domingo, 7 de janeiro de 2024

Num mundo repleto de guerras e perigos… Sinais de esperança

A força da Rússia e da China para enfrentar a agressão dos EUA é uma garantia de que um mundo melhor está a tomar forma.

Strategic Culture Foundation | editorial

A emergência de um mundo multipolar é um lembrete de que o mundo tem muitos motivos para ser optimista – apesar da devastação do conflito e das múltiplas tensões perigosas.

A força da Rússia e da China para enfrentar a agressão dos EUA é uma garantia de que um mundo melhor está a tomar forma.

Fora com o velho e entre com o novo. Há uma sensação infalível de que não estamos a testemunhar apenas um ano a dar lugar ao seguinte.

O mundo está a passar por mudanças verdadeiramente históricas que estão relacionadas com o declínio inexorável da ordem ocidental liderada pelos EUA e com a emergência de uma ordem global multipolar.

Os Estados Unidos continuam a ser, sem dúvida, uma potência global com ambições hegemónicas. A posse de centenas de bases militares em mais de 100 países em todo o mundo é um testemunho da sua formidável força militar.

No entanto, a ordem ocidental dominada por Washington – ou a chamada “ordem baseada em regras” – está em declínio fatal. A emergência de uma ordem alternativa multipolar é ilustrada por numerosos fóruns, pelos BRICS com o seu número crescente de membros, pela crescente influência do G20 e pelo dinamismo das economias da Eurásia. Todos estes desenvolvimentos testemunham o desaparecimento da ordem ocidental.

Portugal | "Não há coincidências entre timings políticos e os timings da PGR"

Ferro Rodrigues defende que a campanha eleitoral não se deve transformar "numa campanha de debate sobre processos, sejam eles quais forem".

O antigo secretário-geral do PS Eduardo Ferro Rodrigues considerou este domingo que "não há coincidências" entre `timings´ da política e da Procuradoria-Geral da República e mostrou-se convicto que António Costa ainda tem um futuro político.

"Não há coincidências em política e sobretudo não há coincidências entre os 'timings' políticos e os 'timings' da Procuradoria-Geral [da República], como já se viu por várias outras vezes", considerou Ferro Rodrigues, à entrada do 24.º Congresso Nacional do PS, que termina este domingo na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

O ex-presidente da Assembleia da República defendeu que a campanha eleitoral não se deve transformar "numa campanha de debate sobre processos, sejam eles quais forem".

Ferro rejeitou "fazer balanços sobre o passado" dizendo que hoje é "dia de Pedro Nuno Santos, é dia de PS".

O socialista, que liderou o partido entre 2002 e 2004, elogiou Pedro Nuno Santos, a quem disse querer dar "um grande abraço", bem como a António Costa, que vai estar presente no último dia da reunião magna socialista.

Interrogado sobre a carreira política de António Costa, Ferro Rodrigues respondeu: "Não acabou, também estou convencido que não acabou. Acho que António Costa pode ter o futuro que ele próprio quiser e que os portugueses quiserem".

Ferro garantiu que fará "não envolvido diretamente na campanha e com outras pessoas, a defesa permanente do estado direito democrático e da democracia portuguesa" que considerou que "correm riscos".

TSF | Lusa

Imagem: Eduardo Ferro Rodrigues © Gerardo Santos / Global Imagens

Portugal | É oficial. Acordo que formaliza Aliança Democrática está assinado

PSD, CDS-PP e PPM assinaram acordo de coligação Aliança Democrática

PSD, CDS-PP e PPM assinaram, este domingo, o acordo de coligação Aliança Democrática, numa cerimónia que decorre na Alfândega do Porto. Após a oficialização deste acordo, seguiram-se os discursos. 

Miguel Guimarães, antigo bastonário da Ordem dos Médicos, foi o primeiro a discursar em representação dos independentes. "Senti que não posso continuar calado naquilo que diz respeito ao que está a acontecer no nosso país", disse, destacando que esta nova Aliança tem "todas as condições para governar Portugal".

No seu discurso, houve, claro, destaque para o estado da Saúde no país. Miguel Guimarães acusou o PS de estar a "destruir" o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"O Governo está a destruir o Serviço Nacional de Saúde. Estamos a falar da falência daquilo que são os responsáveis pela Saúde em Portugal. Falta estratégia, planeamento e orientação", disse.

"O acesso a cuidados de Saúde é incerto e tardio", apontou, defendo um acordo de regime para a promoção de Saúde e um novo modelo de reorganização do SNS.

Momento "importante e simbólico para o nosso país"

Depois de Miguel Guimarães, tomou a palavra Gonçalo da Câmara Pereira, líder do PPM, que falou num momento "importante e simbólico para o nosso país".

Depois de notar que "o perigo da eternização da esquerda" é "um risco e um problema dos nossos dias", tal como era em 1979,  Gonçalo da Câmara Pereira defendeu que a Aliança Democrática "representa a única esperança de derrotar o PS e os seus aliados da 'geringonça'", atirou.

"Se assim não for, o PS instalar-se-á no poder durante anos", alertou.

"Poucas vezes, como agora, tivemos tantos pilares fundamentais do regime democrático controlados e colonizados"

Nuno Melo subiu depois ao palco. Numa referência às comparações que têm sido feitas ao longo das últimas semanas com aqueles que levaram a cabo a AD de 1979, Nuno Melo disse aqueles que agora se juntam têm a "mesma determinação no combate ao socialismo, no amor a Portugal" de Francisco Sá Carneiro, Freitas do Amaral, Adelino Amaro da Costa e Gonçalo Ribeiro Telles.

"Poucas vezes, como agora, tivemos tantos pilares fundamentais do regime democrático controlados e colonizados por todos os tipo de socialismo em Portugal", disse, referindo que as eleições de 10 de março serão a primeira um "referendo" para os portugueses dizerem "se aceitam ou não o estado a que Portugal chegou" e se "sim ou não estão disponíveis mudar o que temos", nomeadamente "filas intermináveis" nos centros de saúde.

Aproveitando a crise na Habitação, o líder centrista focou-se nas críticas a Pedro Nuno Santos: "É o rosto personificado do desastre". Mas António Costa não escapou e foi considerado o grande 'culpado' do atual estado do país. "A culpa não é de Pedro Passos Coelho, nem de Paulo Portas. É de António Costa. E, já agora, tenho muito orgulho de ter feito parte desse Governo", notou.

Para Nuno Melo, a Aliança Democrática é a "única alternativa credível, experimentada e com quadros extraordinários capazes de dar um novo rumo a Portugal". "Não temos tempo para experimentalismos em Portugal", apontou.

Fala agora, em último, mas com mais tempo, Luís Montenegro, presidente do PSD. 

"Estamos no caminho correto para recuperar a governação do país e, por via dela, dar esperança e bem-estar aos portugueses", disse.

Imagem em TSF: O líder do CDS, Nuno Melo, o presidente do PSD, Luís Montenegro, e pelo líder do PPM, Gonçalo Ribeiro Teles na assinatura do acordo da Aliança Democrática © Fernando Veludo/Lusa

Notícias ao Minuto

Ler notícia em atualização em NM

Ler/Ver em Página Global:

PORQUE CONTINUAMOS A SUBESTIMAR A EXTREMA-DIREITA

24º Congresso PS | Pedro N. Santos: empresas, salários, saúde, educação, habitação

PORTUGAL

As promessas de Pedro Nuno Santos para as empresas, salários, saúde, educação e habitação

Um pacote de apoios às empresas, salário mínimo nos mil euros em 2028, uma TSU baseada no capital e professores a ganhar mais e travão as rendas. Pedro Nuno Santos avança com uma mão cheia de medidas.

Margarida Davim | Diário de Notícias

Um pacote de apoios às empresas, que inclui apoios para setores específicos da economia, a desburocratização para o investimento e financiamento alternativo à banca. Salário mínimo nos mil euros em 2028, uma TSU baseada no capital e não só no trabalho, dentistas no SNS, professores a ganhar mais nos primeiros escalões e travão as rendas. Pedro Nuno Santos avança com uma mão cheia de medidas.

Transformar a economia

Pedro Nuno Santos tinha dito que não iria apresentar o programa eleitoral no discurso de encerramento do 24.º Congresso do PS, mas levou uma mão cheia de medidas em áreas que vão do apoio às empresas ao SNS, da educação à habitação. E com uma promessa na Segurança Social que é uma novidade em relação ao que tem sido a posição dos socialistas nos últimos anos.

Apostado em desfazer a ideia de esquerdista, Pedro Nuno não fala em trabalhadores sem citar os empresários logo de seguida. E este discurso não foi exceção. O recém-empossado secretário-geral do PS arrancou o discurso com a sua ideia para a economia e um punhado de promessas para as empresas à cabeça.

Pedro Nuno Santos quer uma “transformação estrutural da nossa economia”. Nunca usou a expressão reindustrialização, mas ficou claro que quer usar o “poder de fogo” dos apoios do Estado para setores específicos da economia, em vez de seguir o modelo (usado nas últimas décadas) de apoiar projetos independentemente das áreas de que vêm.

Quais serão essas áreas? Pedro Nuno não quer decidir sozinho. “A seleção deve ser, naturalmente, participada e discutida, deve ser transparente e objetiva”, defendeu, prometendo que vai “escolher, com os agentes económicos, a academia e o país, as áreas estratégicas para desenvolver na próxima década”.

Mídia do Reino Unido está a suprimir menções ao genocídio de Israel em Gaza

A análise das reportagens dos meios de comunicação britânicos mostra que estes mal cobrem as alegações de responsáveis ​​da ONU e outros de que Israel está a promover o genocídio contra os palestinianos. Isto contrasta completamente com as suas reportagens sobre a Rússia na Ucrânia.

Des Freedman* | Declassified UK | # Traduzido em português do Brasil

A análise dos feeds X (Twitter) da ITV, BBC, Channel 4, Guardian e Sky mostra muito poucas menções a histórias relacionadas diretamente com alegações de genocídio em Gaza

Ao contrário da mídia do Reino Unido, a Al Jazeera tuitou 45 vezes sobre o genocídio em Gaza

A mídia britânica recusa-se a perguntar seriamente se os palestinos em Gaza enfrentam genocídio

Em 19 de Outubro e 2 de Novembro de 2023 , os relatores especiais das Nações Unidas emitiram avisos de alto nível de que os palestinianos em Gaza “estão em grave risco de genocídio”. 

Em 16 de Novembro , um grupo maior de peritos da ONU emitiu uma declaração adicional, referindo-se a provas de “crescente intenção genocida” e falando de um “genocídio em formação”. 

Muitos dos principais meios de comunicação, incluindo a CNN , a Al Jazeera , a Reuters e o Jerusalem Post, dedicaram histórias inteiras ao que consideraram desenvolvimentos importantes.

No entanto, as principais organizações noticiosas do Reino Unido, incluindo a BBC e o Guardian , parecem ter considerado estas alegações de genocídio como menos interessantes. 

Embora a declaração de 19 de Outubro mal tenha sido coberta, a versão de 2 de Novembro foi apresentada como uma pequena parte de uma história maior do Guardian sobre as acções das Forças de Defesa Israelitas nesse dia, juntamente com uma breve menção no seu resumo diário regular . 

Alguns boletins da BBC daquela manhã referiram-se a ele brevemente, bem como a uma cobertura mais detalhada sobre o Serviço Mundial , mas não houve consideração substancial das próprias reivindicações para o público do Reino Unido.

Das 32 matérias publicadas no site do Guardian dedicadas à guerra entre Israel e Gaza, em 16 de Novembro, nenhuma se concentrou nas afirmações dos especialistas da ONU, embora o jornal tenha publicado uma matéria no dia seguinte sobre os avisos da ONU sobre a fome em Israel. Gaza. 

Em grande parte dos meios de comunicação britânicos, portanto, o apelo de 41 especialistas da ONU à comunidade internacional para “prevenir o genocídio contra o povo palestiniano” passou em grande parte despercebido.

É uma loucura que alguém ainda apoie Israel -- Caitlin Johnstone

Caitlin Johnstone* | Caitlin Johnstone.com | # Traduzido em português do Brasil

Sinceramente, me surpreende que ainda haja pessoas apoiando inflexivelmente Israel depois de tudo isso. Depois de todas as pessoas que mataram. Depois de todas as mentiras em que foram apanhados. Depois de todos os seus comentários endossando o genocídio e a limpeza étnica, e de todas as suas ações mostrando que estão falando sério. 

Se você ainda apoia Israel neste momento, você está apenas dizendo a todos que não se importa com a verdade ou a moralidade. Você está anunciando ao mundo que se preocupa apenas com suas estranhas agendas ideológicas e controle geopolítico. 

Você está proclamando publicamente que é um ser humano de merda. Que você viveu nesta terra todos esses anos sem chegar a nenhum nível de maturidade emocional ou psicológica. Que você desperdiçou sua vida neste planeta.

Espere até que os Zoomers descubram que Epstein fez o que fez porque dirigia uma operação de chantagem sexual para a inteligência israelense .

O aspecto mais significativo da história de Epstein não é que ele tenha ajudado algumas pessoas famosas a violar menores, é que poderosas agências de inteligência usam crianças escravas sexuais e chantagem sexual para exercer controlo sobre a nossa sociedade.

BLOG DE GAZA: Ataques mortais em Deir Al-Balah, Khan Yunis | Protestos em Israel

Protestos em Israel | Blinken continua turnê ME | A resistência continua – DIA 93

Pela equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

No 93º dia da guerra israelita em Gaza, os militares israelitas continuaram a bombardear todas as regiões da Faixa, embora se concentrassem principalmente em Deir Al-Balah e Khan Yunis. 

A Resistência Palestiniana continua a combater o avanço das tropas israelitas, no norte de Gaza – principalmente nos bairros de Daraj e Tuffah – bem como no centro de Gaza e em Khan Yunis, no sul. 

De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, 22.722 palestinos foram mortos e 58.166 feridos no genocídio em curso de Israel em Gaza, iniciado em 7 de outubro. Estimativas palestinas e internacionais dizem que a maioria dos mortos e feridos são mulheres e crianças.

ULTIMAS ATUALIZAÇÕES

Domingo, 7 de janeiro, 11h30

AL-JAZEERA (citando a Guarda Revolucionária Iraniana): Iraj Masjedi, conselheiro do comandante da Força Quds na Guarda Revolucionária Iraniana, disse que a resistência em Gaza terá armas antiaéreas no futuro para enfrentar os ataques israelenses.

AL-JAZEERA: Os ataques israelenses tiveram como alvo a área de Labouneh, no sul do Líbano.

BRIGADAS DE AL-QUDS: Bombardeamos Nahal Oz, Sufa e Holit com salvas simultâneas de mísseis.

DEFESA CIVIL DE GAZA: Há mais de 8.000 pessoas desaparecidas na Faixa.

AL-JAZEERA: 50 palestinos – incluindo 12 crianças – foram mortos em contínuos bombardeios israelenses em Khan Yunis desde a meia-noite.

RESISTÊNCIA ISLÂMICA NO IRAQUE: Alvejamos a base Qasrak das forças americanas em Al-Hasakah, no nordeste da Síria, com um drone.

Surge filmagem de soldados israelitas a serem mortos pelos seus companheiros

Foram quatro soldados, e não três, que Israel matou enquanto afirmava que a sua guerra em Gaza é em grande parte motivada pela necessidade de resgatar esses mesmos soldados.

Pela equipe do Palestine Chronicle,  6 de janeiro de 2024 | # Traduzido em português do Brasil

Israel afirmou que, em 15 de dezembro, matou por engano três dos seus próprios soldados nos violentos combates no bairro de Shejaiya, em Gaza. No entanto, um vídeo Qassam recentemente divulgado mostrou que, de facto, três soldados e um oficial foram mortos pelos militares israelitas. 

O vídeo mostra os soldados exigindo que o seu governo pare o bombardeamento de Gaza e os liberte, juntamente com outros soldados, através de um acordo com o Hamas. 

Esta é a declaração de Al-Qassam, enviada através do canal Telegram do grupo, descrevendo o vídeo recém-lançado: 

“O vídeo anexo mostra os colonos cativos Yotam Haim, Samer Talalka e Alon Shamriz que foram mortos por soldados de ocupação enquanto agitavam bandeiras brancas e gritavam por ajuda em hebraico no bairro de Shejaiya, #Gaza.

“Antes de morrerem, os colonos (referência aos soldados israelitas – PC) gravaram mensagens às suas famílias nas quais manifestavam o desejo de serem libertados. Também dirigiram uma mensagem a Netanyahu na qual lhe pedia que parasse o bombardeamento de Gaza, uma vez que quase tinham sido bombardeados várias vezes. Finalmente, atestaram que os combatentes da Resistência Palestiniana os trataram bem durante o seu cativeiro.

“O vídeo abre com um texto que diz: 'O desejo deles era voltar vivo, mas algo mudou.' Conclui com um texto que diz “Netanyahu e o seu governo racista e extremista mataram-nos. O tempo passa e desaparece'.”

Os quatro militares foram assassinados por Israel para cumprir a Diretiva Aníbal? - ver em rodapé final, a seguir

Além dos três que foram supostamente mortos por Israel, houve um quarto soldado, referido no vídeo como oficial, cujo assassinato não foi admitido por Israel.

Três razões porque França está a mudar sua posição sobre a guerra de Israel em Gaza

Há menos de três meses, o governo francês apelava a uma aliança semelhante ao ISIS contra o Hamas. Agora, a França diz que Israel não tem o direito de determinar o futuro de Gaza. Porquê?

Por Editores do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

Algo aconteceu entre a declaração inicial da França em 24 de Outubro, que mostrou total apoio a Israel, e a última declaração da Ministra dos Negócios Estrangeiros francesa, Catherine Colonna, na sexta-feira, criticando as acções de Israel em Gaza.

A primeira impressão é que mais de três meses de genocídio israelita implacável na Faixa de Gaza foram suficientes para a França desenvolver uma posição moral, exigindo assim um cessar-fogo. 

Mas não pode ser assim, por duas razões:

Em primeiro lugar, a moralidade dificilmente é uma questão na política externa francesa, que se baseia exclusivamente em interesses económicos, alianças regionais e cálculos geopolíticos. 

Segundo, Paris devia saber a extensão do genocídio israelita em Gaza, se não fosse através da linguagem genocida usada pelos políticos israelitas, e depois pelos milhares de palestinianos mortos e pela destruição em massa, que ocorreu imediatamente após a declaração de guerra de Tel Aviv.

Por que o Hezbollah atacou a base da força aérea israelense 'Meron'?

Al Mayadeen, Hadi Hoteit, traduzido para inglês por Hussein Assaf | # Traduzido em português do Brasil

-- Esta é a primeira vez durante esta batalha que o Hezbollah ataca o Monte “Meron” e a sua base militar que serve como principal centro de segurança e comando militar para a guerra aérea e inteligência na frente norte.

-- Num desenvolvimento significativo, o Hezbollah da Resistência Islâmica no Líbano anunciou na manhã de sábado que tinha como alvo a Base "Meron" de controlo aéreo e vigilância do exército israelita, situada no topo do Monte Jarmaq.

-- Este ataque marcou a primeira vez que a base, um centro estratégico para toda a entidade israelita e um centro primário de inteligência e comando militar na frente norte, foi alvo de ataques durante as contínuas escaladas fronteiriças entre a Resistência e o exército de ocupação.

Base "Meron": um centro para a guerra eletrônica israelense na região

Localizada a apenas 8 quilómetros da fronteira sul do Líbano, a Base "Meron" tem vista para as cidades libanesas de Rmeish, Yaroun e Maroun al-Ras, no setor central. Ocupa o cume do Monte Jarmaq, no norte da Palestina ocupada, tornando-se o pico mais alto dos territórios ocupados.

Situada a uma altitude de aproximadamente 1.200 metros acima do nível do mar, a base se estende por uma área de até 150.000 metros quadrados, acreditando-se que uma parte substancial das áreas circundantes esteja sob seu controle para fins militares e de inteligência.

De acordo com o comunicado da Resistência divulgado hoje, “Meron” serve principalmente como centro de vigilância aérea.

É a única instalação responsável pela gestão e controlo das operações aéreas em direcção à Síria, Líbano, Turquia e Chipre, bem como à parte norte da bacia oriental do Mar Mediterrâneo. Além disso, esta base funciona como um centro central para a interferência na guerra electrónica nas direcções mencionadas, composta por um número significativo de oficiais e soldados de elite israelitas.

Um relatório elaborado por um grupo de investigação especializado baseado no estado norte-americano do Texas, que foi divulgado pelos meios de comunicação israelitas há meses, revelou problemas na identificação da localização de algumas aeronaves civis na região, particularmente sobre o sul do Líbano e o norte da Palestina ocupada.

Após o monitoramento preciso dos sinais de interferência que perturbavam a capacidade dos receptores de detectar ondas de satélite, o "Monte Meron" foi determinado como a fonte de interferência contra dispositivos GPS civis.

Na verdade, os sistemas de localização baseados em satélites foram totalmente interrompidos durante a primeira semana após a operação da inundação de Al-Aqsa. A mídia israelense informou que a interrupção visava impedir que a Resistência no Líbano usasse dispositivos para ataques precisos de mísseis ou drones contra a entidade.

O ataque a “Meron” pelo Hezbollah tem um significado estratégico de perturbar, ou mesmo de operações posteriores potencialmente dificultarem, a capacidade de “Israel” de conduzir ataques militares precisos.

Blinken: Nações do Leste precisam usar influência para evitar o 'ciclo de violência'

Blinken: As nações do Leste precisam usar influência para evitar o 'ciclo interminável de violência'

Arab News | Reuters | # Traduzido em português do Brasil

-- A quarta viagem de crise de Blinken desde o início da guerra Israel-Hamas, há três meses, surge com temores crescentes de que o conflito alastrará a áreas do Médio Oriente

-- Turquia pediu aos líderes do Hamas que deixassem Istambul após o ataque de 7 de outubro a Israel, mas desde então denunciou os ataques de represália de Israel em Gaza

CHANIA, Grécia: As nações do Médio Oriente precisam de usar a sua influência sobre os intervenientes regionais para garantir que o conflito de Gaza seja contido e evitar “um ciclo interminável de violência”, disse no sábado o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.

Blinken falou no final do dia depois de se reunir com os líderes da Turquia e da Grécia no início de uma viagem de uma semana com o objetivo de acalmar as tensões que aumentaram desde o início da guerra de Israel com o Hamas, em outubro.

Mais lidas da semana