quarta-feira, 10 de agosto de 2022

EUA DESTINAM MAIS 1 BILIÃO U$D PARA A UCRÂNIA, O MAIOR ATÉ AGORA

Eurásia Review

O Departamento de Defesa detalhou o conteúdo do último pacote de assistência de segurança para a Ucrânia, no valor de US$ 1 bilhão. Fornecido sob a autoridade presidencial de levantamento – o 18º levantamento até agora – o pacote inclui munição adicional para os sistemas de foguetes de artilharia de alta mobilidade e obuses. 

#Traduzido em português do Brasil

“Esta é a maior retirada única de armas e equipamentos dos EUA utilizando essa autoridade até hoje”, disse Colin Kahl, subsecretário de Defesa para Políticas. “O pacote fornece uma quantidade significativa de munição, armas e equipamentos adicionais – os tipos que o povo ucraniano está usando de forma tão eficaz para defender seu país”. 

Entre os itens incluídos no pacote mais recente estão munições adicionais para o sistema de foguetes de artilharia de alta mobilidade, ou HIMARS; 75.000 cartuchos de munição de artilharia de 155 mm; vinte sistemas de morteiro de 120 mm e 20.000 cartuchos de munição de morteiro de 120 mm; munições para o National Advanced Surface-to-Air Missile Systems, ou NASAMS; e 1.000 Javelin e centenas de sistemas anti-blindagem AT4. 

“Essas são todas as capacidades críticas para ajudar os ucranianos a repelir a ofensiva russa no leste e também para abordar os desenvolvimentos em evolução no sul e em outros lugares”, disse Kahl. 

Desde a invasão russa em 24 de fevereiro de 2022, os EUA enviaram cerca de US$ 9,1 bilhões em assistência de segurança aos ucranianos por meio da Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia e da autoridade presidencial de retirada. 

“Os EUA continuam trabalhando com seus aliados e parceiros para fornecer à Ucrânia recursos para atender aos requisitos em evolução do campo de batalha e nossos aliados e parceiros se esforçaram para fornecer bilhões de dólares em sua própria assistência”, disse Kahl. “Continuaremos a consultar de perto a Ucrânia e aumentar os sistemas e capacidades adicionais disponíveis em apoio à sua defesa.” 

Embora este pacote de assistência à segurança não contenha sistemas de lançamento HIMARS adicionais, ele contém munições adicionais para sistemas que os EUA já enviaram para a Ucrânia, disse Kahl. 

Um tipo de munição que o departamento enviou à Ucrânia para uso no HIMARS é o “Sistema de Foguetes de Lançamento Múltiplo Guiado” ou GMLRS, que são sistemas guiados com precisão com um alcance de cerca de 70 km. Kahl disse que os EUA forneceram “centenas” desses sistemas nas últimas semanas e que os ucranianos os têm usado com sucesso. 

“As próprias munições, esses GMLRS… estão tendo um efeito muito profundo”, disse ele. “Esta é uma ogiva de 200 libras, é o equivalente a um ataque aéreo, francamente – um ataque aéreo guiado com precisão. Estas são munições guiadas por GPS. Eles têm sido muito eficazes em acertar coisas que anteriormente os ucranianos tinham dificuldade em acertar de forma confiável.” 

Kahl disse que os ucranianos usaram o HIMARS junto com os foguetes GMLRS fornecidos para atingir nós de comando e controle russos, centros de sustentação e logística e sistemas de radar importantes, por exemplo. 

“Isso tornou mais difícil para os russos moverem forças pelo campo de batalha”, disse ele. “Eles tiveram que afastar certos aspectos do HIMARS. Isso os desacelerou. Isso tornou mais difícil para eles reabastecer suas forças. Então eu acho que está tendo efeitos operacionais reais.” 

O mais recente pacote de assistência de segurança também inclui 50 veículos blindados de tratamento médico; Munições antipessoal Claymore; Explosivos C-4, munições de demolição e equipamentos de demolição; e suprimentos médicos, como kits de primeiros socorros, bandagens, monitores e outros equipamentos, disse Kahl.

Imagem: Um sistema de foguetes de artilharia de alta mobilidade M142 do Exército lança munições durante o Exercício Red Flag-Alaska em Fort Greely, Alasca, em 22 de outubro de 2020. Foto: Air Force Senior Airman Beaux Hebert

Sem comentários:

Mais lidas da semana