domingo, 30 de outubro de 2022

Angola | Piratas com Pernas de Pau e Olhos de Vidro – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

No meru tempo de criança existia uma personagem estranha. Era o pirata da perna de pau, com olho de vidro e cada de mau. Uma fraude. Íamos ver e qualquer Gary Cooper matava mais índios do que ele. Qualquer Edie Constantine dava mais porrada aos bandidos do que o nosso herói amputado. Ele era tão despojado que nunca contracenou com divas como Grace Kelly, Audrey Hepburn ou Deborah Kerr. Nem fez de Lemmy Caution sob a direcção de Jean-Luc Godard, ao lado de Anna Karina. O nosso pirata era um fracassado. Mas metia medo.

O pirata da perna de pau, com olho de vidro e cara de mau era uma espécie de TPA mas mais esperto. Ele nunca daria nota de uma empresa mineira na Praia dos Três Irmãos, explorando ilegalmente titânio. Se o fizesse, estaria a mostrar ao mundo que Angola é uma república sem bananas e sem governo. Impróprio para constar na lista de países livres e independentes. Um estado falhado. Nós sabemos que não é assim.

Sabemos que a empresa se instalou na Praia dos Três Irmãos, no Namibe, porque tinha uma licença. Porque o Governo Provincial seguiu de perto as suas actividades. Porque as autoridades que têm a responsabilidade da investigação e acção penal garantiram que ali não existia ilegalidade e muito menos crime económico ou ambiental. Os serviços de segurança interna garantiram que aquela empresa mineira não cometia, dia após dia, graves crimes. O menor não era roubar os recursos mineiros de Angola.

A TPA mostrou onde queria chegar com a reportagem. Primeiro, disse que a empresa é chinesa. Segundo, não tinha licença. Terceiro, roubava as riquezas dos angolanos. Quarto, estava a cometer um gravíssimo crime ambiental. Mas aquilo era uma fábrica! Enorme. Não passava despercebida nem aos caranguejos do fundo. Nem às tartarugas marinhas. Estão a ver, senhores de Washington? Já estamos a morder o Presidente Xi.

A marosca é fácil de decifrar. Alguém na TPA recebeu ordens para atacar uma empresa chinesa que operava no Namibe. Depois chegava o pagamento do frete. E a quem interessa o sensacionalismo da TPA, acompanhado de um “editorial” do Novo Jornal, de sobrinhos e madalenos? Ao estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA). 

O problema é que a reportagem dá do Executivo, do Governo Provincial e das autoridades de defesa e segurança uma imagem tão negativa, de tal incompetência, que tudo se vira contra Angola. E particularmente contra o Presidente João Lourenço. 

Atenção! Se uma coisa destas acontece na TPA e põe em causa todas as estruturas do Poder, é porque o Presidente João Lourenço está muito mal acompanhado. Ou então já chegámos ao ponto de cada um por si e deus por todos. O pirata de perna de pau, com olho de vidro e cara de mau não seria nunca capaz de fazer pior pela imagem de Angola, do Presidente João Lourenço, do seu Executivo e das instituições públicas.

O presidente da Alemanha foi visitar o chefe da nazicraCIA a Kiev. Prometeu-lhe armas, mundos e fundos. Logo a seguir foi à capital da Ucrânia o chefe da CIA, numa “visita surpresa”. Foi ver se estava tudo em ordem: Zelensky está vivo, os seus ajudantes nazis também, os ucranianos continuam a morrer como moscas. A CIA está muito humanista! O pirata da perna de pau, com olhos de vidro e cara de mau jamais se atreveria a ir tão longe. Nem em filmes.

A democraCIA da União Europeia proibiu os grandes criadores russos no campo da música. Proibiu os atletas russos e bielorussos. O Benfica de Lisboa, um dos maiores clubes do mundo, foi disputar um jogo de futsal à Roménia. Na equipa portuguesa joga um atleta russo, Ivan Chishkala. As autoridades romenas proibiram-no de entrar no país devido às sanções da União Europeia. O clube nem um ai. Os adeptos, silêncio. A Federação Portuguesa de Futebol, muda. O governo de António Costa assobiou para o lado. A Assembleia da República não quis saber. Digo-vos que o pirata da perna de pau, olho de vidro e cara de mau jamais cometeria semelhante crime contra o desporto.

Um piloto bielorusso foi a Portugal participar numa prova automóvel todo-o-terreno. A organização proibiu-o de concorrer. Esta é a democraCIA deles. É assim que defendem a nazicraCIA da Ucrânia. Nem o pirata com perna de pau, olho de vidro e cara de pau cometia semelhante baixeza. Os actuais dirigentes da União Europeia são capazes de tudo. Até transformar os nazis da Ucrânia em defensores da democraCIA deles.

Portugal é uma festa. Hoje foi confirmado que a inflação, no mês de Outubro, está a caminho dos 11 por cento. Tudo indica que em 2023 a coisa ainda vai trepar mais. O governo diz que vai “aumentar” os salários dos trabalhadores em cinco por cento! Nem o pirata da perna de pau, com olho de vidro e cara de mau se atrevia a tal embuste. Mas na democraCIA deles, vale tudo menos tirar olhos. O pirata já só tem um e não convém que fique ceguinho como os políticos portugueses, que não compreendem o buraco em que se meteram, ao apoiarem os nazis que mandam na União Europeia.

Por falar em União Europeia, a TPA deu grande espaço à embaixadora do cartel em Luanda, Jeannette Seppen, falando de corrupção! A sujeita acha mesmo que ainda andamos a saltar de galho em galho. Ela é holandesa. A Holanda é dos países mais ricos do mundo. Mas só produz leite e tulipas. 

Donde vem a riqueza? Do tempo da pirataria. Os piratas holandeses até se instalaram em Angola comprando e vendendo escravos. E os países da União Europeia vivem do latrocínio em África. Isto para não falar dos colonialistas: Portugal, França, Espanha e Alemanha. E até há pouco tempo, a Inglaterra, essa impúdica bacante. 

Nem o pirata da perna de pau, com olho de vidro e cara de mau se atrevia a tanto banditismo político.

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana