quinta-feira, 16 de abril de 2020

Aumenta número de casos de covid-19 na Guiné-Bissau em clima de polémica


Subiu para 46 o número de pessoas infectadas pelo covid-19

As autoridades sanitárias da Guiné-Bissau informaram esta quarta-feira que aumentou para 46 o número de casos positivos de coronavírus no país, onde o debate tem sido intenso sobre as causas da morte no sábado de uma paciente de uma conhecida clínica de Bissau, a mãe do artista guineense Charbel Pinto.

Para as autoridades, a senhora idosa poderia ter sido vítima do coronavírus, daí terem logo decidido encerrar a referida unidade sanitária, a clínica da Madrugada. Contudo, na óptica de Charbel Pinto, a mãe dele estaria a ser utilizada como bode expiatório.

O músico, natural de Canchungo, localidade situada a cerca de 80 quilómetros a norte da Guiné-Bissau, diz que é tudo uma farsa das autoridades que pretendem obter dinheiro junto da comunidade internacional, daí estarem a inventar que existe o novo coronavírus na Guiné-Bissau.

Charbel Pinto sugere na sua página de Facebook que para dar consistência à tese, as autoridades estão agora a alegar que a sua mãe faleceu daquela doença e por via disso mandaram encerrar a clínica da Madrugada.

O cantor promete dar mais detalhes do que chama de "invenções das autoridades", numa declaração em directo na rede Facebook no próximo dia 27, sendo que as autoridades de saúde pública convocaram o cantor para um esclarecimento na próxima sexta-feira.

Seja como for, subiu para 46 o número de pessoas infectadas pelo covid-19 na Guiné-Bissau. Nas últimas 24 horas, testaram positivo, três pessoas. Duas em Canchungo, e uma em Bissau, concretamente no bairro Militar, um dos mais populosos da capital guineense.

Mussá Balde | RFI

Sem comentários:

Mais lidas da semana