quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Mais de 330.000 mortes em excesso na Grã-Bretanha ligadas à austeridade - estudo

Mortes adicionais nos oito anos anteriores à pandemia de Covid podem refletir pessoas morrendo prematuramente devido à redução de renda, problemas de saúde, má nutrição e moradia e isolamento social. Fotografia: Guerilla/Alamy

Pesquisa surge quando governo sinaliza nova rodada de cortes de gastos públicos

Patrick Butler – The Guardian - Quarta-feira, 5 de outubro de 2022 00.01 BST

Mais de 330.000 mortes em excesso na Grã-Bretanha nos últimos anos podem ser atribuídas a cortes de gastos em serviços públicos e benefícios introduzidos por um governo do Reino Unido que busca políticas de austeridade, de acordo com um estudo acadêmico.

#Traduzido em português do Brasil

Os autores do estudo sugerem que mortes adicionais entre 2012 e 2019 – antes da pandemia de Covid – refletem um aumento de pessoas que morrem prematuramente após sofrerem redução de renda, problemas de saúde, má nutrição e moradia e isolamento social.

As tendências de mortalidade que anteriormente melhoraram começaram a mudar para pior após as políticas de austeridade introduzidas em 2010, quando dezenas de bilhões de libras começaram a ser cortadas dos gastos públicos pelo governo de coalizão liderado pelos conservadores, segundo o estudo.

O estudo, publicado no Journal of Epidemiology and Community Health, descobriu que houve 334.327 mortes em excesso além do número esperado na Inglaterra, País de Gales e Escócia durante o período de oito anos.


As conclusões surgem quando o atual governo conservador sinalizou uma nova rodada de grandes reduções de gastos públicos após a crise financeira precipitada por seu miniorçamento, incluindo propostas para impor um corte em termos reais nos benefícios para milhões de pessoas em idade ativa.

O documento, liderado pela Universidade de Glasgow e pelo Centro de Saúde da População de Glasgow, concluiu que havia uma “necessidade clara e urgente” de reverter essas políticas e implementar novas estratégias que protejam os mais vulneráveis ​​da sociedade.

O professor Gerry McCartney, professor de economia do bem-estar da Universidade de Glasgow e coautor do artigo, disse: “À medida que o governo do Reino Unido debate a direção econômica atual e futura, ele precisa entender e aprender com os efeitos devastadores que os cortes à segurança social e serviços vitais tiveram sobre a saúde da população em todo o Reino Unido.”

A coautora Ruth Dundas, professora de epidemiologia social da Universidade de Glasgow, disse: “Este estudo mostra que no Reino Unido é provável que muito mais mortes tenham sido causadas pela política econômica do governo do Reino Unido do que pela pandemia de Covid-19. ”

O excesso total de mortes incluiu 237.855 entre homens na Inglaterra e País de Gales e 12.735 entre homens na Escócia. Houve 77.173 mortes femininas em excesso na Inglaterra e no País de Gales e 6.564 na Escócia.

As taxas de mortalidade entre as mulheres que vivem nas áreas 20% mais carentes da Inglaterra aumentaram 3% após um declínio de 14% na década anterior. Na Escócia, as mortes prematuras nas quintas áreas mais carentes aumentaram de 6% a 7% entre homens e mulheres, após reduções anteriores de 10% a 20%.

Estudos anteriores associaram políticas de gastos de austeridade em saúde e assistência social ao excesso de mortes na Inglaterra , bem como a uma desaceleração da expectativa de vida entre os indivíduos mais carentes.

Um porta-voz do governo do Reino Unido disse: “Nosso plano de crescimento proporcionará crescimento econômico em todo o Reino Unido – que é a melhor maneira de elevar os padrões de vida para todos. Também estamos apoiando famílias com preços crescentes por meio de nossa garantia de preço de energia, economizando cerca de £ 1.000 por ano para a família média nos próximos dois anos e fornecendo pelo menos £ 1.200 de custo de vida adicional para 8 milhões dos mais vulneráveis ​​​​do Reino Unido lares.”

O secretário de saúde escocês, Humza Yousaf, disse: “Esta é uma descoberta chocante que sublinha o verdadeiro custo humano da austeridade e reforça a necessidade urgente de o governo do Reino Unido mudar o rumo de suas atuais propostas orçamentárias”.

A secretária-geral do sindicato Unison, Christina McAnea, disse: “A austeridade nunca pode ser uma solução. Foi um experimento fracassado que teve repercussões terríveis para as comunidades em todo o Reino Unido e custou muitas vidas.”

Patrick Butler - Editor de política social

Sem comentários:

Mais lidas da semana