segunda-feira, 5 de abril de 2021

China a crescer em todo o Médio Oriente

#Publicado em português do Brasil

Reuniões, negócios e acordos demonstram a crescente influência de Pequim na região

Jonathan Gorvett | Ásia Times

Apertando as mãos e assinando acordos de Abu Dhabi a Ancara, de Teerã a Riad, a recente viagem do ministro das Relações Exteriores chinês Wang Yi ao Oriente Médio mais uma vez demonstrou a crescente influência da China na região.

Ainda assim, embora a viagem tenha visto alguns números impressionantes sendo falados e declarações políticas importantes feitas, a visita pode ter tido mais a ver com um país a muitos quilômetros da região: os Estados Unidos.

Vindo na esteira de discussões furiosas entre autoridades chinesas e americanas no Alasca no mês passado, a visita de Wang Yi o levou a ir às capitais de vários países também em desacordo com Washington.

“É uma situação em que todos saem ganhando”, disse Aykan Erdemir, Diretor Sênior do Programa da Turquia na Fundação para a Defesa das Democracias em Washington DC, ao Asia Times . “A China pode sinalizar aos EUA que tem relações substanciais com os adversários e adversários de Washington, enquanto esses países podem sinalizar aos EUA que têm outra opção”.

A turnê de Wang Yi por seis países começou em 24 de março na Arábia Saudita, onde ele manteve conversações com o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Faisal bin Farhan Al Saud, em Riad.

Ele então se encontrou com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, conhecido como MBS, no NEOM, uma cidade nova em construção no noroeste do Reino.

A visita viu mais promessas de cooperação econômica, com base no relacionamento altamente bem-sucedido entre os dois países, que tem crescido desde que o presidente chinês Xi Jinping visitou Riade em 2016.

“A Arábia Saudita quer alinhar seus planos de desenvolvimento econômico com os da China e obter mais investimento e tecnologia chineses”, disse Jonathan Fulton, professor assistente de Ciência Política na Universidade Zayed em Abu Dhabi, ao Asia Times.

No entanto, um dos principais momentos-chave da visita foi político, não econômico.

No NEOM, Wang Yi e MBS juraram se opor à “interferência nos assuntos internos de outros países” - uma referência clara à crescente condenação internacional do tratamento da China a sua minoria muçulmana uigur.

Embora a Arábia Saudita frequentemente se apresente como líder e protetora do mundo muçulmano, “ela também tem sido frequentemente alvo de críticas ocidentais por abusos dos direitos humanos”, diz Erdemir, dando a Riade terreno comum com Pequim.

Tempos de mudança

Os uigures, no entanto, são uma questão muito mais complicada em um dos próximos países que Wang Yi visitou - a Turquia.

De fato, embora o ministro das Relações Exteriores chinês tenha sido saudado com nada além de elogios oficiais em outra parte de sua viagem, em Ancara, também houve protestos.

Em 2009, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan até mesmo descreveu o tratamento dado pela China aos uigures - que são relacionados étnica e linguisticamente aos turcos - como “genocídio”.

Desde então, a Turquia tornou-se o lar de cerca de 50.000 refugiados uigur.

Durante a visita de Wang Yi, muitos deles se juntaram aos protestos em frente à embaixada chinesa em Ancara.

No entanto, "a perspectiva de Erdogan sobre os uigures tem altos e baixos radicais", diz Erdemir, "e é moldada por fatores pragmáticos, em vez de valores ou princípios".

Com a Turquia enfrentando grandes problemas econômicos - que por sua vez estão corroendo a popularidade de Erdogan - o investimento chinês é bem-vindo.

Além disso, com a pandemia Covid-19 agora surgindo na Turquia, Ancara está muito dependente dos carregamentos da vacina Sinovac da China.

Esses fatores foram então alavancados para que Wang Yi garantisse um objetivo político importante da China.

“Se Erdogan, que se considera o defensor dos turcos e muçulmanos em todo o mundo, expressa pouco ou nenhum problema com o tratamento dado pela China aos uigures”, diz Erdemir, “isso fortalece a mão da China. Pequim pode dizer: 'Bem, se mesmo Erdogan não tem problema com isso, por que alguém deveria ouvir as reclamações do Ocidente?' ”

Na verdade, embora as autoridades turcas tenham dito que levantaram a questão dos uigures em discussões privadas com Wang Yi, sua visita não viu mais nenhuma menção a "genocídio".

Por sua vez, ao divertir Wang Yi, a Turquia foi capaz de mostrar que em meio a uma ampla gama de disputas que tem com Washington, “pode procurar outro lugar”, diz Erdemir.

Indo nuclear

Em sua viagem, Wang Yi também visitou Teerã, assinando uma Parceria Estratégica Abrangente (CSP) de US $ 400 bilhões entre a China e a República Islâmica.

Isso envolve uma promessa de maior cooperação em transportes, energia, telecomunicações, turismo, defesa e saúde.

Essa “parceria”, entretanto, não é nenhuma novidade.

O CSP foi apresentado pela primeira vez em 2016, durante a mesma visita à região do Presidente Xi que o levou à Arábia Saudita.

A China também lançou “parcerias estratégicas” com Riade e os Emirados Árabes Unidos naquela época - mas, enquanto essas parcerias avançavam, aquela com o Irã definhou.

“Com a eleição do presidente Trump dos EUA naquela época”, diz Fulton, “a China calculou que as relações com os EUA eram mais importantes do que as relações com o Irã, então eles nunca colocaram qualquer músculo em seu acordo com Teerã, concentrando-se na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos”.

Esta parceria estratégica China-Irã de 2016 agora constitui a substância do acordo assinado em 27 de março por Wang Yi e seu homólogo iraniano, Javad Zarif.

Os termos do CSP permanecem vagos, no entanto - com o Ministério das Relações Exteriores da China, mesmo mais tarde, descrevendo-o não como um "acordo", mas um "roteiro".

Essa hesitação é provável porque “a China tem fortes parcerias com países que vêem o Irã como um inimigo”, diz Fulton.

Para o Irã, no entanto - enfrentando grandes desafios econômicos das sanções dos EUA e em conflito com muitos de seus vizinhos regionais - "a única saída", disse Zakiyeh Yazdanshenas, pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos do Oriente Médio em Teerã, ao Asia Times: " é tirar o máximo proveito da competição entre as grandes potências - nomeadamente entre a China e os EUA.”

A visita de Wang Yi deu a Teerã a oportunidade de enviar uma mensagem a Washington - e talvez a outra potência internacional também - Moscou.

“Como Ali Akbar Salehi, chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, disse recentemente”, lembra Yazdanshenas, “'o Irã deve ficar no meio do triângulo China-Rússia-EUA'.”

Próximos passos

A energia atômica pode ser uma área na qual a visita do ministro das Relações Exteriores chinês também pode ter um impacto.

Em 5 de abril, os signatários do Plano Global de Ação Conjunto (JCPOA) - o acordo nuclear com o Irã - se reúnem em Viena.

Washington está agora tentando se juntar e ressuscitar o JCPOA, mas Teerã quer ver as sanções dos EUA suspensas antes de qualquer retorno à mesa de negociações - uma posição reafirmada por Zarif em 4 de abril em um telefonema com o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido Dominic Rabb.

A China - signatária do JCPOA - “quer melhores relações com os EUA”, diz Fulton, “e no Oriente Médio, os interesses chineses e americanos estão, na realidade, bastante alinhados”.

Com isso em mente, “o Irã poderia, na verdade, ser um lugar perfeito para começar a desenvolver um relacionamento muito mais construtivo”, acrescenta Fulton, “se ao menos eles pudessem passar por todo o teatro”

Sem comentários:

Mais lidas da semana