segunda-feira, 1 de agosto de 2011

MINISTRO ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA?




MÁRIO AUGUSTO JAKOBSKIND – DIRETO DA REDAÇÃO

O Ministro Nelson Jobim abriu o jogo. Mas independente de ter revelado que na eleição presidencial do ano passado votou em José Serra, Nelson Jobim jamais poderia ser ministro de um governo que se propõe progressista e com credibilidade. De qualquer forma ainda está em tempo de uma faxina.

Mas, como assinalam os mais críticos, em um governo que tem como Ministro Moreira Franco, mesmo ele sendo uma figura decorativa, tudo é possível, inclusive Nelson Jobim ser Ministro da Defesa.

Se Dilma, e antes Lula, defende Jobim no Ministério da Defesa, é sinal que nem tudo são flores no processo democrático do país. Resta saber exatamente o motivo pelo qual este cidadão acima de qualquer suspeita ocupa o cargo por tanto tempo seguido.

Jobim é capaz de fazer de tudo, inclusive certas coisas que muitos poderiam até duvidar como, por exemplo, confessar, vestindo a toga de Ministro do Supremo Tribunal Federal, que quando era deputado do PMDB e relator da Constituinte redigiu dois artigos relacionados com a questão orçamentária que não haviam sido votados ou sequer discutidos em plenário.  

O mesmo Jobim, já na condição de Ministro da Defesa, de forma ridícula e ilegal, vestiu uniforme militar de campanha. E os meios de comunicação deram a maior cobertura, não censurando a atitude, mas colocando a foto em destaque, como se fosse algo natural e salutar.

Mas fatos desabonadores contra Jobim não param por aí. Há poucas semanas documentos do Wikleaks revelaram que Jobim informou a diplomatas estadunidenses que os então Ministros Celso Amorim e Samuel Pinheiro Guimarães eram “antiamericanos viscerais”.  E tudo ficou por isso mesmo. Até pior, Jobim continua Ministro e os dois mencionados deixaram de ser.

Jobim, em suma, desabona qualquer governo, talvez não o de Fernando Henrique Cardoso. Sua continuidade no cargo deve ser analisada com mais rigor e remete a uma pergunta que muita gente deve estar querendo formular: Por quê? Será alguma imposição? E qual o motivo de Lula ter se empenhado tanto para mantê-lo como Ministro da Defesa no governo Dilma?

Não resta dúvida que por detrás do pano têm fatos escondidos a sete chaves.  Jobim se sente tão seguro que se julga no direito de fazer e dizer qualquer coisa, inclusive que votou no adversário da atual Presidente, mesmo sendo Ministro de um governo que apoiava a candidata. E será que tanto faz este ou aquele na Presidência para Jobim se manter no cargo? Será Jobim fiador de alguma coisa que os brasileiros desconhecem? Quem o banca?

Já que falamos em fatos escondidos, vale também lembrar a atual crise na Líbia, que caiu em total silêncio, quando a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) segue diariamente bombardeando a capital daquele país do Norte da África e provocando vítimas.

Pelo menos dois congressistas estadunidenses se posicionaram enfaticamente contra a participação dos Estados Unidos na guerra contra a Líbia: Cyntia Mckney e Dennis Kucinich, ambos do Partido Democrata. Cynthia passou duas semanas na Líbia e voltou indignada pedindo o fim desta mais recente aventura bélica estimulada pelo complexo industrial militar. A mídia de mercado, para variar, praticamente silenciou sobre o posicionamento dos dois parlamentares. É que a verdade muitas vezes contraria interesses e por isso não raramente ela é mantida escondida.

Neste sábado (30), foi bombardeada a sede da TV estatal líbia provocando a morte de três pessoas e ferimentos em outras 15.  O alvo da OTAN é atingir o dirigente Muammar Khadafi. Por isso, os mísseis “inteligentes” têm feito vítimas civis e destruido bairros inteiros, o que mereceria também alguma manifestação de qualquer Tribunal internacional, sobretudo o de Haia.

Os rebeldes reconhecidos por vários países ocidentais tinham dado um prazo, já esgotado, para Khadafi deixar o país. O dirigente líbio avisou que não atenderá ao pedido do gênero bravata, porque os próprios inimigos do dirigente sabiam que por mais apoio que tenham da OTAN, o ultimato não seria cumprido.

Na área internacional vale lembrar ainda que setembro se aproxima e com a chegada deste mês a Organização das Nações Unidas (ONU) terá de se definir em relação à proposta de criação do Estado Palestino. Será a forma de se tentar romper o impasse que se arrasta há anos e já deveria estar resolvido. Os Estados Unidos, como acontece sempre, procurará exercer o seu poder de veto, cedendo às pressões dos defensores incondicionais de Israel.

P.S: O jornalismo perdeu uma grande figura: Procópio Mineiro, o jornalista que na rádio JB comandou a equipe que decifrou o enigma da operação Proconsult, um esquema fraudulento organizado para dar a vitória ao candidato do regime autoritário, Moreira Franco, em 1982, e evitar assim a ascensão de Leonel Brizola. Se não fosse isso, o setor de inteligência do regime associado a TV Globo elegeria o Governador do Estado do Rio.

*É correspondente no Brasil do semanário uruguaio Brecha. Foi colaborador do Pasquim, repórter da Folha de São Paulo e editor internacional da Tribuna da Imprensa. Integra o Conselho Editorial do seminário Brasil de Fato. É autor, entre outros livros, de América que não está na mídia, Dossiê Tim Lopes - Fantástico/IBOPE

Recomendada pela ONU, busca da felicidade pode fazer parte da Constituição brasileira




CORREIO DO BRASIL, com ABr - de Brasília

O Brasil pode ser um dos países a seguir a orientação da ONU que reconhece a busca da felicidade como “um objetivo humano fundamental”. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 19, que tramita no Senado há cerca de um ano, pretende acrescentar a felicidade na lista dos direitos sociais previstos no Artigo 6º da Constituição. O texto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e está pronto para ser votado no plenário da Casa. Se aprovado, segue para a Câmara.

Para o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), autor da PEC, a inciativa não se resume a incluir a palavra à Constituição. Ele destaca que o Estado deve propiciar ao cidadão direitos sociais que lhe proporcionem bem-estar.

“Todo mundo tem que ter o direito de buscar a felicidade. Essa busca da felicidade é atrapalhada ou facilitada, pelo Estado, pelo governo”, ressaltou o parlamentar, à Agência Brasil. Segundo Cristovam, inflação alta, filas em hospitais e para conseguir vagas em escolas públicas, por exemplo, são fatores que atrapalham a felicidade do cidadão, cabendo ao governo e aos políticos darem uma solução para esses problemas.

De acordo com o senador, a proposta foi mal interpretada por parlamentares, o que impossibilitou a votação do texto no primeiro semestre. O pedetista destacou ainda ações governamentais, como o Plano Real e o Programa Bolsa Família, que ajudaram as pessoas “a caminhar em direção à felicidade”.

Na vida pessoal, Cristovam tem uma receita para conviver com a conturbada rotina político-partidária, marcada por intrigas, conchavos e acordos nem sempre transparentes. “Eu deixo as dificuldades no trabalho”, disse. Mas, salienta que não tem como deixar de se inconformar com a infelicidade de milhares de cidadãos brasileiros vítimas da violência, da pobreza e da desigualdade.

Recentemente, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou resolução que reconhece a busca da felicidade como “um objetivo humano fundamental”. Mais do que um anseio individual, a ONU estabelece a importância de criação de políticas públicas com essa finalidade.

Há 25 anos no Parlamento, o presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Paulo Paim (PT-RS), considera importante o papel do legislador em contribuir com a população para a busca da felicidade.

“O Orçamento, por exemplo, deveria trazer mais investimentos em políticas para os idosos, tanto para o aposentado quanto para aquele que não é aposentado. O Orçamento poderia cada vez mais investir na política para a educação, no combate à violência e em segurança pública”, destacou o senador.

O peemedebista Pedro Simon (RS), também há décadas no Congresso, já se mostrou desiludido com o caminho que toma o cenário político quando reiterou por várias vezes sua determinação de abandonar a vida pública quando encerrar seu mandato de senador em 2015. Nesses momentos “de angústia”, ele busca na família o amparo necessário para lidar com as frustrações.

Simon disse que está satisfeito com o trabalho desempenhado no Senado, guardadas as devidas limitações a que é imposto. “Estamos vivendo uma época muito triste, uma época em que o Brasil é o país da impunidade, em que só ladrão de galinha vai para a cadeia, um país onde nenhum dos Três Poderes faz aquilo que tem que fazer e pouco está preocupado com isso”.

Angola: Sindicato dos jornalistas quer cobertura eleitoral que satisfaça o público




ANGOLA PRESS

Huambo – A secretária-geral do Sindicato de Jornalistas de Angola (SJA), Luísa Rogério, informou hoje (segunda-feira) nesta cidade, ser pretensão da instituição que dirige dotar os profissionais dos distintos órgãos de comunicação social do país de conhecimentos indispensáveis para garantirem, em 2012, uma cobertura eleitoral que satisfaça as expectativas do público.

Falando na cerimónia de abertura do seminário inter-provincial sobre cobertura eleitoral e as novas tecnologias de informação, a sindicalista disse que várias acções formativas vão ser realizadas antes do início do processo eleitoral, para permitir que os jornalistas estejam à altura de corresponder com os anseios do público.

Tais formações, segundo Luísa Rogério, visam não apenas actualizar e elevar os conhecimentos dos profissionais em matérias sobre eleições, mas também atenuar a falta de experiência de muitos jornalistas em coberturas eleitorais.

“Queremos que os jornalistas, independentemente de qualquer obstáculo que possam encontrar, contribuam para o êxito do processo eleitoral no país, através da divulgação de conteúdos noticiosos isentos, transparentes, imparciais, respeitando a ética e a deontologia”, manifestou.

Participam no referido seminário, que termina na sexta-feira, jornalistas das províncias do Huambo, Bié, Kwanza Sul e Huíla.

No evento serão debatidos temas como o papel da imprensa na cobertura eleitoral, análise do orçamento geral do Estado e outros relatórios, análise de discurso, uso de redes sociais na cobertura eleitoral e planificação da reportagem de uma campanha.

O acompanhamento e as fontes, análise crítica dos programas partidários, a busca por meios criativos para a cobertura activa de eleições, a auto-censura, análise crítica da informação, técnicas de entrevista, conferências e comunicados de imprensa, fazem igualmente parte do programa de formação que está a ser facilitado pela professora da Universidade de Columbia (Nova Iorque) e também jornalista, Judith Matloff.

Angola: Mais de 800 pessoas desmaiaram devido à suposta inalação de substâncias tóxicas




DESTAK - LUSA

Mais de 800 pessoas já desmaiaram por alegada inalação de substâncias tóxicas nas províncias de Luanda, Cabinda, Cunene, Huíla e Namibe, desde a semana passada, segundo o balanço das autoridades, divulgou hoje a imprensa angolana.

Segundo a Agência de Notícias de Angola (Angop), as autoridades informaram que os desmaios atingem sobretudo estudantes com idades entre os 14 e 17 anos.

O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB) enviou, nas últimas 72 horas, para diferentes unidades hospitalares estatais e privadas das províncias de Luanda, Cabinda e Huíla, 285 pessoas por alegada inalação de substâncias tóxicas desconhecidas.

Hoje, o porta-voz do SNPCB, Faustino Sebastião, referiu que, do total de pessoas socorridas nas últimas 72 horas, 270 são alunos, professores e trabalhadores administrativos de 17 escolas públicas de Luanda e de Cabinda.

Os restantes são seguidores da Igreja Evangélica (Iesa), que desmaiaram durante um culto ecuménico que estava a ser celebrado no estádio da Tundavala, arredores da cidade do Lubango (Huíla).

De acordo com o responsável, as pessoas já tiveram alta depois de receberam assistência médica.

As vítimas apresentavam irritações na garganta e nos olhos, falta de ar, tosse, sensação de pânico, seguido de desmaios.

Cabo Verde: ÚLTIMOS CINCO DIAS DE CAMPANHA PARA CANDIDATOS DAREM TUDO POR TUDO




JSD - LUSA

Cidade da Praia, 01 ago (Lusa) -- Os quatro candidatos às presidenciais de 07 deste mês em Cabo Verde vão dar o tudo por tudo nos últimos cinco dias da campanha, desdobrando-se praticamente por todas as ilhas com comícios e contactos porta a porta.

Dos quatro candidatos, apenas um, Manuel Inocêncio Sousa, não disponibilizou a totalidade das ações de campanha, que termina às 24:00 de sexta-feira (02:00 de sábado em Lisboa), alegando "razões estratégicas" para não o fazer.

Fonte do candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder) garantiu, contudo, que Inocêncio Sousa estará ao longo da semana nas ilhas de São Vicente, de onde é natural, São Nicolau e Santo Antão, devendo terminar a campanha na capital cabo-verdiana.

A Cidade da Praia, aliás, será também palco de dois outros comícios de encerramento, com Aristides Lima e Jorge Carlos Fonseca a partilharem novamente o espaço da capital, tal como aconteceu no "encerramento" da pré-campanha.

Apenas o "candidato do povo", Joaquim Jaime Monteiro, independente, não fará o encerramento da campanha na capital cabo-verdiana, optando por o fazer na Assomada, concelho de Santa Catarina, no interior da ilha de São Vicente.

Até lá, Aristides Lima, apoiado por uma "franja" do PAICV e por dois pequenos partidos, a UCID e o PTS, passará, hoje, pelas ilhas da Boavista e Sal, regressando à noite à Cidade da Praia, onde, na manhã de terça-feira, terá várias ações de porta a porta em vários bairros da capital, para, de tarde, fazer o mesmo nos Órgãos, Picos e São Miguel, interior de Santiago.

Quarta-feira, após um encontro com agentes culturais, Aristides Lima parte para São Vicente, onde, à noite, fará o último comício no Mindelo, regressando na manhã do dia seguinte à capital cabo-verdiana, em trânsito para a ilha do Fogo, realizando um comício em São Filipe.

Por seu lado, o candidato apoiado pelo Movimento para a Democracia (MpD, oposição), Jorge Carlos Fonseca estará hoje na ilha do Fogo e, terça-feira, na da Brava, seguindo quarta para a de São Nicolau e quinta para a de São Vicente, de onde é natural.

O "staff" de Jorge Carlos Fonseca não adiantou, porém, o programa individualizado das visitas a essas ilhas.

Sempre através de contactos porta a porta, Joaquim Jaime Monteiro continua hoje a sua "digressão" pelas ilhas do Norte, iniciando-a em São Nicolau, de onde seguirá, terça-feira, para a de São Vicente.

Nos dois dias seguintes, quarta e quinta-feira, o "candidato do povo" estará na sua ilha natal, Santo Antão, regressando sexta-feira à capital.

Manuel Inocêncio de Sousa começa hoje o dia na ilha da Brava, mas nada mais se sabe de concreto em relação aos restantes quatro últimos dias de campanhas.

O total de inscritos para as presidenciais é de 305349, 36934 deles registados na diáspora, que terão de escolher o sucessor de Pedro Pires, presidente desde 2001, reeleito em 2006 e impossibilitado constitucionalmente de concorrer a um terceiro mandato.

Em 36 anos de independência, Cabo Verde contou apenas com três chefes de Estado -- Aristides Pereira (1975/1991), António Mascarenhas Monteiro (1991/2001) e Pedro Pires (desde 2001).

EUA: A CRISE DO TETO DA DÍVIDA




ANTÓNIO TOZZI* - DIRETO DA REDAÇÃO

Provavelmente quando você estiver lendo este artigo, algum acordo deve ter sido estabelecido entre as lideranças dos partidos republicano e democrata e a Casa Branca para evitar que os Estados Unidos não consigam pagar suas contas básicas. Parafraseando um ex-presidente brasileiro, algo nunca visto antes na história deste país.

Deixando de lado os termos do acordo,devemos debater a questão política e ideológica que está cercando este debate, o qual se transformou numa preocupação séria para o povo americano e também para os governos e povos de outros países, inclusive o Brasil. Portanto, se alguém quiser bancar o mauzinho e torcer contra os EUA, fique sabendo que isto respingará nele também.

Da maneira como o mundo está interconectado atualmente, a decisão de um líder tem reflexos positivos e negativos nos mais longínquos cantos do planeta. Por isto, o governo da China cobrou responsabilidade dos líderes americanos, afinal, eles são os principais credores dos Estados Unidos, enquanto o Brasil figura na quarta posição. Ou seja, estamos todos no mesmo barco.

Voltando à política interna, os republicanos apostaram numa tática suicida. Nos cálculos deles, a negativa de o presidente e membros do partido democrata em aceitar as propostas deles faria com que o povo americano corresse para dar o apoio que eles esperavam – e desejavam. No entanto, esqueceram de um detalher: política é ciência social e não ciência exata.

Escudados no discurso do cut, cap and balance – que prega corte de gastos governamentais, não aumento de impostos e balanço fiscal -, os republicanos acreditaram ter encontrado a fórmula do sucesso. E aprovaram um projeto de lei redigido nestes moldes na Câmara dos Deputados e apresentador por John Boehner, presidente da Casa. Com o adendo de que isto teria validade somente alguns meses e voltaria a ser discutido dentro de alguns meses.

Isto, porém, não passou de sonho de uma noite de verão, porque o projeto de lei foi rejeitado no Senado, controlado pelos democratas. Aí, foi a vez do presidente do Senado, Harry Reid, democrata do Arizona, apresentar o projeto de Lei da Câmara Alta, que previsivelmente foi rejeitado.

A estratégia dos republicanos era passar o projeto de lei elaborado por eles e no próximo ano ficar debatendo novamente o assunto como uma maneira de desgastar o presidente Barack Obama. Como o presidente não é tonto, afirmou que assim não haveria acordo e, mesmo se o projeto de lei de Boehner tivesse passado no Senado, seria vetado por ele.

A opinião pública, por sua vez, está insatisfeita com os líderes que não conseguem liderar. E os conservadores mais sensatos estão abominando o desproporcional poder exercido pelo Tea Party – que prega quase uma anarquia fiscal, sem cobrança de impostos, possui filosofia anti-imigrante e é extremamente radical em questões como aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo etc. – dentro do partido republicano. Assim, em vez de Obama ficar refém da situação, é Boehner quem se tornou refém deste grupo radical, que não poupa críticas a ele por ser muito “soft” para negociar com os adversários – para eles, a melhor definição seria inimigos.

Inebriados, os líderes republicanos acreditam que sairão fortalecidos deste episódio ao demonstrar a fraqueza de Obama como líder supremo da nação. Mas eles estão se esquecendo de que, como maioria democrata na Câmara Baixa, também são governo e, portanto, co-responsáveis pelo destino do país. E o eleitorado costuma cobrar a fatura nas eleições. Sobretudo, agora,, que ficou sabendo que o projeto de lei dos republicanos previa cortes nos programas sociais: previdência social, assistência médica aos aposentados, apoio aos veteranos de guerra e outros.

Se quiserem reconquistar a confiança do eleitorado americano, os republicanos deveriam expulsar os membros do Tea Party do partido. Aí, eles estariam livres para formar um terceiro partido e os republicanos mais esclarecidos poderiam continuar participando ativamente da vida política do país sem sentirem-se controlados por uma facção radical de extrema-direita.

*Foi repórter do Jornal da Tarde e do Estado de São Paulo. Vive nos Estados Unidos desde 1996, onde foi editor da CBS Telenotícias Brasil, do canal de esportes PSN, da revista Latin Trade e do jornal AcheiUSA

OBAMA ANUNCIA ACORDO PARA SUBIR TETO DA DÍVIDA




Ana Rita Faria - Público

Republicanos e Democratas chegam a entendimento

Os democratas e os republicanos chegaram finalmente a um acordo para subir o tecto legal de endividamento do país, pondo fim a um impasse que deixou o país à beira do default.

Ontem à noite nos EUA [hoje de madrugada em Lisboa], o presidente norte-americano Barack Obama anunciou que os partidos tinham chegado a um acordo, a apenas um dia de os EUA ficarem sem dinheiro para pagar aos credores, ou seja, de entrarem em default (incumprimento).

O acordo irá permitir aumentar o limite legal de endividamento em 2,4 milhões de milhões de dólares (cerca de 1,7 milhões de milhões de euros, em duas fases, e deverá ficar ainda hoje fechado no Congresso. Amanhã, dia 2 de Agosto, era considerado o prazo limite para um entendimento, visto que, a partir dessa data, os EUA deixaria de ter dinheiro para pagar os seus compromissos financeiros.

Barack Obama conseguiu, assim, evitar uma nova negociação antes das próximas eleições, em Novembro de 2012, e, em contrapartida, os republicanos conseguiram cortes na despesa no valor de 2,8 milhões de milhões de dólares nos próximos dez anos. O aumento de impostos sobre os mais ricos, que os democratas tinham exigido ao início, acabou por não sair do papel.

Ontem à noite nos EUA, Barack Obama disse aos jornalistas que o compromisso a que os republicanos e os democratas chegaram permitirá “impedir um default e terminar uma crise que Washington impôs ao resto da América”. “Vai assegurar que não iremos enfrentar a mesma crise daqui a seis meses, oito meses ou 12 meses. E irá começar a levantar a nuvem de dívida e de incerteza que sobrevoa a nossa economia”, afirmou.

O presidente admitiu que o processo de negociação foi “complicado e demorou demasiado tempo” e agredeceu aos líderes dos partidos republicano e democrata por terem chegado a um compromisso.

O presidente salientou, contudo, que ainda é preciso ganhar alguns votos importantes, referindo-se à aprovação que a Câmara dos Representantes, controlada pelos republicanos, terá de dar ao acordo.

De acordo com a imprensa americana, o plano aprovado irá permitir um aumento do limite legal de endividamento em duas etapas. Primeiro o tecto da dívida subirá em 900 mil milhões de dólares, o que estará sujeito ao voto contra do Congresso, o qual poderá ser vetado por Obama. Para prevenir um default, a esses 900 mil milhões juntam-se outros 400 mil milhões.

Numa segunda fase, o limite legal aumentaria entre 1,2 a 1,5 milhões de milhões. Nessa altura, será criada uma comissão conjunta do Congresso para decidir que cortes na despesa serão realizados para compensar a subida da dívida. A diminuição dos gastos passará não só por cortes orçamentais no orçamento da Defesa, mas também por programas governamentais. Pelo menos numa fase inicial, não haverá cortes para os mais pobres na Medicaire (sistema de seguros de saúde) e na Segurança Social

COMEÇA HOJE O PRIMEIRO RAMADÃO DEPOIS DA “PRIMAVERA ÁRABE”




PGR - LUSA

Lisboa, 01 ago (Lusa) - O Ramadão, nono mês do calendário islâmico e período de jejum e especial observância religiosa para centenas de milhões de muçulmanos, começa hoje. É o primeiro Ramadão depois da "primavera árabe" que abalou os regimes de vários países árabes e/ou muçulmanos desde o início do ano.

Na generalidade do mundo árabe, as maiores manifestações populares têm coincidido com as sextas-feiras, dia de oração no mundo muçulmano. Amar Al-Kurbi, ativista dos direitos humanos sírio, disse à agência Ria-Novosti que o mesmo fenómeno pode ocorrer durante o Ramadão.

"Todos os dias durante o Ramadão, reúnem-se grandes multidões para participar nas orações noturnas. A seguir, vão participar em manifestações", disse Al-Kurbi.

No Egito, o Ramadão será marcado pelo início do julgamento do ex-Presidente Hosni Mubarak e dos seus filhos, com data marcada para quarta-feira.

Na Líbia, onde desde fevereiro persiste uma guerra civil entre o regime de Muammar Kadhafi e os rebeldes que o querem derrubar, a NATO já anunciou que não irá interromper os seus ataques aéreos durante o Ramadão.

Observadores citados pela agência France Presse esperam contudo que o ritmo dos combates abrande no Ramadão, período durante o qual é vedado aos muçulmanos alimentarem-se durante o dia.

WEATHER MONITORING IMPROVED IN TIMOR SEA


CSIRO scientists have installed deep water monitoring instruments in the seas off the northern Australian city of Darwin. [ABC: file photo]

RADIO AUSTRALIA NEWS

Scientists have installed deep water monitoring instruments in the seas off the northern Australian city of Darwin to better predict weather patterns.

Three monitoring stations have been positioned in the Timor Passage and the Ombai Strait, north of Darwin.

The stations are up to three kilometres long and stretch from the ocean floor to 40 metres below the surface.

Bernadette Sloyan, from Australia's national science agency CSIRO, says the stations will help oceanographers see how water movement influences weather and environment.

"The Indonesian throughflow is a major component of the global ocean circulation and it's measuring how much water from the Pacific Ocean is moving into the Indian Ocean," she said.

"The movement of that water has impacts on seasonal forecasts for [the] Australian region and the global climate in general."

Australia: ASYLUM SEEKERS




AAP - August 01, 2011

SYDNEY - The sending of the first boat load of asylum seekers to Malaysia will do very little to stop unauthorised boat arrivals, opposition leader Tony Abbott says.

HMAS Ararat intercepted a boat northwest of Scott Reef in the Timor Sea yesterday morning.

The boat had 54 asylum seekers on board and two crew members. They will be the first lot of arrivals to be sent to Malaysia under the federal government's swap deal whereby Malaysia would accept 800 asylum seekers in exchange for Australia taking 4,000 genuine refugees over four years.

But Mr Abbott said the sending of the asylum seekers to Malaysia less than a week after the Australian and Malaysian governments signed a deal would do little to halt the arrival of boats.

"The ink is scarcely dry on that deal, yet another boat arrives," he told reporters in Sydney yesterday.


Indonésia: RIVALIDADES POLÍTICAS CAUSARAM 21 MORTOS NA PROVÍNCIA DE PAPUA




FV - LUSA

Abepura, Indonésia, 01 ago (Lusa) -- Vinte e uma pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na província indonésia de Papua em confrontos entre centenas de apoiantes dos candidatos às eleições locais marcadas para 09 de novembro, indicou hoje a polícia. Na região de Puncak há registo de 17 vítimas mortais.

"Deslocámos dezenas de polícias e soldados para assegurar a lei. A situação está mais controlada", declarou a polícia da região, ao indicar que os grupos rivais estavam armados com machados, pedras e flechas, tendo tomado casas e viaturas.

Na região de Abepura, no norte da província, homens armados abriram fogo sobre um autocarro, matando quatro pessoas e ferindo sete, adiantou a polícia.

Os atacantes são suspeitos de pertencerem ao grupo separatista Movimento da Papua Livre, ativo desde 1964.

Moeda chinesa bate recorde contra dólar fixando moeda americana em 6,4399 yuan




JCS – AC - LUSA

Pequim, 01 ago (Lusa) -- A moeda chinesa voltou hoje a bater um recorde face ao dólar, com a moeda norte-americana a valer apenas 6,4399 yuan, de acordo com a cotação anunciada pelo banco central da China.

A variação, de 27 pontos base face ao último recorde, ilustra a "gradual valorização" do yuan prometida pela China em 2010, em resposta às crescentes pressões ocidentais, sobretudo norte-americanas.

Setores políticos e empresariais dos Estados Unidos consideram o yuan "artificialmente sub-avaliado" para favorecer as exportações chinesas.

Durante cerca de dois anos, até ao verão de 2010, o yuan esteve praticamente indexado ao dólar, mas em junho do mesmo ano, o banco central chinês anunciou "uma maior flexibilização" da sua política cambial, permitindo que a cotação do yuan possa variar diariamente 0,5 por cento.

Na altura um dólar valia 6,83 yuan e desde então, a moeda chinesa valorizou-se quase 6 por cento em relação à moeda norte-americana.

Timor-Leste: COMISSÃO DA FUNÇÃO PÚBLICA EMPOSSOU 2935 FUNCIONÁRIOS





A Comissão da Função Pública empossou, de 20 a 22 de Julho, um total de 2935 funcionários contratados nos distritos de Lautém, Viqueque, Baucau e Manatuto, informa a página do governo timorense.

"É com muita alegria que a Comissão da Função Pública, juntamente com as entidades dos diversos Ministérios, marcou presença nos distritos de Lautém, Baucau e Viqueque para converter os funcionários temporários em funcionários permanentes, tal como passou no distrito de Díli no dia 1 de Julho do corrente ano, com seis mil funcionários”, salientou o Eng. Libório Pereira.

O Administrador do distrito de Baucau, António Guterres, pede a estes mesmos funcionários que "na qualidade de servidores do Estado e parte integrante de um motor, adequem e definam a vossa posição enquanto peças que fazem parte da máquina do Estado. Que se comprometam em não fazer avariar o motor, mas antes esforçarem-se por servir o povo."

Por sua vez, Elvino Bonaparte do Rego, Administrador do distrito de Manatuto, fez notar que “os compromissos expressos durante o juramento se devem transformar em acções com vista a fortificar o nosso Estado, em prol do desenvolvimento, sem descriminação, e orientado apenas pelos princípios citados na Lei. Vamos tentar implementar este compromisso porque nós somos a máquina do Estado”.

SAPO TL com Governo Timor-Leste

VALOR ESTRATÉGICO DE TIMOR-LESTE DESPERTA INTERESSE DA CHINA




MACAUHUB

Lisboa, Portugal, 01 Ago – O valor estratégico de Timor-Leste está a despertar o interesse da China, numa altura de duplicação das trocas comerciais entre os dois países, afirma o analista Pedro Seabra, do Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança (IPRIS).

Para Seabra, exemplo do olhar atento da China para Timor-Leste é o financiamento concedido para a construção de várias instalações governamentais timorenses, incluindo o Ministério da Defesa e o quartel-general das Forças Armadas, bem como a compra de dois barcos patrulha “Shanghai III” no ano passado.

Mais recentemente, informações veiculadas em imprensa especializada indicam que a China “já tentou tirar maior partido do valor estratégico” de Timor-Leste, “especialmente tendo em mente o contexto regional e internacional remanescente”, escreve o analista português em recente relatório sobre Timor-Leste.

Segundo Pedro Seabra Pequim terá abordado em finais de 2007 as autoridades timorenses no sentido de instalar um radar para monitorizar a navegação no estratégico Estreito de Weitar.

Apesar de o projecto não se ter concretizado, o analista cita o primeiro ministro Xanana Gusmão, em Setembro de 2010, dizendo que Díli está “firmemente empenhada em aumentar a cooperação bilateral na área militar com países amigos que oferecem apoio desinteressado” e que “os irmãos e irmãs chineses são claramente parte deste grupo”.

A China ofereceu a Timor-Leste os palácios da Presidência e dos Negócios Estrangeiros, bem como o edifício do Centro de Estudos Diplomáticos, que tem como missão melhorar a qualidade da formação dos diplomatas do país.

Além das infraestruturas, a cooperação entre os dois países estende-se à agricultura, com o desenvolvimento de um projecto inovador de introdução de arroz híbrido.

As trocas comerciais entre a China e Timor-Leste aumentaram significativamente desde 2008 e este ano são as que registam maior aumento no conjunto dos 8 países delinqua portuguesa.

Segundo dados oficiais chineses, importações e exportações para Timor-Leste registam aumento superior a 110 por cento este ano.

Timor -Leste regista nos últimos três anos um crescimento económico robusto, em torno dos 12 por cento.

Na 3ª conferência ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, o chefe de Estado timorense, José Ramos Horta, defendeu que as relações empresariais entre Timor-Leste e a China permitiram uma “explosão” benéfica de investimento – na hotelaria, restauração, materiais de construção, electrodomésticos, mobiliário e pequeno comércio.

Destacou ainda “as manifestações de solidariedade e apoio dos governos da República Popular da China e da Região Administrativa Especial de Macau (…) desde 2000, através da oferta de equipamentos, financiamento de quadros timorenses, no acolhimento de jovens estudantes na Universidade de Macau e noutras universidades, financiados com a atribuição de 25 bolsas de estudo pelo governo da China e pelo executivo de Macau”.

Para Pedro Seabra, “é cada vez mais claro que Timor-Leste está lentamente, mas cuidadosamente, a tecer uma tapeçaria geopolítica elaborada”, baseada na diversificação dos seus parceiros, embora alinhada com a Austrália e logo também com os Estados Unidos. (macauhub)

Notícias relacionadas:

PORTO DA BEIRA EM MOÇAMBIQUE RECEBE DE NOVO NAVIOS DE GRANDE CALADO




MACAUHUB

Beira, Moçambique, 1 Ago – A partir de hoje navios com calado superior a 60 mil toneladas brutas podem passar a utilizar de novo o porto da Beira, em Moçambique depois de trabalhos de dragagem que custaram  43 milhões de euros.

Segundo o jornal Notícias, a atracagem no porto esteve suspensa durante 28 anos em consequência do assoreamento do canal de acesso ao mesmo.

Os trabalhos foram financiados pelo Governo de Moçambique, via Banco Europeu de Investimentos, pela Holanda, com base no Fundo ORET, por recursos próprios da empresa Portos e Caminho de Ferro de Moçambique (CFM) e realizados pela empresa holandesa Van Oord Dredging and Marine Contractors.

Com a realização do projecto de dragagem, numa extensão de 27,5 quilómetros, foi possível restabelecer as profundidades de 11 metros e largura de 230, que correspondem às dimensões projectadas para o canal de acesso ao porto da Beira.

Foram dragados 9320 mil metros cúbicos de sedimentos, dos quais 5880 mil metros cúbicos de lodo e 3440 mil de areias, incluindo três milhões de metros cúbicos de areias transferidos para o aterro hidráulico do futuro Terminal de Carvão.

Para complementar os trabalhos de dragagem e garantir a sua eficiente manutenção, o CFM obteve, este ano, através da Agência Dinamarquesa de Desenvolvimento Internacional (DANIDA) um financiamento avaliado em cerca de 40 milhões de euros para a aquisição de uma nova draga e melhoramento do serviço marítimo do porto da Beira.

De acordo com a Vice-Ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo, Moçambique “passa a partir de agora a dar resposta aos desafios logísticos colocados para o manuseamento do carvão de Moatize, a ser escoado através da linha de Sena.(macauhub)

Notícias relacionadas:

BANCO BIC DE ANGOLA COMPRA BANCO PORTUGUÊS DE NEGÓCIOS





Lisboa, Portugal, 1 Ago – O Ministério das Finanças anunciou, domingo, em comunicado, que a alienação do Banco Português de Negócios (BPN) será negociada em exclusividade com o Banco BIC, de Angola, num acordo que implicará o pagamento imediato de 40 milhões de euros ao Estado e prevê a redução para metade dos trabalhadores do BPN.

“O Governo tomou hoje a decisão de seleccionar a proposta do Banco BIC Português, S.A. com vista a negociar, em condições de exclusividade, um acordo para a alienação das acções representativas do capital social do BPN”, refere o governo num comunicado.

O documento assinala que o processo deverá ficar concluído em 180 dias – seis meses.

“A proposta apresentada pelo Banco BIC assegura a integração de um mínimo de 750 dos actuais 1.580 colaboradores do BPN”, lê-se no comunicado do Ministério das Finanças.
Fundado em Janeiro de 2008, o Banco BIC Português é o único banco privado angolano em Portugal.

Com sede em Lisboa, o BIC português tem a mesma estrutura accionista do Banco BIC (Angola).

Tem como CEO Fernando Teles e fazem parte do conselho de administração Isabel dos Santos bem como o empresário Américo Amorim, o homem mais rico de Portugal segundo a revista “Forbes”, que possui cerca de 25 por cento das acções do Banco BIC.(macauhub)

Notícias relacionadas:

Mais lidas da semana