sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Portugal: IGAI abre processo de averiguações a um dos elementos da segurança do PM



Público - Lusa

A Inspecção-geral da Administração Interna (IGAI) abriu um processo de averiguações a um dos elementos da segurança do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, disse hoje à agência Lusa fonte da IGAI

Numa resposta enviada à Lusa, a IGAI refere que abriu um processo de averiguações a um dos seguranças do primeiro-ministro, elemento do Corpo de Segurança Pessoal da PSP, mas não especificou qual o motivo.

Na quarta-feira, um segurança do primeiro-ministro impediu um operador de câmara de filmar um incidente que envolveu Passos Coelho durante uma deslocação ao Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), em Lisboa.

À chegada ao ISCSP para uma homenagem a Adriano Moreira, um aluno insultou e assobiou o primeiro-ministro.

Um dos seguranças abordou o alunou para que fosse identificado e impediu um repórter de imagem de filmar a situação. 


Primeiro livro sobre música tradicional timorense apresentado na embaixada dos EUA



MSE - Lusa

Díli, 27 set (Lusa) - O primeiro livro sobre música tradicional de Timor-Leste, da australiana Roslyn Dunlop, foi hoje apresentado oficialmente pela autora na embaixada dos Estados Unidos em Díli, depois de nove anos de pesquisa pelo país.

Com apoio de chefes tradicionais e de comunidades timorenses, a intérprete de clarinete, com vários discos gravados e aplaudidos pela crítica mundial, começou o seu trabalho de recolha em 2002 depois de ter atuado no país.

"Nunca imaginei que dez anos depois o produto daquela primeira viagem seria este livro", afirmou Roslyn Dunlop, dedicando a obra aos timorenses.

Em tétum e inglês, o livro "Sounds of the Soul: The tradional music of Timor-Leste" tem cerca de 160 páginas sobre música de dança, música de Oecussi, enclave timorense em Timor Ocidental, música para rituais, música do quotidiano e canções tradicionais.

Segundo a autora, o objetivo da recolha foi tentar impedir que a tradição musical se perdesse.

"Em 2005 gravei um grupo de jovens músicos em Same, cantaram duas canções típicas daquele local. Em julho deste ano, visitei-os novamente para confirmar algumas palavras da letra das canções. Os jovens tinham-se esquecido", lembrou Roslyn Dunlop.

Para a autora, na atual vida e progresso em Timor-Leste parece não haver espaço para as canções tradicionais.

"Espero que este livro sirva aqueles que querem aprender aquelas canções", acrescentou.

O livro está à venda por 50 dólares (39 euros) na Arte Morris, escola de artes e associação de artistas em Díli.

Guiné-Bissau: GOVERNO FANTOCHE REJEITADO NA ASSEMBLEIA-GERAL DA ONU




Guiné-Bissau representada na Assembleia Geral pelo Presidente deposto - CPLP

28 de Setembro de 2012, 04:44

Nações Unidas, Nova Iorque, 25 set (Lusa) - A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) afirmou que serão as autoridades depostas na Guiné-Bissau a dirigir-se à Assembleia Geral da ONU, impondo-se à tentativa do governo "de facto" de discursar e legitimar-se internacionalmente.

Murade Murargy, secretário executivo da CPLP, disse à agência Lusa que será Raimundo Pereira, Presidente deposto no golpe de estado militar de 12 de abril, a falar na tarde de sexta-feira na Assembleia Geral, em vez do primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, também ele derrubado pelo golpe, como estava inicialmente previsto.

Contactada pela Lusa, a delegação do presidente de transição, Serifo Nhamadjo, que tinha apresentado recursos ao comité de credenciais da ONU, não respondeu em tempo útil.

PDF.

Inflexibilidade da CEDEAO torna acordo com CPLP difícil -- secretário executivo

28 de Setembro de 2012, 07:19

Nações Unidas, Nova Iorque, 27 set (Lusa) - O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa afirmou hoje que a posição da comunidade da África Ocidental (CEDEAO) de que o golpe de Estado na Guiné-Bissau é "irreversível" dificulta um acordo entre as duas organizações.

Murade Murargy falava à Lusa em Nova Iorque após uma reunião da Comissão de Consolidação da Paz para a Guiné-Bissau, organismo ao nível da ONU presidido pelo Brasil, que "não foi conclusiva", mas é mais um passo para uma "plataforma de entendimento e diálogo entre CPLP e CEDEAO".

"A CEDEAO mantém as suas posições de que situação de facto [na Guiné-Bissau] é irreversível. Torna-se difícil encontrar um caminho rapidamente. Vamos ter de verificar a situação no terreno", disse.

Esta verificação pode envolver o envio de uma missão da CPLP para o terreno, com acordo de ambas as partes, adiantou.

"Falta saber quem compõ a missão e quais os termos de referência", adiantou à Lusa o secretário executivo da CPLP, que está em Nova Iorque acompanhado pelo seu antecessor, Domingos Simões Pereira.

Os contactos prosseguem na sexta-feira, numa reunião CPLP-CEDEAO em que estarão presentes também responsáveis da União Africana, União Europeia e Nações Unidas.

Os contactos em Nova Iorque seguiram-se ao Conselho de Ministros extraordinário da CPLP, na segunda-feira e à margem da abertura do debate da Assembleia Geral, em que foi decidido tentar um acordo com a CEDEAO.

O objetivo inicial era que o plano de ação fosse submetido ao longo desta semana aos ministros dos países membros da CPLP e CEDEAO, mas Murargy disse que "a maior parte dos ministros" já não está no debate anual da Assembleia Geral, Portugal está ausente, e que "o que é importante é que haja uma plataforma" de trabalho.

O objetivo da reunião é identificar "pontos de estrangulamento e pontos de convergência com vista a que se encontre uma solução rápida para Guiné-Bissau", disse à Lusa Murargy.

"Para a CPLP, é fundamental que haja uma força internacional, não só da CEDEAO, que tem de haver eleições livres e supervisionadas internacionalmente e que haja um compromisso do roteiro sobre reforma das Forças Armadas e Segurança", disse.

Sobre a retoma das eleições interrompidas pelo golpe de Estado de abril, uma exigência que a CPLP tem apresentado, recusando-se a reconhecer o governo saído do golpe, afirmou que "é um caso a repensar".

PDF

*O título nos Compactos de Notícias são de autoria PG

Leia mais sobre Guiné-Bissau (símbolo na barra lateral)

Mais lidas da semana