domingo, 24 de dezembro de 2017

OBIANG MAIS RICO | Descoberta de novo poço de petróleo na Guiné Equatorial

A Empresa Petrolífera norte-americana ExxonMobil descobriu a existência de um novo poço de petróleo no território equato-guineense durante o mês de outubro de 2017. 

Entretanto, a divulgação foi realizada no mês de dezembro pelo Ministro das Minas, Indústrias e Energia, Gabriel Mgaba Obiang Lima, tendo em vista a confirmação de aval para exploração. Segundo o Ministro, o potencial do país no que tange a extração de hidrocarbonetos é favorecido pela parceria estabelecida com a ExxonMobil.

O atual projeto é o estabelecimento de um novo local de extração no poço Avestruz-1. No país, a ExxonMobil detém 71,25% do projeto do poço Zafiro juntamente com a empresa estatal GEPetrol. O Avestruz-1 corresponde a uma exploração adjacente ao Zafiro, localizado aproximadamente a 160 km de Malabo, capital do país.

A Guiné Equatorial enfrenta decrescente produção de hidrocarbonetos, em decorrência da queda dos preços do produto internacionalmente. Opondo-se as perspectivas, o Governo iniciou o estabelecimento de novas parcerias com investidores durante o ano de 2017, em busca da superação de tal desafio.

petróleo representa a principal gerador de receitas fiscais do Estado e impulsionador do crescimento do país até 2009, levando ao crescimento médio de 24% ao ano. Apesar das previsões de permanência de um cenário de recessão até 2020 por parte de Organizações como o Fundo Monetário Internacional e Economist Intelligence Unit, as prospecções apresentadas pela descoberta podem representar ao Governo a possibilidade de planificação de estratégias para amenizar o cenário econômico adverso. 


Imagem: Reprodução Rural Centro)

Sem comentários:

Mais lidas da semana