sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Portugal | “AMARELOS”… SÓ OS DA CARRIS - tlim, tlim


A expetativa estava em alta acerca dos Coletes Amarelos que diziam que iam “Parar Portugal”? Se estava para alguns decerto que para a maioria dos portugueses assim não era e assim não foi. “Amarelos” só os da Carris, em Lisboa. Esses continuam na sua labuta e em marcha pelas ruas da capital – os também chamados elétricos.

Dos copistas “à la garçone” o que vimos é fracasso, desorganização, abordagens avulso e até sem nexo… e meia dúzia de gatos que abraçaram a tarefa sabe-se lá por que razão. Que eram apartidários… Talvez. Alguns, certamente que não todos. E da direita política? Pois. É o que mais parece. Mas só uns quantos. Porque a maioria dos que aderiram embarcaram mal e porcamente devido a ingenuidade. Nem se pode dizer que a tentativa valeu… Porque não valeu.

A comunicação social foi insistente a divulgar a ação daqueles coletes mas também não teve de esperar muito para cair na realidade e anunciar que os ditos ativistas amarelos e a iniciativa ocorre “quase sem expressão”.

Afinal o que queriam aqueles organizadores tão bem desorganizados? Coisas avulso e algumas disparatadas. Exigiam o salário mínimo para 700 euros (que bom) mas quem arcava com o excedente era o Estado, não os que na realidade pagam mal, muito mal, e arrebanham os lucros… Os patrões, os empresários. Era, não era? Pois.

E por aqui, neste exemplo, se vê a amarelada tentativa de uns que nem dão a cara e “sopram” reivindicações desgarradas, populistas. Alguns ingénuos aderiram e estão a dar conta de que caíram na esparrela. Será que nunca lhes ensinaram que para se lutar por ideais devemos saber por que se luta e para que se luta, contra quem se luta? Isso tudo com pés e cabeça... e com nexo.

Da TSF, por Rita Carvalho Pereira, incluímos uns parágrafos sobre o tema e desafiamos a que vá lá para ler e ouvir sobre aquela “coisa amarela”, inodora, mas que faz lembrar a repelente diarreia.

Bom dia. Bom fim-de-semana. Bom Natal. Dispa o colete, sorria… porque foi “apanhado”. Ups, mas já passou! (PG)

Protesto dos coletes amarelos quase sem expressão

Mais polícias que coletes amarelos. Os protestos desta sexta-feira registam, até agora, alguns constrangimentos no trânsito e uma pequena escaramuça em Braga.

A PSP e GNR a reforçaram o dispositivo de segurança, sobretudo nas entradas de Lisboa e Porto, mas esta podia muito bem ter sido mais uma manhã normal de sexta-feira. Nos vários pontos de encontro para o protesto, marcados através das redes sociais, têm comparecido algumas dezenas de manifestantes, que pouca ou nenhuma mossa têm provocado.

Inspirado no movimento dos 'coletes amarelos' em França, o protesto "Vamos parar Portugal" afirma-se como apartidário, tendo sido convocado através das redes sociais. Os manifestantes pedem uma redução de impostos na eletricidade, a diminuição do IVA e do IRC para as micro e pequenas empresas, bem como o fim do imposto sobre produtos petrolíferos e a redução do IVA sobre os combustíveis para metade.

Sem comentários:

Mais lidas da semana