terça-feira, 1 de março de 2022

Extrema-direita portuguesa prepara invasão e destruição de sedes do PCP?

Mário Machado admite, nas redes sociais, intenção da extrema-direita portuguesa de “preparar a invasão e destruição” das sedes do PCP

Mário Machado diz que, nos últimos dias, vários membros da extrema-direita portuguesa manifestaram a intenção de “preparar a invasão e destruição das sedes” do PCP. Em textos publicados na rede social Telegram, o neonazi desaconselha os "camaradas", devido à vigilância apertada das autoridades, mas atira "a responsabilidade moral de qualquer ataque" para as "ações de Putin" e o "total apoio do PCP à Invasão da Europa”

O neonazi Mário Machado admitiu que, nas últimas horas, tem sido “interpelado” por “vários camaradas” que pretendem “preparar a invasão e destruição das sedes” do Partido Comunista em Portugal (PCP), na sequência da posição assumida pelo partido em relação ao conflito militar entre a Rússia e a Ucrânia.

Num texto intitulado “Destruir o Partido Comunista Português”, publicado na rede social Telegram – onde é seguido por mais de duas mil pessoas –, Mário Machado afirma que compreende “esse ódio ao comunismo”, mas aconselha os grupos e elementos da extrema-direita portuguesa a “manter a calma” devido à vigilância apertada das forças de informação e segurança nacionais.

“Os Serviços de Informação [de Segurança], o Núcleo de Recolha de Informações da GNR e PSP e a UNCT-PJ [Unidade Nacional Contraterrorismo da Polícia Judiciária] estão em monitorização constante dos nossos movimentos e o nosso destino iria ser certamente a prisão”, alerta. Lamentando passar “por desmancha-prazeres”, Machado mantém a posição “de continuar a luta contra o PCP e seus aliados”, mas que isso deve ser feito “dentro da legalidade”.

No final do texto, antigo dirigente de movimentos de extrema-direita – como a Frente Nacional e a Nova Ordem Social – afirma “morte ao comunismo”.

Machado nega apelo à violência e diz que eventual ataque será “da responsabilidade de Putin e do PCP”

Perante este texto – partilhado pelas redes sociais –, militantes e simpatizantes do PCP têm manifestado sentir “medo” em participarem nas ações do partido, por considerarem que o mesmo pode ser interpretado como um “incentivo à violência”.

Em resposta, numa outra mensagem publicada no Telegram, Mário Machado comentou estas reações, falando de “interpretação forçada” por parte dos comunistas e garantindo que o texto “vai no sentido oposto” – ou seja, o de evitar possíveis ataques contra o PCP e seus membros.

Ainda assim, o líder de extrema-direita não coloca de parte essa possibilidade, mas rejeita culpas. “A responsabilidade moral de qualquer ataque só pode ser imputada às ações de Putin e ao total apoio do Partido Comunista Português à Invasão da Europa”, afirma.

João Amaral Santos | Visão – em 27.02.2022

Ler em Jornal de Notícias:

Fachada de edifício do PCP em Beja vandalizada por causa de invasão russa – em 28.02.2022

Sem comentários:

Mais lidas da semana