quarta-feira, 28 de setembro de 2022

NAVIOS DOS EUA SUSPEITOS DE SABOTAGEM AOS OLEODUTOS DA NORD STREAM

Na noite de 26 de setembro, foi registrada uma queda acentuada de pressão na linha A do gasoduto Nord Stream-2 devido a um furo na tubulação. Na noite do mesmo dia, o centro de controle Nord Stream registrou uma queda de pressão em ambas as linhas do gasoduto, informou o serviço de imprensa da empresa operadora Nord Stream.

#Traduzido em português do Brasil

Ulrich Lissek, representante do operador do gasoduto Nord Stream 2 AG, esclareceu que a pressão caiu de 105 para 7 bar devido a um furo no tubo.

Os gasodutos Nord Stream e Nord Stream-2 passam pelas zonas econômicas exclusivas e águas territoriais da Rússia, Finlândia, Suécia, Dinamarca e Alemanha. A julgar pelo mapa publicado no site da Gazprom, ambos os ramos do Nord Stream passam perto do lado sudeste da ilha de Bornholm, enquanto o vazamento é registrado a nordeste. Os vazamentos de gás ocorreram perto do gasoduto Nord Stream, a nordeste da ilha de Bornholm, informou a Administração Marítima Dinamarquesa.

O transporte foi restringido na área próxima ao oleoduto.

“A destruição que ocorreu em um dia simultaneamente em três linhas de gasodutos offshore do sistema Nord Stream é sem precedentes. É impossível estimar o prazo para restaurar a operacionalidade da infraestrutura de transporte de gás”, diz o relatório da Nord Stream AG.

Apesar das sanções dos EUA, o Nord Stream 2 foi concluído em setembro do ano passado e, em outubro, o gás técnico foi lançado ao longo da linha B. No final do ano passado, ambos os tubos estavam cheios. Desde que Moscou reconheceu a independência do DPR e do LPR em fevereiro, as autoridades alemãs suspenderam a certificação do gasoduto, decidiram usar sua capacidade de fornecimento de gás para as regiões do noroeste da Rússia.

O Nord Stream está em operação desde 2011. Foi uma das últimas rotas de fornecimento de gás para a Europa, contornando a Ucrânia. Desde o verão deste ano, o bombeamento através do Nord Stream-1 foi reduzido para 20% da capacidade máxima, até 35 milhões de metros cúbicos. A Gazprom explicou isso por problemas com turbinas a gás, que são atendidas pela Siemens. No final de agosto, devido a problemas nas turbinas, o fornecimento de gás parou completamente.

O Der Tagesspiegel informou, citando fontes relacionadas à investigação dos incidentes, que a causa do incidente poderia ser sabotagem.

“Não podemos imaginar um cenário que não seja uma sabotagem direcionada”, cita a publicação um dos participantes da investigação, que está sendo conduzida pelas autoridades federais.

Suspeita-se razoavelmente que o gasoduto foi explodido pelos serviços especiais dos Estados Unidos para finalmente interromper o fornecimento de gás da Rússia à Alemanha.

Em 27 de setembro, o destacamento de navios da Marinha dos EUA liderados pelo navio de assalto anfíbio USS Kearsarge anunciou a conclusão dos trabalhos na área da suposta sabotagem em gasodutos. Navios dos EUA completaram suas tarefas no Mar Báltico e foram vistos indo para o Estreito do Báltico no Mar do Norte.

O grupo de navios norte-americanos foi localizado a 30 quilômetros do local da suposta sabotagem no gasoduto Nord Stream-1 e a 50 quilômetros dos fios do gasoduto Nord Stream-2.

Os incidentes nos oleodutos levantaram muitas suspeitas. Enquanto isso, a crise energética na Europa está ganhando força e a situação deve piorar com a aproximação do inverno.

South Front

Sem comentários:

Mais lidas da semana