quinta-feira, 30 de junho de 2022

Autoridades exumam corpos de pessoas enterradas vivas por populares

MOÇAMBIQUE

As autoridades moçambicanas vão exumar esta segunda-feira (27.06) cinco dos corpos das sete pessoas enterradas vivas por populares na província de Maputo. Vítimas foram acusadas de roubo de gado pela população.

"As vítimas foram enterradas no distrito de Maluana, mas lá para o interior, no seu limite com distrito de Muamba", avançou o chefe do Posto Administrativo de Maluana, Juvenal Sigauque, citado pela Rádio Moçambique (RM).

Em causa está o caso de sete pessoas, incluindo três agentes da polícia moçambicana, enterradas vivas por populares na província de Maputo na semana passada, acusados de roubo de gado.

Segundo o chefe do Posto Administrativo de Maluane, os trabalhos para exumação de pelo menos cinco corpos começam esta segunda-feira (26.06), mas há outros dois corpos que foram enterrados num local ainda desconhecido.

"Uma parte da família das vítimas juntou-se à polícia para identificação do local", acrescentou Juvenal Sigauque.

 As vítimas foram torturadas pela população e enterradas vivas, acusadas de pertencerem a um grupo que rouba gado no distrito de Muamba, na província de Maputo.

"O caso ocorreu no dia 20 [segunda-feira], quando um criador de gado notou que havia invasores no seu curral. Ele chamou a população e os supostos meliantes foram amarados e enterrados vivos", explicou Juvenal Sigauque à comunicação social, na sexta-feira.

A Polícia da República de Moçambique destacou uma equipa para investigar o caso, mas três dos seus agentes também foram amarrados, torturados e enterrados vivos pela população.

"A Polícia dirigiu-se à zona na perspetiva de ir identificar o local onde os corpos dos supostos meliantes estavam enterrados e tentar esclarecer o assunto. Na sequência disso, a comunidade terá confundido os agentes da polícia com os meliantes", declarou Juvenal Sigauque.

Deutsche Welle | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana