terça-feira, 17 de novembro de 2015

Portugal. VISTOS GOLD – MIGUEL MACEDO ACUSADO DE QUATRO CRIMES



O Ministério Público acusa o antigo ministro da administração interna de três crimes de prevaricação de titular de cargo político e um de tráfico de influência.

Miguel Macedo, que se demitiu há um ano por suspeitas de envolvimento no chamado caso dos vistos dourados, acaba de conhecer os crimes de que é acusado.

De acordo com o jornal online Observador, são quatro: três de prevaricação de titular de cargo político; e um de tráfico de influência. São crimes que, alegadamente, foram praticados enquanto desempenhava as funções de Ministro da Administração Interna, no primeiro governo de Pedro Passos Coelho.

O Observador escreve que estão em causa atos ilícitos que terão favorecido a rede dos Vistos Gold, em concreto: a intervenção na nomeação de um funcionário dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, que estava sob a tutela de Miguel Macedo, para a embaixada de Portugal em Pequim, na China. Macedo terá também interferido num processo fiscal relacionado com a farmacêutica Octapharma - empresa que contratou José Sócrates como consultor.

A TSF já contactou da Procuradoria-Geral da República e aguarda uma resposta.

TSF – Foto Paulo Spranger/Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana