terça-feira, 20 de setembro de 2022

Angola | AGOSTINHO NETO E A DIMENSÃO DA LIBERDADE -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O alicerce do pilar da liberdade dos povos é a Bíblia Sagrada, disse um líder religioso no culto ecuménico em homenagem ao primeiro centenário do nascimento de Agostinho Neto. A verdade é tudo em que acreditamos mesmo que seja mentira ou apenas uma quimera vestida de fogo-fátuo, que não aquece nem arrefece. 

A minha verdade é diferente. O alicerce da liberdade do Povo Angolano é Agostinho Neto. E esse pilar gigantesco, que vai do deserto do Namibe à estratosfera, foi erguido com uma argamassa preciosa, feita com a carne e o sangue dos nossos Heróis que fizeram a luta armada de libertação nacional. Que se bateram pela Soberania Nacional e a Integridade Territorial. Esta é a minha verdade e gosto muito dela. Estou pronto a sacrificar tudo por ela.

“Num quadro mais vasto da Cultura e da actividade cultural, é necessário desenvolver a Arte em todos os seus aspectos, escolher os elementos possíveis da nossa Literatura Oral e Escrita. É necessário recontar a História de Angola, de modo a fazer conhecer o longo caminho percorrido entre o passado e o presente”. Estas palavras são de Agostinho Neto. Foram proferidas na União dos Escritores Angolanos, em 1976. Tantos anos passaram e pouco aconteceu. Alguns recontaram a nossa História Contemporânea, mentindo, deturpando, falsificando, sem respeito pela Ciência e pela Humanidade.

Na arte fizemos tão pouco desde que Neto deu a táctica! Na Literatura Oral e Escrita ainda menos. Apareceram uns subprodutos coloniais que fizeram de simulacros da Literatura Abngolana uma espécie de abre-te sésamo do dinheiro fácil e da fama circense.

Não temos, nunca mais tivemos, cientistas como os padres Carlos Estermann , António da Silva Maia, Albino Alves. Ou Óscar Ribas, cada qual no seu espaço do fabuloso Mosaico Cultural Angolano. António Fonseca nos nossos dias chegou tão longe como os mestres do passado, na literatura oral Bakongo. Pouco mais.

Aquele discurso de Agostinho Nerto na União dos Escritores Angolanos estimulou-me a vontade de trabalhar alguns materiais que fui recolhendo em toda Angola, nas minhas andanças de repórter. Até cheguei a um conto khoisan (A Mariposa e as Asas de Txikungulo) quando os generais Zé Maria e Nando Cuito me ajudaram a arrancar do lodo e do esquecimento, os episódios que levaram à derrota do regime de apartheid da África do Sul no Triângulo do Tumpo. Fiz uma recolha de trovas do Cassai, que tenho na gaveta, à espera que os meus netos os leiam e se apaixonem como eu. 

O poeta Sungwangongo Malaquias escreveu esta trova que vos ofereço neste dia especial:

O GRITO E A MORTE

Fala meu txinguvo

Bateria infinitiva de Sun Ra

Marca o compasso da dança:

Handjica nguvo iámi!

O mukiche remexe as ancas de palha

Os pés de Weza trepidam no chão

mas seus seios estão hirtos

à espera de amamentar o nosso filho.

Fala bem alto meu txinguvo

Adoço o teu som com ulezo

Guardado na txipanga 

Que se cola aos panos das bailarinas.

Filho quando morre

Nunca mais volta ao colo da mãe

Não fica colado ao seu peito

Que ninguém me paralise o sangue

Nem com feitiço nem com medo

Handjica nguvo iámi!

Fala bem alto meu txinguvo

Contra o chicote e os fardados

Sou apaixonado pelo tambor

Não me paralisem as mãos

A minha aldeia é longe

Só a voz do txinguvo

Chega para além do rio:

Quem matou o nosso filho?

Handjica nguvo iámi!

Chora por mim meu txinguvo

Todos te ouvem até no paraíso.

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana