sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Portugal | Saudações nazis e muito ódio em reunião no Hotel Sana


A SÁBADO no encontro de Mário Machado


Mário Machado conseguiu alugar o espaço no hotel SANA com o nome da mãe e disse que ia debater o espaço Schengen. Contudo, acabaram por promover ideias antissemitas e racistas. O encontro foi ilegal?

"Sieg Heil!", exclamou Francesca Rizzi, enquanto levantava o braço em jeito de saudação romana. A expressão alemã, que em português significa "viva a vitória", era usada pelo regime de Adolf Hitler, responsável pelo genocídio de cerca de seis milhões de judeus. Foi desta forma que a italiana – que se assume como "nacional socialista" – terminou o seu discurso na sala nove do piso -1 do Hotel Sana, em Lisboa, durante a conferência de sábado, 10 de agosto, organizada por Mário Machado, líder da Nova Ordem Social (NOS).

O gesto foi recebido com berros de aprovação e diversas saudações replicadas por membros da plateia, inclusive a mãe de Machado. "Viva a vitória!", gritavam da primeira fila, envergando T-shirts da NOS. O discurso de Rizzi é outro elemento que justifica a euforia dos presentes: ao longo de 45 minutos, a italiana apelou para a "salvaguarda da existência da raça ariana". "Vamos organizar-nos contra a tirania judaica", atirou. De Mário Machado – de camisa branca, um Rolex Submariner no pulso e anel das tropas nazis SS no dedo – recebeu aplausos.

Nota PG
Compete aos governos e autoridades dos países constitucionalmente democráticos não permitirem manifestações e/ou reuniões nazis, de apelo ao ódio, ao racismo e xenofobia. Declaradamente violadoras dos Direitos Humanos. Configurando crime. Que se tenha conhecimento o avanço deste tipo de extremismo continua a beneficiar de impunidade… O que pode indiciar que até o sistema democrático já está minado - nos órgãos de Estado,  judiciais, policiais, de instituições e empresas - pela ideologia nazi.

*Com parcial alteração no título por PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana