quinta-feira, 29 de junho de 2023

Dois generais ucranianos, 50 oficiais e 20 mercenários mortos em ataque a Kramatorsk

Dois generais ucranianos, cerca de 50 outros oficiais, bem como perto de 20 mercenários estrangeiros e conselheiros militares foram eliminados em um recente ataque russo ao local de destacamento das forças de Kiev em Kramatorsk, anunciou o Ministério da Defesa russo em 29 de junho.

South Front | # Traduzido em português do Brasil

"De acordo com as informações atualizadas, um ataque de precisão em 27 de junho no local de implantação temporária da 56ª brigada de infantaria motorizada do exército ucraniano na cidade de Kramatorsk eliminou dois generais, até cinquenta oficiais das forças armadas ucranianas e também até vinte mercenários estrangeiros e conselheiros militares que participaram de uma reunião de estado-maior, ", disse o porta-voz do ministério, tenente-general Igor Konashenkov, em um comunicado.

O tenente-general Konashenkov acrescentou que as forças de Kiev continuam as tentativas de avançar em três setores, Donetsk, Krasny Liman e sul de Donetsk, nas últimas 24 horas.

Na direção de Kupyansk, ataques aéreos e de artilharia russos destruíram 25 soldados ucranianos e vários equipamentos militares.

"Na direção de Kupyansk, aeronaves operacionais/táticas e do exército e artilharia do grupo de batalha ocidental atingiram a mão de obra e o equipamento do exército ucraniano em áreas próximas aos assentamentos de Sinkovka e Krasnoye Pervoye, na região de Kharkov. Mais de 25 militares ucranianos, três veículos motorizados, um sistema de artilharia autopropulsado Akatsiya, um obuseiro D-30 e um lançador múltiplo de foguetes Grad foram destruídos", disse o porta-voz.

Enquanto isso, na direção de Krasny Liman, as forças russas se envolveram em combates pesados com tropas e sabatures ucranianos.

"Na direção de Krasny Liman, forças do grupo de batalha Centro, ataques aéreos, artilharia e fogos pesados de lança-chamas infligiram danos a unidades das 21ª, 42ª e 67ª brigadas mecanizadas do exército ucraniano em áreas próximas aos assentamentos Nevskoye, Kremennaya e Chervonaya Dibrova, na República Popular de Lugansk. Perto do assentamento de Kuzmino, na República Popular de Lugansk, a atividade de um grupo subversivo/de reconhecimento ucraniano foi frustrada", disse Konashenkov.

De acordo com o porta-voz, 65 soldados ucranianos, dois veículos blindados de combate, duas caminhonetes, dois obuses D-30 e dois sistemas de artilharia autopropulsados Gvozdika foram neutralizados nessa direção.

SITUAÇÃO MILITAR NA UCRÂNIA EM 29 DE JUNHO DE 2023 (ATUALIZAÇÃO DO MAPA)

- A artilharia russa atingiu posições da AFU perto de Orekhov;

- A artilharia russa atingiu posições da AFU perto de Dibrova;

- A artilharia russa atingiu posições da AFU perto de Sinkovka;

- A artilharia russa destruiu um posto de comando da AFU perto de Kramatorsk;

- A artilharia russa destruiu um depósito de munição da AFU perto de Novopavlovka;

- As forças russas destruíram 30 militares ucranianos, bem como 3 veículos motorizados na região de Kupyansk;

- As forças russas destruíram 2 veículos blindados, 3 caminhonetes, 2 obuses na região de Krasny Liman;

- As forças russas destruíram 2 veículos blindados, 2 caminhonetes, 1 sistema de artilharia Krab na região de Donetsk;

- As forças russas destruíram 3 veículos motorizados, 1 Msta-B, D-20 e 1 obuseiro D-30 na região de Kherson;

- O Exército russo repeliu os ataques da AFU perto de Pervomayskoye;

- O Exército russo repeliu os ataques da AFU perto de Orekhov;

- O Exército russo repeliu os ataques da AFU perto de Kuzmino;

- Os confrontos entre o Exército russo e a AFU continuam perto de Bakhmut;

- Os confrontos entre o Exército russo e a AFU continuam em Mariinka;

- Os sistemas de defesa aérea russos abateram 8 drones ucranianos perto de Opytnoye na RPD, Karmazinovka, Privolye, Ploshchanka, Oborotnovka na LPR, Balochki e Peremozhnoye na região de Zaporozhye;

- Os sistemas de defesa aérea russos derrubaram 3 mísseis de cruzeiro Storm Shadow e 6 projéteis do sistema de foguetes de lançamento múltiplo HIMARS durante o dia;

- A AFU teria atingido 1 ponto de controle, 12 unidades de artilharia, 1 área de coleta, 2 depósitos de munição nas últimas 24 horas.

South Front

Ler/Ver em South Front:

Situação militar na Ucrânia em 28 de junho de 2023 (Atualização do mapa)

Situação militar em Donbass em 27 de junho de 2023 (Atualização do mapa)

Vazamentos revelam que FBI ajuda Ucrânia a censurar usuários do Twitter e obter dados

Aaron Maté* | The Grayzone | # Traduzido em português do Brasil

O FBI ajudou um esforço de inteligência ucraniano para banir usuários do Twitter e coletar seus dados, mostram novos vazamentos. O Twitter se recusou a censurar jornalistas visados pela Ucrânia, incluindo Aaron Maté, do The Grayzone.

O FBI ajudou um esforço de inteligência ucraniano para censurar usuários de redes sociais e obter suas informações pessoais, revelam e-mails vazados.

Em março de 2022, um agente especial do FBI enviou ao Twitter uma lista de contas em nome do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), a principal agência de inteligência da Ucrânia. As contas, escreveu o FBI, "são suspeitas pela SBU de espalhar medo e desinformação". Em um memorando anexo, a SBU pediu ao Twitter que removesse as contas e entregasse seus dados de usuário.

Os alvos do governo ucraniano habilitados pelo FBI se estendem a membros da mídia. A lista da SBU que o FBI forneceu ao Twitter incluía meu nome e perfil no Twitter. Em sua resposta ao FBI, o Twitter concordou em revisar as contas por "inautenticidade", mas levantou preocupações sobre a inclusão de mim e de outros "jornalistas americanos e canadenses".

A tentativa do FBI de banir contas do Twitter a pedido da inteligência ucraniana está entre os pedidos de censura mais ostensivos revelados até agora no Twitter Files, um cache de comunicações vazadas da gigante da mídia social.

O pedido de censura do FBI foi transmitido em um e-mail de 27 de março de 2022 do agente especial do FBI Aleksandr Kobzanets, adido jurídico assistente na embaixada dos EUA em Kiev, para dois executivos do Twitter. Quatro colegas do FBI foram copiados na troca.

"Muito obrigado por seu tempo para discutir a assistência à Ucrânia", escreveu Kobzanets. "Estou incluindo uma lista de contas que recebi ao longo de algumas semanas do Serviço de Segurança da Ucrânia. Essas contas são suspeitas pela SBU de espalhar medo e desinformação. Para sua revisão e consideração."


O documento anexo, elaborado pelo SBU da Ucrânia, continha 163 contas, incluindo a minha. (A lista é numerada para 175, mas algumas contas têm duas linhas numéricas correspondentes).

O MUNDO SEM JORNALISMO CORRE PERIGO – Artur Queiroz

 Artur Queiroz*, Luanda

O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de captura contra o Presidente Putin. Mas fica em silêncio ante o assassinato de civis indefesos na Palestina por militares israelitas. A ONU anda à procura de pretextos para condenar a Federação Russa. Tudo serve para criar um ambiente hostil a um estado soberano e membro do Conselho de Segurança. Os crimes de guerra do estado terrorista mais perigoso do mundo não contam. Pelo contrário. Washington dá corda às agências das Nações Unidas e dita as suas ordens. Ai de quem não cumpra.

A presidente da Comissão Europeia (Úrsula von der Leyen) anunciou uma oferta de 50 mil milhões de euros à Ucrânia. Num momento em que toda a Zona Euro entrou em recessão e o motor da União Europeia (Alemanha) gripou no início de 2023. Para os nazis de Kiev não há limites às ofertas. Os Estados-membros pagam a guerra do ocidente alargado contra a Federação Russa por procuração passada à Ucrânia. A conta está cada vez mais pesada.

A inflação na Zona Euro está descontrolada. Isto quer dizer que os salários de quem trabalha encolhem todos os meses. Os preços sobem em flecha. A presidente do Banco Central Europeu disse em Portugal que este ano (e nos próximos…) não há aumentos de salários. Os pobres têm de ficar ainda mais pobres. Os cidadãos activos trabalham para empobrecer. Os reformados ganham cada vez menos. A senhora Lagarde disse friamente que as taxas de juros vão continuar a subir. Quem se endividou está com a corda ao pescoço, A União Europeia é agora um espaço de candidatos a enforcados.

Os milhares de milhões que dizem ir para a Ucrânia vão para os bolsos de quem dirige o negócio da guerra. Muito armamento destinado à Ucrânia está a alimentar o tráfico de armas. O estado terrorista mais perigoso do mundo ganha a dois carrinhos. Tudo em nome da democracia. Tudo para derrubar o Presidente Putin mas cada dia de guerra que passa, torna-se inamovível.

O Poder Judicial no Ocidente alargado esta transformado numa comédia de mau gosto. O Papa Francisco definiu assim o que se passa: Fazem processos com milhares de páginas e lá dentro não há uma única prova das acusações contra as suas vítimas. Em Angola é pior. Nem precisam de milhares de páginas. Nem precisam de processos. A cena do Pita Grós no Dubai para prender Isabel dos Santos dava para rir o resto da vida, se o resultado desta palhaçada não fosse demasiado trágico.

Detenção de Isabel dos Santos depende da Interpol e dos Emiratos Árabes Unidos

"A ser verdade que ela vive no Dubai, é uma questão que compete aos EAU e à Interpol", afirmou à Lusa o porta-voz da PGR, Álvaro João.

O porta-voz respondeu assim quando questionado sobre uma notícia segundo a qual o procurador-geral teria estado recentemente no Dubai para tentar prender a empresária angolana, visada num "alerta vermelho" da Interpol.

Um "alerta vermelho" é um pedido de um Estado - no caso, Angola - aos países-membros da Interpol para localizar e prender provisoriamente uma pessoa, com vista a extraditá-la, entregá-la ou ação legal semelhante. "Os Estados são soberanos, podem ou não atender, a julgar pelos interesses em jogo. Mas, o assunto não está centrado em Isabel dos Santos [alvo de vários processos judiciais], mas nos vários processos com conexão aos EAU", comentou Álvaro João.

Questionado sobre se Angola deu início a algum processo de extradição de Isabel dos Santos, o mesmo responsável respondeu que "não é necessário", pois é a Interpol que tem a missão de proceder à detenção. "Só se começa o pedido de extradição quando a pessoa visada for detida", acrescentou.

SUÉCIA QUER ADERIR À NATO? O MELHOR É DEIXAR DE PENSAR NISSO!

Turquia condena queima de exemplar do Corão em Estocolmo

Se a Suécia quer aderir à NATO e o acesso está bloqueado pelo veto da Turquia o melhor é deixar de pensar nisso porque só neste ano, que se saiba, a queima do Alcorão já foi objeto de manifestações de queimas por duas vezes - em Janeiro e agora em Junho, ontem.

"É inaceitável permitir estas ações anti-islâmicas sob o pretexto da liberdade de expressão", disse o chefe da diplomacia turca.

Ontem a Turquia condenou a queima de um exemplar do Corão em Estocolmo e considerou inaceitável que as autoridades suecas autorizem ações anti-islâmicas a propósito da liberdade de expressão.

"Condeno o ato desprezível cometido contra o nosso livro sagrado, o Corão, no primeiro dia de Eid-al-Adha", a festa do sacrifício, disse o chefe da diplomacia turca, Hakan Fidan.

"É inaceitável permitir estas ações anti-islâmicas sob o pretexto da liberdade de expressão", afirmou Fidan, citado pela agência francesa AFP.

Fidan, que chefiou os serviços secretos até à posse como ministro dos Negócios Estrangeiros no início de junho, acrescentou que "fechar os olhos a estes atos atrozes equivale a cumplicidade".

 A polícia sueca autorizou uma manifestação durante a qual um homem queimou várias páginas de um exemplar do Corão em frente à maior mesquita de Estocolmo.

Uma provocação semelhante foi feita em janeiro por um militante de extrema-direita, que suscitou protestos em vários países, incluindo na Turquia.

As autoridades turcas continuam a bloquear a ratificação da adesão da Suécia à NATO, aprovada há um ano na cimeira de Madrid.

O protesto desta quarta-feira foi o primeiro a ser autorizado pela polícia sueca depois de os tribunais terem anulado uma proibição anterior.

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, qualificou o ato como uma provocação e admitiu que era "legal, mas não adequado".

"O meu objetivo é que a Suécia adira à NATO o mais rapidamente possível, porque é importante para a segurança sueca e para a segurança da nossa região", afirmou.

Na sequência da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, a Suécia e a Finlândia puseram termo a uma política histórica de não-alinhamento militar e pediram a adesão à NATO.

Os pedidos dos dois países nórdicos foram aceites na cimeira de Madrid, há um ano, após um acordo de última hora com Ancara para levantar o veto turco.

A Finlândia tornou-se o 31.º membro da NATO no início de abril, mas a Suécia ainda está à espera de ultrapassar a relutância turca e húngara.

A Hungria acusa a Suécia de lhe ser hostil no seio da União Europeia (UE) e a Turquia critica o Governo de Estocolmo por não extraditar pessoas que considera terroristas, especialmente do Partido dos Trabalhadores do Curdistão.

Representantes da Suécia e da Turquia vão reunir-se em Bruxelas, em 6 de julho, para conversações sobre a adesão sueca, anunciou na quarta-feira o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

A Aliança Atlântica, que realiza uma cimeira em Vílnius em 11 e 12 de julho, espera que o veto seja levantado nessa ocasião.

PG com Lusa

Racismo | Presidente francês convoca unidade de crise, 150 detidos em tumultos

O ministro do Interior francês fala de “violência intolerável” após noite de tumultos em resposta à morte de um adolescente pela polícia: "É uma vergonha para aqueles que não apelaram à calma"

O Presidente francês, Emmanuel Macron, convocou hoje uma unidade de crise interministerial, após mais uma noite e madrugada marcadas pela violência, em resposta à morte de um adolescente pela polícia.

Pelo menos 150 pessoas foram detidas esta madrugada, na segunda noite de tumultos em França após um adolescente negro de 17 anos na cidade de Nanterre, nos arredores de Paris, ter sido morto pela polícia.

"Uma noite de violência intolerável contra os símbolos da República: câmaras municipais, escolas e esquadras de polícia incendiadas ou atacadas. 150 pessoas detidas", escreveu esta manhã o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, na sua conta na rede social Twitter, esta manhã.

A morte do jovem Nael por um polícia que alegou ter usado a arma em legítima defesa - uma versão desmentida pelas imagens de vídeo do incidente - já tinha provocado tumultos na noite anterior, nos quais cerca de 30 pessoas foram detidas, cerca de 40 veículos incendiados e 24 polícias feridos.

O ministro do Interior francês apelou ao apoio às forças de segurança e aos bombeiros "que enfrentaram corajosamente o ataque" dos autores dos tumultos e queixou-se dos que os estão a provocar.

"É uma vergonha para aqueles que não apelaram à calma", acrescentou.

Na quarta-feira, após a primeira noite de incidentes violentos, concentrados principalmente em Nanterre e noutras zonas suburbanas de Paris, o Presidente francês, Emmanuel Macron, e vários membros do seu gabinete apelaram à calma e expressaram solidariedade para com a família de Nael, sublinhando que a sua morte é "inexplicável e indesculpável".

Expresso

Robert Kennedy Jr.: “Sejamos honestos: é uma guerra dos EUA contra a Rússia”

A publicação deste trecho de uma entrevista justifica-se a vários títulos. São opiniões expressas por alguém que procura a nomeação do partido democrata dos EUA às próximas eleições presidenciais, e já conta com significativo apoio nas sondagens. Essas opiniões divergem inteiramente das da administração Biden. E quem as emite é portador de um apelido de grande peso nos EUA.

UnHerd *

Robert F. Kennedy Júnior anunciou a sua candidatura à presidência, desafiando Joe Biden para a nomeação democrata. As suas sondagens já atingem os 20%. O sr. Kennedy aceitou falar com UnHerd. Abaixo estão alguns dos pontos da conversa relativos ao conflito ucraniano.

P.: Isso leva-nos a uma questão premente: uma coisa de que fala muito é que a América está num estado de guerra permanente e quer pôr fim a isso. No que diz respeito à Ucrânia, como é que se propõe fazê-lo?

RFK Jr.: Os russos têm-se oferecido repetidamente para chegar a um acordo. Se olharmos para os acordos de Minsk, que os russos se ofereceram para resolver, eles parecem hoje um óptimo acordo. Sejamos honestos: trata-se de uma guerra dos EUA contra a Rússia, para sacrificar essencialmente a flor da juventude ucraniana num matadouro de morte e destruição para a ambição geopolítica dos neoconservadores, frequentemente declarada, de mudar o regime de Vladimir Putin e exaurir as forças armadas russas para que não possam combater em mais lado nenhum do mundo.

O Presidente Biden disse que era essa a sua intenção - livrar-se de Vladimir Putin. O seu Secretário da Defesa, Lloyd Austin, em Abril de 2022, disse que o nosso objectivo aqui é esgotar o exército russo. O que é que isso significa, “exaurir”? Significa atirar-lhes ucranianos para cima… O comandante da unidade de forças especiais na Ucrânia, que é provavelmente a força de combate de maior valor da Europa, disse que 80% das suas tropas estão mortas ou feridas e que não podem reconstruir a unidade. Neste momento, os russos estão a matar ucranianos numa proporção de 1:5 ou 1:8, dependendo dos dados em que acreditamos.

Se olharmos para os acordos de Minsk, estes estabelecem as bases para um acordo final. A região do Donbass, que é 80% de etnia russa - e russos que estavam a ser sistematicamente mortos pelo governo ucraniano - tornar-se-ia autónoma dentro da Ucrânia e seria protegida.

BILDERBERG, A CÂMARA CORPORATIVA GLOBAL

Hugo Dionísio [*]

As contradições entre o discurso proferido e a prática são tão presentes e monstruosas que, como uma qualquer mobília caseira, por elas passa o povo sem as ver, seguro que está de que, mesmo não as olhando, elas, inamovíveis, inexoráveis, incontornáveis, se encontram lá, intocadas, ocultadas pela indiferença de uns, pela cobardia de muitos e pela ignorância, de outros. É assim! É pelo peso excessivo da sua presença, que as ameaçadoras contradições, que tão árdua e crescentemente moldam as nossas vidas, são mantidas secretas.

Olhar para estas contradições é penoso, revoltante e tortuoso. O olhar deixa-nos revoltados, primeiro, para depois vir a amargura, a frustração, a depressão e, por fim, a indiferença causada pela sensação de impotência. Esta sensação de impotência também pode, no ignorante – sem culpa assim tornado –, ser transformada em ódio, regra geral, contra os menos culpados, contra os elos mais fracos de uma realidade que oprime de forma directa, mas também subliminar… Uma opressão que tantas vezes deixa escondida a sua origem real, a sua natureza e a sua causa. As consequências esmagam-nos com a sua realidade concreta, mas são as causas que oprimem.

É assim que sinto o que se passou em Lisboa, por estes dias, com a realização da 69ª sessão do Bilderberg. Antes totalmente secreto, não foi sem ameaça e vítimas que se tornou visível. Mas, uma vez mais, “visível”, não significa “reconhecível” ou “identificável” em relação ao que realmente é. Uma vez mais, o Bilderberg é uma das causas da contradição que nos esmaga.

O Bilderberg, assim chamado porque nasceu no Hotel Bilderberg nos Países Baixos por iniciativa das pessoas mais ricas e influentes do mundo. À data, desse mundo constavam gente importante como a coroa britânica, neerlandesa, gente do clube de Roma e muitos outros, tratando-se de um clube restrito que constitui, na prática, a câmara corporativa do império anglo-saxónico, conjugando os mais importantes interesses políticos dos partidos da governação (ministros presentes e futuros), os mais relevantes interesses económicos, comunicação social e defesa. A Indústria, hoje, ocupa um lugar pouco importante, tendo sido trocada pelas tecnológicas da Internet.

Gente eleita pelo poder que o dinheiro compra dedica-se, durante alguns dias, a discutir o domínio do mundo e a sua repartição pelos interessados aí representados. Qualquer sinal de democracia é uma mera miragem ou utopia irrealizável. A democracia liberal, na sua forma milenar, garante a eleição dos mais fidedignos governantes que o dinheiro consegue comprar e a comunicação social promover, não mais sendo do que o instrumento histórico que garante um reinado sem convulsões, estabilizadas e desarmadas que ficam as mentes e as massas.

Para se ter uma ideia do “peso” real destas coisas da “democracia”, de Mário Soares para cá, apenas Passos Coelho não foi pré-aprovado pelo Bilderberg! Nada que não se tenha resolvido com uma presença após a eleição. Mas este facto marca tanto que, Passos não tem poiso nas mais importantes estruturas do poder ocidental. Para além dos primeiros ministros, já lá foram receber a bênção imperial e a cassete ideológica muitas outras figuras, de Medina a Rio, passando por Portas e muitos outros possíveis governadores. Apenas contam os dispostos a prosseguir o reinado neoliberal. Ninguém mais. Os identitários, que também os cá temos, disfarçados de “esquerda radical” fazendo o trabalho do império, ficam na Open Society de George Soros. A Iniciativa Liberal está hoje representada também, através dos CEOs do costume.

Passar pelo Bilderberg significa a iniciação nas coisas dos deuses, significa sair da maralha que constitui o comum dos mortais, o acesso aos segredos divinos. E não se pense que é porta aberta a qualquer um que o consiga. Implica passar por determinados locais, principalmente durante a fase de estudo, pois são esses locais que garantem a formação (ou formatação) de ouro, platina ou diamante. Não acreditem quando vos disserem que um determinado “jovem” levantou (raise) milhões em investimento para uma start-up. Esse “jovem” teve de passar por determinados locais, ou não lhe colocam o dinheiro nas mãos. Desculpem revelar-vos que as portas do Olimpo não são igualitárias!

Para se ter uma ideia da importância destas coisas, este ano discute-se a Ucrânia, claro, a desdolarização, como não poderia deixar de ser, a “liderança” dos EUA no mundo (não lhes chega o ocidente), inteligência artificial para nos invadir as mentes, a China, Índia e Rússia, como factores dissonantes…

Mais lidas da semana