador evangélico demonstra saber dos problemas diplomáticos que tais decisões – vazar as informações – poderiam acarretar. Mas as justifica para “contribuir com a luta de um povo contra a injustiça”. Quem delegou a Dallagnol e seus comparsas a prerrogativa de agir como um templário togado ao arrepio da Constituição Federal? A Carta, como se sabe define o seguinte sobre o tema:

“Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

(…)

III – autodeterminação dos povos;

IV – não-intervenção”.

Os milicianos das araucárias não desconhecem tais cláusulas, que se originam nas formulações do Barão do Rio Branco, há mais de um século. A evidência está no seguinte diálogo de 5 de agosto de 2017, revelado pelo Intercept:

[procurador] Paulo [Galvão]– (…) Vejam que uma guerra civil lá é possível e qq ação nossa pode levar a mais convulsão social e mais mortes (ainda que justa ou correta a ação). Lá não é Brasil.(…) Não estou dizendo que sim ou que não, apenas que precisa ser refletido

Roberson [Pozzobon] – Caraaaaaca

Orlando [Martello] – (…) Não dá para abrir simplesmente o que temos. (…) Não dá para arriscar um descumprimento de acordo, inclusive com consequências cíveis de nossa parte, bem como da União. (…) A solução que vejo é fazer uma comunicação espontânea para o próprio país. No caminho isso certamente vazará em algum lugar, sem qq participação nossa. Isso posso fazer de imediato”.

Por que os psicopatas chegaram ao poder


Há uma dimensão pouco examinada no avanço das lógicas neoliberais. Um sistema que estimula competição, disputa e rivalismo produzirá “líderes” brutais e sem empatia. Eleger gente generosa e sensível requer uma nova democracia

George Monbiot | Outras Palavras | Tradução: Inês Castilho

Quem, em seu juízo perfeito, poderia desejar esse trabalho? É quase certo que acabará, como descobriu Theresa May, em fracasso e execração pública. Procurar ser primeiro-ministro britânico, hoje, sugere ou confiança imprudente ou fome insaciável de poder. Talvez necessitemos de uma ironia como a de Groucho Marx: alguém louco o suficiente para candidatar-se a essa função deveria ser desqualificado para concorrer.

Alguns anos atrás, a psicóloga Michelle Roya Rad listou as características de uma boa liderança. Entre elas figuravam justiça e objetividade, desejo de servir à sociedade e não a si mesmo, falta de interesse em ser famoso e ocupar o centro das atenções, resistência à tentação de esconder a verdade ou fazer promessas impossíveis. Por outro lado, um artigo publicado no Journal of Public Management & Social Policy (Jornal de Gestão Pública e Política Social) listou as características de líderes com personalidade psicopata, narcisista ou maquiavélica. Elas incluem: tendência à manipulação dos outros, disposição em mentir e enganar para alcançar seus objetivos, falta de remorso e sensibilidade, desejo de admiração, atenção, prestígio e status. Quais dessas características descrevem melhor as pessoas que estão competindo para ser “governantes” no mundo contemporâneo?

Israel contra os Venezuelanos

Thierry Meyssan*

Uma nova tentativa de Golpe de Estado teve lugar em 24 de Junho na Venezuela. Thierry Meyssan releva que ela era dirigida ao mesmo tempo contra a Administração de Nicolás Maduro e contra o seu opositor pró-EUA, Juan Guaidó. Por outro lado, segundo as registos áudio das conversas dos conspiradores, ela era supervisionada por Israelitas.

Uma enésima tentativa de Golpe de Estado teve lugar durante o dia 24 de Junho 2019 na Venezuela. Todos os protagonistas foram detidos e o Ministro da Informação, Jorge Rodríguez, explicou demoradamente na televisão todos os detalhes da golpada. Ela foi eclipsada na imprensa pelo mal-estar de um dos chefes durante a sua comparência no tribunal, depois pela sua morte no hospital. Ora, ela é, na realidade, muito esclarecedora.

Com efeito, ao contrário das vezes precedentes, este complô era vigiado desde há 14 meses por uma unidade da Inteligência militar que havia sido treinada pela Inteligência cubana. Neste período, os Venezuelanos penetraram o grupo e vigiaram as suas comunicações áudio e vídeo. Assim, eles dispõem de 56 horas de gravações que fornecem uma quantidade de provas irrefutáveis.

Vários dos indivíduos detidos haviam estado envolvidos em complôs anteriores, de tal modo que é difícil conceber esta operação como sendo distinta das anteriormente comanditadas pela CIA.

IMPRESCINDÍVEL RESPEITO PELO BERÇO DA HUMANIDADE - Martinho Júnior


Martinho Júnior, Luanda  

Desde os primeiros dias de sua afirmação na condução dos destinos do povo cubano e plenamente identificada com ele, que a Revolução Cubana respeita, como muito poucos, o berço de toda a humanidade, não como uma figura de estilo conforme a emoção dum momento, mas por que humildemente reconheceu pela voz do Comandante Fidel, a dívida contraída em nome da civilização e contra a barbárie!...

A saga da luta de libertação contra o colonialismo e o “apartheid”, ali onde foi necessário pegar em armas, mobilizou Cuba de Argel ao Cabo da Boa Esperança, na forja duma entranhável e imprescindível irmandade que agora, geração após geração, os povos dos dois lados do Atlântico cultivam na essência da vida humana, que tanto carece de amor, de educação, de saúde e dum irrevogável respeito para com a Mãe Terra!...

O mundo em realidade paralela


José Goulão [*]

A elite governante mundial, em aliança com o aparelho comunicacional global que trata da sua propaganda, querem forçar-nos a viver numa realidade paralela, aquela em que a versão ficcional e oficial dos factos se transforma em verdade única, indiscutível, sendo a discordância anatemizada como fake news.

Para ter a noção da envergadura da burla basta-nos pegar em alguns factos que fazem a actualidade, segundo a agenda ditada pelo aparelho de propaganda, e aprofundá-los um pouco. Não será necessário cavar muito fundo, porque a mistificação fica exposta a partir das primeiras incisões: não pode dizer-se que haja especial cuidado em preparar algumas das farsas.

No topo da actualidade está a guerra contra o Irão: haverá ou não haverá? Quando haverá? Como haverá? O problema resume-se a estas dúvidas.

Presume-se, pois, que existam razões justas, mecanismos legais para que a guerra se faça, talvez resoluções das Nações Unidas ou coisas do género.

Não, resoluções não há; tão pouco o Congresso dos Estados Unidos deu o consentimento constitucional ao presidente para atacar o Irão. E, já agora, alguém sabe dizer o que fez o Irão para que mereça ser alvejado? Parece que uns petroleiros danificados no Golfo de Omã sem que haja provas de quem cometeu o crime; e o derrube de um drone norte-americano que invadiu o espaço aéreo iraniano, facto de que existem sobejas provas embora sejam censuradas pela comunicação global. 

Portugal | Flexibilização, Agência Lusa e Fake News

NÃO É VERDADE QUE O GOVERNO TENHA APROVADO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA “UM NOVO REGIME DE FLEXIBILIZAÇÃO DE IDADE DE ACESSO À REFORMA NA CGA” COMO A LUSA E OUTROS ÓRGÃOS DE INFORMAÇÃO DIVULGARAM

A LUSA distribuiu um comunicado em 27-6-2019 com o titulo “Governo aprova novo regime de flexibilização da idade de acesso à reforma na CGA” (para confirmar aceder ao link: https://www.lusa.pt/article/26544145/governo-aprova-novo-regime-de-flexibiliza%C3%A7%C3%A3oda-idade-de-acesso-%C3%A0-reforma-na-cga).

Este título foi depois foi reproduzido por quase todos media, sem antes analisarem a sua veracidade, criando nos trabalhadores e na opinião publica a falsa ideia que o governo tinha aprovado para os trabalhadores da Função Pública um novo regime de aposentação antecipada semelhante ao que vigora já para os trabalhadores do setor privado e que é mais favorável do que o regime da CGA. AQUELE TÍTULO DIVULGADO POR QUASE TODOS OS MEDIA NÃO É VERDADEIRO, É FALSO. Mas assim vai o jornalismo em Portugal.

O que o governo decidiu, como consta do comunicado do conselho de ministros de 27 de junho de 2019, foi apenas “a consulta pública e aos parceiros sociais, o novo regime de flexibilização da idade de acesso à pensão no regime convergente, ou seja, da CGA. Trata-se de aplicar (diz a nota), aos beneficiários da Caixa Geral de Aposentações um regime equivalente ao que já foi aprovado no âmbito do regime geral da Segurança Social”. 

Como é possível que a LUSA tivesse divulgado um título tão enganador/manipulador (Fake news) sabendo que ele não correspondia à verdade? O decreto-lei 84/2019 aprovado e publicado não contém qualquer novo regime de flexibilização como vamos mostrar.

Eugénio Rosa

Portugal | Uma pergunta muito inocente


Jorge Rocha* | opinião

A notícia do financiamento clandestino da campanha presidencial de Cavaco Silva pelo grupo Espírito Santo confirmou as suspeitas sobre o afã com que ele defendera a «solidez» do banco em causa quando, nos meios económicos, a bancarrota já se anunciava.

Olhando para tal exemplo, e tendo em conta que Marcelo Rebelo de Sousa também era frequentador assíduo desses convívios promíscuos entre os grandes grupos económicos e alguns atores políticos, pode-se perguntar inocentemente, que misteriosas razões o levam a defender os interesses privados na Saúde com tão persistente afã.

Será caso para perguntar o que encontraria o Ministério Público se se dedicasse a vasculhar quem eram os clientes do atual Presidente da República quando, além dos recebidos como professor na Faculdade de Direito e entertainer televisivo, aumentava os rendimentos por conta dos pareceres encomendados por quem dele pretendia ver fundamentados os seus interesses com parciais juízos de emérito constitucionalista. O que iriam encontrar os procuradores? Será que essa reiterada intenção em fazer-se provedor dos lucros dos grandes grupos privados encontraria elucidativa explicação?

Cerca de 9 mil milhões saíram de Portugal para paraísos fiscais em 2018


Cerca de nove mil milhões de euros foram transferidos para 'offshore' em 2018, abaixo do valor do ano anterior, destacando-se a Suíça e Hong Kong, segundo dados divulgados pela Autoridade Tributária e Aduaneira.

O montante comunicado pelos bancos ao Fisco sobre as transferências para paraísos fiscais em 2018 foi de 8,95 mil milhões de euros, inferior em 1,4 mil milhões de euros ao valor transferido no ano anterior.

Os dados resultam das declarações submetidas até ao final do último dia útil de maio de 2019, com base no modelo 38, sobre transferências de fundos para 'offshore', incluindo declarações de substituição e declarações submetidas fora de prazo, conforme indica uma nota da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), que acompanha estas estatísticas.

A partir de 2018, os bancos ficaram obrigados a enviar o modelo 38 à AT, que passou a ter de publicar os dados até ao final de junho.

Governo timorense quer travar renovação de presidente da região de Oecusse


Díli, 04 jul 2019 (Lusa) -- As bancadas do Governo no parlamento timorense querem alterar a lei que cria a Região Administrativa Especial de Oecusse-Ambeno (RAEOA) para retirar o Presidente da República do processo de nomeação do responsável regional.

Uma emenda que, a ser aprovada, impediria o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, de poder bloquear qualquer tentativa de substituir o atual responsável regional, Mari Alkatiri, opção defendida pelos partidos do Governo.

Em causa estão mudanças à lei 3/2014 que alteram a forma de nomeação e exoneração do presidente da RAEOA, sem passar pelo Palácio Presidencial.

A emenda determina que o presidente da RAEOA passa a ser "nomeado pelo Governo, através de resolução, para um mandato de cinco anos, renovável uma única vez".

A lei atualmente em vigor determina que "o Presidente da Autoridade (...) é nomeado pelo Presidente da República, sob proposta do primeiro-ministro, para um mandato de cinco anos, renovável sucessivamente", aplicando-se o mesmo processo na exoneração.

Qualquer alteração a esta legislação teria que ser promulgada pelo Presidente da República, sendo que em caso de veto basta um voto de confirmação da maioria do Governo no parlamento para obrigar o chefe de Estado a aprová-la.

Moçambique | Ataque reivindicado pelo EI terá feito sete mortos em Cabo Delgado


Segundo a agência de notícias France Presse, o grupo terrorista Estado Islâmico fez um ataque contra forças de segurança no norte do país. Este é o segundo ataque supostamente cometido pelos jihadistas em Moçambique.

Sete pessoas foram mortas no norte de Moçambique esta semana num ataque jihadista reivindicado pelo Estado Islâmico (EI), informaram fontes à agência de notícias France Presse este sábado (06.07). O ataque terá ocorrido na quarta-feira passada no vilarejo de Lidjungo, no distrito de Nangade, na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique. 

Um polícia e seis civis foram mortos, incluindo duas crianças, no ataque que ocorreu na quarta-feira passada. De acordo com o site de monitoramento de atividades jihadistas SITE Intelligence, o EI divulgou um comunicado esta sexta-feira (05.07) reivindicando a autoria do ataque. O Governo de Moçambique não confirmou se o ataque ocorreu.

Moçambique | Membro do MDM é atacado por homens armados na Zambézia


André Txetema, vice-presidente da Assembleia Autárquica de Alto Molocué, foi fortemente golpeado em sua residência por um grupo de homens armados. Delegado provincial do MDM acredita que houve motivação política.

O vice-presidente da Assembleia Autárquica de Alto Molocué, na província da Zambézia, centro de Moçambique, e membro do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), a terceira força política do país, foi fortemente golpeado na madrugada de sexta-feira (05.07) na sua residência por um grupo de homens armados.

André Txetema escapou da morte por pouco, informou a comissão provincial do MDM numa conferência de imprensa realizada este sábado (06.07) em Quelimane.

"Antes de entrar na residência da vítima, o grupo primeiro cortou os cabos de transporte da corrente elétrica que garantem a iluminação da casa da vítima. De seguida, entraram na residência e começaram a torturá-lo. Por um pouco empedaçavam a cabeça dele", afirmou o delegado político provincial do MDM, Rogério Warro Warro.

"Nós queremos que os órgãos da Justiça apareçam e que nos digam quem são e onde esses meliantes se encontram. Advertimos aos órgãos de direito a investigar e a trazer à tona os resultados que pretendemos. A vítima já está fora de perigo e encontra-se internada no Hospital Central de Nampula. Não conseguimos entrar em contato com ele, mas os nossos companheiros de Nampula estiveram no hospital e disseram-nos que ele está fora de perigo neste momento", acrescentou.

O PENSAMENTO DE AGOSTINHO NETO É UM CONSTANTE “INCÓMODO”!


Martinho Júnior, Luanda  

Como se colectivamente se propiciasse rever, reavaliar e reinterpretar a “matéria dada”, a substantiva densidade do pensamento e da obra intemporal de António Agostinho Neto ganha na presente conjuntura a potencialidade criativa que parece até renascer das cinzas da afirmação patriótica angolana…

01- No dia 21 de Junho de 2019, na sala de entrada do Mausoléu António Agostinho Neto, a Fundação que ostenta o honroso nome do Presidente Fundador do estado angolano, fez o lançamento da memória fotográfica em livro (“da guerrilha aos primeiros anos da independência”), da autoria da insigne progressista Augusta Conchiglia, daqueles anos decisivos e heroicos do MPLA que abriram caminho à independência, realizando o Programa Mínimo e aos primeiros anos de afirmação dessa independência com a Presidência de António Agostinho Neto!

A memória regista em mais de 100 fotos inéditas os imprescindíveis que foram alguns desses heroicos guerrilheiros e alguns dos fundadores da República Popular de Angola, numa torrente humana que alimentou uma utopia consumada e está na base de ter-se tornado possível no sentido dos angolanos assumirem por suas mãos seu próprio destino, procurando encontrar um lugar justo e legítimo entre os povos de toda a humanidade.

Alguns desses heróis da luta de libertação ainda vivos estiveram presentes e, apesar de sua modéstia, transmitiram outro vigor à memória, catalisando o ambiente.

Para além do álbum fotográfico memória de Agostinho Neto e dos seus guerrilheiros, uma pequena parte representativa e participativa da obra humana de Neto, da vanguarda do povo angolano, esteve vitalmente presente, com muitos de seus telúricos “incómodos”…

Quantum Global anuncia arquivamento das acusações contra o seu presidente


Quantum Global anunciou que autoridades suíças arquivaram as investigações sobre a utilização de verbas do Fundo Soberano de Angola e que está reposta a reabilitação do seu presidente.

A empresa Quantum Global anunciou, em Zurique, que as autoridades suíças arquivaram as investigações sobre a utilização de verbas do Fundo Soberano de Angola, considerando que está reposta a reabilitação do seu presidente, Jean-Claude Bastos de Morais.

"Com o fim de todas as investigações, Jean-Claude Bastos deu mais um passo rumo à sua completa reabilitação contra as falsas e infundadas alegações feitas contra si e o Quantum Global Group", lê-se num comunicado colocado no site desta gestora de investimentos.

"O final da investigação contra terceiros segue-se à libertação de Bastos, que estava sob custódia em Angola até final de março, e ao arquivamento de todas as acusações, confirmando-se que nenhuma acusação foi deduzida contra ele ou as suas empresas", acrescenta o comunicado.

Caso Odebrecht: Caíram Presidentes na América Latina, mas há "silêncio" em Angola


Ativistas e membros da oposição questionam o "silêncio" da Justiça angolana em relação ao caso Odebrecht. Entre 2006 e 2013, a construtora terá pago mais de 50 milhões de dólares em subornos a políticos em Angola.

Os negócios da Odebrecht em Angola voltam a ser alvo de questionamento, pouco depois de um antigo ministro ser detido em Moçambique por alegado envolvimento num esquema de corrupção relacionado com a construtora brasileira.

Ativistas e políticos da oposição angolana questionam: se o Ministério Público moçambicano investigou as denúncias de corrupção em que a construtora brasileira estará envolvida, porque que é que a Procuradoria angolana não faz o mesmo? Mas o "silêncio" permanece e as críticas aos órgãos do país continuam. Entretanto, passam mais de dois anos desde que a Odebrecht admitiu ter pago subornos.

De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, a empresa gastou cerca de 788 milhões de dólares em "luvas" para funcionários de Governos de 12 países. Em Angola, a Odebrecht terá desembolsado, entre 2006 e 2013, mais de 50 milhões de dólares para subornar oficiais do Governo e conseguir contratos públicos, segundo as autoridades norte-americanas.

Angola | TEMOS “CAIMANEROS”!


Martinho Júnior, Luanda 

… De repente, nossos “caimaneros”, tantas e tantas vezes atirados às urtigas, saem da viciada comodidade de suas conchas, empertigam-se e começam a afirmar-se entre os “incomodados” do presente!...

01- Dia 20 de Junho de 2019, no acolhedor anfiteatro do Centro de Imprensa Aníbal de Melo situado na baixa de Luanda, alguns dos angolanos que se reveem nas correntes lapidares de pensamento e acção de Agostinho Neto e de Fidel, encheram o espaço, animando-o com suas legitimamente “incomodadas” preocupações.

Realizou-se a primeira Conferência sobre “o impacto da formação de quadros no processo de desenvolvimento de Angola”!

Temas como economia, saúde e agricultura estiveram sobre a mesa, apresentadas por ilustres “caimaneros”, prelectores que reflectiram a electrização de nossos dias, não fugindo à controvérsia de que a actual conjuntura é pródiga.

A “batalha das ideias” em Angola está finalmente a deixar de ser “letra morta”, ou mera “figura de estilo” ao sabor dos interesses e conveniências das “novas elites” (?) servis da corrente capitalista neoliberal!

Registo desde logo com satisfação a disponibilidade dos “caimaneros”, capazes como ninguém de unir a transatlântica amizade Angola-Cuba, com uma espectativa:

Como, aqueles cuja educação se forjou na ardência das projecções socialistas, estão hoje capacitados, com salutar disponibilidade pedagógica, a intervir justamente nas múltiplas “transversalidades” socioculturais, sociopolíticas, ideológicas e práticas, que a actual conjuntura propicia em Angola?

02- Foi dado (finalmente) um “pontapé de saída” através dum ciclo de conferências que, com o manancial “caimanero” alimentará mensalmente a animação do Centro de Imprensa Aníbal de Melo ou de outros lugares afins…

As palavras do Encarregado dos Negócios de Cuba em Angola foram enfáticas nesse sentido!

A espectativa será a de avaliar por um lado o potencial energético mental e humano dos milhares de “caimaneros” disseminados por tantos sectores de actividade em todo o espaço nacional, por outro a de avaliar entre as manifestações dos “incomodados”, até onde chega o“incómodo” e a legitimidade de suas dignas aspirações, quando se impõe a “batalha das ideias”!

Onde está a bomba atómica da Europa?


Que pensam sobre a força – as armas da Europa – os deputados europeus que acabaram de tomar posse em Estrasburgo?

Carlos de Matos Gomes | Jornal Tornado | opinião

Em o “Príncipe”, Maquiavel escreveu que é impossível existirem boas leis se antes destas não existirem boas armas.

Luís XIV, o rei Sol, mandou inscrever na boca dos seus canhões a frase latina: Ultima Ratio Regum – o último argumento dos reis.

Mao Tse Tung, o chefe da revolução que está na origem da China potência mundial de hoje, proclamou que o poder está na ponta da espingarda.

Que pensam sobre a força – as armas da Europa – os deputados europeus que acabaram de tomar posse em Estrasburgo?

Estes deputados vão representar os cidadãos da União Europeia num jogo de forças mundial. Vão negociar tratados de comércio, valores de moedas, acessos a mercados de matérias-primas e de produtos manufacturados, vão lutar por recursos essenciais, mas escassos, por direitos de tráfego de pessoas e bens. Pensam estes deputados participar nesta guerra e nas suas batalhas de mãos nuas e sorrisos cândidos?

Algum deputado aqui em Portugal ou em qualquer estado europeu, falou destes assuntos? Ouvi-os e li-os em várias línguas a exigirem “fundos”. Os cidadãos europeus estão, pelo que parece, embevecidos com a conversa da treta e da teta.

A Europa na estratégia nuclear do Pentágono


Manlio Dinucci*

A França já não dispõe da tríade nuclear (vectores com base no solo, no ar e no oceano), desde 1996 e o Reino Unido nunca a teve. Só os Estados Unidos, a Rússia e a China têm esse privilégio. Num novo documento, o Comandante da Comissão Conjunta de Chefes do Estado-Maior dos EUA afirma a sua disposição de desarmar nuclearmente os seus aliados que, num desfecho, não teriam o direito de utilizar senão as bombas dos EUA e não as deles.

Os Ministros da Defesa da NATO (de Itália, Elisabetta Trenta, M5S, de Portugal, João Gomes Cravinho) foram convocados para reunir em Bruxelas, em 26 e 27 de Junho, a fim de aprovar as novas medidas de “dissuasão” contra a Rússia, acusada, sem qualquer prova, de ter violado o Tratado INF.

Fundamentalmente, irão alinhar-se com os Estados Unidos que, retirando-se definitivamente do Tratado, em 2 de Agosto, preparam-se para instalar na Europa, mísseis nucleares de alcance intermédio (entre 500 e 5.500 km) com base no solo, semelhantes aos da década dos anos 80 (os Pershing II e mísseis de cruzeiro) que foram eliminados (juntamente com os SS-20 soviéticos) pelo Tratado assinado em 1987 pelos Presidentes Gorbachev e Reagan.

As principais potências europeias, cada vez mais divididas dentro da UE, reúnem-se na NATO sob o comando USA para apoiar os seus interesses estratégicos comuns.

EUA revelam novo plano anti-Rússia para combater 'influência maligna' do Kremlin


A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) publicou uma estratégia sob o nome de "Combate à influência maligna do Kremlin" (CMKI), delineando quatro prioridades.

"O CMKI da USAID responde ao desafio da influência maligna do Kremlin construindo a resiliência económica e democrática dos países visados e trabalhando para mitigar as tentativas do Kremlin de minar uma série de instituições fundamentais", diz o documento publicado no site da agência americana.

Quatro objetivos estratégicos

plano centra-se em quatro objetivos: defender o funcionamento das instituições democráticas e do Estado de direito, resistir à manipulação da informação, reduzir a vulnerabilidade energética e diminuir as vulnerabilidades económicas.

A primeira das metas dos autores aponta para a "resistência às tentativas de minar as instituições democráticas e o Estado de direito".

"Ato de terrorismo": Presidente do Irão sobe o tom contra sanções dos EUA


O presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse neste sábado (6) que as sanções impostas a Teerão pelos EUA são um "ato de terrorismo".

Rouhani também alertou a comunidade internacional de que a continuidade de tal "guerra económica" afetaria o mundo inteiro, conforme publicou seu serviço de assessoria de imprensa.

"A continuação desta guerra económica pode levar a outras ameaças na região e no mundo", disse Rouhani, segundo o comunicado.

As afirmações fizeram parte de uma conversa telefónica com o presidente da França, Emmanuel Macron, a quem o presidente iraniano também cobrou esforços da União Europeia para preservar o acordo nuclear do Irão, do qual os Estados Unidos se retiraram há um ano.

Um passeio despreocupado no campo minado da Coreia do Norte

Trump (de costas) e Kim em encontro "histórico" na zona desmilitarizada da Coreia do Norte
Se, do seu jeito anticonvencional, Donald Trump tiver obtido com sua visita um avanço real no conflito da Península Coreana, então vai merecer o reconhecimento do mundo, opina Alexander Freund.

Alexander Freund* | opinião

"Não há nada de bom, além daquilo que se faz", diz o ditado alemão. É mesmo fascinante a facilidade com que o presidente americano ultrapassa barreiras que pareciam totalmente instransponíveis e, de repente, volta a colocar movimento no conflito da Coreia.

Antes Donald Trump tuitara que, se Kim Jong-un tivesse vontade, ambos poderiam se encontrar: ele estava bem na região, na cúpula do G20 no Japão, então, se calhasse, por que não?

E é claro que Kim aceitou grato esse convite. Afinal, a supostamente tão amistosa relação entre os dois esfriara sensivelmente desde a cúpula fracassada em Hanói. O líder da Coreia do Norte até mesmo lançara alguns mísseis para o céu, a fim de se fazer notar novamente.

Portanto eles se encontraram em Panmunjom, aquele absurdo lugar onde tropas norte-coreanas e aliadas se observam, desconfiadas, simbolizando todo o absurdo do conflito congelado. E da mesma forma descompromissada, Trump perguntou se não poderia dar um pulinho na Coreia do Norte. Visivelmente espantado, Kim disse que seria uma grande honra, e assim pela primeira vez um presidente americano pisou o solo norte-coreano.

UE | Capitã que salvou migrantes classifica Salvini de "racista"

"Não sou punk nem extremista", diz capitã alemã que chegou a ser presa por aportar barco com migrantes na Itália
A alemã Carola Rackete, que desafiou o governo da Itália ao aportar sem autorização um barco com 40 refugiados, diz que ministro do Interior populista de direita é um homem "perigoso".

"Faria tudo outra vez", disse a capitã alemã da ONG Sea Watch International, que desafiou as autoridades italianas ao levar à ilha de Lampedusa, sem permissão, um barco com cerca de 40 migrantes recolhidos em situação de perigo no Mar Mediterrâneo.

Em entrevista divulgada neste sábado (06/07) pelo jornal italiano La Repubblica, Carola Rackete defendeu suas ações, acrescentando que o ministro italiano do Interior, Matteo Salvini, é um homem "perigoso" e "racista".

O político populista de direita, um dos maiores responsáveis pela rígida política migratória adotada pelo governo da Itália, qualificou a capitã do navio Sea-Watch 3 como "pirata" e "fora da lei", além de chamá-la de uma "comunista alemã rica e mimada". As acusações levaram Rackete a entrar com um processo na Justiça contra Salvini por difamação.

"Preocupo-me com o tom que Matteo Salvini utiliza, através do qual expressa suas ideias que violam os direitos humanos. Ele é perigoso, mas todos na direita radical e nativista são assim, desde o [partido ultradireitista] inglês Ukip até a [legenda populista de direita] AfD na Alemanha", afirmou a capitã de 31 anos.

Ao ser indagada se convidaria Salvini para conhecer o Sea-Watch 3, disse que isso não seria possível, pois sua ONG tem "uma regra muito rígida de não permitir racistas a bordo".

UE | Barco humanitário aporta em Lampedusa, apesar de proibição

Veleiro Alex, da ONG Mediterranea, chega à ilha italiana com 41 migrantes
ONG italiana rejeita proposta de viajar mais 15 horas para levar 41 migrantes a Malta. Navio de nacionalidade alemã com outros 65 também a caminho da ilha. Ministro do Interior Salvini anuncia intervenção.

O veleiro Alex, da ONG italiana Mediterranea - Saving Humans, atracou neste sábado (06/07) na ilha italiana de Lampedusa, apesar do veto do ministro do Interior do país, Matteo Salvini. O pequeno barco de resgate leva a bordo 41 migrantes, salvos no Mar Mediterrâneo na última quinta-feira.

A organização denunciou que a bordo a situação higiênico-sanitária é "intolerável", dada a falta de instalações para comportar os migrantes e a tripulação, e por isso dirigiu-se a Lampedusa, apesar de não dispor de permissão para tal.

América Central é corresponsável pelo drama de migrantes

Rosa Ramírez, mãe do salvadorenho afogado, reconhece foto do filho e da neta
A foto de um salvadorenho e sua filha afogados na fronteira dos EUA gerou comoção. Além das políticas de Trump, governos dos países de origem dos migrantes são culpados por essas mortes, opina Oliver Sallet.

Oliver Sallet* | opinião

Desolador, desumano, simplesmente inacreditável: a foto do afogamento de Óscar Martínez Ramírez e sua filha de dois anos, Valeria, de El Salvador, choca e levanta questões.

Para Tania Ávalos, esposa e mãe sobrevivente que teve de assistir à cena desamparadamente da margem do rio, devem ter sido momentos dramáticos: a luta pela sobrevivência, a própria impotência – a certeza de ter arriscado tudo pela esperança de uma vida melhor, para no final tudo perder.

Mais lidas da semana