sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ANGOLANOS E FRANCESES FORMAM PARCERIAS

 


A Agência Francesa de Desenvolvimento Internacional (UBIFRANCE) revelou que está em curso a constituição de parcerias entre empresas angolanas e daquele país europeu depois de uma missão liderada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, que na semana passada trouxe a Angola representantes de 23 companhias francesas.
 
A UBIFRANCE informa que a vinda de Laurent Fabius visava reforçar as relações económicas e comerciais entre a França e Angola e as 23 empresas foram seleccionadas para a missão com base numa pesquisa sobre as necessidades identificadas no mercado angolano, o qual não conheciam, sendo atraídas pelo dinamismo económico do país. As empresas francesas participaram em seminários de apresentação do mercado angolano, as suas necessidades e sectores prometedores para a oferta francesa, para o que foram realizadas 175 reuniões com eventuais parceiros angolanos seleccionados pela UBIFRANCE e interessados na oferta de produtos e serviços franceses.

A UBIFRANCE declarou que cada uma das 23 empresas francesas teve de oito a 16 encontros específicos para concretizar a sua presença no mercado angolano com parceiros locais.

Além disso, duas visitas às empresas Ponticelli (prestação de serviços à indústria petrolífera) e Refriango (sector a­gro-alimentar), assim como a uma Feira de Enfermagem permitiram às empresas destes sectores “entender melhor as necessidades angolanas”, disse a agência francesa. A fonte declarou que, como prova da vivacidade dos laços económicos entre a França e Angola, os principais actores do mercado local mobilizaram-se para atender os participantes do Fórum de Negócios Angola-França, contando-se entre eles a Sonangol, Total E&P Angola, Refriango, Lactiangol, Sodexo, Newrest, Tecnimed, AngoAlissar, Technip, Subsea 7, MartalFarma, Banco Privado Atlântico, Banco Millenium, Hotel Ritz, TDHotel, Soares da Costa e Teixeira Duarte.

A UBIFRANCE afirmou que o “know-how” dessas empresas é coerente com a estrutura da economia angolana e o Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017 anunciado pelo Executivo, pelo que, depois do fórum, vão surgir parcerias em sectores tão diversos como o petrolífero, prestação de serviços à indústria petrolífera, construção, agro-alimentar, produtos alimentares, produtos de saúde, de decoração, tecnologias de informação e comunicação ou ainda de e­quipamentos eléctricos.

As empresas francesas e angolanas que participaram no fórum expressaram satisfação em relação aos encontros que a UBIFRANCE afirmou terem sido “frutíferos” e planeiam construir parcerias comerciais a médio prazo. A França é o sexto fornecedor de Angola (atrás da China, Portugal, Estados Unidos, África do Sul e Brasil) e o segundo investidor depois dos EUA, de acordo com a UBIFRANCE, um organismo público afecto aos Ministérios da Economia, Finanças e Comércio Externo da França. Possui uma rede de mais de 1.400 colaboradores na França e no mundo - 80 escritórios em 70 países - dedicada ao apoio das Pequenas e Médias Empresas (PME).

Jornal de Angola – foto AFP
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana