domingo, 19 de maio de 2013

Portugal: NOTAS SOLTAS




Eduardo Oliveira Silva – Jornal i, opinião

Passos e Gaspar mais fundamentalistas que a troika

A evocação da Senhora de Fátima feita por Cavaco Silva é bem capaz de não se dever só a ter sido concluída a sétima avaliação. Sabendo que o PR é especialista em frases de múltipla interpretação, é admissível que houvesse uma intenção mais sofisticada.

Os últimos dias têm dado azo a um conjunto de informações e análises que permitem concluir o que era óbvio desde o início: a austeridade pesadíssima que nos foi imposta tem mais a ver com o plano maximalista de Gaspar e Passos do que com a troika.

Manuela Ferreira Leite, Lobo Xavier e Pacheco Pereira endossaram as responsabilidades aos governantes nacionais. A ex-ministra admitiu que a troika tem servido de álibi para o que se está a fazer cá, até porque deve ter consciência de que o plano não vai dar resultado, porque agora só podemos consolidar as contas se houver crescimento. De outro modo os esforços serão inúteis. Lobo Xavier admitiu que a entrada em Portugal da troika foi liderada por um aprendiz de feiticeiro chamado Passos Coelho. Brutal!

Agora que a falência do plano está à vista, o mais provável é que Cavaco estivesse meramente a agradecer o facto de a troika ter dado o visto de princípio à transferência de 2 mil milhões de euros, de que precisamos como de pão para boca. Oxalá os últimos imbróglios não inviabilizem a transferência.

Gaspar e a democracia  

Apesar de ser um politicão de fina estirpe (dos que fazem a vida em cargos político-económicos de confiança sob o manto técnico), Vítor Gaspar tem uma clara repugnância pelo único método democrático verdadeiramente legítimo: o voto. Ao ponto de há dias ter dito friamente que não tinha sido eleito coisíssima nenhuma. Pois não foi, mas devia ter sido. Se fosse em Inglaterra não poderia ser ministro, porque só pode ir para o governo quem é deputado e só é deputado quem ganha o seu círculo uninominalmente. Ora aqui está uma fórmula que se se aplicasse cá nos teria poupado alguns governantes desastrosos em muito anos.

Sacrificados de ontem e de hoje  

Poderiam ter 60 anos em 2005 quando se reformaram. Convergência era palavra de conceito adquirido para no futuro pensões do Estado e do privado ficarem igualadas. Nada contra. No público já era mais estável e mesmo mais bem pago até aos níveis intermédios. Os craques só na privada é que ganhavam bem. Agora querem cortar-lhes 10% das pensões já. Esquecem-se que os abrangidos tinham 25 anos em 1970. Muitos foram para a guerra colonial em circunstâncias às vezes dificílimas, mas vêem as suas bonificações postas em causa por um governo em que está Paulo Portas. Sacrificados antes do 25 de Abril e desconsiderados agora. Há outros, mas estes têm mesmo muitas razões de queixa.

Silva Lopes e S. Tomás

O ex-ministro disse esta semana que concordava com o corte das pensões sabendo que até podia ser afectado. Pudera. Foi um entusiasta das nacionalizações da banca.

Portugal: Casos de abusos sexuais na Igreja devem "andar para a frente" - patriarca




Jornal i - Lusa

Manuel Clemente, nomeado no sábado patriarca de Lisboa, defendeu hoje que os casos de abusos sexuais envolvendo a Igreja devem ser alvo dos procedimentos previstos na “ordem civil” e que os processos “devem andar para a frente”.

“São casos que, se aparecerem, devem ser verificados e acompanhados. Para isso, estão previstos uma série de procedimentos quer dentro da igreja quer na ordem civil. E nós, como cidadãos e como pessoas da igreja temos de respeitar o que está previsto e andar com esses casos para a frente”, sublinhou o ainda bispo do Porto.

Manuel Clemente, que falava em declarações aos jornalistas no fim da missa a que presidiu na Sé Catedral do Porto, recusou pronunciar-se sobre “casos concretos” e disse falar em “termos genéricos, mas envolvidos e comprometidos”.

O novo patriarca de Lisboa, que toma posse a 07 de julho, quis deixar um apelo para que os casos sejam tratados “com muito cuidado” porque em causa está “a realidade mais sensível, que é a realidade humana”.

“Trata-se sempre de pessoas, em primeiro lugar das vítimas e de agressores que, em alguns casos já foram vítimas. São pessoas. E por isso nunca são casos que se resolvam rapidamente. Às vezes leva uma vida inteira a resolver. Têm de ser acompanhados, durante os processos”, frisou.

Para Manuel Clemente, “os casos pessoais não se resolvem como quem abre e fecha dossiês”.

Precisamente “por causa da humanidade” que os acontecimentos envolvem, “e em primeiro lugar pelo respeito pelas próprias vítimas”, o novo patriarca defende a necessidade da Igreja ser “mediaticamente discreta”.

“Facilmente se fazem juízos e isso pode danificar muito o futuro da vida mesmo quando a pessoa se recupera. Temos de ter muito cuidado”, notou.

O atual bispo do Porto Manuel Clemente, de 64 anos, foi no sábado nomeado patriarca de Lisboa, sucedendo no cargo a José Policarpo, resignatário desde 2011, quando completou 75 anos, noticiou a agência Ecclesia.

Nomeado em 2007 bispo do Porto pelo papa Bento XVI, Manuel Clemente foi o vencedor do Prémio Pessoa 2009 e é atualmente vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), presidida por José Policarpo, e membro do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

FC PORTO CAMPEÃO PORTUGUÊS DE FUTEBOL PELA 27ª VEZ




PFO – PFO – Lusa, foto Estela Silva

O FC Porto conquistou hoje o seu 27.º título de campeão português de futebol, e terceiro consecutivo, ao vencer no reduto do Paços de Ferreira por 2-0, em encontro da 30.ª e última jornada da I Liga de futebol.

O argentino Lucho Gonzalez, aos 23 minutos, de grande penalidade, mal assinalada pelo árbitro Hugo Miguel, e o colombiano Jackson Martinez, aos 52, apontaram os tentos dos “azuis e brancos”, que totalizaram 78 pontos.

O Benfica, que precisava de vencer e que o FC Porto não o conseguisse para somar o seu 33.º cetro, ganhou em casa ao Moreirense por 3-1, com tentos do paraguaio Óscar Cardozo e do brasileiro Lima (dois), e ficou em segundo, com 77 pontos.

Moçambique: MÉDICOS VOLTAM À GREVE NESTA SEGUNDA-FEIRA (20)




Verdade (mz)

Não há mais volta. Os médicos e outros profissionais de Saúde moçambicanos iniciam, nesta segunda-feira (20), uma greve geral. Em menos de um ano esta é a segunda greve dos profissionais seniores da saúde. Mas desta vez os homens cuja missão é salvar vidas contam com aliados de peso: os enfermeiros. O anúncio da greve foi feito através de um vídeo publicado no You Tube.

Jorge Arroz, Presidente da Associação Médica de Moçambique (AMM) informa, numa mensagem de cerca de três minutos e nove segundos, que o caderno reivindicativo foi literalmente ignorado pelo Governo e que, por essa razão, não há mais volta a dar.

"Infelizmente os profissionais de saúde foram obrigados a recorrer a este último recurso, previsto na Constituição da República de Moçambique, como forma de fazer valer os seus direitos", refere Arroz na parte inicial do vídeo.

Não faltou, também, uma evocação aos inúmeros sacrifícios feitos pelo pessoal de saúde em lugares inóspitos do país e em períodos de guerra civil. "Durante vários anos, quer no período pré-independência, quer no pós-independência bem como durante a guerra civil, fomos os únicos profissionais que estivemos expostos à riscos e nos locais mais recônditos deste nosso belo e amado país", reivindicam.

"A comissão dos profissionais de saúde, uma comissão criada para expor os problemas legítimos dos profissionais de saúde, foi a 16 de Maio corrente foi humilhada, insultada e desprezada por uma comissão nomeada pelos dirigentes deste país", afirmam.

A justificativa, segundo a qual, o caderno reivindicativo é uma coisa nova foi a gota que transbordou o copo. Refira-se que a primeira greve, em Fevereiro, foi interrompida depois que o Governo prometeu resolver o problema dos médicos.

Nessa altura ficou acordado que o Estatuto dos Médicos, emperrado na Assembleia da República, seria objecto de discussão com os profissionais de saúde. As ameaças de que os médicos eram vítimas, pelo facto de terem respondido ao chamamento da AMM, deixariam de constituir o modis operandi de altas patentes do MISAU com recurso aos agentes da PRM.

Sem possibilidade de diálogo, a mensagem de Jorge Arroz revela que não há volta. "Sendo assim, a AMM, dando prossecução às deliberações dos médicos emanada da Assembleia-geral extraordinária de 8 de Maio, aliados a comissão dos Profissionais de Saúde, em representação dos outros profissionais de saúde, vem através desta informar que, não tendo sido apresentada acções nem intenções conciliatórias francas e concretas por parte do Governo durante o período de pré-aviso, amanhã, dia 20 de Maio de 2013, inicia a Greve Geral dos profissionais de saúde em todo o território nacional".

O discurso de três minutos e nove segundos termina com um pedido de desculpas: "Aos moçambicanos e vários segmentos da sociedade civil, nós profissionais de saúde dizemos: desculpas, mas sem que cuidem de nós é impossível exercer a tarefa de salvar vidas."

Moçambique: Pesquisa indica elevada taxa mais alta de mortalidade infantil por diarreias




PMA – PJA - Lusa

Maputo, 19 mai (Lusa) - Moçambique tem a mais alta taxa de mortalidade infantil por diarreias, entre sete países analisados no Estudo Multicêntrico Entérico Global, coordenado pelo Centro para o Desenvolvimento de Vacinas da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland.

A pesquisa, a que a Lusa teve acesso, avaliou o perfil das doenças diarreicas em mais de 20 mil crianças, menores de cinco anos, de Moçambique, Gâmbia, Mali, Quénia Índia, Paquistão e Bangladesh, entre dezembro de 2007 e março de 2011.

Em declarações à Lusa, Inácio Mandamando, co-investigador principal do Centro de Investigação da Manhiça, sul de Moçambique, que participou no estudo, afirmou que o país apresentou a taxa de mortalidade infantil mais alta dos sete, com cerca de oito por cento de morte das 374 crianças doentes acompanhadas na pesquisa.

"A cifra de mortes mais alta foi encontrada em Moçambique, onde, aproximadamente, oito por cento das crianças morreram. A explicação para isso será oferecida nos dados mais definitivos, mas é necessário atender ao facto de Moçambique ter uma alta prevalência de HIV/SIDA, que foi objeto de um sub-estudo", afirmou Inácio Mandamando.

Tal como nos outros países analisados, o rotavírus foi identificado como o micro-organismo causador de diarreias moderadas e severas em Moçambique, situação que obriga à introdução urgente da respetiva vacina, assinalou o investigador.

"O estudo revelou que mais de um quarto dos casos de diarreias moderadas e severas em crianças moçambicanas foi causado por rotavírus, a maior percentagem entre todos os países que participaram no estudo, o que reforça a importância de introduzir as vacinas contra o rotavírus", assinalou o pesquisador.

Segundo Inácio Mandamando, um estudo mais conclusivo sobre o perfil das doenças diarreicas no país poderá sugerir as abordagens terapêuticas a seguir, que além de vacinas, passarão pela toma de suplementos, como o zinco, acrescentou o pesquisador.

Os resultados do Estudo Multicêntrico Entérico Global indicam que as diarreias são a segunda causa de mortalidade infantil nos países pobres, a seguir à pneumonia.

Moçambique: LIBERTADOS 13 ELEMENTOS DA RENAMO DETIDOS DESDE ABRIL




AYAC - LAS – SO - Lusa

Chimoio, 19 mai (Lusa) - A polícia moçambicana libertou na sexta-feira 13 elementos da Renano, detidos desde abril sob acusação de terem assaltado uma esquadra da polícia, num assalto que resultou na morte de quatro agentes e um ex-guerrilheiro, disse à Lusa fonte policial.

Mateus Mazive, porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Sofala, centro de Moçambique, confirmou à Lusa a libertação, mas remeteu esclarecimentos adicionais para a Procuradoria Provincial da República.

"Nós abrimos o processo, entregámos à justiça e não seguimos mais o caso", disse Mazive.

A saída daqueles elementos ocorreu poucas horas após o governo ter feito saber que não ia ceder nessa questão, respondendo negativamente a uma exigência da Renamo, principal partido da oposição, que, entre outras exigências, fazia depender da libertação dos seus "presos políticos" a continuidade das negociações com o executivo.

Uma nova ronda de negociações está marcada para segunda-feira.

Encontram-se ainda detidos outros elementos da Renamo, em número incerto, acusados de também fazerem parte do grupo que assaltou o posto policial de Muxúnguè na madrugada de 4 de Abril.

"O partido e eu, como advogado do caso, vamos continuar a trabalhar para soltá-los", asseverou hoje Arnaldo Tivane, advogado da Renamo, em entrevista à estação de televisão STV.

Talentos de futebol da Guiné-Bissau impressionam olheiros europeus na Bissau Cup




MB – NF - Lusa

Bissau, 18 mai (Lusa) - Jovens futebolistas guineenses estão a impressionar "olheiros" europeus que assistem à primeira edição do Bissau Cup, um torneio organizado por antigos atletas naturais da Guiné-Bissau que fizeram carreira em Portugal.

Os observadores de clubes como Benfica, Sporting, Leixões, e agências de jogadores como a Soccer Champions e a Gestifute, puderam assistir hoje no Estádio Lino Correia de Bissau a vários jogos e tomar notas sobre os jovens jogadores do escalão sub-17.

O representante da Gestifute, João Camacho, disse à agência Lusa que "para já não quer dizer nada" sobre o que viu, embora esteja a tomar "muitas notas", enquanto Adriano Sousa, da Soccer Champions, não tem dúvidas sobre o talento do jogador guineense.

"Viemos cá ver porque temos visto o surgimento de muitos jogadores guineenses interessantes e sabemos da paixão do povo guineense pelo futebol. Temos todo o interesse em vir cá e vê-los no seu ambiente natural. Ainda é cedo, mas vimos miúdos com muita qualidade. Há muito potencial aqui", observou Adriano Sousa.

Para o Sporting, e com carta/convite na mão, devem seguir dois jovens. A seleção foi feita por Paulo Torres, antigo jogador do clube "leonino" e elemento de ligação entre os dois lados.

"Numa semana de trabalho já apontámos dois miúdos, o Jessy e o Ivaldo, que já têm a carta/contive do Sporting Clube de Portugal para irem lá prestar provas", disse à Lusa Paulo Torres, que enalteceu a importância do torneio Bissau Cup para a imagem da Guiné-Bissau.

Adilé Sebastião e Nogueira Sambú, ambos da organização, elogiaram a oportunidade da realização do torneio.

"O torneio está a superar as expectativas. Está a correr muito bem. Algumas empresas e empresários que nós convidámos infelizmente não puderam vir por causa de voos de ligação", afirmou Adilé Sebastião, cuja Academia, Fidjus di Bideras, venceu hoje a Academia Valusa por 4-0.

Adilé Sebastião diz que está confiante em como alguns dos seus jovens jogadores serão selecionados para outros "voos".

"Antes do torneio já havia conversas, mas creio que este torneio vai ajudar a esclarecer as coisas, em termos do real valor dos miúdos referenciados", observou Adilé Sebastião, cuja academia é treinada por Tiago Conde, um jovem treinador português.

Para Nogueira Sambu, dono da Academia Anopisa, que empatou a zero bolas diante da União Desportiva Internacional de Bissau, o torneio Bissau Cup vai confirmar aquilo que já se sabia sobre o valor do jovem jogador guineense.

"A Guiné-Bissau hoje em dia é uma potência em termos das camadas de formação. É mesmo uma potência em África, se não está em primeiro deve de estar em segundo lugar em termos de qualidade", disse Nogueira Sambu.

O torneio deve terminar na terça-feira.

FALTAM ESTUDOS SOBRE NAZISTAS QUE SE ESCONDERAM NO BRASIL APÓS A GUERRA




Deutsche Welle

Documentos em arquivos comprovam a entrada de nazistas no país, mas tema ainda é tabu na historiografia brasileira. Investigação de promotores alemães contribui para esclarecer parte desse passado.

Muitos nazistas fugiram da Alemanha após o final da Segunda Guerra Mundial e encontraram esconderijo na América do Sul, inclusive no Brasil. A maioria deles nunca pagou pelos crimes que cometeu e levou uma vida "normal", como o "Anjo da Morte" Josef Mengele, falecido em Bertioga (SP) em 1979.

Esse é apenas um dos poucos casos conhecidos, e faltam estudos sobre o tema na historiografia brasileira. Mas investigações realizadas no Brasil por promotores do Escritório Central para a Investigação dos Crimes do Nazismo da Alemanha podem acabar com esse silêncio.

Historiadores acreditam que será muito difícil para as autoridades alemãs encontrarem criminosos de guerra ainda vivos. Mesmo assim, a investigação dos promotores poderá contribuir para que o tema ganhe destaque.

"O trabalho deles é muito importante para o resgate dessa história que até agora foi negada e revela uma outra faceta, tanto da história contemporânea do Brasil quanto da Alemanha", diz a historiadora e coordenadora do Laboratório de Estudos da Etnicidade, Racismo e Discriminação da USP, Maria Luiza Tucci Carneiro. Segundo ela, esse resgate histórico é extremamente importante para o presente e o futuro. "Uma história omissa e silenciada abre campo para o fortalecimento de grupos neonazistas."

A entrada de nazistas no Brasil após a guerra é comprovada pela documentação encontrada nos arquivos do Itamaraty, do Estado de São Paulo e no Arquivo Nacional. "Não são apenas aqueles cinco ou seis que a gente conhece, como o Mengele. Foram muitos outros, talvez com uma importância secundária, mas criminosos de guerra", diz a historiadora.

Proteção do governo brasileiro

A preocupação do governo brasileiro com o movimento nazista só acontece tardiamente, a partir de 1942. "A campanha do Getúlio [Vargas] contrária a estrangeiros no Brasil se faz muito mais direcionada aos alemães, de uma maneira geral, do que contra o partido nazista. Só em 1942 começa essa perseguição, no momento que o Brasil entra na guerra", diz Carneiro.

Após a guerra, as autoridades latino-americanas sabiam que criminosos de guerra estavam escondidos em seus países, mas não tomaram nenhuma medida a respeito. "Em alguns casos, os governos tinham plena consciência com quem estavam lidando. Perón protegeu na Argentina Ante Pavelić, chefe de Estado fascista na Croácia e organizador do Holocausto no país. No Chile, Pinochet protegeu Walter Rauff, que desenvolveu as armas de gás com as quais os judeus foram mortos", diz Daniel Stahl, da Universidade de Jena.

O governo brasileiro protegeu Herbert Çucurs, o responsável pelo massacre de Riga. Segundo Carneiro, em 1967 uma das sobreviventes do episódio reconheceu Çucurs passeando no centro de São Paulo. Ela o denunciou ao Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP). A polícia interrogou Çucurs, que afirmou estar sendo perseguido pelo Mossad, o serviço secreto de Israel. "Não aconteceu nada com ele. A polícia simplesmente protegeu Çucurs, colocando, durante vários meses, seguranças na porta de sua casa."

Ida para a Alemanha

Antes da Segunda Guerra, vários alemães e descendentes que viviam no Brasil, principalmente em colônias no sul do país, voltaram para a Alemanha. Entre os anos de 1938 e 1939, estima-se que mais de 8 mil imigrantes alemães oriundos do Brasil entraram no país. Muitos deles possuíam cidadania brasileira, mas abriram mão dela e passaram a trabalhar no Terceiro Reich.

Em 1946, uma Missão Militar Brasileira (MMB) foi instalada na Alemanha para fazer o atendimento diplomático e repatriar brasileiros, verificando a situação dos solicitantes e oferecendo o transporte de volta para o Brasil para brasileiros e familiares. "Grande parte dos solicitantes era de origem alemã e possuía a nacionalidade alemã", diz a historiadora Méri Frotscher Kramer, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

"O governo brasileiro tinha interesse em mão de obra especializada, inclusive alemã, e em imigrantes agricultores." No início das atividades da MMB – que se encerraram em 1949 – havia um controle na avaliação dos pedidos de repatriamento, mas essa preocupação desapareceu ao longo do tempo. "Assim, muitos que inicialmente não receberam a permissão acabaram recebendo depois", revela Kramer.

No Brasil

Segundo a historiadora Carneiro, nesse momento o governo brasileiro facilitou a entrada ou o retorno daqueles que poderiam ser considerados criminosos de guerra. Dessa maneira, chegaram ao país nazistas que tiveram um papel importante no regime.

"A MMB tem consciência disso, porque os serviços secretos americano e da Grã-Bretanha tinham fichas dessas pessoas, dizendo o dia da saída do Brasil, a função exercida e o cargo ocupado na estrutura do Reich, e mesmo assim a entrada deles no Brasil foi liberada."

A historiadora conta que encontrou nos arquivos telegramas da MMB, informando as autoridades brasileiras do embarque ilegal de nazistas em navios com destino ao Brasil e até mesmo citando o nome desses "passageiros".

Ao desembarcar no Brasil, a maioria deles desapareceu e passou a levar uma vida "normal". "Franz Stangl e Gustav Wagner trabalharam em uma empresa alemã, para ser mais específico na Volkswagen. Herbert Çucurs fez amigos militares e abriu uma empresa", conta Stahl, da Universidade de Jena.

Carneiro complementa: "Eu percebo que a comunidade alemã deu cobertura e ajudou esses nazistas, pois ao longo de anos eles foram alimentados com uma propaganda pró-Alemanha que fomentou o amor à pátria".

“Mensalão” foi o “mais atrevido e escandaloso caso de corrupção no Brasil” – PGR brasileiro




PMA – MLL - Lusa

O Procurador-Geral da República do Brasil, Roberto Gurgel, considerou, em Maputo, que o processo de corrupção conhecido como "Mensalão" foi "o mais atrevido e escandaloso caso de corrupção" na história do país, que "maculou a República brasileira".

O "Mensalão", detetado em 2005, levou à condenação, em finais do ano passado, a pesadas penas de prisão, de 35 réus, incluindo proeminentes políticos e empresários brasileiros.
O caso, também conhecido como "O Processo Penal 470", consistiu na utilização de fundos de um banco estatal brasileiro para a compra de votos de deputados que viabilizavam leis e decisões favoráveis ao Partido Trabalhista (PT) do na altura Presidente brasileiro, Lula da Silva.

Numa palestra subordinada ao tema "Experiência do Ministério Público Brasileiro no Combate à Corrupção: Caso Mensalão", o Procurador-Geral da República do Brasil, Roberto Gurgel, que dirigiu as investigações do "Mensalão", considerou o mesmo "o mais atrevido e escandaloso caso de corrupção" na história do país e que "maculou a República" brasileira.

"Muitos dizem que já houve muitos episódios de corrupção no Brasil, mas entre os episódios que tenham sido flagrados e que se tenham conseguido comprovar, este foi o maior e mais escandaloso caso", afirmou o chefe máximo do Ministério Público brasileiro.

Para Roberto Gurgel, a rede do "Mensalão", com tentáculos na política e nos homens de negócios, e a proporção do esquema, que implicou uma "enorme movimentação financeira", acabou maculando gravemente a República brasileira".

"Instituiu-se, à custa do desvio de recursos públicos, uma sofisticada organização criminosa, um sistema de enorme movimentação financeira à margem da legalidade, com o objetivo espúrio de comprar os votos de parlamentares nas matérias tidas como especialmente relevantes pelos líderes criminosos", enfatizou o PGR brasileiro.

Porque envolvia "gente poderosa ligada ao partido do Governo", denunciar o "Mensalão" foi um ato de coragem, assinalou Roberto Gurgel, destacando o papel do seu antecessor, António Fernando, que apresentou a acusação contra os arguidos no Supremo Tribunal Federal.

Portugal: PASSOS NÃO SABE O QUE DIZ




Pedro d'Anunciação – Sol, opinião

Marcelo Rebelo de Sousa advertiu outro dia que Passos Coelho, sempre a dizer uma coisa e o oposto, ora anunciando uma medida, ora avançando afinal com outra, tinha já caído no descrédito total.

Um amigo meu golfista, de resto assumidamente de direita e por isso preferindo este Governo a um do PS, acha que Passos Governa como no golfe se usa uma bola ‘just in case’. A bola ‘just in case’ é a que se usa, até se encontrar outra, que não se tinha a certeza de onde estava. Ora Passos parece vir a seguir esse caminho. Nunca tem a certeza de nada, de maneira que vai anunciando medidas, que os cidadãos devem entender como bolas ‘just in case’. 

Na realidade, Passos simplesmente não sabe o que diz. Ou então escusava de ter declarado que as medidas anunciadas em 3 de Maio passado (dispensa de funcionários públicos, aumento da idade da reforma e contribuição especial sobre pensões) não «têm consequências directas para os cidadãos» fora da esfera da administração pública. O primeiro-ministro não terá ainda percebido que o asfixiar da economia atinge praticamente toda a gente? E que as suas tentativas de virar cidadãos contra cidadãos (os velhos e reformados contra os novos que ainda não pensam nas reformas, como fez há tempos, ou agora os funcionários públicos contra os da privada), além de serem eticamente reprováveis e esteticamente feias, são simplesmente mentira. Todos apanhamos por tabela. 

Enfim, Passos não sabe o que diz. Mas não se lhe vislumbra a alternativa pronta. Embora eu acredite na Sociedade Civil, como parte da democracia (já poucos se lembram do que Sá Carneiro e Lucas Pires tentaram explicar sobre o assunto), e portanto acredite que não só no Parlamento os Governos caem – ainda não vejo a alternativa afinada.

CRISE DE REGIME NO HORIZONTE DE PORTUGAL




Anabela Natário - Expresso

O país "está metido" numa crise social, económica e política, o que pode resultar, segundo o líder do PS, num perigo para a democracia.

Portugal corre o risco de entrar numa crise de regime, é o que pensa o líder do Partido Socialista António José Seguro que lançou hoje um alerta em Mangualde, durante a apresentação do candidato do PS à câmara local.


"Nós estamos metidos numa grave crise. Numa crise social, numa crise económica,  numa crise política, e estas três crises somadas podem dar origem a uma crise de regime", disse Seguro.

Embora estivesse na cidade do distrito de Viseu para apoiar a recandidatura de João Azevedo, o secretário-geral dos socialistas não deixou de fora as questões mais prementes - não só as materiais mas também as ideológicas - geradas pela crise em que o país e a Europa se encontram.

Reconhecendo que "hoje já há muita gente que vive desiludida com a política, que não acredita que a politica lhe resolva os problemas", António José Seguro afirmou: "Nós temos uma dupla responsabilidade: a responsabilidade de renovar a confiança dessas pessoas nas instituições democráticas do nosso país e, fundamentalmente, de dar respostas aos problemas dos portugueses".

E voltou a criticar a política de austeridade do Governo que só cria "dor, sofrimento e sacrifícios". "Conhecem algum país que tenha reduzido a sua dívida ou a pague ficando  mais pobre?", lançou o líder socialista. 

"Estamos a caminho de uma tragédia. É possível sair desta crise de  outra forma, não apenas dependendo de nós próprios, mas envolvendo todos  os países da União Europeia", afirmou. 

Já sábado, António José Seguro tinha criticado o Executivo de coligação liderado por Passos Coelho, dizendo que este Governo "nem para cair é competente".

"O país precisa de um Governo que dê confiança, que respeite os portugueses e que acabe com uma política de austeridade, concentrando-se numa estratégia de emprego e crescimento económico", disse Seguro, na comissão nacional do PS reunida sábado em Setúbal.

Portugal: Líder do PCP acusa executivo PSD/CDS-PP de ser um Governo “fora da lei”




LL – CC - Lusa

O secretário-geral do PCP acusou hoje o executivo PSD/CDS-PP de ser um Governo e de estar a praticar uma política "fora da lei e em confronto com a Constituição da República", impondo "um verdadeiro Estado de exceção".

Trata-se de "um Governo e uma política fora da lei e em confronto com a Constituição da República que está a impor, na prática, um verdadeiro estado de exceção", disse Jerónimo de Sousa, na aldeia alentejana de Baleizão, no concelho de Beja.

Jerónimo de Sousa, que falava no encerramento da tradicional homenagem do PCP à trabalhadora rural Catarina Eufémia, assassinada pelas forças do regime fascista, a 19 de maio de 1954, naquela aldeia, acusou também o Governo de estar a "tirar o pão da boca dos portugueses para alimentar a gula da especulação do grande capital económico e financeiro".

Segundo o líder do PCP, o Governo, através de um "programa de terrorismo social", que "definiu" com a 'troika' e inclui "medidas devastadoras", está a fazer uma "brutal declaração de guerra aos trabalhadores e ao povo".

"Importa tudo fazer para que quem aprova tais medidas não esteja em condições nem tenha tempo de as concretizar. Este é o grande desafio que temos pela frente: interromper este processo e garantir uma alternativa. Apressar com a luta do nosso povo a demissão de um Governo que já está isolado, politicamente derrotado e procura desesperadamente agarra-se ao poder", defendeu Jerónimo de Sousa.

No seu discurso, Jerónimo de Sousa criticou os socialistas por "só" estarem "a pensar" nas próximas eleições autárquicas e chamou o PS para se juntar à luta pela demissão do Governo, avisando que não se pode "esperar meses e meses" e "a direita já afirmou, claramente, que, pelo menos até junho no ano que vem, quer manter-se no poder, para destruir o mais que puder".

"O PS está a pensar que devem decorrer as eleições autárquicas, com toda a importância que nós [PCP] consideramos, mas não perdemos o objetivo urgente, que é, de facto, a demissão do Governo. Chamemos o PS a esta luta", disse Jerónimo de Sousa, pedindo ao PS para "não ficar à espera, sentado, que lhe caia no regaço a capitalização que resulta da própria luta".

Aos que "muitas vezes" perguntam porque o PCP não se entende com o PS, Jerónimo de Sousa respondeu com uma pergunta: "Já se interrogaram porque é que o PS nunca se entendeu com o PCP e procura sempre entender-se com a direita, como aconteceu nestes últimos 37 anos?".

O PS "não se entende com o PCP porque, de facto, o grande problema está na política de direita de que o PS e corresponsável. O problema é que nós [PCP] consideramos fundamental rejeitar esse ?pacto de agressão' [memorando de entendimento com a 'troika'], que está a infernizar a vida dos portugueses e do povo e o PS assinou-o e continua comprometido com ele", rematou Jerónimo de Sousa.

JERÓNIMO DE SOUSA TEM DE CONTAR MELHOR PELOS DEDOS E OLHAR PARA BELÉM




Foi ontem que Jerónimo de Sousa veio no rol de notícias por declarações suas em que se referiu a farsantes em Portugal, só a dois deles (sim, porque são imensos). Definamos os referidos farsantes como os maiores farsantes que detêm os poderes – neste caso o governativo. Mas, o camarada Jerónimo fugiu com o rabo à seringa ou não sabe contar farsantes. Ou sabe e poupou, desta vez, o farsante que mora em Belém às custas de todos os portugueses: Cavaco Silva. Esse também um possante farsante que tudo fez para conduzir os seus iguais ao poder governativo. Ou seja, tudo fez para dar poder à central laranja do PSD e ao CDS por circunstâncias e conveniências contrárias a Portugal. Por isso mesmo deu posse aos tais seus pares farsantes. Independentemente de saber que principalmente Passos Coelho mentiu descaradamente aos eleitores durante toda a campanha eleitoral a fim de arrebanhar votos bastantes para se apoderarem do governo de Portugal. Cavaco, esse tal de PR, deu posse então ao maior mentiroso que alguma vez vimos na política sabendo perfeitamente o que estava a fazer e decerto muito agradado. Orgulhoso até de meter um “laranjinha” nos poderes que haviam de desbaratar o país em prol de convicções económico-financeiras que rasam o fascismo. Com atropelos à Constituição, pois claro.

Se Passos é farsante, se Portas é farsante, também Cavaco é farsante. Por isso Portugal está a vivenciar as rábulas destes chamados neoliberais que afinal não são menos que os executantes do cavaquismo-salazarista da modernidade que tem feito Portugal recuar para os tenebrosos tempos da miséria, da fome, da exploração desmedida, do enriquecimento de “meia dúzia” de famílias adesivadas às ilhargas cavaquistas ou de outro qualquer grupo semelhante e que tem por objetivo aumentar o fosso entre ricos e pobres, reduzir a classe média a pó, cinza e nada (como diz o fado), dando lustre à caridadezinha salazar-fascista na pessoa – tão apreciada por Cavaco – de uma Jonet do Banco da Fome, que até vai discursar no Dia da Raça de Cavaco, que é Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades para os portugueses, em 10 de Junho, numa cerimónia de hipocrita homenagem aos que combateram e morreram nas guerras do Ultramar salazarista, colonialista e fascista, que tudo indica ser do agrado de Cavaco quando serviu esse regime em Moçambique comodamente sentado numa cadeira fofa em frente a uma secretária.

Todos sabemos que o camarada Jerónimo de Sousa não tem poupado as críticas ao figurão de Belém. Fá-lo como pode e como considera adequado na consideração da sua posição política e partidária, mas não seria demais e até seria esclarecedor referir-se aos três farsantes e não só a dois porque com toda a justiça de abono da realidade-verdade Cavaco Silva tem sido um manhoso que navega de acordo com a sua ideologia requentada que para Portugal soma miséria e mais miséria, injustiça sobre injustiça. Diga Cavaco o que disser sempre soubemos que ele está do outro lado da barricada e que usa da farsa para ser eleito, manter-se na política e servir os interesses dos seus apaniguados, imaginando que por principio haverá algumas sobras a recolher. E que sobras.

Camarada Jerónimo, ora conte lá pelo dedos, se fizer o favor. Um farsante em São Bento, Passos Coelho. Outro no Palácio das Necessidades, Paulo Portas. E ainda existe o mais bolorento de todos no Palácio de Belém, Cavaco Silva. E vão três. É, não é…

Perdão, também estava a contar mal. Melhor é usar os dedos. Um, dois, três... quatro. Uma quadriga. Vitor Gaspar não pode ser ignorado nestas contas. Até porque é quem mais se parece com o traidor Miguel de Vasconcelos. Aquele que os portugueses atiraram da janela no Terreiro do Paço, em 1640. Isto para aqui não referir os demais farsantes da família laranja de Cavaco e da família do CDS. Ena tantos!

Vejamos a notícia que deu corpo ao acima composto.

Redação PG – AV

Jerónimo de Sousa: Passos e Portas são dois farsantes que querem o mesmo

Jornal i - Lusa

O secretário-geral do PCP acusou Passos Coelho e Portas de se "transformarem em dois farsantes" que no essencial querem o mesmo e alertou que o PS também não é alternativa, porque quer "continuar com a mesma politica de direita".

Em Braga, na noite de sexta-feira, a discursar num comício do PCP, Jerónimo de Sousa acusou também Cavaco Silva de estar a prestar "apoio ativo e cúmplice" ao "verdadeiro estado de exceção" que o Governo está a pôr em prática com os "brutais" ataques aos trabalhadores.

O líder comunista afirmou ainda que a coligação que sustenta o Governo "começa a abrir fendas" e que alguns já procuram a forma de "sair limpinhos, limpinhos, limpinhos" e que a alternativa passa por reforçar o papel do PCP.

"O Governo está a impor, na prática, um verdadeiro estado de exceção, que há muito pôs em prática e com o apoio ativo e cúmplice do Presidente da República, que faz vista grossa à ação de um governo ilegítimo que leva a efeito brutais ataques aos direitos dos trabalhadores", apontou.

Jerónimo de Sousa acusou Passos Coelho e Paulo Portas de serem "dois artistas que acabam por se transformar em dois farsantes", mas, disse, " no essencial querem o mesmo, embora um assuma o papel de polícia bom e outro de polícia mau".

Segundo o líder do PCP "o único objetivo que move este Governo é o objetivo da austeridade, de sacar mais de 4 mil milhões de euros, seja como for e à custa dos mesmos e os do costume".

No entanto, disse, "hoje existem contradições profundas no seio da maioria que suporta o Governo, começam a abrir-se fendas", que "resultam da luta" dos trabalhadores".

"Começam alguns já a olhar para a porta de saída, a ver como é que podem sair limpinhos, limpinhos, limpinhos", afirmou Jerónimo de Sousa, para quem o atual Governo está "mais isolado, mais enfraquecido por causa da luta permanente que o povo tem travado".

Mas, alertou, "o PS não é alternativa" porque está a pensar ganhar as eleições para "no essencial continuar com a mesma política de direita", sendo essa a "grande razão" de divergência do PCP.

"Essa falta de entendimento tem razões objetivas. Nós consideramos que é fundamental a rutura com esta política de direita que nos tem governado há 36 anos. A resposta do PS é que está disposto a fazer uns retoques nessa política", explicou.

Por isso, o líder comunista apelou ao voto do PCP daqueles que antes votaram no PS.

"Deem agora força ao PCP porque esse reforço é uma condição fundamental, até para obrigar o PS a mudar de rumo e a romper com apolítica de direita", referiu.

PADRE WACUSSANGA RECEIA QUE SUBALIMENTAÇÃO COMEÇE A MATAR EM ANGOLA




EL – CC - Lusa

Luanda, 18 mai (Lusa) - O padre Pio Wacussanga, que em fevereiro lançou numa campanha contra a fome na província angolana da Huíla, disse hoje à Lusa que receia que os crescentes casos de subalimentação comecem a transformar-se em óbitos.

"A situação continua igual à de há meses. Se não vier comida, se os idosos não forem acolhidos, podem morrer", disse à Lusa.

Contactado telefonicamente a partir de Luanda, o padre Pio Wacussanga acrescentou que a fome provocada pela estiagem prolongada atinge sobretudo as populações que vivem na área do corredor que parte de Chongoroi, na vizinha província de Benguela, até Humpata, na do Namibe, passando pelas localidades de Quilengues, Cacula, Chibia e Gambos, na Huíla.

Pároco de Nossa Senhora de Fátima do Chiange, em Gambos, o padre Pio Wacussanga lançou em fevereiro uma campanha de ajuda para combater a fome no município dos Gambos, onde cerca de 155 mil pessoas continuam atualmente em risco.

Entretanto, a agência Angop, citando a diretora provincial do Ministério da Assistência e Reinserção Social, Catarina Manuel, noticiou hoje que quase 900 mil pessoas precisam urgentemente de ajuda alimentar de emergência na província da Huíla, centro sul de Angola.

Aquele número representa mais de um quarto do total da população da província da Huíla.

Segundo aquela responsável são necessárias mais de 100 mil toneladas de produtos alimentares diversos para acudir mais de 835 mil pessoas, em consequência da escassez de alimentos resultante da estiagem prolongada que se faz sentir desde janeiro.

Catarina Manuel disse serem necessários produtos como arroz, farinha de milho, óleo, conservas, massa alimentar, entre outros, e que as populações em piores condições encontram-se nos municípios do Lubango, Chibia, Matala, Quilengues, Humpata, Quipungo, Jamba, Cacula, Gambos, Kuvango e Chicomba.

A Direção da Assistência e Reinserção Social distribuiu na passada semana mais de 36 toneladas de bens alimentares diversos a mais de três mil habitantes dos Gambos e Mulondo, município da Matala, que se encontram nas mesmas condições.

A mesma responsável salientou que atualmente os armazéns governamentais estão vazios, sem alimentos para distribuir.

O alerta relativo à província da Huíla segue-se a idêntico apelo lançado há cerca de duas semanas pelo governador da província do Cunene, que faz fronteira com a Namíbia, e pelo bispo de Ondjiva, capital provincial.

Pio Hipunyati, contactado pela Lusa, disse que cerca de um milhão de pessoas estão ameaçadas de fome no sul de Angola.

Segundo as autoridades administrativas da comuna de Oshimolo, no município do Kwanhama, desde o princípio deste mês já foi registada a entrada de mais de 150 mil cabeças de gado bovino, provenientes de vários pontos da província, à procura de pastos e água, face à grave seca que assola a região.

"O Oshimolo é atualmente o único local na região com melhores condições de pastos e água, facto que obriga as famílias a percorrerem mais de 300 quilómetros no sentido de salvarem o gado que é considerado a fonte económica da população local", realçou o administrador comunal.

Angola: RAUL DINIZ IMPEDIDO DE SAIR E ENTRAR DO PAÍS




Angola 24 Horas - editorial - 11.05.13

Angola caminha vertiginosamente a cada passo mais perto do precipício lancinante da desordem politica e social. Percebe-se de todos os ângulos uma perigosa governabilidade, e entende-se que o país caminha apressadamente para um previsível Armagedom de proporções perigosamente alarmantes. Faz-se necessário e urgente estancar esse perigoso enlace apocalíptico desproporcional entre o povo e a desordem económico e social que é de natureza levianamente disforme pelas suas ambiguidades peculiares de uma gestão para lá de criminosa, com que José Eduardo Dos Santos brinda insistentemente todos angolanos.

É de notar que Eduardo dos Santos o presidente da Angola do MPLA dele, transformou-se voluntariamente num inescrupuloso ditador, mentiroso compulsivo, enganador extremoso e dedicado repressor sanguinário, JES tem vindo a impor a todo custo a sua imponente politica enganadora de vender gato por lebre ao pacato e simples cidadão. No país do pai banana nada acontecera mais de bom, nem existirá nada mais em absoluto que venha a somar beneficamente na vida das populações necessitadas de Angola.

A fúria da incontida da ditadura jeseana! E o impedimento de sair e entrar em Angola

Esse perverso filho nacional de angola, quer fazer de todos angolanos seus servos. Arrogantemente decidi quem deve ou não morrer, quem deve ou não sair e entrar na nossa terra. Pessoalmente não passei e nunca passarei um cheque em branco para que o ditador angolano decide-se o que fazer e como fazer de mim e de meus compatriotas, pois não sou nem serei uma marionete nas mãos sanguinárias do tirano usurpador. Acredito que nenhum angolano em seu perfeito juízo lhe passaria tal cheque em branco para que ele lhe decida a sua sorte. Desta vez calhou-me receber o duplo presente envenenado de ser-me vedada a saída e entrada do meu único e legítimo país, que, se encontra até hoje açambarcado pelo angolano descendente Eduardo dos Santos.

Impedimento injustificado de sair e entrar do País

A decisão da minha interdição foi determinada pela cidade alta e esta exposta nos computadores da policia de fronteira no aeroporto quatro de Fevereiro. Não se trata de uma ordem expedida por qualquer membro do ministério publico uma vez eu não ter cometido crime algum, O mandante dessa interdição tem um nome e um rosto, trata-se do verdugo cangaceiro (canceroso), o verdadeiro Vice-presidente da republica do pai banana Helder Manuel Vieira Dias, (Nelito) vulgo Kopelipa, dileto amigo e inimigo de estimação do povo nacional a par de seu amiguinho JES o acuado ditador.

JES não tem mais alternativas para dar seguimento a uma regular governação que o país necessita urgentemente.

Premonição

Sei que desde todos os tempos desde que o homem foi posto na terra, o jubilo dos perversos é breve, e a alegria dos ímpios como JES e Kopelipa é momentânea. Ainda que seus ossos estejam cheios do vigor dos anabolizantes da sua juventude conturbada esse vigor se deitara com ele no pó. Existe um tempo para tudo, e isso é bíblico, todos nascemos e um dia teremos todos de partir, isso é lei divina e não dos homens, o importante é saber como deixaremos o planeta que Deus deu aos filhos do homem. Para nós os amigos do Senhor Deus eterno conclamo-vos a serem sábios e humildes, e nunca ambicionem serem sabichões perversos.

Ambição Desmedida

Eduardo dos Santos sabe que não tem mais saída, basta olhar como ele move as pedras no tabuleiro de xadrez da nossa politica nacional e entenderemos de imediato que JES esgotou todos os cartuchos que possuía em matéria de quadros políticos e tecnocratas de sua confiança para rotatividade necessária nos cargos ministeriais, denota-se neles um lastimoso cansaço publico por serem sempre as mesmas caras rusticas a serem usadas nas controversas trocas de cargos públicos.

Só assim se percebe que o rodízio de quadros executados por JES com a utilização de pessoas da sua inteira confiança para ocupar os cargos na esfera governativa, tornaram-se completamente profícuos nos resultados esperados, que garantam a sua continuidade no tão ambicionado poleiro. É triste verificar-se que ao longo dos 33 anos de consulado do nosso ditador de estimação perceber-se que JES trata a politica como um simples jogo, o que não é verdade, pois que, pela sua persistência em perpetuar-se no poder o país permanece incólume ao crescimento e ao desenvolvimentismo tão aguardado.

O Pensamento politico que nos traz JES é construído por ideias saloias dispensáveis e até mesmo descartáveis, por terem de natureza maligna mentirosa e enganadora nos seu objetivo, pois visam somente adequá-las a sua trama de se fazer substituir pelo seu filho malandro, o desvirtuado Filomeno dos Santos. Temos agora mais claramente visível à jogada subsequente que resultara da exoneração do Ministro das finanças Carlos Alberto Lopes e a nomeação do seu ponta de lança Armando Manuel para o lugar de ministro das finanças.

Os verdadeiros objetivos obscuros de JES

Toda essa desordem visa apenas e só legitimar o verdadeiro ministro das finanças que de modo algum se trata do ora nomeado ministro das finanças Armando Manuel, (ministrozinho das financinhas rudimentares) da angola que JES imaginou para nós. Na verdade o ministro das finanças do governo paralelo de JES que funciona com exclusividade na cidade alta é o seu filho Filomeno dos Santos.

Ora senão vejamos:

Se José Eduardo Dos Santos fosse uma pessoa de bem e se estivesse rodeado de pessoas de bem, nunca estaríamos a tecer considerações em torno de alguém que só mesmo ele se considera estadista que o país e os angolanos desejam e querem! Por exemplo, pergunto, onde param as finanças arrecadas pelo país com as receitas geradas com a comercialização viciada do nosso petróleo? Em que mãos se encontram esses dinheiros resultantes das expropriadas riquezas produzidas em Angola? Para que conste e fique claro, o nome de real ministério das finanças em Angola é conhecido por fundos financeiros.

Sabemos todos que toda finanças arrecadas pelo país não se encontram a expensas nem aos cuidados de nenhum ministro paralitico das finanças, seja ele quem for que venha a ser colocado naquela pasta pelo simples facto de JES querer para ele e para sua prole toda a riqueza gerada em Angola, e também por ele não confiar em nenhum original filho bantu da nossa angolanidade real e profunda. Trata-se de uma pasta apenas para inglês ver, pois todos os dinheiros estão em contas onde o único subscrito gestor se chama Filomeno dos Santos, vulgo Zenú, filho bandido do presidente bandalho que infelizmente o diabo depositou na nossa terra para azucrinar a vida do pacato cidadão angolano. As finanças angolanas têm sido administradas e ou geridas por pessoas que não conhecemos e que não nos conhecem, e do qual nunca em tempo algum foram apresentadas ao povo, por isso nunca lidou com elas! Nesse grupo de pessoas estão incluídos Filomeno dos Santos e seus amigos, os alemães Marcel Kruse e o conhecido ladrão de bancos na Alemanha Ernest Welteke, o suíço Jean Claude Morais de Bastos e outros luso-angolanos como Carlos Silva e Medina Careira por sinal um falido cidadão português que do nada se tornou sócio da filha ladra do ditador gatuno, a vendedora de ovos, a bilionária Isabel dos Santos, dentre outros cidadãos oportunistas.

Na verdade o ministério das finanças situa-se na cidade alta onde funciona o governo que governa o governo visível da republica do pai banana! É nesse reservado lugar onde se tomam as grandes e difíceis decisões de delapidarem todo o erário publico que é pertencente a todo povo. Só para que conte publicamente, a nossa riqueza esta adstrita especialmente há beneficiar com exclusividade uma única família que, em simultâneo é também ela a formatada família detentora do poder real da ditadura implantada na terra que nos viu nascer! Pasmem-se senhoras e senhores, mas, é de facto essa família de energúmenas ladras e de esmerados gatunos juntamente com seus apaniguados pares nacionais e estrangeiros quem detém todas as finanças geradas no país em contas particulares e em fundos financeiros localizados em paraísos fiscais.

O defraudador das nossas Finanças Públicas

Um: O primeiro fundo a ser colocado nas mãos do ministro das finanças privado de JES (ZENÚ), foi o FACRA-Fundo Ativo de Capital de Risco, miseravelmente gerido pelo banco de Zenú, o Banco Kwanza, sem que exista oficialmente um organismo do estado para acompanhar e controlar a aplicação do referido Fundo.

Dois: O segundo fundo a cair milagrosamente nas mãos de Zenú foi o fundo com o nome do seu pretérito Pai, trata-se do fundo “FESA” da Fundação José Eduardo dos Santos que é totalmente suportada com fundos públicos, igualmente está sem qualquer acompanhamento algum das estruturas competentes do estado e nunca foi auditada como garantia de boa gestão de tão volumoso fundo publica ao serviço de interesses privados vários que não estão alheios aos visíveis interesses de grupos maquiavélicos licenciados em angola como a QUANTUM GLOBAL E O BANCO KWANZA INVEST Adjudicados a um gestor tão incauto como Zenú enquanto representante de seu Pai ditador malandro.

Três: O terceiro fundo a ser colocado nas mãos de Zenú, o financeiro particular de JES, foi o Fundo bilionário ao qual JES o convencionou chama-lo unilateralmente de Fundo Soberano de Angola. Nesse fundo reside todo capital da reserva financeira anual resultante da produção do petróleo da falida SONANGOL.

Hoje fica claro, e politicamente reconhecido, que, Eduardo dos Santos colocou o país numa fossa nada invejável sem saída e completamente incontornável. JES pensa que todos nós somos manietáveis e que aceitamos indelével o seu maquiavélico fóssil de ideias fúteis. Eduardo dos Santos não esta bem, ele nunca respeitou nada nem ninguém, ele está completamente velho e senil, dele nada de original e de bom se pode esperar. JES transporta consigo nessa sua individual caminhada meteórica de longínquos 33 anos governação confusa, um punhado de incertezas promiscuas causadas pela sua formação politica e ideológica adquirida no tempo da guerra fria aquando de sua passagem pelas escolas leninistas do KGB na antiga URSS.

A imortalidade mortal de JES

É delirante assistirmos JES astutamente negar-se teimosamente a não aceitar as mudanças trazidas pela atmosfera proporcionada pelos novos ventos da primavera árabe, ele julga-se imbatível e até imortal, debalde, ele será vencido pelo povo e morrerá simplesmente como tantos outros imortais morreram como Agostinho Neto o poeta assassino que de tanto matar acabou ele também por morrer misteriosamente. Assim sendo, o nosso ditador de estimação, o antigo Zezinho das garotas vai sim morrer tal igual aqueles a quem ele ordenara voluntarioso as suas mortes, e olha que não se pode saber de quantos assassinatos ele ordenou a sua execução sumaria, sem levar em conta a mortandade causada pelas duas partes beligerantes nas muitas guerras por que passamos todos.

Eduardo dos Santos não quer perceber que a angolanidade da sua estrábica visão é desproporcional aos sentimentos dos angolanos e nem se aproximam minimamente dos sonhos e desejos almejados por todo povo angolense. Tudo que JES nos quer oferecer nada se compatibiliza com a liberdade e a democracia representativa que buscamos todos os dias para que exista na nossa Angola mártir. JES insiste em continuar a viver constantemente aprisionado aos seus sistemáticos erros de análise subjetiva dos factos sem tomar em conta, que a consciência da angola oficial por si idealizada não compreende e nem se compadece com a Angola real que todos nós vivenciamos na profundeza do nosso ser doloridamente avassalado pela agressiva maldade do ditador facínora!

Assoberbadas mentiras camufladas em promessas vazias para se propagar benfeitorias inexistentes que, segundo o regime busca beneficiar o sacrificado povo é inverossímil, pois, na verdade estas insinuantes mentiras politicas mascaram a dura realidade impudica que o ditador intenta impor a todo cidadão, sendo que com o passar dos anos perdemos mais e mais a identidade de um povo livre e cordato.

Os mecanismos socializantes em todas as medidas até hoje executadas pelo regime impopular de José Eduardo Dos Santos, estão repletas de sintomas elitistas que excluem a maioria da população de beneficiar do resultado que eventualmente possam advir da caricata governação incompetente de JES.

Raul Diniz

Mais lidas da semana