sábado, 13 de abril de 2024

Israel atacou solo do Irão - consulado na Síria. Irão lançou drones e misseis a Israel

Governo israelita e militares reunidos

COMEÇO DA GUERRA IRÃO X ISRAEL NO MÉDIO-ORIENTE?

Dia da Guerra Israel-Hamas 190 | Irão lança ataque direto a Israel; Primeiros drones de ataque esperados às 2h locais 

Os primeiros drones de ataque iranianos chegarão a Israel em pouco mais de duas horas, estimam autoridades de defesa; Israel fechará espaço aéreo ■ Guarda Revolucionária do Irã diz ter lançado mísseis de cruzeiro contra Israel ■ IDF diz que 100-150 drones já foram lançados ■ IDF implanta interferência de GPS ■ Guerra israelense, gabinetes de segurança se reúnem ■ Exército israelense intensifica diretrizes de emergência, proíbe atividades educacionais e grandes reuniões

Haaretz (Israel) | # Traduzido em português do Brasil

Exército israelita diz que Irã lançou drones em direção ao país

O Irã lançou um ataque direto a partir de solo iraniano: militares israelenses

Publicado há 13 minutos13 minutos atrás

Netanyahu convocou gabinete de guerra israelense

Publicado há 18 minutos18 minutos atrás

Síria coloca seus sistemas de defesa terra-ar em torno da capital e principais bases em alerta máximo: Relatório

Publicado há 28 minutos28 minutos atrás

O IRGC divulgou um comunicado

Publicado há 44 minutos44 minutos atrás

Defesa aérea da Jordânia pronta para abater qualquer aeronave iraniana que viole seu espaço aéreo

Publicado há 50 minutos50 minutos atrás

Iraque fecha seu espaço aéreo

A guerra de Israel em Gaza ao vivo: Israel diz que o Irão iniciou ataques

Virginia Pietromarchi ,  Edna Mohamed  e  Nils Adler | Al Jazeera | # Traduzido em português do Brasil

O Corpo da Guarda Revolucionária Iraniana afirma num comunicado que iniciou um ataque a Israel usando “dezenas de drones e mísseis”.

O exército israelita afirma que o Irão lançou vários drones contra o território israelita, quase duas semanas após um ataque israelita ao consulado iraniano na Síria. Os militares dizem que os drones levarão horas para chegar.

O Gabinete de Mídia de Gaza afirma que houve 19 mortos e mais de 200 feridos em seis grandes ataques do exército israelense no campo de refugiados de Nuseirat, no centro de Gaza, nas últimas 24 horas.

Colonos israelenses atacaram aldeias palestinas na Cisjordânia ocupada quando um adolescente desaparecido foi encontrado morto.

Pelo menos 33.686 palestinos foram mortos e 76.309 feridos em ataques israelenses em Gaza desde 7 de outubro. O número de mortos em Israel nos ataques do Hamas em 7 de outubro é de 1.139, com dezenas de pessoas ainda mantidas em cativeiro.

Líbano anuncia fechamento temporário de seu espaço aéreo

O governo libanês afirma que reabrirá seu espaço aéreo às 7h, horário local (04h GMT).

O país junta-se ao Iraque, à Jordânia e a Israel no encerramento do seu espaço aéreo.

O Irã lançou um ataque direto a partir de solo iraniano: militares israelenses

O porta-voz militar israelense, Daniel Hagari, emitiu um comunicado no qual disse: “Estamos monitorando de perto os drones assassinos iranianos que estão a caminho de Israel, enviados pelo Irã”.

“Esta é uma escalada grave e perigosa. As nossas capacidades defensivas e ofensivas estão no mais alto nível de prontidão antes deste ataque em grande escala do Irão”.

Netanyahu convocou gabinete de guerra israelense

O gabinete do primeiro-ministro israelita afirma que o gabinete de guerra reuniu-se no quartel-general militar em Tel Aviv.

Isto ocorre pouco depois de o Irão ter dito que iniciou um ataque ao território israelita com drones e mísseis de cruzeiro.

Síria coloca seus sistemas de defesa terra-ar em torno da capital e principais bases em alerta máximo: Relatório

A Reuters, citando fontes do exército, relata que a Síria colocou os seus sistemas de defesa terra-ar Pantsir, de fabricação russa, em alerta máximo em torno da capital, Damasco e das principais bases, no caso de ataques israelenses.

As fontes disseram esperar que Israel retaliasse qualquer ataque do Irã, visando bases militares e instalações onde estavam baseadas milícias pró-Irã.

O IRGC divulgou um comunicado

O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) divulgou um comunicado dizendo:

“Lançamos uma operação utilizando drones e mísseis em resposta ao crime da entidade sionista de atacar o consulado iraniano na Síria”.

“A operação foi realizada com dezenas de mísseis e drones para atingir alvos específicos nos territórios ocupados”, dizia o comunicado.

Defesa aérea da Jordânia pronta para abater qualquer aeronave iraniana que viole seu espaço aéreo

A Reuters, citando duas fontes de segurança regional, relata que as defesas aéreas da Jordânia estão prontas para interceptar e abater quaisquer drones ou aeronaves iranianas que violem o seu espaço aéreo.

As fontes disseram que o exército também estava em estado de alerta máximo e que os sistemas de radar monitoravam a atividade dos drones.

Iraque fecha seu espaço aéreo

O Ministério dos Transportes do Iraque anunciou que o espaço aéreo do país está fechado.

A administração do Aeroporto Internacional de Erbil também confirmou em comunicado à imprensa que a decisão de fechar o espaço aéreo iraquiano também incluía a região curda do Iraque.

Espaço aéreo israelense prestes a fechar

O espaço aéreo israelense estará fechado para chegadas e partidas a partir das 22h30 GMT, de acordo com a autoridade aeroportuária nacional.

O Irã lançou extensos ataques com drones contra Israel: Press TV do Irã

A TV iraniana diz que a Guarda Revolucionária de elite do Irã lançou extensos ataques de drones contra alvos em Israel.

O meio de comunicação de língua inglesa citou fontes iranianas.

Casa Branca diz que o Irã iniciou ataque aéreo contra Israel

Washington diz que o Irã iniciou um ataque aéreo contra Israel que provavelmente se desenrolará ao longo de algumas horas.

A porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watson, disse em comunicado que o presidente Joe Biden é regularmente atualizado por sua equipe de segurança nacional e está em constante comunicação com autoridades israelenses, parceiros e aliados dos EUA.

Gestores do Império agem como se Irão estivesse para atacar Israel sem provocação

Caitlin Johnstone* | CaitlinJohnstone.com.au | # Traduzido em português do Brasil

O Irão parece estar pronto para lançar um ataque a Israel em retaliação ao ataque israelita a um edifício do consulado iraniano adjacente à embaixada iraniana em Damasco, que matou 16 pessoas, incluindo vários oficiais militares iranianos. As forças iranianas já apreenderam um navio de carga ligado a Israel no Estreito de Ormuz, e Teerão continua a prometer que irá retaliar em breve pelo ataque à embaixada, num momento não revelado .

O Irão terá dito através de Omã que o âmbito do ataque será calibrado para evitar a escalada para um conflito regional total. A Reuters relata que Washington não espera que o ataque retaliatório seja suficientemente grande para atrair os EUA para a guerra, por isso tanto Washington como Teerão parecem estar a dizer basicamente a mesma coisa sobre o que está para vir. Assim, tal como as coisas estão neste momento, parece que ambos os lados consideram improvável que esta seja a faísca para desencadear uma nova guerra de profundo horror no Médio Oriente.

O que é realmente interessante nesta situação neste momento é como os gestores e propagandistas do império ocidental têm enquadrado a próxima retaliação iraniana para sugerir que o Irão está prestes a atacar Israel do nada, completamente sem provocação. Como se bombardear uma embaixada não fosse considerado um ato extremo de guerra por qualquer nação em qualquer lugar do planeta.

Eles têm falado seriamente sobre isso como se o ataque à embaixada não tivesse acontecido, balbuciando sobre defender Israel e o direito de Israel de se defender como se qualquer ataque do Irão viesse completamente do nada. Na sexta-feira, o presidente Biden alertou o Irã para não atacar Israel quando questionado sobre o próximo ataque, dizendo: “Estamos dedicados à defesa de Israel. Apoiaremos Israel. Ajudaremos a defender Israel e o Irão não terá sucesso.”

“As ameaças do Irão são completamente inaceitáveis ​​e nós, tal como os americanos, apoiamos totalmente o direito de Israel de se defender”, disse o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak na quinta-feira.

Angola | Acontecimentos a Caminho da Floresta – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

No Liceu Salvador Correia existia uma floresta virada para a Maianga e outra para o lado do Rádio Clube de Angola. Aí fazíamos um jogo de rudezas e brutalidades que se chamava “tudo o que aconteceu a caminho da floresta”. Quem amouxava era a vítima. Mas o jogo era muito democrático porque os brutais também faziam de vítimas. Hoje vou contar tudo o que aconteceu a caminho da floresta. Amouxo mas espero que não seja para sempre. Estou cansado de pagar contas e comprar medicamentos. Não contem comigo para a imortalidade.

A Doutora Teresa Matoso Manguangua Victor recebeu o Prémio Especial Sirius, uma espécie de missanga criada pela Deloitte, lídima representante em Angola das mafias financeiras internacionais. A laureada recebeu em Novembro de 2022 o prémio “Internacional Best Researcher Awards” pelo seu trabalho na área da investigação científica. É Doutora em Engenharia Química pela Universidade de Newcastle, Reino Unido, e Professora no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências em Luanda. No momento de receber o Sírius disse que no nosso país não há “uma cultura de investigação científica”.

Pois não excelência! E num país onde não há investigação também não existe desenvolvimento. Onde não há investigação e desenvolvimento não há democracia e o caminho está escancarado a um qualquer ditador ressabiado, vingativo e complexado. É no pântano da ignorância que prosperam figuras como Miala, uma espécie de “presidente sombra”, que manda nos Media públicos e privados, nas empresas privadas e do sector empresarial do Estado, dita sentenças nos Tribunais, fez amouxar o Poder Judicial. Tudo isto acontece a caminho da floresta.

A “Deloitte” oferece as missangas e os espelhos em forma de Prémios Sírius. Em Angola e no mundo presta serviços de “auditoria, consultoria fiscal, financial advisory, risk advisory, consultoria fiscal”.  A empresa aparece nos “Luanda Leaks” por alegadamente ter beneficiado de contratos milionários em parceria com a empresária Isabel dos Santos. A representante das mafias financeiras internacionais em Angola não foi beliscada. Pelo contrário. Tem o apoio do casal presidencial. João Lourenço assistiu ao décimo espectáculo da distribuição de missangas. Ana Dias Lourenço selecionou os beneficiários. Grupo Carrinho em primeiro lugar, Pai Querido da Sonangol, em último. Tem de colaborar mais no esbulho.    

Os da “Deloitte” continuam sob o barulho das luzes e os holofotes da ostentação, ao lado de uma clique que abocanha tudo o que encontra a caminho da floresta. Se os “consultores” estão nas boas graças do Presidente da República gostava que alguém me explicasse, por que razão a empresária Isabel dos Santos continua a amouxar, sujeita a todas as rudezas e brutalidades da sociedade Miala & Pita Grós, mais aquela senhora da “recuperação de activos”. Este jogo de sacar tudo, derrubar tudo, roubar tudo, confiscar tudo a caminho das florestas, vai acabar mal. Muito mal. Avisei.

Angola | Sentenças a Comissões de Dez por Cento -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

A palavra corrupção é uma espécie de abre-te sésamo para a extrema-direita mundial. Quanto mais é repetida, mais votos. Mais mandatos nos parlamentos, mais eleitores enganados. Hoje demagogia é “combate à corrupção”. Populismo casa com corrupção. Uma união de facto, muito perigosa para os regimes democráticos. Na verdade, todos os partidos, todos os políticos sabem que o sistema capitalista não vive sem corrupção. Mas também todos sabem que esse combustível perdeu força e já lhe custa mover a máquina. 

Em Angola esse artifício da extrema-direita aconteceu ao contrário. O MPLA ganhou as eleições com maioria absoluta, apresentando aos eleitores um programa progressista, de justiça social. Quando o seu cabeça de lista, João Lourenço, assumiu o cargo de Presidente da República e Titular do Poder Executivo soltou os demónios do populismo e cavalgou a onda do “combate à corrupção”. Atropelou a Constituição da República e soltou a barbárie no seio do Poder Judicial. Não me insultem nem ameacem. Não sou eu que o digo. É o Tribunal Constitucional.

O Decreto Presidencial número 69/21 de 16 de março, que oferece dez por cento de todos os “valores recuperados, no âmbito do regime da perda alargada de bens”, à Procuradoria-Geral da República e aos Tribunais, foi atirado para o lixo pelo Tribunal Constitucional que declarou inconstitucionais as suas normas. O diploma “não preenche as garantias de independência e imparcialidade”.

O plenário dos juízes do Tribunal Constitucional proferiu o Acórdão número 845/2023 sobre o processo de fiscalização abstrata sucessiva, remetido pela Ordem dos Advogados de Angola (OAA), refere que além da "inconstitucionalidade orgânica e formal" das normas, declara também "inconstitucionalidade material" por violação de artigos da Constituição da República de Angola (CRA). O combate à corrupção de João Lourenço corrompeu gravemente, estraçalhou, violou a Lei Fundamental. Como sempre acontece, os populistas e demagogos mostram, cedo ou tarde, o seu lado ditatorial.

O Decreto Presidencial celerado, inconstitucional, impróprio de uma democracia, é do primeiro trimestre de 2021. Mas o Tribunal Constitucional (TC) só se pronunciou em Outubro de 2023. Quando já não havia nada para “recuperar” e os dez por cento das comissões tinham secado. Foram necessários dois anos e meio para as e os venerandos juízes do TC descobrirem que aquele diploma era um instrumento de corrupção. O poder político corrompeu o Poder Judicial. Comprou com comissões de dez por cento em milhares de milhões, agentes do Ministério Público e magistrados judiciais. Interferiu nas decisões dos Tribunais comprando magistrados e sentenças.

A chegada de tropas russas ao Níger remodelará os cálculos regionais dos EUA

Andrew Korybko * | Substack | opinião | # Traduzido em português do Brasil

Embora a retirada possivelmente iminente das forças dos EUA do Níger seja definitivamente uma espécie de vitória, a proverbial “Batalha pela África Ocidental” na Nova Guerra Fria está provavelmente longe de terminar.

Questionou-se no mês passado se os EUA conseguiriam salvar o seu acordo de base no Níger, depois de as autoridades militares terem desfeito o seu pacto de parceria ao serem desrespeitadas por autoridades americanas visitantes. A notícia de que instrutores russos acabaram de entrar no país numa missão de treino provavelmente significa o fim da influência do Pentágono naquele país. A partida das tropas dos EUA poderá ocorrer em breve, embora não esteja claro se será devido à exigência explícita das autoridades militares ou voluntária para evitar a espionagem da Rússia.

Em qualquer caso, este é um desenvolvimento monumental, uma vez que significa que as forças russas estão agora presentes em todos os três estados da Aliança Confederação do Sahel, depois de terem sido destacadas para o seu núcleo maliano há vários anos e depois terem entrado no Burkina Faso em Janeiro . O seu bloco também se retirou da CEDEAO no final daquele mês, o que reforçou as suas credenciais como um novo quadro de integração regional para outros aderirem, caso estejam interessados. O efeito combinado de tudo isto é que a influência ocidental no Sahel foi desferida um golpe mortal.

No entanto, é prematuro estourar o champanhe, uma vez que se espera que os EUA se voltem para a Costa do Marfim, como foi explicado aqui em meados de março, duas semanas antes de um importante influenciador da Alt-Media escrever o mesmo aqui de uma forma que indiscutivelmente plagiou alguns dos referida análise. É importante partilhar uma comparação lado a lado mostrando as três ocasiões em que o segundo escritor plagiou o primeiro, uma vez que aqueles que foram expostos a esse artigo posterior podem não estar cientes de que as suas ideias foram roubadas de um artigo anterior:

----------

* Primeiro Artigo: “A Guiné é o principal candidato (para desertar da CEDEAO) devido à sua história política recente e por ter a capacidade geográfica para fornecer à vizinha Aliança/Confederação do Sahel acesso marítimo confiável.”

- Segundo Artigo: “A Guiné já oferece a capacidade geográfica para fornecer à aliança um acesso marítimo credível. Isso levará à extinção progressiva da CEDEAO, controlada pelo Ocidente e baseada na Nigéria.”

As misérias da democracia e as do jornalismo

Democracia tornou-se um manto que disfarça e legitima as decisões do 1%. Notícias sobre os corredores de Brasília viram fofocas, quando não se revela os donos do poder. Luta políticas e debate sobre problemas do país, precisam ir muito além das eleições

Maurício Abdalla* | Outras Palavras | # Publicado em português do Brasil

Título original: Capitalismo e Política II: Limites da democracia

O discurso liberal insiste em identificar democracia com capitalismo, como se país democrático e país capitalista fossem sinônimos e os regimes totalitários e ditatoriais se implantassem em contradição com os princípios e interesses do capital. Na verdade, porém, a democracia no capitalismo reduz-se à efetiva participação da minoria e os golpes e regimes autoritários são necessidades periódicas do próprio sistema econômico.

A experiência democrática das cidades-estado gregas no século V a.C. só pode ser considerada como tal se limitarmos a totalidade social detentora da soberania (o demos) aos homens livres, adultos e nascidos na Grécia, ou seja, se do conceito de “cidadão” forem excluídos os jovens, estrangeiros, mulheres e, principalmente, os escravos.

Aristóteles foi muito claro ao descrever a diferença entre “cidadão” e “habitante” em sua obra A política: “Não é a residência que constitui o cidadão: os estrangeiros e os escravos não são ‘cidadãos’, mas sim ‘habitantes’. […] Ora, chamamos ‘cidadão’ quem quer que seja admitido nessa participação [no governo da cidade] e é por ela, principalmente, que o distinguimos de qualquer outro habitante”. Por essa concepção, é possível chamar de “democrático” um sistema que possibilita apenas a participação de uma camada social.

De igual maneira, a democracia no capitalismo só pode ser considerada como tal se do conceito de totalidade social detentora de soberania forem excluídos os trabalhadores e todos aqueles que não fazem parte do percentual mínimo de pessoas que detém o capital. Estes são meros habitantes do mundo, não cidadãos ativos na política.

A Alemanha está novamente do lado errado da história

A Alemanha e os Estados Unidos, juntamente com outras potências ocidentais, continuam a cometer crimes históricos profundamente enraizados através da sua guerra por procuração contra a Rússia.

Strategic Culture Foundation | editorial | # Traduzido em português do Brasil

A repetição da história pode parecer trágica, até mesmo ridícula. Pode-se perguntar como tal aparente loucura pode ser repetida. Mas a explicação é simples quando se entende que a força motriz é a mesma.

A acusação contra a Alemanha no Tribunal Internacional de Justiça, esta semana, de ajudar o genocídio em Gaza é verdadeiramente vergonhosa. A Alemanha foi levada a tribunal pela Nicarágua por facilitar o genocídio de Israel em Gaza, em violação da Convenção sobre Genocídio de 1948.

Essa convenção foi criada após o assassinato em massa de seis milhões de judeus pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Apenas 79 anos após o fim daquela guerra, o Estado alemão está novamente no banco dos réus por cumplicidade num genocídio em curso em Gaza, cometido por um autoproclamado Estado judeu de Israel.

Parece uma reviravolta chocante e deplorável na história. Ainda há memória, a Alemanha é novamente acusada de crimes abomináveis ​​contra a humanidade.

O que é ainda mais vergonhoso é o facto de as autoridades alemãs negarem que Israel esteja a cometer genocídio e que a Alemanha esteja nobremente a defender a segurança de Israel devido a uma obrigação especial devida ao seu hediondo holocausto na Segunda Guerra Mundial.

A suposta justificativa da Alemanha para apoiar Israel é uma surpreendente perversão da história.

Portugal | É mais do que um embuste. É enganar os portugueses - nota do diretor

João VieiraPereira, diretor | Expresso

O Expresso errou. Pior, publicou uma notícia falsa. Pelo facto pedimos desculpa aos nossos leitores. A publicação desta notícia seguiu as regras e procedimentos que exigimos antes da publicação de uma notícia. Não contávamos era com o facto de o primeiro-ministro ter, no Parlamento, ludibriado os portugueses

O Expresso publicou em manchete na sua última edição o seguinte título: Montenegro duplica descida de IRS até ao verão. A notícia começou a ser desenvolvida a partir das declarações do primeiro-ministro proferidas na abertura da discussão do programa do Governo. Luis Montenegro disse aos portugueses que ia fazer de imediato uma redução de IRS que teria um impacto de 1500 milhões de euros. Com base nesta afirmação, o Expresso fez perguntas ao gabinete do Ministro das Finanças e contactou várias fontes. Ninguém desmentiu o que tinha sido dito no Parlamento, ninguém corrigiu a informação.

Mais: o Expresso esteve atento a cada palavra do primeiro-ministro no debate. Primeiro disse isto: “Aprovaremos na próxima semana uma proposta de lei que altera o artigo 68º do Código do IRS, introduzindo uma descida das taxas sobre os rendimentos até ao oitavo escalão, que vai perfazer uma diminuição global de cerca de 1500 milhões de euros nos impostos do trabalho dos portugueses face ao ano passado, especialmente sentida na classe média”.

Mas, na dúvida, pelo menos um deputado questionou o primeiro-ministro sobre o montante da redução. Confessando a sua “desilusão” com o programa de Governo, em particular sobre a dimensão da descida do IRS, Rui Rocha (líder da Iniciativa Liberal), afirmou que “o alívio do IRS em nenhum caso representa um alívio superior a 10 euros. Fica sempre abaixo desse valor”. Na resposta, Luis Montenegro, contrariou-o: “Na próxima semana vamos materializar a baixa de IRS para 2024. Vamos fazer com que o esforço fiscal dos portugueses sobre os rendimentos do trabalho seja desagravado em 1500 milhões de euros o que vai perfazer que aquele exemplo que deu não é realista. Vamos estar cinco, seis, sete [vezes], consoante os escalões, muito acima”, garantiu o primeiro-ministro.

Afinal o Expresso errou. Pior. O Expresso publicou uma notícia falsa. Pelo facto pedimos desculpa aos nossos leitores. A publicação desta notícia seguiu as regras e procedimentos que exigimos antes da publicação de uma notícia. Não contávamos era com o facto de o primeiro ministro ter, no Parlamento, ludibriado os portugueses.

A redução de IRS que Luis Montenegro anunciou com pompa e circunstância, a redução de impostos que andou na campanha eleitoral a defender, é afinal falsa. São apenas pequenos ajustes sobre a redução já anunciada por António Costa no Orçamento para este ano. Os 1500 milhões de euros são apenas €170 milhões, porque 1330 milhões de euros foram já implementados pelo anterior governo.

Luis Montenegro apresentou uma redução de impostos que não passa de um embuste.

A verdadeira redução de imposto é contrária à ideia que o primeiro ministro vendeu no Parlamento. É contrária à ideia do que andou durante toda a campanha eleitoral a anunciar. Só tenho uma palavra para descrever tudo isto. Fraude.

Contudo, no final do dia, quem errou foi o Expresso. Por ter sido ingénuo a acreditar nas palavras do primeiro-ministro de Portugal. Mais uma vez, peço desculpa aos nossos leitores. Não voltará a acontecer.

Portugal | MENTRIX*

Henrique Monteiro | HenriCartoon

* Nota PG: O título original do cartoon da autoria acima mencionada é MONTRIX, decerto uma variante de Montenegro (recém primeiro-ministro) e que alterámos para MENTRIX por ser mais atual e adequado ao fraudulento, vigarista e mentiroso Montenegro que começa a governar com declarações desonestas, fraudulentas, mentirosas, desleais. Absolutamente inadmissíveis e antidemocráticas.

Portugal | O GOVERNO DOS FRAUDULENTOS - o 24º governo constitucional


Logo nas primeiras horas do governo AD (PSD/CDS/PPM) a fraude já caracterizou o governo de Montenegro. Em vez de 'choque fiscal' os portugueses estão alarmados e indignados com a desonestidade daqueles governantes. O 'choque fiscal' transformou-se em choque fraudulento. Montenegro mentiu com todos os dentes que tem e os seus comparsas governativos omitiram e mentiram intencionalmente acerca da redução de impostos, o IRS.

Começa mal. Mas nem sequer é novidade. Não dá para confiar em vigaristas. Têm sido vigaristas como aqueles que ao longo de anos e anos têm vigarizado os eleitores portugueses. Basta!

Redação PG

Portugal das fraudes | O VIGARISTA MONTENEGRO MOSTRA A SUA 'RAÇA'

"Fraude e embuste." Pedro Nuno diz que "choque fiscal do PSD não durou um dia" e pede explicações

"Nós estivemos meses a avisar de que as medidas, de que a candidatura da AD não era credível e esta é a primeira prova, é o primeiro momento em que isso fica claro", critica o líder do PS.

O secretário-geral do PS acusou esta sexta-feira o Governo de estar a enganar os portugueses com o "embuste e fraude" que representa o alívio fiscal afinal rondar 200 milhões de euros, pedindo explicações ao primeiro-ministro. 

Em declarações à agência Lusa, Pedro Nuno Santos criticou o facto de o ministro das Finanças ter clarificado que os 1.500 milhões de euros de redução do IRS que tinham sido anunciados pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, afinal representarem cerca de 200 milhões de euros, uma vez que não se vão somar aos mais de 1.300 milhões de euros de alívio fiscal inscritos no Orçamento do Estado para 2024 e já em vigor.

"Nós estamos perante um embuste, uma fraude, um Governo a enganar os portugueses. Nós estivemos meses a avisar de que as medidas, de que a candidatura da AD não era credível e esta é a primeira prova, é o primeiro momento em que isso fica claro", acusou o líder do PS.

Segundo Pedro Nuno Santos, "o choque fiscal prometido pelo PSD não durou nem sequer um dia" já que "dos 1.500 milhões de euros de poupança fiscal anunciados por Luís Montenegro, 1.300 milhões são responsabilidade do Governo do Partido Socialista".

"É grave, é uma vergonha e é inaceitável que isto tenha acontecido no momento da apresentação do programa de Governo e esperamos mais explicações agora do primeiro-ministro", disse.

Para o líder do PS, este início de funções do Governo "não podia ser pior" e por isso "impõe-se uma explicação do primeiro-ministro sobre a credibilidade" da sua governação.

"E já agora dizer que no Governo não se está em São Bento a fazer campanha, deve-se estar a governar. Não é isso que infelizmente nós estamos a constatar e por isso eu quero repudiar, lamentar profundamente aquilo a que nós estamos a assistir logo no início da ação deste Governo", acusou.

O ministro das Finanças, Miranda Sarmento, defendeu hoje que a redução de IRS prometida pelo Governo é "mais ambiciosa" do que a medida que vigora desde o início de 2024, mas clarificou que rondará os 200 milhões de euros.

m entrevista à RTP, Miranda Sarmento clarificou assim que os 1.500 milhões de euros de alívio no IRS referidos pelo primeiro-ministro esta quinta-feira, no início do debate do programa do Governo, não vão somar-se aos cerca de 1.300 milhões de euros de redução do IRS inscritos no Orçamento do Estado para 2024 e já em vigor.

TSF | Lusa | Foto:Filipe Amorim/AFP

Mais lidas da semana