quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Portugal | O Golpe Anunciado ao Sol -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Para este peditório não dou nem mais um tostão furado. Aprendi há muitos anos que não devemos meter a nossa catana na lavra alheia. Os problemas de Portugal apenas dizem respeito aos portugueses. Eles é que sabem até quando podem suportar o Tio Célito mais os feios, porcos e maus do partido Chega. Mas satisfaço o pedido de várias famílias do Catambor e volto a esventrar o golpe palaciano que ontem ocorreu em Portugal. 

A golpada de 7 de Novembro (vai passar a ser feriado nacional para a extrema-direita) começou em baixo perfil quando o venerando conselheiro presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Henrique Araújo, deu uma entrevista ao monturo de papel sujo “Sol” conduzido pela agente de terceira Felícia Cabrita. "A justiça não é uma prioridade para o poder político", afirmou o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Henrique Araújo. 

Tudo o que sai naquele monturo de papel sujo é encomendado e pago à linha. A Felícia é paga em géneros. A azougada informadora fez esta pergunta ao venerando conselheiro presidente do Supremo Tribunal de Justiça: No discurso que fez durante a cerimónia de celebração dos 190 anos, perpassa uma mensagem sombria. Tem, aliás, alguns pontos em comum com o discurso do Presidente da República no 5 de Outubro. Não sei se combinaram!? Resposta; (risos) Não, não combinamos, poderá é haver sintonia de posições em relação a muitas e certas matérias. Isso, acho que há”.

Confissão importante para sabermos quem faz parte da direcção do golpe palaciano. Nas grandes convulsões sociais, nas golpadas palacianas ou sangrentas, o dinheiro está sempre a tilintar nas cabeças dos golpistas. Leiam esta declaração do Dr. Henrique Araújo:

“O poder judicial é um poder separado do Estado. Por isso, tem de se estabelecer também o princípio da separação orçamental e de uma forma completamente diferente da que temos. Quem fornece os meios aos tribunais é o Ministério da Justiça – e isto está errado. Tudo deveria estar concentrado no CSM. O Orçamento do Estado deveria atribuir uma verba ao CSM, que este deveria poder supervisionar. Só assim é que se pode falar em completa separação de poderes”. 

Nos golpes palacianos ou sangrentos há sempre um programa. Henrique Araújo destapou o véu: “Acho que o enriquecimento ilícito  justificado seria um bom instrumento para combater o fenómeno da corrupção que está instalada em Portugal e que tem uma expressão muito forte na administração pública. Isto não é uma simples perceção, é uma certeza! E o que tem sido usado para a combater não é suficiente. Sabemos que os casos de corrupção têm aumentado e, apesar de a investigação a este tipo de criminalidade ter aumentado, os resultados ficam muito aquém daquilo que se sabe que existe”.

Armas da NATO para a Ucrânia usadas pelo Hamas: evidências, rotas, beneficiários

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Fontes militares árabes estão compartilhando amplamente um novo vídeo que supostamente mostra equipamento militar em serviço com os combatentes Hams. Lançadores de granadas americanos M136 e M141, bem como ATGMs sueco-britânicos NLAW, são vistos na filmagem. Há cada vez menos dúvidas de que as armas estrangeiras tenham caído nos braços de militantes palestinos através da Ucrânia. 

Vários relatórios afirmaram que durante a operação de segurança de 8 de outubro, os militares israelenses encontraram sistemas de mísseis antiaéreos portáteis “Strela-2” e tiros para RPG-7 com a marca de uma unidade das Forças Armadas da Ucrânia de Mukachevo, região Transcarpática . Armas ucranianas foram descobertas em uma das caminhonetes de militantes do Hamas.

Relatórios sobre as armas da Ucrânia em serviço com os combatentes do Hamas apareceram imediatamente após o início das hostilidades no Médio Oriente. Tel Aviv preferiu evitar escândalos públicos e não acusou oficialmente as autoridades ucranianas. Em junho, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou oficialmente que algumas armas fornecidas pelos Estados Unidos e pelos países da UE à Ucrânia já haviam aparecido em Israel. Era apenas uma questão de tempo até que fosse usado para matar israelitas.

Por sua vez, Kiev apressou-se a encobrir-se e, como sempre, culpou Moscovo pelos seus próprios fracassos.

O Serviço de Inteligência Militar da Ucrânia (GUR), chefiado por Budanov, informou que foi alegadamente “o GRU russo que entregou aos terroristas do Hamas armas fabricadas nos EUA e nos estados da UE que foram capturadas durante os combates na Ucrânia”. Kiev supostamente não tem nada a ver com a transferência de armas da OTAN. Na verdade, as alegações das autoridades ucranianas confirmaram que, de facto, as armas ocidentais destinadas à Ucrânia são enviadas com militantes palestinianos. É improvável que os militares russos tenham troféus da OTAN suficientes, novos e não danificados nas batalhas anteriores, para enviá-los a terceiros países. O terceiro ponto é que os responsáveis ​​de Kiev se esquecem de mencionar o seu próprio equipamento militar de fabrico soviético, encontrado nas regiões de guerra no Médio Oriente.

Leia mais AQUI , AQUI , AQUI

Há muito que não é segredo para ninguém que o regime corrupto de Kiev envia um grande número de armas da NATO para os mercados negros e directamente para vários militantes em todo o mundo.

O GUR chefiado por Budanov, um bom amigo de Zelensky, e o Ministério da Defesa sob a liderança do ex-ministro Reznikov, são os dois departamentos que estiveram envolvidos e coordenaram o comércio de armas no mercado negro. Outra figura importante nestes assuntos é a Comissão Interdepartamental sobre a Política de Cooperação Técnico-Militar e Controle de Exportações do Governo da Ucrânia, chefiada por Alexander Polishchuk, que já havia trabalhado como Vice-Ministro da Defesa da Ucrânia; mas imediatamente após o escândalo público sobre o escândalo das armas do Hamas eclodir, Zelensky o demitiu do cargo.

O governo ucraniano descarta vários tipos de armas sob o pretexto de intensos combates nas linhas de frente e da necessidade de reabastecer rapidamente os armazéns.

O processo é supervisionado a partir de Kiev com o apoio da administração regional de Odessa, de onde as armas foram transferidas para o estrangeiro. A grande infraestrutura portuária permitiu a passagem de grandes fluxos de navios cargueiros enquanto não havia controle de descida da carga graças ao negócio de grãos.

Além disso, tendo em conta os laços estreitos entre os serviços de inteligência, militares e civis ucranianos e a CIA, é altamente provável que a exposição de armas da NATO em todo o mundo, incluindo nas fronteiras israelitas, seja realizada sob estrita supervisão americana. Vale a pena recordar que as armas dos Balcãs e da Ucrânia entraram na Síria e no Iémen através dos portos de Varna e Odessa. Também foi retirado massivamente de armazéns de armazenamento de longo prazo com munição soviética. Por exemplo, minas de morteiro então montadas na Ucrânia foram encontradas em grande quantidade em serviço com o ISIS no Iémen.

Os abastecimentos ao longo das rotas da Europa Oriental e da Ucrânia foram criados e operados ativamente durante as guerras na Síria e no Iémen para armar, por exemplo, Hayat Tahrir al-Sham e outros. A CIA esteve amplamente envolvida nestas operações, inclusive financiando-as com os seus próprios fundos secretos. Os destinos também incluíram Paquistão, Afeganistão, Burkina Faso e outros países.

Os governos ocidentais já tinham conhecimento da transferência ilegal de armas, agora sabem. Devido ao crescimento deste negócio ilegal na Ucrânia após o golpe de Estado de 2014, a luta pela operação dos portos da região de Odessa, um dos principais centros de comércio de armas na região do Mar Negro, é estrategicamente importante para o Ocidente. beneficiários.

Ler/Ver em South Front:

Investigação exclusiva: Zelensky, autoridades ucranianas e um comerciante americano da morte revendem armas ocidentais para terroristas e cartéis de drogas, ganhando centenas de milhões de dólares

Órgãos de militares ucranianos descobertos no mercado negro europeu

Regime de Kiev inundando mercados negros com armas provenientes da OTAN

Situação militar na faixa de Gaza e na fronteira israelo-libanesa em 9 Novembro 2023

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Mais de 10.812 palestinos foram mortos e mais de 26.900 outros ficaram feridos como resultado de ataques aéreos israelenses, segundo o Ministério da Saúde palestino;

A 9 de Novembro, os confrontos entre as forças israelitas e os combatentes palestinianos continuam em Beit Hanoun;

Em 9 de Novembro, os combatentes palestinianos repeliram os ataques israelitas nas áreas de Shati e Sheikh Radwan;

Em 9 de novembro, as forças israelenses avançaram ao longo da estrada al-Rashid e chegaram à praça Riashi;

Em 9 de Novembro, grupos palestinos dispararam vários foguetes contra Kissufim, Reim, Nirim;

Em 9 de novembro, grupos palestinos dispararam vários foguetes contra Nahal Oz, Netivot, Alumim.

Em 9 de novembro, as forças israelenses avançaram ao longo da estrada al-Rashid e chegaram à praça Riashi;

A 9 de Novembro, os confrontos entre as forças israelitas e os combatentes palestinianos continuam em Beit Hanoun;

A 9 de Novembro, os confrontos entre as forças israelitas e os combatentes palestinianos continuam perto de Atatra;

Em 9 de Novembro, os combatentes palestinianos repeliram os ataques israelitas nas áreas de Shati e Sheikh Radwan;

No dia 9 de novembro, os confrontos entre as forças israelenses e os palestinos continuam a oeste de Jabalia.

Em 9 de novembro, os duelos de artilharia e os confrontos entre o Hezbollah e as FDI continuaram na área da fronteira libanesa;

Em 9 de novembro, o Hezbollah teve como alvo dois tanques Merkava com mísseis ATGM perto de Metula;

Em 9 de novembro, a artilharia israelense bombardeou a área de Ramieh;

Em 9 de Novembro, drones israelitas atacaram a área de Mhaibib;

Em 9 de novembro, a artilharia israelense bombardeou a área de Rmaysh.

Ler/Ver em South Front:

Situação militar na Faixa de Gaza, na fronteira israelo-libanesa, em 8 de novembro de 2023 (atualização do mapa)

Situação militar na Faixa de Gaza em 7 de novembro de 2023 (atualização do mapa)

APAGAR A PALESTINA -- Chris Hedges

Ao final, Gaza, como o Gueto de Varsóvia, será inabitável. Mas “exterminar todos os bárbaros” vai além de Hitler e de Netanyahu. Sua origem está nas guerras coloniais que o Ocidente faz há cinco séculos, em nome de sua “civilização”

Chris Hedges* para Mint Press News | em Outras Palavras | Tradução: Maurício Ayer | Imagem: Hannibal Hanschke/EPA | # Publicado em português do Brasil

Eu era repórter do New York Times, durante o cerco a Sarajevo. Nunca enfrentamos o nível de bombardeamento de saturação e o bloqueio quase total de alimentos, água, combustível e medicamentos que Israel impôs a Gaza. Nunca tivemos de suportar centenas de mortos e feridos por dia. Nunca enfrentamos a cumplicidade da comunidade internacional com a campanha sérvia de genocídio. Nunca suportamos a intervenção de Washington para bloquear resoluções de cessar-fogo. Nunca enfrentamos carregamentos maciços de armas dos EUA e de outros países ocidentais para sustentar o cerco. Nunca enfrentamos que notícias provenientes de Sarajevo fossem sistematicamente desacreditadas e rejeitadas pela comunidade internacional, embora 25 jornalistas tenham sido mortos na guerra pelas forças sérvias sitiantes. Nunca toleramos que os governos ocidentais justificassem o cerco como o direito dos sérvios de se defenderem, embora as forças de manutenção da paz da ONU enviadas para a Bósnia tenham sido em grande parte um gesto de relações públicas, ineficazes para travar a matança até serem forçadas a responder aos massacres que tiraram a vida de 8 mil homens e meninos bósnios em Srebrenica.

Não pretendo minimizar o horror do cerco de Sarajevo, que me dá pesadelos quase três décadas depois. Mas o que sofremos – trezentos a quatrocentos bombardeamentos por dia, quatro a cinco mortos por dia e duas dúzias de feridos por dia – é uma pequena fração da morte e destruição em massa em Gaza. O cerco israelense a Gaza assemelha-se mais ao ataque da Wehrmacht [as forças armadas alemães durante o cerco nazista] a Stalingrado, em que mais de 90% dos edifícios da cidade foram destruídos, do que a Sarajevo.

Na sexta-feira, a Faixa de Gaza teve toda a sua comunicação cortada. Ficaram sem internet. Sem serviço telefônico. Sem eletricidade. O objetivo de Israel é perpetrar o assassinato de dezenas, provavelmente centenas de milhares de palestinos e fazer a limpeza étnica daqueles que sobreviverem em campos de refugiados no Egito. Trata-se de uma tentativa de Israel de apagar não apenas o povo, mas a ideia da Palestina. É um cópia das campanhas maciças de massacre racializado levadas a cabo por outros projetos de colonização que acreditavam que a violência indiscriminada e generalizada poderia fazer desaparecer as aspirações de um povo oprimido, cujas terras roubaram. E tal como outros autores de genocídio, Israel pretende mantê-lo escondido.

Angola | Racismo e Xenofobia de Estado – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Ismael Mateus, membro do Conselho da República nomeado pelo Presidente João Lourenço, publicou um texto no Jornal de Angola com conteúdo racista e xenófobo. O título do repositório dos crimes de ódio é sugestivo: “Invasão Muçulmana”. A partir daqui o autor manipula factos para levar os leitores a concluírem que sim, em Angola existe uma gravíssima invasão de muçulmanos. Esperei até este momento por uma reacção a tão graves crimes mas o silêncio é de ouro, vale mais do que o Corredor do Lobito.

No Conselho da República têm lugar a Presidente da Assembleia Nacional. Nem uma palavra sobre a “invasão dos muçulmanos”. O senhor Procurador-Geral da República, Hélder Pita Grós, também é membro do Conselho da República. Sabe que os crimes de ódio não necessitam de queixa. Os seus serviços deviam imediatamente informar a opinião pública de que Ismael Mateus ia responder em Tribunal pelos seus crimes gravíssimos, mais graves ainda quando praticados num país que viveu durante séculos a discriminação racial e a ocupação estrangeira. Mais grave é impossível.

Leiam este naco da prosa de Ismael Mateus, membro do Conselho da República; “Há muito que segmentos da sociedade angolana têm dificuldades de perceber que caminho o Governo angolano pretende seguir no caso da ‘invasão muçulmana’ em Angola. A estratégia da não-decisão, silêncio, indecisões e a falta de medidas de contenção que, aparentemente, foi adoptada pelo Governo acaba sendo também uma forte mola impulsionadora da invasão silenciosa de imigrantes muçulmanos de países islâmicos”. 

Isto é xenofobia e racismo. Islamofobia (repugnância, satanização e repúdio dos muçulmanos) primária inadmissível muito menos manifestada por um membro do Conselho da República escolhido pelo Chefe de Estado. Um texto criminoso publicado num Media público! É grave.

Ismael Mateus no seu texto criminoso faz insinuações torpes como esta: “As cantinas e lojas de bairro, baptizadas como ‘cantinas do Mamadou’ representam o campo avançado de uma operação mais complexa e com inúmeras facilidades das autoridades”. Só faltava mesmo a teorias da conspiração religiosa contra Angola!

Querem um exemplo gritante de xenofobia e racismo? Leiam o que escreveu Ismael Mateus: “Os hábitos e padrões de vida angolanos que deveriam ser a cultura dominante estão gradualmente a ser substituídos por costumes e padrões religiosos e culturais dos muçulmanos, como se vê em bairros inteiros de Luanda.” João Lourenço colecciona pessoas assim: Agualusa, Rafael Marques, Ismael Mateus mais outras e outros ainda piores.

Angola | A Biografia Pimpampum Mais um Pum – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Chivuluvuku publicou a sua biografia a duas mãos. O portal Maka Angola garante, pela pena de Rui Verde, que é uma livro excepcional com muita prolepse pimpampum saiu um pum mal cheiroso de água choca que o romancista analepse escreve água lusa errádamentismo verdadeiramente Agualusa. Um biografitista inadimplente linguisticamente falando, inimigo da concordância entre sujeito e predicado. Está visto, deu Chivukuvuku bailundamente real, formado em inteligência militar na República Federal da Alemanha.

Rui Verde foi vice-reitor da Universidade Independente. Em prolepse vos digo que fez tantas e tão poucas que atirou com a escola superior para a lixeira e  foi condenado num Tribunal português a  quatro anos e dois meses de prisão por gestão danosa e outras narrações em analepse nos dias de hoje, já investido em agente dos “secretos” e avençado de George Soros, das inteligências burras e do trio assassino Biden, Blinken e Austin. Em Angola sabe-se quem lhe paga e muito. Aqui entra Rafael Marques, o condecorado de João Lourenço em analepse.  

Chivukuvuku quando acabou o curso de inteligência burra (bufaria) na República Federal da Alemanha foi colocado na antena de Kinshasa que nos forneceu em prolepse o mobutista Tulinabo Mushingi, como embaixador do estado terrorista mais perigoso do mundo em Luanda. Hoje mesmo o capataz foi ao Palácio da Cidade Alta ver se o pessoal estava a cumprir as ordens. O Corredor do Lobito não é só transportes, seus burros! Nós vamos triplicar as cidades, vilas e aldeias ao longo do canal ferroviário. Coisa que nunca foi feita. 

Em analepse Chivukuvuku foi promovido a cornel pelo Savimbi e colocado na “inteligência militar” da UNITA, entre 1987 e 1988. Aprendeu mais umas coisas de bufaria no Reino Unido. Como o Rui Verde e o Rafael Marques. Tudo gente fina em analepse. A Cartilha da UNITA só tem um ponto: Como Mentir em Prolepse. O biografado em analepse diz que de 1989 a 1991 o brigadeiramente brigadeiro foi “representante da UNITA junto da ONU”. Isso não existe. Nas Nações Unidas não há representações partidárias. O Agualusa resolve esta aldrabice ignorando a verdade porque a verdade é ditadora e há muitas verdades. A ONU da UNITA era uma palhota na Jamba onde se faziam os negócios da droga, diamantes e marfim.

Na biografia pimpampum mais um pum malcheiroso água choca quer dizer água lusa que o garatujador escreve Agualusa: “Em 1993 foi ferido nos confrontos militares de Novembro em Luanda e mantido sob custódia das autoridades governamentais quase durante um ano”. Foi em 1992, um ano antes. A verdade é lixada. Aparece sempre em prolepse. Chivukuvuku participou numa tentativa de golpe militar. Quando se viu perdido, ele, Salupeto Pena e Jeremias Chitunda fugiram. Deixaram os outros aos tiros até levarem o tiro final. 

Angola | O Engenheiro das Obras Feitas – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

João Lourenço e as obras da sua presidência é documentário da TPA que promove o inculto da personalidade, a cultura da bajulação e o abuso da nossa paciência. O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto é uma obra importante. Começou no Departamento de Reconstrução Nacional da Casa Militar do Presidente da República, José Eduardo dos Santos. Alguma vez tinha que acabar. Calhou no segundo mandato do actual Presidente da República. Não é obra “da sua presidência”. É do Executivo. Mas não me choca que entre na História como o engenheiro das obras feitas.

Os hospitais que João Lourenço inaugura não são obra da sua presidência. São do Executivo. Os especialistas na matéria até acham que a estratégia está errada. Os grandes investimentos deviam ser canalizados para os cuidados primários de saúde e não para os grandes hospitais. Perguntem aos cubanos como é. Eles criaram o melhor sistema de saúde do mundo. Esta parte também sei. Fiz uma reportagem em Cuba sobre a matéria. 

A aposta foi nas pequenas unidades de rua, quarteirão e bairro. Educação e informação para a saúde. Visitadores sanitários que promovem hábitos alimentares saudáveis e cuidados de higiene. Combate ao sedentarismo. Em Havana todos drenavam para o grande hospital Hermanos Ameijeiras onde eram prestados cuidados diferenciados de topo, excelentes em qualquer parte do mundo. Nos anos 80 já faziam transplantes de coração e pulmões ao mesmo tempo. Transplantes de fígado. As escolas cubanas formaram milhares de médicos, enfermeiros e outros técnicos. Um sucesso!

João Lourenço não precisa de andar a correr para entrar na História Contemporânea de Angola. Vai entrar de qualquer maneira. Só falta saber quantas páginas lhe são dedicadas. Ou se fica apenas com uma nota de rodapé. O “documentário” da TPA que faz dele deus é ridículo e em política o ridículo mata. Para já tem garantido o título de engenheiro das obras feitas.

O mobutista que os EUA mandaram para Angola como capataz, Tulinabo Mushingi, abre há dois dias os noticiários da TPA. O Palácio da Cidade Alta está debaixo de olho. Quem se portar mal é castigado com chibatadas (cortes de dinheiro), palmatoadas (demissões) ou trabalhos forçados (perda definitiva ou temporária do tacho).

A UNITA pôs a circular um vídeo onde aparece um Aldraberto, igual à Luzia Moniz e à Alexandra Simeão, afirmando que Maria Eugénia Neto, viúva do Presidente Agostinho Nerto, é irmã do Almirante Rosa Coutinho. Os dois “cunhados” combinaram entregar Angola independente a Portugal. Tive uma relação próxima com o antigo presidente da Junta Governativa de Angola. É autor do prefácio do meu livro “Angola a Via Agreste da Liberdade”. Um dia convidou-me para ir à sua terra natal, no Alentejo. Aí conheci toda a sua família. Maria Eugénia Neto é da raia transmontana. Bem longe de terras alentejanas.

Portugal | Urge dragar as verdades e as mentiras - Ana Drago, a opinião em áudio - TSF


"Tenho enorme receio que à atuação do MP venha a corresponder enorme crescimento da extrema-direita", palavras de Ana Drago nos Não Alinhados da TSF, a que pode aqui aceder via áudio.  

Na verdade o receio de Ana Drago é partilhado por vasta maioria de democratas portugueses. A operação do Ministério Público está em marcha, a Justiça anda por estes dias em ebulição, existem factos apurados que estão longe de poderem ser considerados ilegais e que divulgações do MP (julgamos) contribuem para espalhar a confusão - o que se torna suspeito.

Esperemos pelo que vai acontecer e quantos dos envolvidos até agora serão comprovadamente considerados culpados de corrupção, tráfico de influências e/ou outras classificações do menu dos crimes associados aos presumivelmente criminosos.

A extrema-direita avança, quer eleições. Quer reverter o processo que apesar de pouco benéfico tem sido minimamente positivo para os portugueses mais carenciados. E outros. Vamos ver e tentar perceber se esta operação do Ministério Público é tao "feia e grave" quanto o "pinta" ou se nas entrelinhas e intenções há mais "qualquer coisa".

Nos tempos que correm temos de ser desconfiados de tudo e de todos. Pois claro que temos de ser desconfiados.

Urge dragar as verdades e as mentiras. Separar a honestidade do imenso lodo da manipulação, da desinformação e das mentiras e golpadas. Por necessidade e fidelidade à verdadeira democracia e Justiça.

Redação PG

Portugal | A GRANDE DÚVIDA


Henrique Monteiro | HenriCartoon

Portugal | Oito anos menos um dia

Cristina Figueiredo, editora de política da SIC | Expresso (curto)

Viva. Antes do mais venho pedir-lhe uma ajuda: aqui no Expresso queremos perceber onde ainda lhe falhamos e no que podemos melhorar. Se puder, entre por aqui e responda-nos a estas perguntas. Não demora mais de dois minutos. Obrigada.

Lembro-me como se fosse ontem: estava um dia de sol e, coisa rara, a equipa inteira da editoria Política do Expresso foi até ao Parlamento ver, ao vivo e a cores, História a ser feita. Nessa terça-feira, 10 de novembro de 2015, PCP, PEV e BE juntavam-se ao PS - numa aliança inédita e tão improvável que tivemos mesmo de ver para crer - e votavam favoravelmente a moção de rejeição ao programa de Governo de Pedro Passos Coelho. Era o primeiro e decisivo passo que levaria António Costa, secretário geral do PS - partido que ficara em segundo lugar nas legislativas de 4 de outubro -, à chefia do Governo. Hoje, exatos oito anos menos um dia depois, fecha-se simbolicamente esse ciclo, quando Marcelo Rebelo de Sousa se dirigir ao país, após a reunião do Conselho de Estado (com início previsto para as 15h00), para anunciar a sua decisão sobre o futuro do país, agora que Costa se demitiu do cargo de primeiro-ministro.

Apesar de ser prudente aguardar para confirmar, já ontem a meio da tarde era notícia em todo o lado que a preferência do Presidente da República vai para a dissolução da Assembleia da República e a convocação de eleições antecipadas (para o final de fevereiro ou o início de março), assim correspondendo à vontade da maioria dos partidos ouvidos em Belém. Com excepção do PAN e do PS (que não escondeu que a sua “solução preferencial” seria continuar no Governo, sem eleições mas com outro elenco chefiado por outro primeiro-ministro - da lista socialista constaria Augusto Santos Silva, Mário Centeno ou António Vitorino), todos querem nova ida às urnas e o quanto antes - embora haja tolerância para a eventualidade de “o quanto antes” acabar por se transformar num “o mais tarde que seja possível”. E poderá acontecer assim porque, por um lado, o Presidente entende que é importante para o país o Parlamento para terminar o processo de aprovação do Orçamento do Estado para 2024 - por mais bizarro que a todos possa parecer fazer aprovar um OE que vai necessariamente ser executado por outro Governo; por outro, porque o PS precisa de tempo para eleger o sucessor de António Costa na liderança do partido. E, a este respeito, sabe-se já que Pedro Nuno Santos deve anunciar a sua candidatura até à próxima segunda-feira e provavelmente vai contar com um adversário interno: o ainda ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, também se está a preparar para avançar. A Comissão Política do PS reúne-se esta noite para analisar a “situação política nacional” - e o futuro do PS é o tema do Expresso da Manhã de hoje. Já o Conselho Nacional da IL (que se reúne no domingo) iria aprovar Cotrim de Figueiredo para cabeça de lista às europeias, mas a crise política veio alterar-lhe os planos.

Isto tudo acontece, é importante não esquecer, porque há uma mega investigação (que hoje já se sabe ter o nome de Operação Influencer) a decorrer, com vários arguidos (entre eles o ex-ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e o ainda ministro das Infraestruturas, João Galamba) e cinco detidos por suspeitas de corrupção e tráfico de influências (entre eles o chefe de gabinete do primeiro-ministro, Vítor Escária, e o melhor amigo de Costa e consultor do Governo, Diogo Lacerda Machado) que só hoje começarão a ser ouvidos no Tribunal Central de Instrução Criminal. Ontem à noite a SIC avançou que nas buscas ao gabinete de Escária foram apreendidos 75.800 euros em numerário. O jornal Observador, por sua vez, deu conta de mais de 20 escutas telefónicas envolvendo o primeiro-ministro que foram validadas e se encontram no processo. De que suspeita, afinal, o Ministério Público? Pode ler um resumo aqui. Já quanto ao processo autónomo que recai exclusivamente sobre o primeiro-ministro, os socialistas aguardam mais explicações da Procuradora Geral da República, cujo comportamento criticam… ma non troppo. Até porque, além de ter acabado com o Governo, a investigação de contornos ainda muito pouco conhecidos já pôs fim ao sonho europeu de António Costa.

Portugal | Marcelo aproveitará ou não a "poucochinha boleia" do Ministério Público?


Aqui está uma imagem escolhida no PG desta quinta-feira. Marcelo com ares de azia como nunca antes havia sido visto. O engulho tem apenso a demissão do PM António Costa e respetiva queda do governo vigente em Portugal a caminho de uma década. 

O aparelho judiciário (Ministério Público) diz que descobriu cometimentos de ilegalidades de uns quantos efetivos e preponderantes "amigos" do governo, de artistas muito bem pagos de lobies e etc nestas embrulhadas costumeiras de detentores de poderes políticos e económicos que mais ou menos são donos disto tudo. Nada de mal, para eles. Dá-se a bronca e o atear do fogo de palha. Ena, que escândalo! - diz a plebe carneiramente votante. Aqui del-rei que o Partido Socialista é de esquerda, provavelmente um pouquinho que seja nas rendinhas e gregas do decote sinuoso no vestido que usa desde a sua fundação e a fabricação do Super Mário Soares. Sabe-se entre certos e incertos plebeus que o vestido foi oferecido por Frank Carluci, maioral da CIA, e embaixador dos EUA em Portugal logo após a eclosão do 25 de Abril de 1974 em Portugal. Esse tem sido o mal de nascença do Partido Socialista: quer estar bem com os desprotegidos, explorados e pobres que trabalham no duro e com fome dura mas também com os do grande capital, manipuladores, exploradores, corruptos e muitas mais maleficências. Verificando-se que é para estes últimos que governa e com quem se casou desde que na Alemanha, no exílio, abraçou a democracia e o xuxalismo da treta. Apesar de tudo é o melhorzinho em Portugal - é como escolher entre merda fresca e cagalhão seco cujos vapores já foram invadidos pela secura empedernida. Sem cheiro...

Visto isto e muitos mais atos e "novidades" vimos que a grande obra da atualidade e da demissão de Costa e do governo tem assinatura de realização e argumento no celuloide e projetor do Ministério Público. Como em qualquer filme requer montagem e efeitos especiais melhores ou piores na qualidade.  Já há os que dizem que isto configura uma golpada de Estado e torcem o nariz. O que poderá querer significar que o cagalhão seco afinal é "martelado" e que não está ausente de alguns maus odores alaranjados. A plebe está atenta e tem a particularidade de os de fora nunca perceberem que assim está. É como uma torrente contida que um dia explode na vertente de toneladas de desassossego social. Portugal e os portugueses são exímios em deixar parecer que está tudo bem quando não está... Até um dia. O salazarismo que o diga.

Se o enredo do filme supra citado tem golpada e cai a jeito alaranjado e tendencialmente de 'montenegritude'. Se, se, se... É o que está escrito e o que os odores segredam. Talvez intriguista. O tempo esclarecerá, como sempre e o que aí vem também. Na trama vamos ver se a azia mostrada pelo PR Marcelo na foto tem a haver com tudo isso e muito mais e se aproveitará a boleia da Justiça Acima de Qualquer Suspeita e que em surdina os portugueses tendem a não confiar em certos e em incertos casos.

Tantas vezes que as Justiças estão recheadas de Injustiças... Em Portugal e no Mundo.

Marcelo aproveitará a boleia ou não? Só os deuses saberão, assim como sabem que não há anjos de borla - antes pelo contrário, são caríssimos. 

SITUAÇÃO MILITAR NA UCRÂNIA EM 8 DE NOVEMBRO DE 2023 (Actualização do Mapa)

South Front | # Traduzido em português do Brasil

O ataque russo atingiu instalações militares e infra-estruturas portuárias da AFU na região de Odessa;

Ataque russo atingiu o campo de aviação Dolgintseve;

O exército russo abateu sete drones sobre a península da Crimeia;

O exército russo repeliu os ataques ucranianos perto de Timkovka;

O exército russo repeliu os ataques ucranianos perto de Rabotino;

A artilharia russa atingiu posições da AFU perto de Novomikhailovka;

Os confrontos entre a AFU e o Exército Russo continuam perto de Krynki;

As forças russas eliminaram 30 militares, dois veículos blindados, três veículos motorizados, um obuseiro M114, um obuseiro Msta-B, um sistema de artilharia Gvozdika, um canhão D-44 na área de Kupyansk;

As forças russas eliminaram 60 militares, dois veículos blindados de combate e duas picapes na área de Krasny Liman;

As forças russas eliminaram 235 militares, três veículos blindados, quatro veículos motorizados, um obuseiro Msta-B, um sistema de artilharia Gvozdika, um canhão D-30 na área de Donetsk;

As forças russas eliminaram 145 militares, dois veículos blindados, sete veículos motorizados, um sistema de artilharia Krab, um obus FH-70, um obus D-20 na área de South Donetsk;

As forças russas eliminaram 80 militares, três tanques, cinco veículos de infantaria, três veículos blindados de transporte de pessoal, dois veículos blindados, duas picapes, um sistema de artilharia M109, um canhão M146 na região de Zaporozhye;

As forças russas eliminaram 30 militares, quatro veículos motorizados, um sistema de artilharia M777, um obus Msta-B, um sistema de artilharia Gvozdika na região de Kherson;

Os sistemas de defesa aérea russos abateram 31 drones ucranianos no último dia;

Os sistemas de defesa aérea russos derrubaram 11 projéteis HIMARS e duas bombas aéreas guiadas JDAM no último dia;

Os sistemas de defesa aérea russos abateram um Su-27 perto de Kamenka;

Os sistemas de defesa aérea russos abateram dois MiG-29 perto de Preobrazhenka;

Os sistemas de defesa aérea russos abateram um Su-25 perto de Pavlograd;

Os sistemas de defesa aérea russos abateram um Su-25 perto de Tokarevka.

Ler/Ver em South Front:

Em vídeo: Houthis abateram o drone de combate MQ-9 dos EUA que apoiava Israel

EUA anunciam ataques à Síria após série de ataques

Dezenas de civis foram vítimas dos ataques terroristas de Kiev e assassinatos em Donbass (vídeos, atualização de mapas)

O Hamas compartilhou mais vídeos de batalhas em Gaza

CORRER PARA A OFENSIVA NAS LINHAS DE FRENTE UCRANIANAS

South Front | # Traduzido em português do Brasil – com vídeo

Após o fracasso da contra-ofensiva ucraniana na região de Zaporozhye, a configuração nas linhas de frente ucranianas mudou significativamente.

Hoje, as forças ucranianas estão a tentar outra ofensiva na região de Kherson, numa tentativa de ganhar uma posição segura na margem oriental do rio Dnieper. Por sua vez, as forças russas continuam a avançar através da defesa ucraniana em torno de Avdeevka, forçando Kiev a transferir grandes reservas de outras regiões para a área.

Nos últimos dias, os militares ucranianos não conseguiram expandir significativamente a cabeça de ponte na margem oriental do Dnieper. Unidades ucranianas controlam a parte central da vila de Krynki. Eles também continuam as tentativas de cruzar o rio para criar outra ponte perto da aldeia de Poima. Os militares ucranianos ainda estão presentes perto das pontes rodoviárias e ferroviárias de Antonovsky.

Os ataques ucranianos em curso visam assumir o controlo da estrada numa parte da frente com cerca de 30 quilómetros de extensão. Apesar das tentativas russas de destruir grupos inimigos, os militares ucranianos conseguem transferir reforços, incluindo algum equipamento militar pesado. No entanto, o número de veículos blindados transferidos até agora parece ser demasiado pequeno para a implementação dos planos ucranianos. Além disso, a artilharia e a aviação russas estão a atacar as rotas logísticas ucranianas, tanto na margem ocidental como nas ilhas.

Somente no último dia, 87 bombas pesadas russas da FAB com Módulos Unificados de Planejamento e Correção atingiram alvos na região de Kherson, disseram as autoridades ucranianas. Até agora, este é um recorde.
Enquanto isso, os militares russos cercam Avdeevka, um dos redutos ucranianos mais fortificados no Donbass.

Os combates já estão em andamento no território da cidade. Na periferia norte, ocorrem batalhas no território da estação de filtragem de Donetsk. No leste, as forças russas cruzaram e ganharam posição através do anel viário de Donetsk, na área florestal. Segundo relatos recentes, os militares russos atacaram posições ucranianas no microdistrito de Khimik, na parte sul da cidade. As batalhas foram relatadas no Palácio da Cultura, na periferia da cidade. Também nos últimos dias, os militares russos aproximaram-se da aldeia de Severnoye, mas o ataque ainda não começou.

Os militares ucranianos transferiram reservas e lançaram contra-ataques ao norte de Avdeevka. Os militares russos foram forçados a recuar de parte da ferrovia. A frente nesta área é instável. Os combates intensos estão em curso, enquanto o comando ucraniano está a fazer o seu melhor para evitar o cerco da cidade.

Ler/Ver em South Front:

Exército russo ataca retaguarda ucraniana

Perdendo na retaguarda, Kiev tenta ofensiva no Dnieper

Ucrânia lança ataque desesperado de drones para encobrir a situação de Avdeevka

Mais lidas da semana