quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Uruguai anuncia retirada do Tratado Interamericano de Assistência (TIAR)


O Uruguai anunciou que iniciará o processo para sair oficialmente do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR) e que o vai denunciar por abrir a possibilidade de uma intervenção armada na Venezuela.

O anúncio foi feito pelo ministro uruguaio dos Negócios Estrangeiros, Rodolfo Nin Novoa, durante uma conferência de imprensa em Montevidéu, depois ter sido aprovada, na segunda-feira, a reincorporação da Venezuela, a pedido da oposição deste país.

"O Uruguai tomou a decisão de votar contra esta resolução, não para favorecer o Governo da Venezuela, mas a favor do Direito Internacional e da paz", explicou o ministro.

Rodolfo Nin Novoa adiantou que "conforme o artigo 25.º do TIAR, o Governo uruguaio decidiu denunciar esse tratado, cujos efeitos remete à Secretaria-Geral da Organização de Estados Americanos [para] a notificação formal desta decisão".

Dezasseis dos 19 países membros do TIAR decidiram, na segunda-feira, ativar aquele tratado e reincorporar a Venezuela para "atuar coletivamente" perante a crise política, económica e social que tem provocado o êxodo de venezuelanos, anunciou o ministro de Relações Exteriores da Colômbia, Carlos Holmes.

O Uruguai votou contra a resolução, Trinidad e Tobago absteve-se e Cuba não esteve presente no encontro, que decorreu em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.


A resolução, segundo o ministro colombiano, permitirá "identificar" e sancionar membros do Governo venezuelano alegadamente envolvidos em ações ilícitas.

Para o ministro uruguaio dos Negócios Estrangeiros, ao ativar-se o TIAR para sancionar membros do Governo venezuelano está a abrir-se um "passo para uma intervenção armada" na Venezuela a que o Uruguai "jamais se prestará".

"É um gravíssimo precedente (...), particularmente, no relacionado com o princípio de solução pacífica das controvérsias e o princípio de não intervencionismo", disse, recordando que a Carta das Nações Unidas "proíbe o uso de medidas coercivas, não armadas e armadas", quando não seja mediado pelo Conselho de Segurança da ONU.

O Tratado Interamericano de Assistência Recíproca ou Tratado do Rio é um pacto de defesa mútua interamericano assinado em 2 de setembro de 1947 no Rio de Janeiro (Brasil) e que entrou em vigor em 12 de março de 1948.

Fazem parte do TIAR Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Bahamas e Canadá.

Integraram o TIAR mas depois retiraram-se México, Cuba, Nicarágua, Bolívia e Equador.

O Governo venezuelano retirou o país do TIAR em junho de 2012, mas em finais de abril último o parlamento da Venezuela, liderado pelo opositor Juan Guaidó, aprovou iniciar um processo de adesão, decisão que o executivo do Presidente Nicolás Maduro não reconhece.

Notícias ao Minuto | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana