quinta-feira, 14 de julho de 2022

ANGOLA É A NOSSA BANDEIRA – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Novembro é o mês da liberdade e da reconquista da dignidade de todo um povo. Para acontecer a Independência Nacional foi preciso derrotar os invasores estrangeiros e seus aliados internos. Foram derrotados em Cabinda, em Kifangondo e todo o Norte de Angola. No Ebo, em toda a Região Centro e no Leste de Angola. Nas imensas terras do Sul, da Cahama ao Ruacaná. Nos pântanos e nas chanas do Cuando Cubango. No Triângulo do Tumpo. Fugiram apavorados sob a perseguição implacável dos angolanos em armas. 

Este Novembro vai ser um aniversário diferente. Porque é o primeiro do segundo mandato do Presidente João Lourenço. É o primeiro sem a presença do Presidente José Eduardo dos Santos, o construtor da Angola que temos. Arquitecto da Paz que merecemos e pela qual tanto lutámos. O próximo 11 de Novembro vai ser o culminar da festa do nosso Hino, da nossa Bandeira. Vamos viver o Hino Nacional palavra a palavra, estrofe a estrofe, acorde a acorde.

Minhas amigas. Meus amigos. Minhas camaradas. Meus camaradas. De 24 de Agosto a a11 de Novembro vamos entoar o nosso Hino para nós, para embalar os nossos filhos na esteira da liberdade, para cantarmos amor. Vamos desfraldar a nossa Bandeira nos corações. Vamos honrar o nosso MPLA. També porque este é o primeiro Novembro que festejamos sem o Presidente José Eduardo dos Santos. Novembro eterno da Independência Nacional e de todos os Heróis que enfrentaram os invasores e os destroçaram. 

As angolanas e os angolanos têm todos os motivos para se orgulharem do passado, dos que libertaram Angola do colonialismo e de todos os invasores estrangeiros. Essa gesta heroica não é para ser esquecida ou ignorada em nome seja do que for. 

A reconciliação nacional só pode ser feita em nome dos nossos Heróis. Não há reconciliação possível enquanto não honrarmos todos os que se bateram pela libertação da Pátria. Vamos fazer do 24 de Agosto o Dia Primeiro da Festa Especial do 11 de Novembro. 

Até lá cantemos o Hino Nacional. Vamos viver cada dia, cada semana, cada mês, como se fosse o tempo de todas as nossas vidas presentes e passadas. O hino das vidas que hão-de vir. Hino dos nossos antepassados, desde o primeiro grito de revolta, o primeiro combate pela liberdade. Todos unidos, continuaremos a ser imbatíveis.

As nossas divergências são salutares. É na divergência e até na dissidência que se fortalece a democracia. Mas ninguém pode colocar no mesmo plano os Heróis que libertaram a Pátria e os que aceitaram “embeber-se” em exércitos estrangeiros, invasores, que tinham como missão fazer de Angola um quintal de Mobutu ou um bantustão dos racistas da África do Sul.

Os Heróis Nacionais mostraram a sua fibra e o seu patriotismo no Ntó (Cabinda), em Kifangondo, no Ebo, em Catengue, no Balombo, no Huambo, nas imensas terras do Leste, no Triângulo do Tumpo, à vista do Cuito Cuanavale. Na Cahama, no Ruacaná. 

E para que a reconciliação nacional seja uma realidade, todos temos que honrá-los. A História de Angola tem em cada página um hino à liberdade. Não podemos escrever outras linhas e outras páginas, sobe pena de trairmos o passado e o presente. De inviabilizarmos o futuro. Este é o tempo do Hino Nacional. Da Bandeira, aquela que foi içada por Imperial, o rosto e corpo inteiro dos Heróis do 4 de Fevereiro a eterna matriz revolucionária do Povo Angolano.

O nosso Hino é o MPLA. Angola é a nossa Bandeira. 

*Jornalista

A REVOLUÇÃO CULTURAL EM SILENCIOSA MARCHA EM ANGOLA

Martinho Júnior, Luanda

O PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS LANÇOU AS BASES DA ENTRADA DE ANGOLA NO SÉCULO XXI.

PARA ALÉM DOS CONTRADITÓRIOS INTERNOS, O LEGADO ENERGÉTICO E DA ÁGUA É PARA INEXORAVELMENTE PROSSEGUIR!

… “Com efeito, em cada momento da vida de uma sociedade (aberta ou fechada), a cultura é a resultante mais ou menos consciencializada das actividades económicas e políticas, a expressão mais ou menos dinâmica do tipo de relações que prevalecem no seio dessa sociedade, por um lado, entre o homem, (considerado individual ou colectivamente) e a natureza, e, por outro, entre os indivíduos, os grupos de indivíduos, as camadas sociais ou as classes.

O valor da cultura como elemento de resistência ao domínio estrangeiro reside no facto de ela ser a manifestação vigorosa, no plano ideológico ou idealista, da realidade material e histórica da sociedade dominada ou a dominar. 

Fruto da história de um povo, a cultura determina simultaneamente a história pela influência positiva ou negativa que exerce sobre a evolução das relações entre o homem e o seu meio e entre os homens ou grupos humanos no seio de uma sociedade, assim como entre sociedades diferentes. A ignorância desse facto poderia explicar tanto o fracasso de diversas tentativas de domínio estrangeiro como o de alguns movimentos de libertação nacional”…

Amílcar Cabral – Um cruel dilema para o colonialismo: liquidar ou assimilar? - A libertação nacional, ato de cultura.

01- Para que haja capacidade de unidade e de síntese em tempo do choque entre os conceitos incentivados pela hegemonia unipolar e os conceitos próprios da muito legítima emergência multilateral por todo o Sul Global, há que sempre levar em conta o que nos une, ou pode unir: o benefício de toda a humanidade e o imenso respeito devido à Mãe Terra acima de qualquer controvérsia, conforme aliás ao pronunciamento dum líder carismático do Não-Alinhamento em Bandung, (conferência realizada entre 18 e 24 de Abril de 1955), que contribuiu para levar à elaboração dos 10 princípios norteadores daquela organização…

Zhou Enlai em síntese assumiu algo que é nesse sentido, património de sabedoria disponível para toda a humanidade: “procurar o comum e deixar de lado a diferença”!

Esta é uma evocação que neste momento do passamento físico do Presidente Emérito do MPLA urge fazer prevalecer no Trópico de Câncer, até por que Angola sempre pertenceu a esse Movimento reitor das mais nobres aspirações de todo o Sul Global à Paz universal, que tanto tem a ver com a Carta das Nações Unidas!

A cultura entendida em conformidade com o movimento de libertação em África, sabiamente sintetizada por Amílcar Cabral, insere-se nos conteúdos programáticos de Bandung que continuam a prevalecer no século XXI, conforme ao multilateralismo respeitador da Carta das Nações Unidas e de muitas iniciativas internacionais em curso!

Angola | UNITA "pagou" abastecimentos com três mil toneladas de marfim

Memória – Jornal de Angola, 24maio2014

Artur Queiroz*, Luanda

Traficantes de droga e marfim, garimpeiros de diamantes e madeira preciosa criaram um esquema mafioso na Jamba.

Políticos, militares sul-africanos de alta patente, comerciantes e industriais, agentes de serviços secretos beneficiaram da guerra suja da UNITA. Joaquim Augusto, piloto e dono do avião que caiu no quartel da UNITA, com João Soares a bordo, recebeu da UNITA três mil toneladas de marfim em pagamento por serviços prestados. 

O coronel Ian Breytenbach denunciou os mafiosos e foi saneado. Um jovem tenente foi afastado dos campos de batalha por “fadiga de guerra” quando descobriu num armazém da Inteligência Militar sul-africana, em Caprivi, caixas com dentes de elefante e chifres de rinoceronte.

A imagem de Savimbi foi vendida aos governos ocidentais como um democrata que combatia russos e cubanos em Angola. Mas a realidade era outra: 

“informei um oficial de inteligência de alto nível, que trabalhava com a UNITA,  de tudo o que sabia. Exigi que acabasse imediatamente com o tráfico de marfim e de droga entre a Zâmbia, Jamba e Joanesburgo”, conta Breytenbach. Mas exigiu mais: “vejam-se livres da máfia portuguesa e tomem imediatamente medidas porque estão a dizimar as manadas de elefantes e rinocerontes”. 

A resposta foi eloquente. O coronel Breytenbach pediu para passar à reserva porque queria gerir o parque natural de Caprivi, na Namíbia ainda ocupada. Iniciou funções mas por pouco tempo. A máfia de traficantes de droga, marfim e diamantes mexeu os cordelinhos em Pretória e ele foi despedido sem qualquer justificação. 

“Alistair Macdonald mandou-me uma mensagem onde me informava que tinha sido demitido  a pedido das Forças de Defesa e Segurança da África do Sul”, escreveu o coronel.

Ian Breytenbach reagiu e escreveu uma carta pessoal ao chefe das SADF. Este tomou a decisão de manter o coronel no cargo. Mas alguns dias depois um brigadeiro da Inteligência Militar foi à Namíbia e pôs mesmo Breytenbach fora de combate. O contrabando e o tráfico davam milhões e ele estava a deitar tudo a perder, com os seus princípios de ambientalista.

Tenente fatigado

O mesmo aconteceu a um jovem tenente que em 1987 e 1988 foi combater no Cuando Cubango. O coronel Ian Breytenbach conta como foi saneado: 

“o jovem tenente informou-me que ao regressar de uma operação em Angola, estava sem mantimentos para a sua tropa. Foi ao Rundu abastecer-se num armazém da Inteligência Militar. Abriu uma caixa e estava cheia de dentes de elefante. Abriu outra e outra, a mesma coisa. Todas as caixas do armazém, em vez de víveres, estavam cheias de marfim”.

As caixas iam ser trocadas por outras cheias de víveres, mas os camiões estavam atrasados. O jovem oficial, “como um bom soldado, decidiu comunicar o facto ao seu comandante. Ele ouviu o relato, ficou irritado, fechou a porta do gabinete e começou a ameaçar o jovem dizendo que ia ter problemas graves na vida se divulgasse a sua descoberta. Poucos dias depois o oficial foi recambiado para a África do Sul sob o pretexto de sofrer de fadiga de guerra”, descreve Ian Breytenbach.

“ESMOLAS MISERÁVEIS” MILHÕES E QUINHENTAS

Para os EUA é intolerável que apenas os seus mais fiéis vassalos os acompanhem nas “sanções” contra a Rússia. Países sobretudo da América Latina, África e Ásia (representando a larga maioria da população mundial) recusam esse alinhamento. Daí a campanha diplomática de ameaças e chantagem - à mistura com promessas - vinda de Washington. Em Moçambique as “promessas” foram devidamente qualificadas: “esmola desprezível”.

Carlos Lopes Pereira *

A imprensa moçambicana deu destaque à iniciativa de alguns congressistas norte-americanos visando aprovar legislação que permita a Washington aplicar sanções unilaterais a países africanos que mantenham relações de cooperação com a Rússia.

Promovida por Gregory Meeks, do Partido Democrata, presidente do Comité de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes, e por outros congressistas, a proposta, a ser aprovada, teria a esclarecedora designação de Lei para Contrariar as Actividades Malignas da Rússia em África. Tal legislação visaria, entre outras medidas, a imposição de sanções contra os governos africanos «cúmplices no apoio» a relações amigáveis com Moscovo. De acordo com o semanário Savana, de Maputo, a lei seria um instrumento de Washington para pressionar e ameaçar os países africanos – a larga maioria – que se recusam a tomar partido contra a Rússia no conflito na Ucrânia.

Na mesma altura, em meados de Junho, a subsecretária de Estado norte-americana para Assuntos Políticos, Victoria Nuland, visitou Moçambique e anunciou – segundo o jornal Notícias – que os EUA vão desbloquear, para auxiliar a «reconstrução» dos distritos afectados pelo terrorismo na província de Cabo Delgado, uma verba de 14 milhões de dólares por ano ao longo de uma década. «O fundo já foi aprovado pelo Congresso dos EUA e o acordo pode ser assinado nos próximos dois meses», pormenorizou.

Os planos de «ajuda» revelados pela governante norte-americana foram severamente criticados em Maputo.

AS FALSAS DICOTOMIAS POLÍTICAS: NOTAS À BEIRA DA MATRIZ NARRATIVA

– "O Vale do Silício bloqueia os criadores de conteúdo não porque prejudiquem o bem público, mas sim porque eles discordam do governo dos EUA acerca de uma guerra".

Caitlin Johnstone [*]

Você pode votar e debater livremente qualquer assunto... desde que não afete o funcionamento do império. Mas quando se trata do modo e das vias pelas quais dinheiro, armas e recursos movimentam-se pelo mundo, você de repente descobre que o seu voto não tem importância, que vale nada; e que sua posição não tem representação em nenhum fórum ou corpo governante.

O império permitirá que você discuta até ficar roxo de tanto falar sobre se alguém pode ou não fazer aborto, ou sobre se as minorias devem ter direitos civis. Eles podem até deixar você votar em decisões sobre esses assuntos. Mas ‘eventos’ como o expansionismo militar e a globalização e desregulamentação neoliberais escapam da cobertura dessas e de todas as ‘liberdades’.

O império depende de falsas dicotomias políticas – como Democratas versus Republicanos – para manter todos lutando por questões que não afetam o funcionamento do Império, de modo que a máquina imperial possa avançar ininterruptamente por dentro da massa da ralé local. Os Partidos políticos existem para fazer esse serviço, de fingir que se garantiriam voto e voz a ‘todos e todas’.

Os grandes media comerciais existem para manter todos hipnotizados por essas falsas dicotomias no nível do discurso e do debate. O ‘jornalismo’ fabrica guerras culturais que dividem a população ao meio, em torno de qualquer questão que não afete o Império. E da divisão em diante, alimentam continuamente esse debate.

As facções da “esquerda populista” de Bernie/AOC/TYT [Alexandria Ocasio-Cortez/The Young Turks] e da “direita populista” de Trump/Tucker Carlson estão lá para atrair partes da população que se tornem curiosas demais sobre os mecanismos mais brutos do império, de modo a garantir que os ‘curiosos’ sejam empurrados de volta à falsa dicotomia política, e parem de fazer perguntas não autorizadas.

Toda a classe política/jornalística existe para esse propósito: não para ajudar as pessoas, não para lutar pelos direitos civis, não para criar uma população bem informada para que a democracia funcione. Sim para impedir que as luvinhas sujas das massas sujas aproximem-se das verdadeiras alavancas do poder. A classe política/jornalística só tem essa função. Não presta para mais nada.

Portugal | O PAÍS NÃO PODE NEGLIGENCIAR O SEU POVO

Rosália Amorim* | Diário de Notícias

Todos os anos, no verão, Portugal enfrenta um adversário: o fogo. Um adversário às vidas humanas e aos bens poupados durante uma vida inteira; um adversário aos animais nos pastos e à fauna e flora do território nacional; um adversário à imagem de segurança e de turismo de qualidade que o país tem vindo a construir, mas que, todos os verões, vai por água abaixo.

Os Soldados da Paz são sempre chamados em momentos críticos, dizem sempre "presente" e mobilizam-se para o combate, mas isso não chega. A prevenção tem de ser um desígnio nacional e deveria ser, em si mesma, uma área a lecionar nas escolas. A literacia nesta área é baixa, muito baixa no nosso país. É urgente ensinar aos mais novos como prevenir e evitar comportamentos de risco. Se a um idoso de 70 ou 80 anos pode ser difícil explicar porque não pode fazer uma queimada em determinada época do ano ou em determinada zona, como os seus pais e avós sempre fizeram, aos mais novos será mais fácil fazer entender essa mensagem. A preocupação ambiental das novas gerações pode também contribuir para uma maior consciência de prevenção e de cultura anti-incêndio. Na disciplina de Cidadania, que faz parte dos currículos, deveria incluir-se matérias como esta.

São impressionantes as imagens dos incêndios a que temos assistido nas últimas horas e que revemos aqui nesta edição do Diário de Notícias. Nelas vê-se mais do que chamas e devastação, vê-se um país a ferro e fogo, com dificuldade em vencer um inimigo que ameaça as populações. E como são cada vez mais idosas e, por vezes, com reduzida mobilidade, o desafio torna-se ainda mais difícil e importante. Um país que não consegue defender o seu território, nem protege as suas gentes é um país que negligencia a sua principal missão e compromisso para com o seu povo.

* Diretora do Diário de Notícias

Portugal | AVISO VERMELHO


Henrique Monteiro | Henricartoon

*Desde 1917 que andam a fazer este aviso vermelho e de perigo que contém as maiores patranham: alegavam e alegam que até "comem criancinhas ao pequeno almoço". Era (é) perita a sabuja igreja católica apostólica romana das calúnias e da pedofilia desde tempos de mais de um século. Afinal quem anda e andou a "comer criancinhas" foram e são eles, os padrecas. Certo é que aquilo contagiou enorme parte das populações globais. O fascismo nazi e neoliberal é o vencedor atual e o que mais usa esse aviso vermelho em seu proveito. 

*PG

Portugal | O BOMBEIRO COSTA DO OPRÓBRIO E OS BOMBEIROS DE VERDADE

O retrato de Portugal a arder vem aqui pela lavras do Notícias ao Minuto. Apresentamos um resumo e se quiser lá chegar no TODO siga o link que encontrará no final deste copy paste resumido. Vá nessa para arrefecer ou talvez não.

Cá por nós, no PG, elogiamos com Medalha de Plástico do Piorio o Costa “bombeiro PM” que recusa pagar o trabalho digno e estafante dos bombeiros mas que nestas fases de ardência usa de toda a sua hipocrisia a elogiar aqueles soldados esforçados e transbordantes de coragem e de humanidade. Dito sem mais para esturrar. O homem não presta e pouco se diferencia do biltre Passos Coelhoa não ser nome enganoso do partido que chefia. Para ele proteger e ser justo relativamente ao reconhecimento de Trabalho Digno e devidamente remunerado é ser esclavagista da modernidade. Sempre de acordo com banqueiros e grandes empresários que afinal vão untando a máquina PS e uns quantos que disso beneficiam e fazem lobie. É a pseudodemocracia vigente, é a porca da hipocrisia de certos e incertos políticos. Costa mostra-se. Está em roda livre da maioria que os tontos dos eleitores portugueses lhe ofereceram e continuam a oferecer.

Chega disto de repetir o que tão bem sabemos mas que contra nada fazemos, de facto. Chega é partido nazi-fascista, racista e mais adiante. Duvidam por acaso? Nas duas próximas décadas é mais que provável que provem esse elixir. Depois reverter isso vai ser demorado, como aconteceu com Hitler. Por enquanto avançam de pantufas mas lá virão as botas cardadas. E o aqui Bom Bombeiro Costa ajuda. Dá toda a oportunidade aos nazifascistas para se afirmarem. É assim como uma Geringonça Fascista Secreta onde o Iniciativa Liberal (o tanas) vai escapando pelos intervalos da chuva ácida e destruidora  que cai sobre os portugueses enxarcados em trampa da atual ilusória Justiça, Democracia e outras baboseiras com que concorrem para enganar milhões de cidadãos paupérrimos e escravizados em prol dos ricos serem cada vez mais ricos e mais ladrões comprando tudo e todos, até políticos e outros mais daquela cáfila dos poderes…

Mas eis os fogos e o quadro valoroso dos trabalhos subhumanos e ultra carreados de humanidade que compõem os corpos de bombeiros em Portugal. Eis esses valorosos prejudicados e mal pagos, iguais a milhões de portugueses (dês)governados pelo tal bombeiro Costa do opróbrio – que só engana os realmente iludidos e/ou distraídos. Sem-vergonha Subliminar é a sua água-de-colónia. Evidentemente que é ao que tresanda.

Segue-se do Notícias ao Minuto a situação e o obrigado de milhões de portugueses aos Bombeiros de Verdade. Heróis Anónimos, o costume quando toca ao lado do povoléu, dos injustiçados e mal pagos no salazarismo e nesta democracia da treta, nauseabunda e esclavagista.

SC | PG


Hoje será "dia mais grave", diz Costa; Contingência prolongada

Quarta-feira ficou marcada pelos incêndios, com as zonas de Leiria, Albergaria-a-Velha, Loulé e Palmela a preocupar. Lousã foi o local de Portugal mais quente a registar 46,3ºC.

Durante a noite, duas fábricas foram consumidas pelas chamas em Albergaria-a-Velha.

De recordar que o país se encontra em situação de contingência desde segunda-feira, 11 de julho, devido aos incêndios que têm vindo a deflagrar em território continental. A mesma irá durar, pelo menos, até esta sexta-feira, 15 de julho.

Altas temperaturas provocam incêndios florestais no sul da Europa

Marta Amorim | just now

O sul da Europa enfrenta tal como Portugal uma onda de calor extrema que está a provocar grandes incêndios florestais na Grécia, Itália, França e Espanha, país onde se tem registado temperaturas recordes.

De 7 a 13 de julho incêndios fizeram 160 feridos, quatro deles graves

Marta Amorim | 11 minutos atrás

André Fernandes, comandante da ANPC acaba de fazer uma balanço da situação dos fogos, dando conta de seis ocorrências ativas - duas em Leiria, Lindoso, Viana do Castelo, Oliveira de Azeméis, Aveiro e Baião. 

Nestes locais estão 1454 operacionais, 425 meios terrestres e 20 meios aéreos. Os incêndios de Ourém, Faro, Palmela, Caminha, Seia e Salvaterra de Magos, estão dominados. Há ainda, contudo, operacionais nestas áreas "até ficarem totalmente extintos". 

De 7 a 13 de julho, 160 feridos, dos quais 4 graves - dois deles agentes de proteção civil e dois civis. 

Danos materiais contabilizados: 

Ourém, Cumeada- 28 casas e anexos e garagens afetados;

Pombal, Abiul- 12 habitações e uma roulote, dois armazéns, um aviário, uma serração;

Leiria, Caranguejeira- quatro habitações e uma vacaria;

Ourém, Espite- duas habitações;

Faro- duas habitações;

Palmela- várias habitações e viaturas sob contabilização;

Oliveira de Azeméis- uma habitação e uma oficina. 

A EN10 (entre a Quinta do Anjo e Cabanas) e o IC8 (nó de Barquinha e nó de Nogueiros/nó de Barracão e Leiria) continuam cortadas. 

Fogo que começou em Vilar de Mouros, em Caminha, em fase de resolução

Marta Amorim | 28 minutos atrás

O incêndio que deflagrou na quarta-feira em Vilar de Mouros, concelho de Caminha, no distrito de Viana do Castelo, está em resolução depois de uma "noite de sobressalto" devido a reacendimentos, disse hoje o presidente da Câmara.

Incêndios mobilizam mais de 3500 operacionais e 27 meios aéreos

Marta Amorim | 56 minutos atrás

Às 11h30 desta quinta-feira, segundo a Proteção Civil, estavam mobilizados - para 55 fogos - 3528 operacionais, 1086 veículos e 27 meios aéreos. 

IRA resgata canguru do incêndio em Palmela

Marta Amorim | 1 hour ago

O incêndio de Palmela está dominado, mas ontem viveram-se momentos de preocupação. As casas e as vidas humanas foram salvaguardadas mas também as dos animais. Nesse sentido, as equipas do IRA estiveram presentes, tendo  desmobilizado de Palmela pelas 03h00 da noite.

"Contudo, a última ação de resgate foi-nos comunicada pelo Comandante dos Bombeiros de Palmela para um….canguru!", pode ler-se na página do  IRA - Intervenção e Resgate Animal.

João fugiu com uma ovelha nos ombros. A imagem tornou-se num símbolo

Marta Amorim | 1 hour ago

Fotografia captada por Paulo Cunha, fotojornalista da Lusa, é viral nas redes sociais e está a ser considerada um marco deste momento que se vive em Portugal.

Mourinho envia mensagem solidária aos bombeiros

Marta Amorim | 1 hour ago

José Mourinho, que está concentrado com a AS Roma num estágio no Algarve, não ficou indiferente à onda de incêndios que deflagram em Portugal neste momento.

Fogo que começou em Faro e se estendeu a Loulé em fase de resolução

Marta Amorim | 1 hour ago

O incêndio que deflagrou na terça-feira à noite em Gambelas, no concelho de Faro, e que depois se estendeu a Loulé, entrou em fase de resolução às 09h19, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Fogo que deflagrou em Oliveira de Azeméis consumiu mais de 2.500 hectares

Marta Amorim | 1 hour ago

incêndio que deflagrou na quarta-feira em Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro, e alastrou a Albergaria-a-Velha e Estarreja, consumiu já uma área superior a 2.500 hectares e atingiu duas fábricas e uma casa devoluta.

Reacendimento "forte" no incêndio de Leiria

Marta Amorim | 1 hour ago

Pedro Pimpão, Presidente da Câmara Municipal de Pombal fala, em declarações à CNN, num reacendimento "forte" do incêndio de Leiria, e que está a "encaminhar-se para a freguesia de Vermoil", em Pombal. 

Detenções e condenações de incendiários estão a aumentar, revela Costa

Marta Amorim | 1 hour ago

O primeiro-ministro defendeu hoje que os agentes da Polícia Judiciária (PJ) e a Guarda Nacional República (GNR) desenvolveram as suas capacidades técnicas, permitindo que atualmente existam mais detenções e condenações em tribunal de incendiários.

De acordo com o líder do executivo, quer a Polícia Judiciária, quer a GNR, "têm desenvolvido uma capacidade técnica de deteção das origens dos incêndios, de recolha e de consolidação de prova".

"Ao longo dos últimos anos, isso tem permitido haver não só um maior número de detenções, como também, inclusivamente, um maior número de condenações, porque a prova chega a tribunal suficientemente sólida para determinar as condenações", sustentou.

Costa diz que meios estão mobilizados e a atuação é coordenada

Marta Amorim | 2 horas atrás

O primeiro-ministro considerou hoje que os meios de combate aos incêndios estão mobilizados e a operar no terreno de forma coordenada, mas salientou que a principal resposta passa por maior cuidado na prevenção de fogos.

Palmela. 21 assistidos e 12 feridos, entre eles dois civis e um GNR

Marta Amorim | 1 hour ago

Marcelo Lima, segundo comandante distrital de Setúbal, faz, em declarações à CNN, o balanço do incêndio em Palmela.

Está dominado - mas não em rescaldo - com trabalhos feitos durante o período noturno. Há, porém, há riscos de foco de incêndio, pelos que as autoridades se mantém com maior atenção às situações mais criticas. Está no local um meio aéreo no local a dar assistencia a "pontos quentes".

No total, 21 pessoas foram assistidas. Durante as 5 horas que o incêndio deflagrou em Palmela, registaram-se 12 feridos, tendo nove sido assistidos no local. Os feridos são nove bombeiros, dois civis e um militar da GNR

"Um civil e um bombeiros ficaram com queimaduras", refere o segundo comandante. Foram assistidos no Hospital de São José e estão em  convalescença. 

Ainda segundo Marcelo Lima, ardera, 400 hectares, embora este número ainda precise de ser validado.

Quanto aos danos materiais, vários barracões arderam, bem como um stand de automóveis. 

Dois fogos em Leiria são os que mais preocupavam os bombeiros às 08h30

Marta Amorim | 3 horas atrás

Dois incêndios em Vale da Pia e em Barrocal-Sicó no distrito de Leiria eram às 08:30 os que mais preocupavam os bombeiros, podendo nas próximas horas juntarem-se meios aéreos no combate, disse à Lusa fonte da proteção civil.

LER/VER completo no original - em Notícias ao Minuto

SABER DIZER NÃO. FAZÊ-LO É PRECISO!

Bom dia. O que aqui se trata é pretextado por simples conteúdo no Expresso Curto em abordagem selecionado sobre acontecimentos na Lusa Pátriae Reino de Feios, Porcos e Maus políticos caídos no caldeirão neoliberal, antecâmara do nazi-fascismo. De salientar que há jornalismo, entre outros profissionais, que estão a ir atrás e estão à beira do citado caldeirão ou por estarem já à beirinha vão escorregar e caírem a pés juntos dentro dele. Veremos isso em grande quantidade na próxima década. 

Afinal, como todos, o que eles querem é dinheirinho que seja bastante para pagar as contas de uma classe média na ilusão de que é superior. Nos espelhos foscos de suas casas até se vêem de acordo com a cegueira do crescimento que a ocorrer é quase sempre à custa dos perrapados que como escravos pagam tudo e nem bufam – ou somente bufam uma quantidade mínima porque a cegueira afeta os outros milhões de papalvos. Falar verdade é que não se fala, escrever verdade, verdadinha, também não… Mas parece que sim, de acordo com a acertividade democrática da treta em que milhões estão a ficar afetados. Nem um porra, nem um chulos ou ladrões sai da boca dos tais milhões de escravizados, prejudicados e mal pagos como de costume. Mas a vida é melhor que nos tempos do fascista Salazar, dizem, julgam. Sim, mas só um poucochinho. As seitas de empresários, banqueiros, sábios da gestão, etc., etc., continuam a roubar. Tudo isso de mãos dadas com os políticos ladrões e corruptos envolvidos no solarengo nepotismo do costume. Ooooh, não, não. Afinal votamos, dizem os tontos que escolhem a merda na fossa que lhes põem à frente. E então é isso a democracia apregoada e vigente? Pois.

Uma história sobre técnica para as crianças comerem o que teimam em dar-lhes: sopa. 

Há crianças que não gostam de sopa e afirmam categoricamente que não a querem comer. Então, democraticamente, dá-se-lhes a escolher. Pergunta-se-lhe: Querido/a queres sopa de feijão ou de cenoura? A reação é de surpresa. Até lhe dão a escolher. Nem vem à cabeça recusar uma e outra sopa. E optam. Escolhem imã das sopas apesar de não a quererem. E comem. E assim vão comendo. E habituam-se, apesar de saberem que não aquilo que querem. Não é aquilo de que gostam. Apesar de saberem que na sua convicção são sopas de esterco. E asim vão os portugueses e os cidadãos planetário deste neoliberalismo-fascismo de trapa a que chamam democracia. De políticos vigaristas ladeados de empresários e banqueiros, de gestores e outros sábios monstruosos que em minoria tomam os poderes… Enfim, já se sabe quem são e quem são. Mas, e “deitá-los a baiso”? Como se deverá fazer? Talvez pacificamente baste dizer NÃO. E não é não, sempre. Decerto estarem dispostos a ofrer duras consequências até que sejam derrubados de todo. Até nos livrarmos dos vigaristas, dos ladrões e dos chulos que enchameiam a sociedade portuguesa, europeia e – salvo raras excepções – planetária.

Oh, como isso seria correto e bom para todos. Nasceria o homem/mulher novos. Atenção, porque passado cinco minutos dessa nova sociedade germinariam novos vigaristas, ladrões, corruptos, etc. Quem não sabe isso, faz parte das ambições desonestas do género jumano. Pois.

Oh, assim mais vale é estar quieto, Pensamos. Não?

A seguir: Expresso Curto por lavra do jornalista balsemanizado João Miguel Salvador. Atirem-se à prosa… mas não ardam em infundadas esperanças nem em torrentes de ilusões. Os arautos também mentem e são mal pagos pelos do sistema nos poderes. Dizer não, é preciso. Ler e pensar é imprescindível. Basta de engolir elefantes e as suas bostas de esterco como se fossem bombons!

SG | PG

Mais lidas da semana