domingo, 1 de junho de 2014

Ligação aérea Singapura-Díli interrompida devido a cinza do vulcão




Díli, 31 mai (Lusa) - As nuvens de cinza provocadas pelo vulcão Sangiang, na Indonésia, que entrou na sexta-feira em erupção, impediram hoje a realização da ligação aérea entre Singapura e Díli, Timor-Leste, disse fonte da companhia aérea Air Timor.

"O voo não se realizou devido às nuvens de cinza provocadas pelo vulcão", disse a mesma fonte, acrescentando que só no domingo poderá saber-se se a ligação vai ser restabelecida.

O vulcão Sangiang, no sudeste da Indonésia, entrou na sexta-feira em erupção e lançou uma coluna de cinza de até três quilómetros de altura, informou o Centro de Vulcanologia e Mitigação de Ameaças Geológicas.

O diretor do centro declarou que a erupção ocorreu depois de um sismo de 5,4 de magnitude na escala de Richter na região, segundo a emissora de rádio El Shinta.

O especialista indicou que provavelmente será elevado o grau de alerta na ilha de Sangiang, onde se encontra o vulcão com o mesmo nome, que tem duas crateras, uma de 1.949 metros e outra de 1.795.

A Indonésia está assente sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica, e tem mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão classificados como perigosos.

MSE (FPA) // VM – Lusa – foto em Sapo TL

Sem comentários:

Mais lidas da semana