sábado, 31 de outubro de 2015

Portugal. Doutor Morte. "Balanço dos quatro anos é extremamente positivo. Missão foi cumprida



Em entrevista à Rádio Renascença, o ex-ministro da Saúde, Paulo Macedo, diz sair do Governo com o sentimento de dever cumprido.

“O balanço dos quatro anos é extremamente positivo face às circunstâncias. Encontrei um Serviço Nacional de Saúde (SNS) sob ameaça de cortes de fornecimentos, um corte decidido de 2010 para 2011 de 12% no orçamento da saúde, que é uma coisa inimaginável e que, na altura, parece que ninguém deu por isso”, relata.

Para Paulo Macedo, “houve também a vinda da troika” e o ex-ministro acredita que conseguiram fazer face “a essa situação com medidas e políticas de saúde, e com os dirigentes da saúde, para criar uma política assistencial. Para um menor número de portugueses temos mais cuidados de saúde, mais cirurgias”.

“Conseguimos resgatar o SNS dos credores, temos hoje uma dívida muito mais controlada e uma solvência maior das unidades de saúde, apesar dos inúmeros problemas que continuam a existir. O sistema é agora mais sustentável”, admite.

Paulo Macedo sente que a missão foi cumprida. “Face às condições que eram atípicas e extraordinárias e não eram comparáveis com nenhuma outra situação nos últimos 40 anos de governação, a missão foi cumprida”.

Questionado sobre os seus planos futuros, o ex-ministro admite regressar ao setor privado, “onde também se serve bem o país”.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana