domingo, 8 de novembro de 2015

VINHOS DE PORTUGAL EM DESTAQUE NA FEIRA DE HONG KONG



Pequim, 06 nov (Lusa) - Dezenas de países produtores de vinho, da Argentina à Austrália, disputam na Hong Kong International Wine & Spirits Fair a atenção dos profissionais e consumidores chineses, mas, na edição deste ano, Portugal parte em vantagem.

"Só o facto de termos sido designados como país convidado é já um marco bastante importante", disse à agência Lusa em Pequim o diretor de 'marketing' da ViniPortugal, Nuno Vale.

"Vai dar uma grande visibilidade aos vinhos portugueses, perante vários profissionais, não só de Hong Kong, mas também dos mercados vizinhos", acrescentou o responsável da associação que promove a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos.

Segundo dados da ViniPortugal, participam na International Wine & Spirits Fair, que abriu oficialmente na quinta-feira, perto de meia centena de empresas portuguesas, a representar diversas regiões de norte a sul do país.

O programa inclui ainda 12 seminários sobre vinhos portugueses.

Nuno Vale mostrou-se otimista: "Ainda mais neste ano, em que a própria feira celebra o oitavo aniversário", realçou, aludindo ao significado auspicioso do número oito na China.

No primeiro semestre de 2015, a China comprou mais 58,2% de vinho a Portugal, acompanhando a tendência que dura desde o início da década.

Pelas contas da ViniPortugal, no espaço de seis anos (2008-2013) as exportações de vinhos portugueses para o país subiram de 1,8 milhões de euros para 14 milhões de euros.

O número de empresas portuguesas com escritórios ou representantes na China também têm aumentado: "Decerto, já ultrapassam uma dezena", comenta Nuno.

Ainda assim, "há um longo caminho a percorrer", explicou à Lusa Jin Gang, vendedor na sociedade comercial Nam Kwong, um grupo estatal chinês que representa várias quintas vinícolas de Portugal.

"Os vinhos portugueses só agora começam a aparecer na China. Vai demorar até que sejam tão conhecidos como, por exemplo, os franceses", disse.

Na China, o vinho é também designado de "Faguojiu" (literalmente álcool da França, em chinês), ilustrando o domínio que aquele país tem no mercado chinês.

Para Nuno Vale, as campanhas lançadas pelas autoridades chinesas para combater a ostentação e a corrupção, que causaram uma quebra acentuada no consumo de produtos de luxo, poderão levar a uma mudança de paradigma.

"No momento em que houve esses cortes por entidades governamentais, que tipicamente consumiam vinho francês, o mercado voltou-se para vinhos que ofereciam a mesma qualidade, mas a um preço significativamente mais baixo", explicou.

"Isso está a despertar o interesse pelos vinhos portugueses", acrescentou.

Portugal já é o quinto fornecedor europeu de vinhos importados pela China, que, entretanto, também está a apostar na produção e, de acordo com algumas projeções, dentro de cinco anos poderá mesmo tornar-se o maior produtor mundial.

Porém, "no mercado interno, a China terá sempre de lutar com um problema típico de países em desenvolvimento, que é: tudo o que vem de fora é sempre mais apreciado do que aquilo que é produzido dentro", referiu Nuno Vale.

"O consumidor chinês não estará disposto a dar um valor superior pelos vinhos domésticos. Isso vai acontecer durante muitos anos", previu.

Per capita, o consumo na China não chega a um litro e meio por ano; em Portugal ronda os 40 litros.

Contudo, só em 2014, o país importou cerca de 383 milhões de litros de vinho, posicionando-se como o maior consumidor do mundo, segundo dados das alfândegas chinesas.

"É um mercado muito volátil", considerou Nuno Vale. "Tanto cresce muito, como decresce, como volta a crescer. Não é um mercado maduro", concluiu.

JOYP // CSJ

Sem comentários:

Mais lidas da semana