domingo, 17 de agosto de 2014

China: Manifestação pró-Governo em Hong Kong contra movimento Occupy




Milhares de pessoas são esperadas hoje numa manifestação pró-Governo em Hong Kong, em oposição a uma campanha de desobediência civil do movimento Occupy Central, que ameaça paralisar a cidade, por causa da reforma eleitoral.

O descontentamento público em Hong Kong atingiu o nível mais elevado dos últimos anos, com preocupações relativamente à interferência de Pequim e às divisões crescentes sobre a forma como o seu líder deve ser escolhido em 2017, no âmbito de reformas políticas.

Ativistas pró-democracia do grupo Occupy Central comprometeram-se a mobilizar manifestantes para ocuparem algumas das vias mais movimentadas do centro financeiro, caso a nomeação pública dos candidatos seja decidida pelas autoridades.

Mas o movimento tem sido fortemente criticado por Pequim e pelas autoridades da cidade como sendo ilegal, radical e violento.

Os organizadores da manifestação de hoje, a Aliança para a Paz e a Democracia, dizem que a maioria silenciosa de sete milhões de habitantes da cidade não suporta o movimento Occupy.

"Queremos que o mundo saiba que queremos paz, queremos democracia, mas por favor, não nos ameacem, não tentem transformar este lugar num lugar de violência", disse à AFP o cofundador da Aliança, Robert Chow.

Mais de 120 mil pessoas já começaram a participar no comício, que teve início logo após as 13:30 (05:30 GMT), mas este número pode ainda chegar aos 200 mil, segundo a Aliança.

"Estou aqui para me opor ao occupy, é tão simples como isso. É mau para os jovens", disse à AFP um aposentado de 70 anos que se identificou apenas pelo apelido Wong.

Segundo os organizadores, cerca de 1.500 pessoas, algumas brandindo bandeiras chinesas, participaram numa corrida matinal preparativa para a marcha da tarde.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana