terça-feira, 19 de setembro de 2023

TRAFICANTES DE ARMAS BRINDAM LUCROS “MUITO FLUTUANTES” EM LONDRES

Na maior feira de armas do mundo, Declassified encontra fabricantes de bombas lucrando com a guerra na Ucrânia.

Matt Kennard* - Phil Miller* | DeclassifiedUK | # Traduzido em português do Brasil

“A guerra na Ucrânia certamente impulsionou um aumento nas vendas em todo o portfólio”, diz Matthew Bragoni, representante da Ensign-Bickford Aerospace and Defense ( EBAD ).

Bragoni, um veterano do exército dos EUA que serviu no Iraque e no Afeganistão, está no estande de sua empresa em Londres, na Defense and Security Equipment International (DSEI). Esta feira bianual de armas é a joia da coroa da indústria global de armas.

“Todos sabem que os militares dos EUA têm doado [à Ucrânia] muitos produtos que estavam em stock”, observa. “E então estamos vendo o efeito de segunda ordem, onde essas compras – à medida que os EUA esvaziam seus estoques – são recompradas”.

A EBAD está sediada no estado americano de Connecticut. Bragoni é o diretor do grupo que tem como foco entregar produtos para “combatentes de todo o mundo”. Estas vão desde peças de mísseis até explosivos para limpar campos minados, que estão agora a ser enviados para a Ucrânia – “algo de que nos orgulhamos muito”, observa Bragoni. 

“Vendemos e entregamos mais de mil cargas de linha portátil, que são cargas de remoção de minas transportadas em mochila”, explica ele. “Portanto, se um soldado se encontrar em uma área fortemente minada, ele poderá implantar o sistema rapidamente, criar um caminho para a segurança e retornar ao território amigo sem ferimentos.”

Embora nenhum dispositivo possa impedir que milhares de soldados ucranianos percam membros nos campos minados russos, Bragoni acredita que o futuro parece brilhante para as empresas de armamento.

“Será mais inseguro daqui para frente… o curto prazo é muito perigoso. Acho que estamos vendo isso em todo o mundo”, diz ele. “Há um forte impulso para o entrincheiramento da mentalidade da Guerra Fria. E veremos uma reconstrução do estoque em estoque.”

Ele faz uma pausa e acrescenta: “Penso que isso provocará um boom de dez anos na produção e a EBAD será certamente uma beneficiária”.

Sobre a ética de Londres sediar a maior feira de armas do mundo, à qual o prefeito Sadiq Khan se opõe, mas não impediu, Bragoni está perplexo. “A Grã-Bretanha tem estado no centro da segurança ocidental e da segurança global nos últimos 200 anos, e penso que é natural que organize a maior exposição do mundo…Espero que um cidadão britânico se orgulhe disso.”

Registos de temperatura

Osval, Cuba | Cartoon Movement

A Organização Meteorológica Mundial alertou na quarta-feira que a Terra acaba de registar os três meses mais quentes da sua história. De acordo com dados do Serviço de Alterações Climáticas Copernicus da UE, as temperaturas globais da superfície do mar atingiram máximos recordes pelo terceiro mês consecutivo.

Guerra climática: “Cuidado com as experiências militares dos EUA na guerra climática”

Conjunto de antenas HAARP

A “guerra climática” foi excluída da agenda sobre as alterações climáticas

Michel Chossudovsky | Substack | # Traduzido em português do Brasil

“O termo “técnicas de modificação ambiental” refere-se a qualquer técnica para alterar – através da manipulação deliberada de processos naturais – a dinâmica, composição ou estrutura da Terra, incluindo a sua biota, litosfera, hidrosfera e atmosfera, ou do espaço exterior. ( Convenção sobre a Proibição do Uso Militar ou de Qualquer Outro Uso Hostil de Técnicas de Modificação Ambiental, Nações Unidas , Genebra: 18 de maio de 1977 )

“Cientistas militares dos EUA… estão a trabalhar em sistemas meteorológicos como uma arma potencial. Os métodos incluem o aumento das tempestades e o desvio de rios de vapor na atmosfera da Terra para produzir secas ou inundações específicas.” ( A falecida Rosalie Bertell)

As Armas de Energia Direcionada (DEW) constituem um negócio dinâmico de US$ 5,3 bilhões de dólares (2022), que deverá aumentar para US$ 12,9 bilhões de dólares até 2027. Este mercado militar-industrial com fins lucrativos é dominado por seis “Contratantes de Defesa”, incluindo Raytheon, Northrup Grunman, BAE Systems (plc), Boeing, Lockheed Martin e L3Harris Technologies. 

A Raytheon e a BAE Systems também estão envolvidas nas tecnologias ENMOD em nome da Força Aérea dos EUA. ( Michel Chossudovsky , 7 de dezembro de 2007, agosto de 2023)

Iniciei minha pesquisa em Técnicas de Modificação Ambiental (ENMOD) em 2001 com foco no Sistema de Antenas HAARP, em Gokona, Alasca. 

A instalação HAARP estava totalmente operacional a partir de meados da década de 1990 com capacidades avançadas. 

Embora o HAARP tenha sido encerrado em 2014, as técnicas ENMOD tornaram-se, ao longo dos últimos dez anos, cada vez mais sofisticadas e precisas. Grande parte da documentação tornou-se confidencial.

Nos Estados Unidos, as Armas de Energia Direcionada  (DEW) são objeto de pesquisa de diversas agências ligadas ao Pentágono, incluindo a DARPA, o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea, o Escritório de Pesquisa Naval  entre outros.

De relevância para a avaliação de desastres climáticos recentes , este artigo publicado pela primeira vez por The Ecologist, (7 de dezembro de 2007) fornece uma visão geral, bem como uma história. Também confirma o papel dos  empreiteiros militares privados  no desenvolvimento do HAARP, incluindo a BAE Systems Inc e a Raytheon.

-Michel Chossudovsky , 13 de setembro de 2023 

Raramente reconhecido no debate sobre as alterações climáticas globais, o clima mundial pode agora ser modificado como parte de uma nova geração de armas electromagnéticas sofisticadas. Tanto os EUA como a Rússia desenvolveram capacidades para manipular o clima para uso militar.

As técnicas de modificação ambiental têm sido aplicadas pelos militares dos EUA há mais de meio século. O matemático norte-americano John von Neumann, em ligação com o Departamento de Defesa dos EUA, iniciou a sua investigação sobre as alterações climáticas no final da década de 1940, no auge da Guerra Fria, e previu “formas de guerra climática ainda inimagináveis”. Durante a guerra do Vietname, foram utilizadas técnicas de semeadura de nuvens, começando em 1967 no âmbito do Projecto Popeye, cujo objectivo era prolongar a estação das monções e bloquear as rotas de abastecimento inimigas ao longo da Trilha de Ho Chi Minh.

As forças armadas dos EUA desenvolveram capacidades avançadas que lhe permitem alterar selectivamente os padrões climáticos. A tecnologia, que está sendo aperfeiçoada no âmbito do Programa de Pesquisa Auroral Ativa de Alta Frequência (HAARP), é um apêndice da Iniciativa de Defesa Estratégica – 'Star Wars'. [As instalações do HAARP foram encerradas em 2014. Desde então, foram desenvolvidas instalações mais avançadas] . Do ponto de vista militar, o HAARP é uma arma de destruição em massa, operando a partir da atmosfera exterior e capaz de desestabilizar sistemas agrícolas e ecológicos em todo o mundo.

Pepe Escobar: Não há trégua para a França à medida que a “Nova África” surge

Os Estados africanos estão, um por um, a sair das algemas do neocolonialismo. Estão a dizer “não” ao domínio de longa data da França nos assuntos financeiros, políticos, económicos e de segurança africanos.

Pepe Escobar* | The Cradle | em Consortium News | # Traduzido em português do Brasil

Ao adicionar dois novos Estados-membros africanos à sua lista, a cimeira dos últimos meses em Joanesburgo, que anunciou a expansão dos BRICS 11, mostrou mais uma vez que a integração eurasiana está inextricavelmente ligada à integração da Afro-Eurásia.

A Bielorrússia propõe agora a realização de uma cimeira conjunta entre os BRICS 11, a Organização de Cooperação de Xangai (SCO) e a União Económica da Eurásia (EAEU). A visão do Presidente Aleksandr Lukashenko para a convergência destas organizações multilaterais poderá, no devido tempo, conduzir às Cimeiras da Mãe de Todas as Multipolaridades.

Mas a Afro-Eurásia é uma proposta muito mais complicada. África ainda está muito atrás dos seus primos eurasianos no caminho para quebrar as algemas do neocolonialismo.   

O continente enfrenta hoje dificuldades terríveis na sua luta contra as instituições financeiras e políticas profundamente enraizadas da colonização , especialmente quando se trata de destruir a hegemonia monetária francesa sob a forma do Franco CFA – ou da Communauté Financière Africaine (Comunidade Financeira Africana). 

Ainda assim, um dominó está a cair – Chade, Guiné, Mali, Burkina Faso, Níger e agora Gabão. Este processo já transformou o Presidente do Burkina Faso, Capitão Ibrahim Traoré, num novo herói do mundo multipolar - uma vez que um Ocidente colectivo atordoado e confuso não consegue sequer começar a compreender o revés representado pelos seus oito golpes de estado na África Ocidental e Central em menos de três anos.

Angola | Os Primeiros Serviços Médicos em Angola* -- Artur Queiroz

Notas Sobre o Nascimento do Ensino Superior

Artur Queiroz*, Luanda

O Ensino Superior nasceu em Angola no ano de 1963, com a criação dos Estudos Gerais Universitários, no meio de grande polémica que opôs o então ministro do Ultramar, Adriano Moreira, ao governador-geral, general Venâncio Deslandes.

Silva Teles, no Congresso Colonial de 1924, propôs, sem êxito, a instauração do ensino superior nas colónias, integrado na Universidade Portuguesa. O bispo da Beira, D. Sebastião de Resende, propôs a criação de estudos superiores em Moçambique. Não foi ouvido. Figuras como Norton de Matos e Vicente Ferreira empenharam-se na sua criação em Angola. Não conseguiram. Em Fevereiro de 1958, o Professor Orlando Ribeiro propôs ao Senado da Universidade de Lisboa a extensão do ensino superior ao ultramar. Mais um falhanço.

Em 4 de Fevereiro de 1961, explodiu em Luanda a luta armada de libertação nacional. Em 15 de Março ocorreu a Grande Insurreição em todo o Norte de Angola. O general Venâncio Deslandes foi nomeado governador-geral. Salazar incumbiu-o de enfrentar os revoltosos. Quando conseguiu travar a revolta, propôs a Lisboa negociações políticas com base na criação de governos em Angola e Moçambique exactamente com os mesmos poderes do governo de Lisboa. 

Ao mesmo tempo, Deslandes publicou no Boletim Oficial o Diploma Legislativo número 3.235, de 21 de Abril de 1962, que criava Centros de Estudos Universitários em Luanda, Huambo, Benguela e Lubango. Adriano Moreira, ministro do Ultramar, reagiu mal e pediu um parecer à Junta Nacional de Educação, que considerou inconstitucional o diploma de Venâncio Deslandes. O governador foi demitido por Salazar.

Poucos dias depois da demissão do governador, Adriano Moreira assinou o Decreto-Lei número 44.530 de 21 de Agosto de 1962, que criou o ensino superior em Angola, instaurando os Estudos Gerais Universitários, integrados na Universidade Portuguesa.

O Decreto-Lei foi publicado no Diário do Governo número 191, Primeira Série, de 21 de Agosto de 1962 e estabelece que o ensino superior em Angola cria os seguintes cursos: Ciências Pedagógicas, curso Médico-Cirúrgico, Engenharia Civil, de Minas, Mecânica, Electrotécnica e Químico-Industrial. No Huambo (Nova Lisboa) abriram os cursos de Agronomia, Silvicultura e Veterinária.

Angola | Manguxi Conseguiu Kilamba Venceu* -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Angola precisou de um poeta e Agostinho Neto respondeu presente. A sua voz poética foi ouvida desde a floresta do Maiombe aos musseques de Luanda, das imensas chanas do Leste às areias do deserto do Namibe. Ajudou-nos a sonhar a paz, amar a liberdade e lutar pela dignidade. Uns aprenderam outros ignoraram. Os mais ressabiados odeiam.

Angola precisou de um médico e Agostinho Neto respondeu à chamada. A máquina repressiva do colonialismo não deixou o nosso Manguxi cuidar das populações pobres dos musseques de Luanda. Pouco tempo depois de regressar a casa e começar a trabalhar, foi preso pela PIDE e deportado para Portugal, primeiro, depois Cabo Verde, com prisões pelo meio. O médico Agostinho Neto é uma lenda na Ilha de Santo Antão. Os defensores do sistema jamais lhe perdoarão minorar o sofrimento aos pobres e excluídos. Naquele tempo um médico estava no topo da escala social e ele virou as costas aos ricos e poderosos. Ainda hoje o odeiam por isso.

Angola precisou de um líder político e Agostinho Neto, o nosso Kilamba, disse que sim. Esteve ao lado do Povo Angolano na luta pela paz, a liberdade e a dignidade até morrer. Alguns pensavam que ia ser um emblema ou mesmo uma máscara através da qual outros falavam. O poeta, o médico, afinal era o líder político e militar que todos esperávamos. O nosso Moisés, como dizia o povo do MPLA em Luanda, quando Agostinho Neto regressou a Angola após concluir a sua especialidade médica.

Os políticos habilidosos enchem a boca com a Juventude. Agostinho Neto chamou os jovens logo a seguir à sua eleição em Kinshasa, quando derrotou a lista encabeçada por Viriato da Cruz. Alguns “velhos” estavam com ele, mas não sabiam se o Kilamba era mesmo capaz de dirigir a luta e o MPLA. Ficaram de pé atrás. Quem deu um passo em frente foram os jovens. Iko Carreira tinha 30 anos. José Mendes de Carvalho (Hoji ia Henda) 22 anos. Pedalé (foi o primeiro a juntar-se a Neto em Brazzaville depois da expulsão do MPLA de Kinshasa) de apenas 20 anos. Benedito, 35 anos. Maria Mambo Café 18 anos. Deolinda Rodrigues 38 anos. César Augusto Kiluanji 18 anos. Manuel Lima 28 anos. Nomes que chegam à memória. 

No mesmo ano de 1963, 50 jovens com idades entre os 18 e os 22 anos foram para a Argélia fazer treino militar. Alguns foram comandantes do MPLA: Nicolau Spencer, Floribert Filipe (Monimambo), Ciel da Conceição (Gato), Aristides Cadete (Kimakienda), Arsénio Mesquita (Sihanouk).

Angola | O Poeta da Gritada Esperança* -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

A Poesia de Agostinho Neto é a voz da Pátria ordenando aos seus filhos que lutem pela Liberdade até à saciedade da vitória. Muitos jovens da minha geração foram impedidos de ouvir o canto. A censura era implacável. Outros ouviram mas não se comoveram. Outros ouviram mas ficaram paralisados pelo medo. A repressão ia desde a tortura à cadeia, dos campos de concentração à morte. Alguns seguiram a voz troante do poeta e aqui estamos. 

Nós Somos Mussunda Amigo Nós Somos! No ar a melodia quente das marimbas confunde-se com os gemidos de mães sofridas. O choro desesperado de crianças famintas. Faremos coragem até ao regresso da Liberdade e as condições que lhe dão sentido: Saúde, Educação, Habitação, Trabalho com Direitos.

Em Homenagem ao Herói Nacional e à Pátria que nos legou, deixo-vos esta trova do poeta Malaquias:

VIAGEM AO FIM DA LINHA

Procurei a verdade 

No perfume dos jambos

Só encontrei a cobra cuspideira 

Comendo crias de pombos verdes nos ninhos

 

Nas gotas de cacimbo

Depositadas pela madrugada no capim novo 

Procurei a sabedoria prodigiosa 

De quem sacia a sede do viajante perdido

O sol pletórico de luz cegou-me 

Mal me tinha libertado da noite

 

Segui teus passos Pátria minha

Até ao fim de todos os caminhos

Para além da última montanha rutilante 

Exilado das amadas colinas de Katunda

Longe tão longe dos sinais do teu corpo 

perfumado de ternura e água fresca

 

Para lá do horizonte dei passos para ti 

Sobre aquela amálgama de caos

Fenecida a dimensão humana no magma revoltado 

Tudo se perdia nem noite nem meio dia

O ar era um sufoco de fogo

Que não matava nem se via apenas sufocava


Os sábios do Pingano dizem que o amor 

Corre para o nada como as águas do Loge

Se dispersam nas matas ufanas de mil verdes

Desde o vale do Mambamba inundado de fartura 

Até à montanha sagrada de Mampuya. 

*Homenagem ao Poeta Agostinho Neto

*Jornalista

Mais lidas da semana