domingo, 13 de março de 2022

Alemanha e Angola juntos na criação de associação cultural

O estreitamento das relações e, consequentemente, da cooperação entre Angola e a Alemanha vai ganhando cada vez maior visibilidade, e desta vez isso reflecte-se também no campo cultural.

A associação cultural “Angola Verstehen – Compreendo Angola” foi apresentada oficialmente ao público num evento online nos dois países, com a apresentação de alguns dos seus membros.

A grande impulsionadora desta associação do lado angolano é Sandra Sabrowski, embaixadora do Conselho Africano de Turismo para a cultura angolana e a residir actualmente na Alemanha. Sandra desempenha um papel importante de consultoria em análises de mercado e desenvolvimento de projetos em vários países da Europa e da África Austral.

Em entrevista ao Jornal de Angola, Sandra salientou que esta associação foi fundada naquele país europeu por ela e a alemã Chrstiane Harff. As integrantes são, na maioria, alemãs, com interesse em descobrir a cultura angolana, assim como algumas rotas culturais e turísticas.

Um outro aspecto a destacar, é que o dia escolhido para a cerimónia de apresentação da associação servir também para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Para além de Sandra Sabrowski, sublinhe-se a presença de Christiane Harff, Susanne Hericks, Willma de Sousa, da artista plástica Ginga Artimista e do fotógrafo e activista cultural Nelson dos Santos.

Uma das principais finalidades da associação segundo Sandra é a aposta no empreendedorismo social e cultural, através de iniciativas como o Nkiela, projecto ligado ao desenvolvimento da cultura, turismo e ambiente, especialmente na comuna do Mucusso, no Cuando Cubango.

Ademais, procura, também dar a conhecer os artistas angolanos, das várias disciplinas, residentes na região norte da Europa, além de deixar em aberto possíveis parcerias num futuro próximo.

Tribuna de Angola

Ler em Tribuna de Angola:

Conventicular 

Sem comentários:

Mais lidas da semana