sábado, 21 de janeiro de 2023

Mandatário do Chega causou perdas de centenas de milhares de euros a 20 pessoas

PORTUGAL

Empresa de Pedro Arroja rescindiu unilateralmente contratos com os clientes lesados. A CMVM não soube, o Banco de Portugal não tinha de saber, os clientes não foram informados e o economista nunca foi responsabilizado. O que falhou?

Ana Patrícia Silva | Setenta e Quatro

Quando João Pedro Fernandes trocou as leituras de jornal da secção de política pelas do mercado financeiro, o contexto social e económico de Lisboa era outro. Em 2000, sentava-se com o pai à conversa no quiosque Central, no centro de Oeiras, para consultar as cotações da Bolsa de Valores no Jornal de Negócios. Começou a interessar-se pelo mercado financeiro e a equacionar investir. João Pedro Fernandes estava longe de imaginar o que lhe iria acontecer.

Enquanto os jornais eram folheados pelos dois, no início do milénio, as bolsas norte-americana, japonesa e portuguesa, entre outras, viviam o rebentar da bolha das empresas .com. Nesse ano, relembra-se Fernandes, “a BVLP [Bolsa de Valores de Lisboa e Porto] registou a maior queda dos últimos dez anos. Os índices PSI20 e PSI30 perderam à volta de 13% e 11%, arrastados pelas empresas de telecomunicações e tecnologia”. A curiosidade financeira aguçou-se (que mundo era este?) e onde há riscos também há enormes proveitos. Porque não apostar contra a própria bolsa?

Houve quem tenha tido esta ideia “inovadora”, vendendo-a. A bolha financeira continuava a causar ondas de choque quando Pedro Arroja, professor universitário, diretor-executivo de uma empresa de investimento em ativos financeiros e futuro mandatário nacional do CHEGA, a aproveitou para fazer crescer o seu negócio. E, anos depois, em 2006, a empresa Pedro Arroja - Gestão de Patrimónios, S.A. estava sedimentada e o economista parecia ganhar notoriedade em diversas zonas de influência, como jornais, universidades e grandes instituições como a Associação Industrial Portuense e o Centro de Documentação de Estudos Europeus.

Os caminhos de João Pedro Fernandes e de Pedro Arroja não tardaram a cruzar-se. Depois da morte do pai, em 2006, João Pedro encontrou em Arroja a segurança necessária para celebrar o seu primeiro contrato de gestão de carteira. “Não tendo grande formação, conhecimentos ou experiência relativamente a mercados financeiros e a produtos de investimento, recorri a um serviço de gestão de carteiras”, explica ao Setenta e Quatro. A supervisão do Banco de Portugal e da Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM) sobre esta sociedade anónima reforçava a convicção de ter feito a escolha certa.

Assinados os contratos com duas modalidades, um para equities, que não tinha rentabilidade fixa, e o outro para commodities, onde as ordens eram dadas pelo cliente, João Pedro Fernandes esperava um ano bem diferente daquele que viveu. Seguiram-se 12 meses de perdas de dinheiro avultadas, num total de 150 mil euros, que nunca foram recuperadas. Meses que se tornaram 12 anos sem respostas a muitas perguntas. 

Não foi o único a viver esse pesadelo: se a CMVM reconhece ter conhecimento de quatro queixas com as mesmas características que a de Fernandes contra a Sociedade Pedro Arroja, ao Setenta e Quatro foram denunciadas 20. Fernandes foi o primeiro nome a abrir uma lista de lesados que perderam milhares de euros em depósitos, ativos e comissões indevidas que nunca reaveram. E Pedro Arroja nunca foi responsabilizado.

Wagner interrompeu os planos ucranianos nas linhas da frente do Donbass

A situação continua tensa nas linhas de frente na região de Bakhmut. Caças Wagner estão expandindo a zona de controle perto de Soledar.

South Front | # Traduzido em português do Brasil

Em 16 de janeiro, destacamentos de assalto russos assumiram o controle da cidade de Sol, localizada na periferia noroeste da cidade. A captura de uma estação ferroviária estrategicamente importante permitiu que as forças russas interrompessem as comunicações dos militares ucranianos entre Seversk e Bakhmut. Batalhas também estão acontecendo nos arredores de Blagodatnoye e Paraskovievka.

Ao sul de Bakhmut, os combatentes de Wagner continuam atacando as posições ucranianas fortificadas em Kleshcheyevka. As forças russas entraram na aldeia, que já está em um cerco tático. O controle da vila permitirá que as forças russas estabeleçam um controle de fogo rígido sobre a última estrada que leva a Bakhmut pelo oeste. Enquanto isso, as batalhas de rua continuam nas partes sul, leste e norte da cidade.

O rápido avanço das unidades de Wagner na região de Bakhmut aparentemente interrompeu os planos do comando ucraniano de tentar uma contra-ofensiva em grande escala na região de Zaporozhye.

Em 17 de janeiro, um membro da administração local, criada nos territórios sob controle russo, afirmou que as tropas ucranianas começaram a erguer áreas fortificadas com urgência, construir fortificações, embora já estivessem se preparando para uma ofensiva antes.

Lutas intensas continuam pelos assentamentos a oeste do anel viário de Donetsk. As unidades russas, DPR e LPR estão tentando mover a linha de frente para mais longe de Donetsk, a fim de privar os militares ucranianos da oportunidade de bombardear civis locais.

Unidades russas estão empurrando as forças ucranianas para o norte de suas posições em Opytnoe e Vodianoe.

Em 17 de janeiro, o chefe interino do DPR afirmou que Maryinka logo ficaria sob o controle total das tropas russas. Segundo ele, todos os arranha-céus desta cidade foram destruídos.

Ler mais em South Front:

A guerra global não é um obstáculo para o 'bilhão de ouro'

Nenhum mundo multipolar pacífico tão cedo: subestimar o poder dos EUA é perigoso

De jeito nenhum os EUA, o Reino Unido e a OTAN permitem o fim das hostilidades entre a Índia e o Paquistão

ALEMANHA REJEITA PEDIDO DE TANQUES DA UCRÂNIA

Contrariando as esperanças de avanço de Kyiv, Berlim disse que ainda está considerando o pedido de tanques para ajudar em uma esperada ofensiva da primavera. 

HANS VONDER BURCHARD E CORY BENNETT | Politico.eu | # Traduzido em português do Brasil

A Alemanha frustrou as esperanças ucranianas de que Berlim finalmente decidiria na sexta-feira enviar tanques de guerra modernos para as forças de Kyiv, com o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, argumentando que ainda não havia acordo internacional sobre o assunto.

Falando fora de uma reunião de ministros da Defesa na base militar americana de Ramstein, na Alemanha, Pistorius disse que seu governo ainda não concordou com um pedido ucraniano de tanques alemães Leopard 2 para ajudar em uma esperada ofensiva de primavera. 

“Todos nós não podemos dizer hoje quando uma decisão [sobre o possível envio de tanques Leopard] virá e como será”, disse ele a repórteres.

Em vez disso, disse Pistorius, ele instruiu o exército alemão a “revisar” quantos e quais Leopards poderia enviar, para que o governo possa “agir rapidamente” assim que chegar a decisão final.

Vários aliados europeus pediram publicamente à Alemanha que pelo menos concedesse permissão para outros países doarem seus próprios tanques Leopard - uma medida necessária devido às restrições de exportação dos veículos fabricados na Alemanha.

Pistorius disse que o chanceler alemão, Olaf Scholz, ainda precisa tomar uma decisão sobre esses pedidos.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, reiterou seu pedido de tanques poucas horas antes de Pistorius falar. 

“Temos que acelerar”, implorou aos funcionários reunidos em Ramstein. Sexta-feira era o momento, ele insistiu, não para debater detalhes, mas para confirmar um princípio-chave: os parceiros de Kyiv fornecerão seus tanques modernos.

“Está em seu poder”, disse ele.

TRILIÕES DE DÓLARES DE SILENCIAMENTO

Manifestação anti-guerra em São Francisco

«A profunda penetração dos militares em todos os aspectos da vida norte-americana dificultou o desenvolvimento de um forte movimento anti-guerra - numa altura em que é desesperadamente necessário.» A militarização de toda a sociedade nos EUA anda a par de muitas décadas de perseguição política e de isolamento ideológico não apenas do pacifismo mas de qualquer movimento de conteúdo minimamente progressista. Processo que é parte integrante da decadência generalizada (política, económica, cívica, moral, democrática) a que hoje se assiste.

Jeremy Kuzmarov | opinião

Dezenas de milhares de manifestantes saíram às ruas dos EUA nos últimos anos para condenar a brutalidade policial, para se oporem à decisão do Supremo Tribunal de restringir os direitos ao aborto, e para contestar o que acreditavam ser uma eleição manipulada (os motins no Capitólio em Janeiro de 2021).

Apenas ousados e combativos grupos, pequenos em comparação, saíram às ruas para protestar contra orçamentos militares recorde - que se aproximam dos $1 milhão de milhões sob Joe Biden - ou contra o bombardeamento ilegal da Síria, a expansão das tropas norte-americanas em África, o fornecimento de $20 mil milhões em ajuda militar norte-americana à Ucrânia, e as provocações militares dirigidas contra a China.

O novo livro de Joan Roelofs [1] “The Trillion Dollar Silencer”: Why Is So Little Anti-War Protest in the United States (Atlanta: Clarity Press, 2022), começa com uma pergunta importante: “Porque há tanta aceitação e tão pouco protesto contra as ilegais e imorais guerras e outras operações militares do nosso governo”?

A sua resposta é simples e convincente: Dinheiro.

Embora a propaganda bem sucedida, o medo e a distracção sejam importantes, o complexo militar-industrial sobre o qual Dwight Eisenhower alertou no seu discurso de despedida em 1961 penetrou tão profundamente na vida norte-americana que grande parte do público essencialmente aderiu à aquiescência.

Roelofs escreve que “o impacto económico do complexo militar-industrial é um silenciador altamente eficaz”.

Particularmente importante é o facto de as bases militares terem sido estrategicamente colocadas através dos EUA, muitas vezes em remotas zonas rurais, onde se tornam o sangue vital do desenvolvimento económico.

Nova Zelândia | AS MULHERES SOFREM CULPA, ABUSO E DESAPROVAÇÃO

Não é de admirar que Jacinda Ardern esteja exausta

Jess Phillips* | The Guardian | opinião | # Traduzido em português do Brasil

Preocupamo-nos com nossas famílias, com nós mesmos, com as ameaças e com as expectativas da sociedade. Quando isso leva ao esgotamento, alguém pode se surpreender?

Jacinda Ardern não tem mais gasolina no tanque para continuar como primeira-ministra da Nova Zelândia. Seu discurso de demissão foi o tipo de momento raro e digno que esperamos dela, como uma mulher que apresentou ao mundo o tipo de liderança que emprestou de forma única sua inteligência emocional. Vou sentir falta de seu tom e graça. Ela deixa um legado do qual pode se orgulhar.

Tenho pensado sobre o que queimou o combustível que ela usava para governar.

Em primeiro lugar, não tenho dúvidas de que ela sentia a culpa constante que praticamente todas as mulheres do mundo sentem no momento em que evacuam o útero de uma criança. Até mesmo as mães do mundo perfeitas e polidas no Instagram, no estilo Mary Poppins, temem que algo que elas façam prejudique seus filhos de alguma forma. Perguntei a meu marido, que sempre foi o principal cuidador de nosso filho, se ele já se sentiu culpado por perder uma peça da escola ou ficar até tarde no trabalho. Ele me olhou perplexo; o conceito se perdeu nele. Ele apenas pensa: “Tive que ir trabalhar”, e esse é o começo e o fim desse labirinto moral para ele. Para mim, há uma tortura constante e auto-aversão sobre como minhas escolhas podem afetá-los. Não importa o quanto eu tente afastar a aparência social, ela está sempre lá. Para Ardern, haverá polegadas de coluna em abundância para manter a tortura formigando em sua pele.

Isso não quer dizer que a maioria das mulheres trabalhadoras não forçam isso: elas fazem isso todos os dias em todas as forças de trabalho do país. Apenas queima combustível, combustível que os outros não precisam gastar. É cansativo e consome nossa largura de banda.

A pressão exercida sobre as mulheres trabalhadoras é cansativa o suficiente sem ser intensificada por ser uma mulher pública - e a pior de todas as ofensas, para alguns, uma mulher política. O que queima meu combustível a ponto de uma luz de emergência piscando e um alarme estridente é o abuso e a ameaça de violência que se tornou normal para as mulheres políticas. Jacinda Ardern deve ter sofrido isso impiedosamente. Hoje, colegas e admiradores discutiram até que ponto essa constante ameaça de abuso contribuiu para seu esgotamento.

FRANÇA INSURGE-SE CONTRA "REFORMA" DA PREVIDÊNCIA

Greve geral leva mais de 1 milhão às ruas e abala Macron – que, eleito em frente democrática, apressou-se em avançar programa liberal. Mais de 60% rechaçam retardar aposentadoria para 64 anos, como querem empresários

Maurício Ayer | Outras Palavras

Mais de 1 milhão de pessoas foram às ruas na França nesta quinta-feira (19), em greve geral em todo o país contra a proposta de reforma da previdência de Emmanuel Macron. As centrais sindicais acreditam que esse número pode ter chegado a 2 milhões. As manifestações ganharam vulto não apenas na capital como também em Lyon, Marselha, Bordeaux e dezenas de outras cidades. Em Paris, mais 80 mil pessoas marcharam até Place de la République, onde houve repressão e 15 pessoas foram presas. A operação de trens e metrôs foi interrompida. Segundo matéria do jornal britânico The Guardian, as autoridades estimam que 40% das escolas primárias e 30% das secundárias pararam – os sindicatos afirmam que a adesão chegou a 70%.

A greve geral aconteceu após uma sequência de outras greves e protestos ao longo de todo o ano de 2022. A rejeição à reforma e a intensidade das manifestações parece indicar um dado político importante, que é a baixa legitimidade de Macron para implementar propostas-chave de seu mandato. Os principais pontos da reforma é o aumento da idade de aposentadoria de 62 para 64 anos e que o tempo de contribuição para recebimento da pensão máxima também seja estendido. Reeleito no ano passado, o presidente afirma que a reforma constava do programa de sua candidatura. No entanto, manifestante entrevistada pelo Guardian afirma que votou em Macron, mas que, como ela, milhões de franceses fizeram o mesmo não por apoiar seu programa e sim para impedir que Marine Le Pen chegasse ao poder. Em suma, a eleição do “menos pior” livrou temporariamente a França da ultradireita mas não resolveu a crise política, já que reconduziu um mandatário com dificuldade de afirmar sua força política.

Ainda não está claro qual será o desdobramento desse exitoso dia de protestos. Reafirmando sua unidade, as organizações sindicais e de movimentos da juventude agendaram para 31 de janeiro um novo dia de greve geral, e conclamaram a população a multiplicar os atos por todo o país. O desafio agora é fazer a intensidade perdurar até uma vitória política maior. A temperatura dos movimentos pode ser acompanhada de perto através do site independente francês À l’encontre, como nesta página, que reúne relatos, manifestos e análises sobre os protestos e os próximos passos de mobilização.

Para entender mais a fundo os eventos de ontem e o movimento que obteve uma vitória política pela capacidade de mobilização, sugerimos a leitura da citada matéria de The Guardian, que apresenta um relato dos acontecimentos do dia de manifestações e um sumário de suas implicações políticas. O debate pode ser mais aprofundado com a leitura deste texto publicado pela ATTAC, que apresenta uma análise do sistema previdenciário francês e refuta ponto por ponto os argumentos apresentados por Macron e os liberais franceses para desmontar o direito à aposentadoria digna no país.

Gostou do texto? Contribua para manter e ampliar nosso jornalismo de profundidade: OUTROS QUINHENTOS

Mulheres no Ocidente são tratadas como mercadoria sem liberdade real: especialista

Hiba Morad* | Press TV | # Traduzido em português do Brasil

A polêmica revista francesa Charlie Hebdo voltou às manchetes na semana passada depois de publicar charges depreciativas supostamente em defesa das mulheres iranianas enquanto zombava das mesmas mulheres.

Olhando para a história islamofóbica da revista, os cartoons não foram uma surpresa, uma vez que continua a promover agressivamente estereótipos contra os muçulmanos em todo o mundo.

As charges profundamente ofensivas foram publicadas em nome da chamada “liberdade de palavra e expressão”, com absoluto desdém pelas limitações a essa liberdade.

Mesmo os defensores da liberdade de expressão concordam que a hedionda campanha do Charlie Hebdo é tudo menos satírica e busca demonizar o Islã e os valores humanos.

A Dra. Zohreh Kharazmi, professora da Universidade de Teerã e especialista em questões femininas, acredita que as charges do Charlie Hebdo são parte de uma "campanha de realidade falsa" para atacar outras culturas, particularmente o Islã.

Em entrevista ao site Press TV, o Dr. Kharazmi disse que a revista francesa visa atacar os valores islâmicos e impedir que os não-muçulmanos entendam a religião.

“O fato é que a mídia, a literatura e vários outros gêneros ajudaram o Ocidente a construir uma imagem distorcida de outras culturas, particularmente da cultura islâmica”, disse ela.

Apontando para a objetificação das mulheres no Ocidente, Kharazmi disse que durante séculos as mulheres na Grã-Bretanha e em outros países europeus foram consideradas "animais", enquanto o Islã e o profeta Maomé "apreciaram e reconheceram a posição exaltada das mulheres".

Charlie Hebdo, como outras publicações islamofóbicas, tenta promover narrativas antimuçulmanas e impedir que outras pessoas conheçam a condição das mulheres no Islã.

“Como Leila Abu-Loghud escreveu em seu livro Do Women Need Saving em 2013, é fabricado ou hiper-real que o Ocidente quase teve sucesso em deturpar as mulheres muçulmanas e a relação entre o Islã e as mulheres em uma mídia emergente muito falsa.” Dr. Kharazmi disse ao site Press TV.

“Como Abu-Loghud aponta, as mulheres muçulmanas não precisam ser salvas por suas contrapartes ocidentais. O Ocidente já tem muitos problemas, mas ainda assim, os direitos das mulheres são instrumentalizados para atacar os países muçulmanos e até mesmo invadi-los militarmente e esta é uma questão absolutamente politizada”.

De acordo com o Dr. Kharazmi, as charges do Charlie Hebdo são mais uma exibição não apenas da islamofobia, mas também dos valores capitalistas ocidentais criados pelo homem e de uma visão de mundo que está roubando os direitos das mulheres e destruindo as sociedades.

Jogos do Holocausto nos EUA: condene comparação de Lavrov, silêncio à de Zelensky

Jogos do Holocausto nos EUA: condene a comparação de Lavrov, mas permaneça em silêncio após a de Zelensky

Andrew Korybko* | Substack | # Traduzido em português do Brasil

O contraste entre as reações das autoridades americanas às respectivas comparações do Holocausto de Lavrov e Zelensky expõe as maneiras pelas quais os EUA armam esse crime histórico. Os fantoches americanos podem fazer referência a isso para espalhar o medo sobre os líderes e seus países que desafiam a agenda da hegemonia unipolar em declínio, de modo a gerar apoio público para esforços de contenção pré-planejados, enquanto esses mesmos líderes visados ​​e seus países são proibidos de dizer o mesmo sobre os fantoches americanos. .

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, fingiu indignação depois que o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, acusou seu país de “usar a Ucrânia para travar uma guerra por procuração contra a Rússia com o antigo objetivo de finalmente resolver a 'questão russa', como Hitler, que buscou uma solução final à 'questão judaica'.” Essa comparação levou Kirby a condenar com raiva o principal diplomata da Rússia, mas suas palavras acabaram soando vazias ao considerar sua reação completamente oposta à comparação de Zelensky no ano passado.

Aqui está o que aquele funcionário americano disse na quinta-feira em resposta a uma pergunta sobre a piada de Lavrov: “Nossa primeira reação é como ele ousa comparar qualquer coisa com o Holocausto, qualquer coisa. Muito menos uma guerra que eles começaram. É quase tão absurdo que não vale a pena responder, exceto pela maneira verdadeiramente ofensiva com que ele tentou nos lançar em termos de Hitler e do Holocausto”. Por outro lado, Kirby ficou totalmente em silêncio quando Zelensky evocou o Holocausto enquanto se dirigia aos israelenses por vídeo há 10 meses.

Naquela época, o líder ucraniano disse a eles para “Ouvir as palavras do Kremlin. Eles estão usando a terminologia dos nazistas. A solução final para a questão judaica você bem se lembra. Ouça o que eles estão dizendo agora em Moscou. Agora essas palavras estão sendo usadas novamente, a Solução Final, mas agora é dirigida a nós, na questão da Ucrânia. Eles estão falando sobre isso abertamente em sites oficiais e na mídia”.

Isso, por sua vez, levou o ex-primeiro-ministro israelense Naftali Bennett a repreender Zelensky publicamente, dizendo-lhe que “é proibido comparar qualquer coisa com o Holocausto”, que também foi a essência da resposta do Ministério das Relações Exteriores de Israel. à última comparação de Lavrov com aquele genocídio fascista. Todo o governo Biden ficou em silêncio, no entanto, incluindo Kirby. Nenhum deles ousou seguir o exemplo do então primeiro-ministro israelense, condenando Zelensky, hoje divinizado por eles como um “deus secular”.

Esse contraste entre as reações das autoridades americanas às respectivas comparações do Holocausto de Lavrov e Zelensky expõe as maneiras pelas quais os EUA armam esse crime histórico. Os fantoches americanos podem fazer referência a isso para espalhar o medo sobre os líderes e seus países que desafiam a agenda da hegemonia unipolar em declínio, de modo a gerar apoio público para esforços de contenção pré-planejados, enquanto esses mesmos líderes visados ​​e seus países são proibidos de dizer o mesmo sobre os fantoches americanos. .  

No momento em que o fazem, os EUA fingem indignação como Kirby fez ao fingir que sempre condena qualquer um que compare qualquer coisa ao Holocausto, que visa manipular as percepções dos ocidentais comuns, sugerindo que quem fez referência a isso é supostamente anti-semita . Independentemente do que se pense sobre a reação de Israel àqueles que fazem isso, pelo menos é consistente em condenar Zelensky e Lavrov, ao contrário dos EUA, que armam dois pesos e duas medidas para fins de pré-guerra.

*Andrew Korybko -- Analista político americano especializado na transição sistêmica global para a multipolaridade

UCRÂNIA: O MARTELO ESTÁ PRESTES A CAIR?

“Aqui está algo que você deve entender. Não nos foi dada nenhuma oportunidade de agir de forma diferente.”  -Vladimir Putin

Mike Whitney* | Global Research | # Traduzido em português do Brasil

O plano de envolver militarmente a Rússia é uma admissão tácita de que os Estados Unidos não podem mais manter seu domínio global apenas por meios econômicos ou políticos. Após análise e debate exaustivos, as elites ocidentais estabeleceram um curso de ação que visa dividir o mundo em blocos em guerra, a fim de prosseguir com uma guerra contra a Rússia e a China. O objetivo estratégico final da política atual é aumentar o controle das elites ocidentais sobre as alavancas do poder global e impedir a dissolução da “ordem internacional baseada em regras”. Mas depois de 11 meses de guerra ininterrupta na Ucrânia, a coalizão ocidental apoiada pelos EUA se encontra em uma posição pior do que quando começou.

Além do fato de que as sanções econômicas afetaram severamente os aliados europeus mais próximos de Washington, o controle da Ucrânia pelo Ocidente mergulhou a economia em uma crise prolongada, destruiu grande parte da infraestrutura crítica do país e aniquilou uma parte considerável do exército ucraniano. Mais importante, as forças ucranianas estão sofrendo baixas insustentáveis ​​no campo de batalha, que está preparando o terreno para a inevitável fragmentação do estado. Qualquer que seja o resultado do conflito, uma coisa é certa: a Ucrânia não existirá mais como um estado viável, independente e contíguo.

Uma das maiores surpresas da guerra atual é simplesmente a falta de preparação por parte dos EUA. Alguém poderia supor que, se os mandarins da política externa decidissem “enfrentar” a maior superpotência nuclear do mundo, eles teriam feito o planejamento e a preparação necessários para garantir o sucesso. Claramente, isso não aconteceu. Os formuladores de políticas dos EUA parecem surpresos com o fato de que as sanções econômicas saíram pela culatra e, na verdade, fortaleceram a situação econômica da Rússia. Eles também falharam em prever que a grande maioria dos países não apenas ignoraria as sanções, mas também exploraria proativamente opções para “abandonar o dólar” em suas transações comerciais e na venda de recursos críticos.

Vemos a mesma incompetência no fornecimento de armas letais à Ucrânia. Como explicamos o fato de que as nações da OTAN têm raspado freneticamente o fundo do barril para encontrar armas para a Ucrânia? Nossos líderes realmente começaram uma guerra com a Rússia sem saber se eles tinham suprimentos suficientes de armas e munições para lutar contra o inimigo? Esse parece ser o caso.

E nossos líderes estavam tão certos de que o conflito seria uma insurgência de baixa intensidade que nunca planejaram uma guerra terrestre de armas combinadas? Mais uma vez, isso parece ser verdade.

BISPO ORTODOXO DENUNCIA CRIMES UCRANIANOS NA UNSC

Lucas Leiroz* | South Font | # Traduzido em português do Brasil

A Igreja Ortodoxa Russa foi à ONU para denunciar os crimes ucranianos. Em reunião do Conselho de Segurança no dia 17 de janeiro, a convite da representação diplomática russa na ONU, um bispo ortodoxo ligado ao Patriarcado de Moscou comentou a situação da Igreja Ortodoxa na Ucrânia diante das perseguições impostas pelo neo-Kiev - Regime nazista. Esta foi a primeira vez que um representante do clero ortodoxo se dirigiu ao CSNU.

O bispo escolhido para a interação foi o presidente do Departamento de Relações Exteriores da Igreja do Patriarcado de Moscou, Metropolita de Volokolamsk, Antônio. Ele deixou claro a todos os diplomatas do CSNU que a Igreja Ortodoxa está atualmente passando por uma grave opressão política e religiosa sob o governo ucraniano. O metropolita Anthony disse que os russos estão “extremamente preocupados com as flagrantes violações dos direitos universais e constitucionais dos crentes ortodoxos na Ucrânia”.

O bispo expôs alguns dados chocantes sobre a realidade ucraniana. Devido à proibição da ortodoxia recentemente imposta pelo regime de Zelensky, treze bispos ucranianos foram privados de sua própria cidadania ucraniana. Com esta medida, os neonazistas pretendem coagir o clero a deixar de desobedecer às normas ditatoriais que visam a proibição da Igreja. Atualmente, os clérigos ucranianos tentam resistir às imposições do regime, continuando a oferecer serviços litúrgicos e protegendo as tradições locais.

No entanto, se os bispos continuarem a perder a nacionalidade, certamente serão forçados ao exílio, o que complicará ainda mais a situação dos crentes ortodoxos na Ucrânia. O bispo destacou ainda que estas revogações de cidadania são decretadas de forma irregular, sem qualquer procedimento legal que as legitime, violando assim a constituição do país.

Mais lidas da semana