quarta-feira, 10 de abril de 2024

Silêncio da Austrália sobre o acordo de armas com Israel

A negação de um pedido de liberdade de informação alegando que tal informação “poderia prejudicar a posição e reputação internacional da Austrália”, sugere que os detalhes devem ser bastante contundentes. 

Caitlin Johnstone* | CaitlinJohnstone.com.au | # Traduzido em português do Brasil

AO Departamento de Defesa da Austrália recusou um pedido de liberdade de informação sobre os detalhes de um acordo de armas com Israel, alegando que tal informação “poderia prejudicar a posição e reputação internacional da Austrália”, o que sugere que os detalhes devem ser bastante contundentes.

Igualmente escandaloso, esta recusa terá sido feita em consulta com o governo israelita.

Em um artigo intitulado "Detalhes do acordo de defesa com Israel mantidos em segredo para proteger a 'reputação'da Austrália” Andrew Greene, da ABC, detalha como os militares australianos rejeitaram um pedido de liberdade de informação dos Verdes australianos em relação a um “Memorando de Entendimento” entre a Austrália e Israel que foi assinado em 2017. 

“O documento no âmbito deste pedido contém informações que, se divulgadas, poderiam razoavelmente prejudicar as relações internacionais da Commonwealth”, disse o Departamento de Defesa numa carta explicando a sua rejeição.

“Um resumo fornecido pelo Comissário de Informação Australiano (OAIC) ​​aos Verdes revela que o governo israelense também foi consultado sobre a divulgação do documento antes que a Defesa finalmente rejeitasse o pedido de FOI”, relata a ABC.

“O documento contém informações comunicadas à Austrália por um governo estrangeiro e seus funcionários sob a expectativa de que não seriam divulgadas”, escreveu um oficial da Defesa para justificar a sua decisão.

EUA apertam laço de contenção em torno da China em cadeia de ilhas

Andrew Korybko * | Substack | opinião | # Traduzido em português do Brasil

Os últimos movimentos militares provam que a América está a preparar-se para “girar (de volta) para a Ásia” assim que a guerra por procuração entre a OTAN e a Rússia na Ucrânia terminar inevitavelmente, o que significa que as tensões globais não irão diminuir tão cedo, quando a Nova Guerra Fria se tornar o novo normal. .

O cenário está preparado para o Japão participar dos projetos de capacidade avançada do Pilar II do AUKUS (IA, armas hipersônicas, guerra eletrônica, drones subaquáticos, tecnologias quânticas e radar de rastreamento espacial) depois que os ministros da Defesa desse bloco sinalizaram seu interesse nisso na reunião conjunta de segunda-feira. declaração . Foi divulgado antes da viagem do primeiro-ministro Fumio Kishida a DC esta semana, que ele descreveu como ocorrendo num “ ponto de viragem histórico ”, onde também participará na primeira cimeira trilateral com as Filipinas.

A CNN exaltou este último evento ao publicar um artigo sobre como estes três estão a unir-se como resultado das suas preocupações comuns sobre a China, embora a realidade seja que a sua convergência militar não é tão motivada por interesses defensivos inocentes como fizeram parecer. As três disputas distintas da China com o Japão, a sua rebelde província de Taiwan e as Filipinas foram apresentadas pelo Ocidente como parte de um impulso hegemónico da República Popular para o domínio na Ásia-Pacífico.

Esta percepção foi então explorada para reunir aliados regionais ao longo dos últimos anos, antes de um confronto aparentemente inevitável Sino-EUA, o que explica a recente reaproximação Coreano-Japonesa mediada pelos EUA e a nova possibilidade de o Japão enviar tropas para as Filipinas O manifesto de facto de Kishida , que partilhou durante a sua viagem aos EUA em Dezembro de 2022, revelou que está a tentar tirar partido da guerra por procuração entre a NATO e a Rússia na Ucrânia para restaurar a esfera de influência perdida do Japão.

EUA não admitem que o país é responsável pelos frágeis laços entre a Índia e os EUA

Especialistas dos EUA não admitem que seu país é responsável pelos frágeis laços entre a Índia e os EUA

Andrew Korybko * | Substack | opinião | # Traduzido em português do Brasil

Esta sequência de eventos – a Cimeira Xi-Biden em Novembro; piorando os laços Indo-EUA logo depois; melhoraram os sino-americanos durante o mesmo período; posteriormente reafirmou as reivindicações chinesas sobre o território indiano do Himalaia; e uma resposta americana sem brilho aos índianos alarmados acima mencionados.

Um analista sênior de defesa da RAND Corporation publicou um artigo na revista Foreign Policy na semana passada sobre como “ os laços EUA-Índia permanecem fundamentalmente frágeis ”. Como seria de esperar, Derek Grossman colocou a culpa em grande parte na Índia, argumentando que o seu alegado “iliberalismo”, que supostamente se manifesta de formas multifacetadas, é responsável por esta crise nos laços bilaterais. Apenas como uma reflexão tardia é que ele menciona a crescente cooperação entre os EUA e o Paquistão e as percepções da falta de fiabilidade americana depois do Afeganistão.

A realidade é que, embora a Índia, compreensivelmente, não goste de nenhum dos seus parceiros estratégicos que cultivem laços estreitos com o seu inimigo paquistanês e tenha ficado desiludida com o facto de a América ter abandonado o Afeganistão às mãos dos Taliban, estes dois factores não são as principais razões pelas quais os laços com os EUA se tornaram cada vez mais frágeis. O principal problema é que os EUA começaram hipocritamente a aplicar uma política baseada em valores em relação à Índia, ao mesmo tempo que aplicavam uma política mais orientada para os interesses em relação ao seu rival chinês .

Quem brinca com o risco de guerra nuclear

Análise das mutações geopolíticas pós-guerra fria. OTAN avançou sobre o espaço russo, fingindo ignorar os perigos de catástrofe. Soberba cegou-a para mudanças. Agora, à beira do fracasso na Ucrânia, não vê saída – exceto ampliar o conflito

Rafael Poch, no CTXT | em Outras Palavras | Tradução: Rôney Rodrigues | # Publicado em português do Brasil

Muitas pessoas interrogam-se hoje em dia sobre as razões da insana escalada militar a que os políticos europeus estão se jogando. A bravata do cavalheiro Emmanuel Macron sobre o envio de tropas francesas (e bálticas e polacas) para a Ucrânia. Pressões sobre o tímido chanceler alemão Olaf Scholz para fornecer mísseis alemães capazes de atingir o território russo a partir da Ucrânia. As discussões reveladas dos seus generais sobre se é aconselhável fazer isso, como já fazem os ingleses e os franceses com os seus mísseis “Scalp” e “Storm Shadow”, ou se, pelo contrário, seria aconselhável disfarçá-lo de alguma maneira. A histeria dos Borrells e Von der Leyen sobre o fato de que se Putin não for detido na Ucrânia, ele continuará um avanço militar sobre os países bálticos e a Polônia, ameaçando a segurança europeia. Tudo isto, em suma, enche os nossos meios de comunicação social com manchetes e mensagens dos nossos tolos especialistas e comunicadores, encorajando e preparando o público para uma guerra ainda maior na Europa. Como pôde acontecer esse carnaval trágico e extremamente perigoso?

A resposta não é a criminosa invasão russa da Ucrânia, que começou em fevereiro de 2022 com a sua terrível carnificina, assim como a incursão palestina de 7 de outubro não é o gatilho para o genocídio israelense em curso. Se na Palestina devemos referir-nos a uma longa história de colonialismo e limpeza étnica, onde a incursão armada de 7 de outubro a partir do grande campo de concentração de Gaza foi um mero episódio de resistência imediatamente aproveitado, distorcido e ampliado por Israel para fazer avançar a “solução final” que o sionismo sempre concebeu para o problema do direito à existência da população autóctone da Palestina, na guerra na Ucrânia, e mais genericamente na questão da segurança europeia, tem a ver com a ruptura contínua, ao longo de um quarto de século, do cânone sobre as relações entre superpotências nucleares. Com isso quero dizer a ruptura do conjunto de normas e preceitos, acordos e tratados internacionais expressos, bem como do bom senso militar que regia as relações entre as duas superpotências nucleares do mundo bipolar da Guerra Fria.

Esse catálogo de normas e esse bom senso político-militar, extraído da experiência de conflitos e tensões entre as superpotências desde a existência da arma nuclear capaz de destruir a civilização planetária, prescreveu limites e linhas vermelhas que não poderiam ser ultrapassadas sem correr o risco de desencadear uma catástrofe que ninguém queria. Estabeleceu, por exemplo, a impossibilidade de mobilizar certas capacidades militares, armas, recursos e alianças em determinadas geografias que pudessem cercar geoestrategicamente o adversário ou fomentar nele tal sentimento, como se viu, por exemplo, na crise dos mísseis cubanos de outubro 1962. Especialistas pós-modernos do atlantismo insistem que o mundo de hoje deixou para trás o anacronismo das “zonas de influência”, mas são refutados não apenas pela prática e projeção do hegemonismo ocidental no mundo, mas pela eloquência de seus representantes mais genuínos, como o ex-conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos John Bolton.

O escândalo von der Leyen

• O lobista belga Frédéric Baldan apresentou uma queixa-crime contra a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em 5 de Abril de 2023, por «usurpação de funções e títulos», «destruição de documentos públicos», «actuação em favor de interesses ilegais » e «corrupção». Posteriormente, a Hungria e a Polónia juntaram-se a esta. No entanto, por iniciativa do novo Primeiro-Ministro polaco, Donald Tusk, Varsóvia anunciou retirar a sua queixa.

 ☞ A Hungria e a Polónia estão a ser processadas em simultâneo pela Pfizer, desta vez por falta de pagamento de doses encomendadas em seu nome pela Comissão Europeia. O tribunal de Bruxelas proferiu uma primeira sentença provisória, em 3 de Abril de 2023, e deve agora pronunciar-se sobre o fundo da questão.

• O ponto chave da queixa é o contrato de 20 mil milhões (bilhões-br) de euros, e potencialmente 35, assinado entre a UE e a multinacional farmacêutica Pfizer. Além disso, doses de medicamentos de ARN mensageiro anti-Covid (abusivamente qualificados como «vacinas») no valor de 4 mil milhões de dólares foram perdidas.

• A queixa centra-se numa troca de SMS, revelada pelo New York Times, entre von der Leyen e o chefe da Pfizer, Albert Bourla.

• O jornalista Alexander Fanta (Netzpolitik.org) tentou em vão obter uma cópia das SMS. As iniciativas tomadas pela Provedora da UE, Emily O’Reilly, falharam. O New York Times apresentou uma queixa contra Ursula von der Leyen ao abrigo dos Artigos 41 e 42 da Carta dos Direitos Fundamentais da UE, que concedem o direito de acesso aos documentos do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão.

• Uma circular impõe aos Procuradores nacionais que notifiquem a Procuradoria Europeia sobre os casos nos quais considerem que esta poderia ser competente. Mas, um ano depois, a Procuradoria Europeia continua sem responder à notificação que lhe foi apresentada pelo Ministério Público de Bruxelas. Os textos também não lhe impõem qualquer prazo.

☞ A Procuradoria Europeia não é um órgão comunitário, mas sim um organismo de cooperação reforçada. Apenas 22 dos 28 estados o reconhecem. Mas não a Hungria nem a Polónia. A Procuradora-Geral, a Romena Laura Codruța Kövesi, foi designada pela Comissão na sequência de negociações com o Parlamento Europeu.

• O marido da presidente, Heiko von der Leyen, tornou-se subitamente administrador da Orgenesis, uma firma que jogou um papel central na campanha de vacinação da UE. Ora, a Orgenesis e a Pfizer têm o mesmo accionista principal. Em 2022, a Comissão concedeu 320 milhões de euros de subvenções à Orgenesis. A revelação destas subvenções levou Heiko von der Leyen a demitir-se das suas funções nessa firma.

☞ Este escândalo surge quando Ursula von der Leyen procura um segundo mandato à frente da Comissão.

Voltaire.net | Tradução Alva

Portugal | SIM É SIM

Henrique Monteiro | HenriCartoon

O fascismo em Portugal avança de pantufas, antes das botas cardadas…

O avanço do fascismo em Portugal é mais que evidente. Descaradamente avança de pantufas e apresenta-se com doutos reacionários sob vários pretextos. O último foi um livro alegadamente de Passos Coelho num ataque à liberdade e à democracia, aos direitos humanistas conquistados em Abril de 1974. Passos e a sua trupe fascizante, racista, repleta de misoginia patriarcal e muitos outros males contundentes dos Direitos Humanos. Até se dizem democráticos, sociais democratas, socialistas quando no âmago não são nada disso. Pantomineiros e prónazis isso são e muitas vezes assim se revelam. Distraiem-se e revelam-se. Nisso o Chega com o seu nazifascismo muitas vezes revelado veio ajudar e dar alento aos que se escondiam na sua pseudodemocracia para portugueses verem e se iludirem. Vimos ontem a trupe na apresentação do livro dito de Passos. Não foi uma pedrada no charco mas sim a revelação de quem realmente estão repletos de não presta e a espumar de raiva contra as liberdades e democracia conseguidas na Revolução dos Cravos que agora vai comemorar 50 anos. Foi então a hora conseguida da liberdade, do humanismo, da democracia que se construiu. Feri-la já o conseguiram muitas vezes mas agora querem matá-la. Preferencialmente de vez.

O Curto do Expresso aborda o tema, a seguir. Entre outros. Raquel Moleiro é a autora. É dito que "uma mulher licenciada, que trabalha, que se casou, teve uma filha, divorciou-se, reconstruiu a vida, teve outro filho e é feliz sem ter voltado a casar-se", ela escreve o que se segue no Curto. Existem mais mulheres nestas circunstâncias, felizes e em família. E também homens. Sabemos de um (haverá mais) que optou por não se casar mais e ficar a criar quatro filhos num leque dos quase dois anos aos oito que nunca mais quis casar. E criou os filhos. Na atualidade adultos a serem felizes e a sentirem a família, que são eles e o pai. Mas no livro de Passos e de outros nada disso é contabilizado. A não ser que todos os cinco dessa família são contribuintes para que certos fascistas alcandorados aos poderes lhes tenham proporcionado cortes nos ordenados, na reforma e até levassem um ou outro dessa família a emigrar. Tudo obra de Passos Coelho, o aldrabão-mor, que aconselhou ostensivamente os portugueses a emigrarem. O nojento governante da crise apoiada pelo FMI que foi muito além desses abutres das exigências do FMI, desbundando milhares de milhões para banqueiros e outros mastodontes da alta-finança. 

Já se sabe que quem pagou foi o povo, os trabalhadores, e para esses só sobrou miséria e fome. Milhentas dificuldades e sofrimento. É este Passos que ali está na imagem acima, junto de um adulante de Hitler e da saudação nazi a condizer.

Olhem que dois que até já perderam a vergonha. Asquerosos fulanos, já se sabe e sentimos. Ainda mais se revelarão...  O assunto dá e dará pano para mangas. Vamos para o Curto do Expresso. A seguir.

Bom dia. Muita força para conseguir resistir e lutar. O combate ao fascismo já começou há muitas décadas, em Portugal e por todo o mundo então também oprimido. E vai continuar, sempre. Aqueles nojentos são como ninhadas de ratazanas.

Curtam a seguir. No Curto. Que é bastante para se ler e assimilar.

Raquel Moleiro, a seguir. Uma mulher. Uma jornalista. Bem haja. Ela e todas as mulheres de luta, que lutam pelos seus direitos, os dos outros e das outras mulheres e subjacentes crianças em formação para uma vida e uma sociedade livre, independente e devidamente capacitada.

O Expresso Curto a seguir de um vivo e combativo ABAIXO O FASCISMO! FASCISMO NUNCA MAIS!

Mário Motta | Redação PG

Guiné-Bissau | PAIGC denuncia "intromissão sistemática" de militares

Deutsche Welle | Lusa

O PAIGC denunciou hoje a "intromissão sistemática" de alguma liderança das Forças Armadas na vida política e condenou a sua atitude "de defesa do Presidente da República".

Em comunicado à imprensa, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou esta segunda-feira (08.04) a "intromissão sistemática" de alguma liderança das Forças Armadas na vida política e condenou a sua atitude "de defesa do Presidente da República".

O PAIGC, que liderou a coligação vencedora das eleições de junho de 2023 e cujo Governo foi demitido pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, lamentou situações que têm acontecido nos últimos dez anos que considera de intromissão e discursos tendenciosos caucionadores das decisões tomadas pelo chefe de Estado, "mesmo em colisão frontal" com a Constituição da República e demais leis.

"Como se não bastasse essa postura anti republicana nos últimos anos, a instrumentalização das Forças Armadas [tem-se] acentuado com alimentadas denúncias de tentativas de golpe de Estado, não sendo capaz de apresentar evidências como, aliás, aconteceu com os casos de 1 de fevereiro de 2022 e 1 de dezembro de 2023 até hoje com contornos por esclarecer e provas por apresentar", refere o PAIGC no comunicado.

O partido lembra que foi da sua iniciativa a criação das Forças Armadas Revolucionárias do Povo (FARP), há 60 anos, mas das quais teve de se desvincular em virtude da abertura do país ao multipartidarismo.

Para o PAIGC, é inaceitável que alguma liderança das Forças Armadas esteja ultimamente com uma atitude deliberada de defesa unicamente da alegada legitimidade de Umaro Sissoco Embaló, "ignorando explicitamente os eleitos do povo" no parlamento e o Governo.

MISA Moçambique insurge-se contra censura a jornalistas

João Carlos | Deutsche Welle

"O trabalho dos assessores tem limites", afirma o MISA Moçambique, depois do adido de imprensa de Filipe Nyusi ter interferido no trabalho jornalístico a propósito da sucessão na presidência da FRELIMO.

Instituto moçambicano de Comunicação Social da África Austral (MISA) repudia, de forma veemente, a atuação do assessor de imprensa do Presidente da República (PR), Arsénio Henriques, que, no passado dia 4 em Maputo, teria impedido jornalistas de fazerem a cobertura de uma reunião da Associação Nacional dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN), um dos órgãos sociais da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) no poder.

Tudo começou quando Óscar Monteiro, membro da ACLLN e veterano da luta de libertação nacional, exigiu ao presidente da FRELIMO, Filipe Nyusi, a inclusão na agenda da reunião que antecedeu o Comité Central de um debate sobre os pré-candidatos do partido para as eleições presidenciais deste ano.

De acordo com MISA Moçambique, Arsénio Henriques, antigo jornalista da STV, agora adido de imprensa do Presidente da República, interferiu, grosseiramente, no trabalho dos repórteres convidados e credenciados pelo partido para a cobertura do evento. O assessor terá ordenado a retirada imediata de todos os jornalistas que se encontravam na sala, depois dos pronunciamentos de Óscar Monteiro.

Em entrevista (a seguir) à DW África, Ernesto Nhanale, diretor executivo da organização não-governamental, repudia a atuação do assessor de Filipe Nyusi. Nhanale insurge-se contra este e outros episódios que condicionam o trabalho dos jornalistas e colocam em causa a liberdade de imprensa em Moçambique.

Angola | O cartoon de Sérgio Piçarra

Sérgio Piçarra | Deutsche Welle

Os funcionários públicos angolanos começaram hoje (20.03) a primeira fase de uma greve geral, que deverá durar três dias. Exigem aumentos salariais e redução dos impostos. Governo pede-lhes "patriotismo".

O cartoonista Sérgio Piçarra critica a injustiça salarial e a demora do Governo angolano em aumentar os salários dos trabalhadores da função pública, que já andam em greves há bastante tempo. 

Veja aqui todos os cartoons de Sérgio Piçarra para a DW

Angola | Populismo e Kamanga -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

A Lei de Combate à Actividade Mineira Ilegal está desde hoje a ser discutida na especialidade pelos deputados da Assembleia Nacional. Os parlamentares são chamados a acabar com a maquineta que destrói a economia angolana, há décadas. O Executivo reconhece que a kamanga é controlada por “grupos criminosos organizados”. Já todos sabíamos mas agora também sabe quem governa. Mais vale tarde do que nunca.

Todos viam os milhões de garimpeiros, ano após ano, exaurindo as zonas diamantíferas. Roubos a céu aberto, como sempre com o apoio dos sicários da UNITA e o barulho do condecorado de João Lourenço, Rafael Marques. As riquezas nacionais a saque, à vista desarmada. Mas a turma da “recuperação de activos” só vê as contas bancárias e os bens de quem acumulou capital no âmbito das políticas de Estado, lançadas quando passámos do regime socialista para o capitalismo. Pita Grós e os seus sequazes queriam que os bens do Estado Socialista passassem para a posse dos macacos, leões, elefantes ou mesmo hienas, ainda que estas gostem mais da podridão.

Intervalo. Jonas Savimbi lançou a UNITA no Leste de Angola em Março de 1966. Poucos meses depois o balão estava cheio, graças à demagogia e ao populismo. Os militantes e activistas do MPLA ficaram preocupados mas a direcção deu um sinal de confiança: Calma, em breve o povo vai perceber que a demagogia não liberta ninguém. O balão vai esvaziar e o Galo Negro acaba. 

O balão esvaziou. Mas os sicários continuaram em grande, combatendo ao lado da tropa portuguesa contra a Independência Nacional. Savimbi, demagogo, populista, era sobretudo um traidor. Continuou a sua rota da traição.

João Lourenço entrou na Cidade Alta com uma agenda populista e cavalgando a onda da demagogia. Não hesitou em encostar o MPLA às cordas. Excrementou o seu antecessor, José Eduardo dos Santos. Colocou em camaradas o rótulo de corruptos e ladrões. O povão exultou. Na sua ingenuidade, acreditou que os “marimbondos” iam ficar sem nada e os pobres com tudo! Como aconteceu com Savimbi em 1966. Nesse tempo as populações perceberam que Toka, Iko, Xietu, Dilolwa, Kapango, Bula, Dangereux, Vunda e tantos outros é que tinham razão. O demagogo populista acabou sem honra nem glória numa mata do Lucusse.

Mais lidas da semana