quinta-feira, 7 de julho de 2011

RODEIOS, VAQUEJADAS, PUXADAS E OUTRAS BARBARIDADES





Mais uma vez um rodeio tem sua proibição por força de uma decisão judicial, aconteceu em Japeri no mês passado, junho, ainda que a liminar tenha sido cassada, fica o registro do bom senso do Juiz André Luiz D. Coelho que acompanha várias decisões desse tipo Brasil afora.

É impossível negar a crueldade dos rodeios, não há como esconder a tortura que sofrem os bezerros na chamada prova do laço quando os bebês são perseguidos por machos que lançam a corda em seus frágeis pescoços e na maioria dos casos ocorre a fratura da coluna cervical do animal… valentes ou covardes?

Vídeos e depoimentos não deixam dúvidas quanto aos métodos aplicados para que uma platéia induzida, assista a ferocidade do animal e seu algoz lutando para não cair e não tem como o animal não espernear como se estivesse louco, a começar pela dor que sente ao ter os testículos prensados com o uso do sedém, sem esquecer que ficam dias sem comer e beber, muitos recebem spray de pimenta nos olhos, tudo isso transforma qualquer um, até você que lê, em fera… mas é uma crueldade fenomenal, pura covardia.

Maus tratos que foram proibidos de serem mostrados no site www.pea.org.br, se as imagens fossem bonitas não teriam esperneado, mas se você quiser saber mais, entre no www.holocaustoanimal.org.

Touradas, rodeios, vaquejadas, puxadas, todos esses hábitos primitivos, tendem a se extinguir dentro de uns 20 anos. Os movimentos contra o uso de animais nesses eventos crescem a cada dia, até mesmo na tradicional e berço das malditas touradas, a indústria que sobrevive dos subsídios estatais está indo à pique pela pressão dos Ativistas, a TV espanhola não transmite mais as touradas, os criadores de touros estão perdendo as verbas, os turistas estão se afastando das arenas e assim como na Europa estamos atentos e lutando pelo fim dos rodeios e similares no Brasil, em algumas cidades essas práticas estão proibidas,mais especificamente, a glamurosa cidade do Rio de Janeiro, Capital.

É aí que a coisa pega. Vem aí as Olímpiadas e os tontos dos promotores de rodeios sonham em classificar a atividade como esporte olímpico. Desde quando crueldade pode ser considerada esporte? E por isso fazem pressão, tentam de todas as formas derrubar o artigo 32 da lei federal de crimes ambientais, 9605 e assim derrubar nossa preciosa lei municipal nº 3879/04 que proíbe esse tipo de evento.

Encontrando grande resistência tentam ganhar apoio popular com a velha demagogia oferecendo doações às instituições de caridade que por sua vez, ou são de fachada ou insensíveis ao aceitarem essa doação nada ética, originada de uma tortura. Ou apelam para os shows, sorteios, brindes, os verdadeiros atrativos desses eventos, fosse só pelo show de horrores da arena, ficaria às moscas.

Os patrocinadores financiam os shows, as prefeituras abrem as portas diante de tanta generosidade, atropelam as leis de meio ambiente, a segurança pública, saúde pública, tudo negligenciado em troca de um punhado de dólares, pagam as taxas e tudo acontece; por outro lado em alguns municípios verbas públicas também são doadas a essas festanças privadas.

A classe política leva a sério a velha máxima: pão e circo, é disso que o povo gosta.
Assim, como Barretos, o símbolo desses eventos, Duque de Caxias também deixa sua marca com as famigeradas e antiquadas vaquejadas, enquadradas perfeitamente em tudo que expus acima.

*Marli Moraes, carioca da gema, é dona de casa, presidente da Resgato, sociedade civil sem fins lucrativos e ativista pelos direitos dos animais.


CPLP: Reforma do setor de defesa e segurança na Guiné-Bissau será ponto forte da agenda...




... do próximo Conselho de Ministros da CPLP

CFF - LUSA

Lisboa, 07 jun (Lusa) - A aprovação da reforma do setor de defesa e segurança na Guiné-Bissau será o ponto forte da agenda do próximo Conselho de Ministros da CPLP, a 22 de julho, em Luanda, disse hoje o secretário-executivo da organização.

"A agenda forte será a aprovação do roteiro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para a reforma do setor de defesa e segurança na Guiné-Bissau", disse à agência Lusa Domingos Simões Pereira, sublinhando que a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos oito países irá "fazer uma avaliação de meio percurso" na presidência angolana da organização.

A CEDEAO e a CPLP estabeleceram em finais de 2010 um roteiro para a reforma do setor de defesa e segurança no país, na sequência do qual e no âmbito do reforço da cooperação bilateral com Angola, se encontra no terreno uma missão das forças armadas angolanas, que deverá vir a ser integrada no referido roteiro.

Domingos Simões Pereira disse que os países da CPLP continuam "atentos e mobilizados" para apoio à Guiné-Bissau, fazendo uma avaliação "muito positiva" dos progressos registados no país.

"Não é daquelas situações em que podemos considerar que o trabalho está feito e podemos descansar, mas há indicações muito positivas. O Governo e a administração guineense têm feito um bom trabalho e parece-nos começar a criar bases consensuais para uma administração estável", disse, sublinhando igualmente "todo o esforço da comunidade internacional".

No entanto, Domingos Simões Pereira considera que, num país que enfrentou os níveis de perturbação da ordem que aconteceram na Guiné-Bissau, "é quase idealista pensar que de um momento para o outro estão todas as feridas saradas" e tudo resolvido.

"Mas há sinais que nos animam e que permitem pensar que todos estão mais conscientes do papel que se espera que joguem na criação do consenso nacional", acrescentou.

Domingos Simões Pereira abordou ainda a adesão da Guiné Equatorial, o único país africano de língua oficial espanhola, à CPLP, considerando que essa é uma decisão que cabe aos chefes de Estado dos países membros da organização.

O secretário-executivo da CPLP comentava assim a posição do Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, que quarta-feira defendeu, em Cabo Verde, a entrada imediata da Guiné Equatorial na CPLP.

"A nossa missão é assistir a Guiné Equatorial na criação de todas as condições necessárias para que a decisão seja o mais clara e tranquila possível", disse Domingos Simões Pereira.
O Conselho de Ministros da CPLP reúne-se anualmente entre cimeiras, que ocorrem a cada dois anos.

Além da reforma do setor de defesa e segurança na Guiné-Bissau, a reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos oito países lusófonos irá ainda analisar questões relacionadas com os programas de direitos humanos e de segurança alimentar e nutricional nos países da CPLP.

Domingos Simões Pereira disse ainda que se pretende conseguir um reforço do Fundo Especial da CPLP, que permita alargar a intervenção da organização.

*Foto em Lusa

Namíbia: RESERVAS DE PETRÓLEO ESTIMADAS EM 11 MIL MILHÕES DE BARRIS




DESTAK - LUSA

As reservas de petróleo ao largo da Namíbia estão estimadas em 11 mil milhões de barris, anunciou hoje o ministro das Minas e Energia do país, Isak Katali, adiantando que a sua extração deverá começar em 2015.

Estas reservas podem fazer da Namíbia um concorrente direto de Angola, país vizinho, cujas estimativas apontam para 13 mil milhões de barris de crude.

De acordo com Katali, citado pela agência AFP, existem três zonas que podem ser exploradas em breve. A empresa Enigma Oil&Gás, filial do grupo britânico Chariot OilGas, identificou onze potenciais reservatórios ao largo da costa sul do país, no Oceano Atlântico.

“O mais importante, o Nimrod, está situado a 350 metros de profundidade e as suas reservas estão estimadas em mais de quatro mil milhões de barris. A Enigma espera encontrar petróleo, em vez de gás”, precisou Katali no parlamento, afirmando que a produção poderá começar dentro de quatro anos.

A empresa detém 50 por cento dos direitos de exploração desta zona meridional e a brasileira Petrobrás detém a outra metade.

Katali disse ainda que uma outra empresa brasileira, a HRT Oil&Gás LTD, investiu 300 milhões de dólares (209,7 milhões de euros) para prospeções ao largo da Namíbia. A HRT certificou a existência de reservas de 5,2 mil milhões de barris e está a preparar-se para perfurar três ou quatro poços no próximo ano.

Numa outra zona do centro do país, denominada Delta, as reservas apontam para mais de dois mil milhões de barris que deverão ser explorados pela Arcadia Expro Namibia, em parceria com a britânica Tower Resources.

“No total, seis a oito poços serão perfurados ao largo da Namíbia nos próximos 18 meses”, anunciou Isak Katali.

A Namíbia é considerada há muito tempo uma zona rica em petróleo, mas até agora nunca se tinha estimado realmente os seus recursos. A geologia submarina do país assemelha-se à do Brasil, cuja produção petrolífera tem crescido.

Cabo Verde: Primeiro-ministro vai a Timor em 2012 para assinar acordo de cooperação




ANGOLA PRESS

Cidade da Praia - O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, anunciou quarta-feira que deverá visitar Timor-Leste no início de 2012, onde deverá assinar um acordo de cooperação.  

A decisão foi anunciada pelo chefe do governo cabo-verdiano, depois de um encontro com o presidente timorense, José Ramos-Horta, que se encontra de visita a Cabo Verde.  
 
“Ficou assente a ida, no início do próximo ano, de uma delegação governamental chefiada por mim, para analisarmos com Timor o quadro concreto e fecharmos um acordo de cooperação neste vários domínios", disse.  

José Maria Neves adiantou que as áreas já discutidas são várias destacando recursos humanos, descentralização e governação electrónica.  
 
"No reforço das relações de cooperação há áreas importantes, nomeadamente finanças públicas, planeamento estratégico para o desenvolvimento, capital humano, descentralização e reforço do Estado de direito democrático", salientou. 

Cabo Verde já possui um acordo de cooperação com Timor--Leste que tem permitido a vários quadros cabo-verdianos deslocarem-se àquele país asiático no âmbito do reforço da capacitação da administração pública timorense. 

Neste sentido, o chefe do governo avançou que Cabo Verde pode vir a formar profissionais para trabalhar em Timor.  
 
"Vamos estabelecer um quadro de cooperação e haverá possibilidade de formar quadros cabo-verdianos para trabalhar especificamente com os nossos amigos de Timor-leste", adiantou.  

Ramos-Horta disse ter ficado satisfeito com esta possibilidade de cooperação entre os dois países, principalmente no domínio dos recursos humanos qualificados. 

"Se há uma coisa que falta a Timor, e não falta a Cabo-Verde, são recursos humanos. Até mesmo nos municípios, onde ainda estamos a dar os primeiros passos e nos deparamos com enormes dificuldades. Nem fizemos sequer eleições para autarquias. Pensámos em fazer em 2009/2010, mas adiámos para 2013 por falta de recursos humanos", exemplificou.  

O programa da visita de Ramos Horta a Cabo Verde levou-o quarta-feira a visitar o Supremo Tribunal de Justiça, a Casa do Cidadão, o Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI) e o Hospital Agostinho Neto.

AS RACHADURAS DA PONTE CHINESA





Os chineses inauguraram a mais longa ponte marítima do mundo. Com mais de 40 km, a obra faz parte das comemorações do 90º aniversário do Partido Comunista Chinês. Não há porque duvidar de sua firmeza.

Já não se pode dizer o mesmo de outra ponte. A que ligou a China agrária dos anos 1940 à fábrica do mundo do século 21. Para alguns, trata-se de uma vitória do “comunismo desenvolvimentista”. Para os capitalistas mundiais é um paraíso e uma bóia de salvação.

Paraíso porque colocou a disposição de sua exploração uma enorme massa de trabalhadores mal pagos. Bóia de salvação porque impediu que a crise iniciada em 2008 tivesse conseqüências piores para a economia mundial.

Mas, como gostam de dizer os neoliberais, “não há almoço grátis”. O acelerado processo de crescimento chinês começa a cobrar seu preço. É o que mostra reportagem de Giampaolo Visetti, para o jornal La Repubblica:

Há semanas, explodiu na China o protesto dos operários explorados com horários massacrantes e salários de fome. O punho do regime não basta. E Pequim teme uma faísca que poderia queimar o milagre econômico.

Visetti refere-se a revoltas em Guangdong. A província é responsável por 11% do PIB chinês e 1/3 das exportações. Nos últimos 5 anos, cresceu 12,4%, em média. Índice que deve cair para 8%, acompanhando uma freada nacional de 7%. A maior desaceleração em 30 anos.

A pisada no freio acelera a luta de classes. Muitos outros conflitos estão surgindo. Afinal, são 280 milhões de migrantes internos e 540 milhões de operários. Multidão cansada do que Visetti chama de “escravidão de Estado”.

Dizem que se todos os chineses pulassem ao mesmo tempo, causariam um terremoto. Basta que apenas os trabalhadores o façam para que muitas pontes venham abaixo.


Texto publicado em 01/07/2011 no blog Pílulas Diárias.

*Sérgio Domingues é Militante social e partidário (PSOL). Membro do coletivo Revolutas. Também tem um blog sobre mídia: Mídia Vigiada. Sociólogo.


China: XINHUA CLASSIFICA DE “PUROS RUMORES” A MORTE DE JIANG ZEMIN




DESTAK - LUSA

A agência oficial chinesa Xinhua negou hoje que o ex-presidente Jiang Zemin tenha morrido e classifica de “puros rumores” as notícias sobre o caso.

O ex-presidente chinês, de 84 anos, não participou nas comemorações dos 90 anos do Partido Comunista Chinês a 01 de julho, desencadeando especulações sobre o seu estado de saúde.

De acordo com as agências internacionais, as buscas na Internet pelo nome de Jiang Zemin foram censuradas no continente chinês desde que nas últimas horas começaram a circular informações sobre a sua morte, motivados pela ausência das comemorações do aniversário do Partido Comunista.

As buscas feitas nos principais portais chineses como o Baidu.com não produzem qualquer resultado e só é possível ter acesso a informação a comentários que se multiplicam no Twitter, proibido na China, ou no site Weibo através de redes virtuais privadas.

Jiang Zemin é ainda considerado como uma forte influência no “Grupo de Xangai” da cúpula do partido comunista e o seu desaparecimento poderia ter repercussões na transferência do poder agendada para 2012.

Além do nome do antigo presidente, também frases ou palavras como “enfarte do miocárdio” e “secretário-geral” não revelam qualquer resultado, surgindo apenas a mensagem de que “de acordo com a lei, os resultados da busca não podem ser mostrados”, indica uma notícia da agência EFE difundida em português pelo site Terra Brasil.

Entretanto em Hong Kong, as estações ATV e TVB dão como certa a morte de Jiang Zemin devido a complicações cardíacas como consequência de um tumor.

Hong Lei, porta-voz do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, disse terça-feira não ter informações sobre o estado de saúde de Jiang Zemin e mostrou alguma surpresa pela pergunta dos jornalistas.

Os rumores dispararam, contudo, depois de informações de que o Hospital do Exército Popular de Libertação número 301, onde costumam ser internados os líderes chineses, encerrou repentinamente o trânsito nas ruas adjacentes para permitir o acesso de vinte veículos militares.

Jiang Zemin desempenhava o cargo de presidente da China quando em 1997 e, depois, em 1999, foram concretizadas as transferências de poderes de Hong Kong e Macau para as autoridades chinesas, o início do processo de reunificação do país que Pequim quer concluir com a unificação de Taiwan.

*Foto em Lusa

AUSTRÁLIA VAI RETOMAR EXPORTAÇÃO DE GADO PARA A INDONÉSIA




JCS - LUSA

Sidney, Austrália, 07 jul (Lusa) -- A Austrália vai retomar a exportação de gado vivo para a Indonésia, um negócio de 235 milhões de euros suspenso em junho por tratamento cruel dos animais.

O Governo australiano suspendeu as exportações de animais vivos para a Indonésia depois de ter sido divulgado um vídeo onde era visível o sofrimento dos animais quando eram mortos nos matadouros na Indonésia.

Agora a Austrália impôs condições de controlo dos processos de abate e obriga os exportadores a seguir todo o percurso dos animais que seguem para o país vizinho.

Ao mesmo tempo, as autoridades indonésias podem fazer inspeções aos matadouros para garantir que são seguidos padrões de qualidade e de segurança no abate dos animais.

RAMOS HORTA QUER GUINÉ EQUATORIAL NA CPLP IMEDIATAMENTE


Malabo, Guiné Equatorial

CLI - LUSA

Cidade da Praia, 06 jul (Lusa) - O presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, defendeu hoje a entrada imediata da Guiné Equatorial na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), ao discursar no parlamento de Cabo Verde.

O dirigente timorense defendeu que a CPLP não deve demorar mais a acolher a Guiné Equatorial e expressou o apoio do seu país a esta adesão.

"A nossa organização não deve demorar mais a acolher no seio o único país de língua espanhola no continente africano, cuja história se cruza com as nossas. Neste sentido, Timor-Leste encoraja a Guiné Equatorial a aderir à CPLP, como é desejo deste país irmão da África", disse.

Sobre Cabo Verde, Ramos-Horta disse que é com "grande satisfação" que testemunha o caminho feito ao longo dos 36 anos de independência.

"A determinação dos cabo-verdianos e a qualidade única da sua liderança, caracterizada pelo pragmatismo e prudência, provaram que se enganaram os profetas do mal que, há 36 anos, vaticinavam a inviabilidade do vosso projeto nacional", declarou.

O presidente de Timor-Leste acrescentou que Cabo Verde demonstrou ser um país viável e bem sucedido, "graças ao povo e aos seus líderes com visão e determinação".

Para Ramos-Horta, devem ser ainda realçados a maturidade das instituições de Cabo Verde, o progresso das condições de vida do seu povo e a sua participação "bem sucedida" nos esforços internacionais de combate à criminalidade transnacional.

O presidente timorense aproveitou ainda para destacar o apoio de Cabo Verde e Angola ao esforço "determinado e firme" das autoridades guineenses para estabilizar a Guiné-Bissau e reforçar as instituições democráticas e a confiança internacional no país.

Por sua vez, o presidente da Assembleia Nacional da Cabo Verde, Basílio Mosso Ramos, saudou a presença do chefe de Estado timorense no parlamento cabo-verdiano, considerando-o um "rosto da resistência" da luta do povo timorense que, incessantemente, "calcorreou o mundo para provar a ilegalidade da ocupação estrangeira e denunciar as arbitrariedades cometidas contra cidadãos indefesos".

Para Basílio Mosso Ramos, "um parlamento que tem a felicidade de acolher uma personalidade tão multifacetada e distinta, encarnando simultaneamente os atributos de Presidente da República, doutor honoris causa, combatente da liberdade da Pátria e Nobel da Paz, tem razões de sobra para se sentir honrado e gratificado".

A Assembleia de Cabo Verde reuniu-se hoje em sessão especial para receber Ramos-Horta, que se encontra de visita oficial ao país, a primeira que faz na qualidade de chefe de Estado.


15 MILHÕES DE PESSOAS CORREM RISCO DE FOME NA EUROPA




ESQUERDA NET – CARTA MAIOR

Um regulamento aprovado pela Comissão Europeia corta 80% da ajuda alimentar para os pobres. A Federação Europeia dos Bancos Alimentares apela ao Conselho Europeu. Apelo foi apoiado por Conselho Internacional Geral de São Vicente de Paulo, Comunidade de Santo Egídio e Caritas Italiana. De acordo com as estatísticas europeias, 43 milhões de pessoas estão em risco de pobreza alimentar, ou seja não podem pagar uma refeição adequada a cada dois dias.

A Comissão Europeia aprovou no dia 10 de junho o Regulamento 562/2011, que reduz o programa europeu de ajuda alimentar de 500 milhões de euros para 113 milhões, um corte de 77,4%. A Federação Europeia dos Bancos Alimentares (FEBA) lançou um apelo ao Conselho Europeu de ministros da Agricultura a que chegue a um acordo sobre novas formas de financiamento.

Segundo a FEBA, em 2010 a sua rede “cobriu 40% dos alimentos fornecidos pelo Programa Europeu. Os 240 bancos alimentares distribuíram 360 mil toneladas de alimentos para associações caritativas e serviços sociais em 21 países europeus. Por sua vez, as organizações de caridade distribuíram alimentos para pessoas indigentes, tais como pacotes ou refeições. 51% desses suprimentos vieram do Programa Europeu, a outra parte de doações de empresas e colectas locais. Se nada for feito, esta decisão levará a uma grave crise”.

A FEBA lembra em comunicado que, de acordo com as estatísticas europeias, 43 milhões de pessoas estão em risco de pobreza alimentar, ou seja não podem pagar uma refeição adequada a cada dois dias.

A FEBA salientando que “o alimento é a base da vida e é um direito humano fundamental”, refere que “a aplicação desta decisão poderá reforçar a percepção de uma Europa tecnocrática que não se preocupa com o destino das pessoas”.

TERREMOTO DE 7.8 GRAUS PROVOCA ALERTA DE TSUNAMI NA NOVA ZELÂNDIA





WELLINGTON - Um forte terremoto de 7,7 graus ocorrido nesta quinta-feira no oceano gerou um alerta de tsunami para a Nova Zelândia, as ilhas Kermadec e Tonga, indicou o centro de alertas do Pacífico.

O terremoto ocorreu às 07h03 de quinta-feira (16h03 de Brasília, de quarta-feira) a uma profundidade de 49 quilômetros, e a 211 km a leste da ilha Raoul, uma das ilhas da neozelandesas de Kermadec, informou o Centro de vigilância geológico dos Estados Unidos.

"Um terremoto dessa magnitude pode potencialmente produzir um tsunami destruidor que pode atingir em algumas horas a região costeira próxima ao epicentro", indicou o centro de alerta de tsunamis.

OBAMA TEME NOVA RECESSÃO “OU PIOR” SE LIMITE DA DÍVIDA NÃO FOR ELEVADO





O presidente norte-americano, Barack Obama, alertou, esta quinta-feira, para uma nova recessão económica "ou pior" se o Congresso não aumentar o limite da dívida dos Estados Unidos.

Não aumentar o limite da dívida poderá "criar uma nova espiral" que levará a "uma segunda recessão, ou pior", afirmou Obama, numa sessão de perguntas e respostas, na Casa Branca, com utilizadores da plataforma de micro-blogues Twitter.

"É algo com que não devemos brincar", acrescentou Obama, que recebe quinta-feira os chefes do Congresso dos dois partidos para tentar chegar a um acordo sobre esta matéria antes da data fixada pelo Tesouro, 2 de Agosto.

"O Congresso tem a responsabilidade de assegurar que nós pagamos as nossas contas. Pagámo-las sempre no passado. A ideia de que os Estados Unidos entrarão em incumprimento de pagamento da sua dívida é simplesmente irresponsável", disse ainda Barack Obama.

"Espero que na próxima semana ou nas duas próximas semanas, o Congresso trabalhe com a Casa Branca para chegar a um acordo que resolva a questão do nosso défice, que resolva os nossos problemas de dívida e que permita que a nossa fiabilidade [financeira] seja preservada", disse ainda o presidente norte-americano.

*Foto em Lusa


DILMA SANCIONA PLANO DE APOIO AO BRASIL SEM MISÉRIA




FYRO - LUSA

Rio de Janeiro, 06 jul (Lusa) - A presidente Dilma Rousseff aprovou hoje mais um programa de assistência social que funcionará como apoio ao plano Brasil Sem Miséria, lançado em junho, que tem o objetivo de tirar 16,2 milhões de brasileiros da extrema miséria.

"A nova lei do SUAS [Sistema Único de Assistência Social] chega em um momento propício, pois será determinante para vencer o desafio da superação da miséria. Será fundamental para o Brasil sem Miséria", declarou a presidente, ao explicar que o sistema encaminhará as ações do plano.

"Esta rede que aprovámos hoje, o Sistema Único de Assistência Social e o Brasil sem Miséria passam a ser um a imagem do outro, um gémeo do outro", acrescentou.

O SUAS foi implantado em 2005, ainda durante o governo de Lula da Silva, e modifica a maneira como o país estrutura as suas ações em políticas públicas, que passaram a ser, ao longo dos últimos anos, uma responsabilidade compartilhada entre os governos federal, estadual e municipal.

No seu discurso, a presidente destacou a importância da participação dos Estados e municípios para que se consiga chegar a todos os cidadãos do país.

"Em um país como o nosso, de dimensões continentais, muitas de nossas políticas sociais e políticas em geral não teriam tido eficiência e efetividade sem as parcerias com os Estados e municípios", declarou Dilma, ao avançar que 99 por cento das cidades já aderiram ao sistema.

O SUAS presta assistência social focada em segmentos específicos da população mais vulnerável como grávidas, crianças, adolescentes e idosos.

O programa engloba hoje 7.607 centros de referência de assistência social e 2.155 centros de referência especializada de assistência social.

*Foto em Lusa

Angola: NOVENTA E CINCO CRIANÇAS JÁ MORRERAM DE SARAMPO EM CABINDA




CSR - LUSA

Luanda, 06 jul (Lusa) -- Pelo menos 95 crianças já morreram devido ao sarampo, em menos de cinco meses, na província de Cabinda, divulgou a imprensa angolana.

De acordo com o sítio de informação na Internet AngoNotícias, os números da doença já ultrapassaram os mil casos registados em Cabinda.

O chefe do Departamento de Saúde Pública, António Tati, referiu que o número de mortes é assustador.

"O crescente número de casos deve-se à negligência dos pais, por não aderirem à campanha de vacinação contra o surto", declarou Tati.

Entre março e maio, o número de casos registados foi de 528 e 29 crianças já tinham morrido da doença.

O surto, que se regista naquela região do norte de Angola, está a afetar maioritariamente crianças do município sede de Cabinda, seguido de Cacongo, Buco-Zau e Belize.

As autoridades locais já estabeleceram uma campanha de vacinação para conter o surto da doença nos principais centros de saúde.

*Foto em Lusa


Economia deverá crescer 5% a 6% ao ano mas continua à espera da "era do petróleo




ANP – LUSA

Lisboa, 06 jul (Lusa) -- As projeções do FMI para a economia de São Tomé e Príncipe apontam para crescimentos de 5,0 por cento este ano e 6,0 por cento em 2012, mas tudo depende da conjuntura internacional e dos investimentos na exploração petrolífera.

"Até que as receitas do petróleo se materializem, o governo vai continuar altamente dependente do financiamento externo", sustenta o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) na análise do país feita no relatório "Perspetivas para a economia africana 2011".

Cerca de 70 por cento do valor do orçamento aprovado pelo governo para este ano depende da ajuda externa e, em 2010, foi a ajuda pública ao desenvolvimento que compensou a queda do investimento direto estrangeiro (IDE) no país.

Neste contexto, outro fator importante é a estabilidade política. "As perspetivas para a economia, no curto prazo, dependem da estabilidade do Governo" minoritário, eleito em agosto de 2010, e "do sucesso das presidenciais", agendadas para 17 de julho, afirmam os economistas do BAD.

No entanto, admitem, após as eleições o investimento estrangeiro poderá voltar aos níveis de antes da crise económica.

No final de 2008, o IDE atingiu 146 milhões de dólares - quando em 2000 não foi além de 11,4 milhões de dólares - com o incremento de fluxos, fundamentalmente, no setor petrolífero, graças ao início das atividades na Zona de Desenvolvimento Conjunta (ZDC), resultante de uma parceria entre São Tomé e Príncipe e a Nigéria.

A realidade do país "deverá mudar substancialmente logo que a exploração dos seus recursos petrolíferos comece a produzir resultados palpáveis", sustenta o AICEP Portugal Global, na sua análise ao mercado são-tomense.

Mas as previsões mais recentes indicam que as atividades de exploração não deverão começar antes de 2016, por isso as perspetivas económicas a mais longo prazo são conservadoras -- um aumento do Produto Interno Bruto de 5,6 por cento é a previsão do FMI para esse ano.

O projeto de construção de um porto de águas profundas no país é apontado como o principal impulsionador da economia do país, além dos investimentos na exploração petrolífera.

Com um custo global de 570 milhões de dólares, o projeto será financiado em grande parte pelo grupo a que pertence a vencedora do concurso, a francesa Terminal Link, e a outra parte caberá ao BAD, à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e ao Banco Mundial (BM).

Com a perspetiva da exploração do petróleo, um novo código de investimentos, desde final de 2008, e outras medidas tomadas mais recentemente, alguns países da região têm investido mais em São Tomé e Príncipe, como é o caso da Nigéria, Camarões e Togo, embora a maior parte do investimento ainda venha de Portugal e Angola e ainda de França, Itália, Holanda e Reino Unido.

Porém, o problema estrutural mais grave da economia de São Tomé e Príncipe reside no défice da balança corrente, que atingiu 58,1 milhões de dólares em 2009 (cerca de 26 por cento do PIB), segundo dados do FMI, e as estimativas apontam para agravamentos em 2010 (para cerca de 28 por cento do PIB) e para este ano (cerca de 35,8 por cento).

Isto porque "a produção de cacau, em tempos dominante e que ainda representa grande parte das exportações do país, tem vindo a registar um declínio" nos últimos anos, como especifica o AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal).

Por outro lado, o setor do turismo constitui uma fonte de receitas crescente mas está fortemente dependente de bens importados, o que agrava a situação.

Mais lidas da semana