quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Merkel dá 30 dias para que Reino Unido encontre solução que impeça Brexit sem acordo


Na primeira viagem oficial depois de assumir governo britânico, Boris Johnson aceitou proposta e afirmou que está 'mais do que feliz' com prazo oferecido

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, reuniu-se nesta quarta-feira (21/08) com Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, e estipulou o prazo de 30 dias para que o governo britânico encontre uma solução para evitar um Brexit sem acordo.

Durante cúpula realizada em Berlim, Merkel afirmou que o tempo está "correndo" e que um acordo não precisa demorar dois anos, mas que pode "ser encontrada uma solução nos próximos 30 dias".

Na primeira viagem oficial depois de assumir o governo britânico, Johnson aceitou a proposta e afirmou que está "mais do que feliz" com o tempo oferecido por Merkel.


O PM afirmou que há "muitas soluções" para resolver o problema da fronteira entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte. Segundo ele, essa questão não tinha sido "pressionada" o suficiente pelo governo anterior ao dele.

Para o conservador, o tema sobre as fronteiras entre as Irlandas deve ser retirado do Brexit. O PM garantiu que o Reino Unido não tem nenhum "plano" para dividir os dois países.

“Quero ser absolutamente claro com os nossos amigos alemães e com o governo alemão que nós, no Reino Unido, queremos um acordo”, disse.

Durante o encontro em Berlim, manifestantes protestaram contra a presença de Johnson gritando "não ao Brexit". Os militantes que estavam presentes no ato são a favor da continuidade do Reino Unido dentro da União Europeia.

República da Irlanda e Irlanda do Norte

O backstop é uma garantia de que não seja construída uma fronteira entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte com uma possível saída do Reino Unido sem acordo da União Europeia. O receio é de que com uma saída desordenada os países voltem a ter conflitos.

Opera Mundi, São Paulo | Foto: Flickr

Sem comentários:

Mais lidas da semana