sábado, 21 de janeiro de 2023

ALEMANHA REJEITA PEDIDO DE TANQUES DA UCRÂNIA

Contrariando as esperanças de avanço de Kyiv, Berlim disse que ainda está considerando o pedido de tanques para ajudar em uma esperada ofensiva da primavera. 

HANS VONDER BURCHARD E CORY BENNETT | Politico.eu | # Traduzido em português do Brasil

A Alemanha frustrou as esperanças ucranianas de que Berlim finalmente decidiria na sexta-feira enviar tanques de guerra modernos para as forças de Kyiv, com o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, argumentando que ainda não havia acordo internacional sobre o assunto.

Falando fora de uma reunião de ministros da Defesa na base militar americana de Ramstein, na Alemanha, Pistorius disse que seu governo ainda não concordou com um pedido ucraniano de tanques alemães Leopard 2 para ajudar em uma esperada ofensiva de primavera. 

“Todos nós não podemos dizer hoje quando uma decisão [sobre o possível envio de tanques Leopard] virá e como será”, disse ele a repórteres.

Em vez disso, disse Pistorius, ele instruiu o exército alemão a “revisar” quantos e quais Leopards poderia enviar, para que o governo possa “agir rapidamente” assim que chegar a decisão final.

Vários aliados europeus pediram publicamente à Alemanha que pelo menos concedesse permissão para outros países doarem seus próprios tanques Leopard - uma medida necessária devido às restrições de exportação dos veículos fabricados na Alemanha.

Pistorius disse que o chanceler alemão, Olaf Scholz, ainda precisa tomar uma decisão sobre esses pedidos.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, reiterou seu pedido de tanques poucas horas antes de Pistorius falar. 

“Temos que acelerar”, implorou aos funcionários reunidos em Ramstein. Sexta-feira era o momento, ele insistiu, não para debater detalhes, mas para confirmar um princípio-chave: os parceiros de Kyiv fornecerão seus tanques modernos.

“Está em seu poder”, disse ele.

O atraso contínuo em uma decisão ocorre após dias de sinais desconcertantes de autoridades alemãs sobre se eles permitiriam que os tanques Leopard 2 fossem para a Ucrânia. 

Os aliados têm implorado à Alemanha para despachar uma frota de tanques europeus Leopard para as forças de Kyiv. Berlim detém a chave, já que administra seu próprio esconderijo de Leopardos e deve aprovar as doações de outros países do veículo de fabricação alemã.

Mas Scholz tem relutado em fazer uma mudança, sinalizando tanto pública quanto privadamente que quer que os EUA ajam primeiro e enviem seus próprios tanques para a Ucrânia. 

As autoridades americanas recusaram o pedido, observando que seus tanques M1 Abrams seriam mais difíceis para os ucranianos operarem e manterem. Em vez disso, os EUA estão enviando 100 outros veículos blindados de combate como parte de um enorme pacote de ajuda de US$ 2,5 bilhões.

Pistorius argumentou que era “errado” dizer que a Alemanha está isolada sobre o assunto, insistindo que não há uma “coalizão unida” de outros países pressionando por tanques Leopard, enquanto a Alemanha está “no caminho”. Em vez disso, disse ele, há muitos países “com muito cuidado” avaliando os prós e contras de tais entregas.

A Ucrânia insiste que precisa desses tanques de batalha para ajudar a resistir à esperada ofensiva da Rússia na primavera. A guerra está entrando em uma nova fase, com os russos cavando trincheiras e colocando minas durante todo o inverno – um desenvolvimento que as autoridades dizem necessitar de mais veículos blindados e tanques para as forças ucranianas que esperam romper. 

“Este é um momento crucial”, disse o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, ao abrir a sessão de Ramstein na manhã de sexta-feira. “A Rússia está se reagrupando, recrutando e tentando se reequipar”, alertou, acrescentando: “este não é um momento para desacelerar – é um momento de cavar mais fundo”. 

Vários aliados europeus responderam ao chamado. O Reino Unido está enviando seus tanques Challenger 2 e os franceses estão considerando enviar seus tanques Leclerc. Enquanto isso, dezenas de outros países europeus também indicaram que se juntariam a uma ampla coalizão para enviar Leopardos – se a Alemanha der seu consentimento. A Polônia até sinalizou que poderia agir sozinha.

Especialistas dizem que um esforço para doar Leopardos de toda a Europa seria útil logisticamente, uma vez que as linhas de manutenção, treinamento e abastecimento poderiam ser organizadas em conjunto. 

“A Polônia está pronta para doar uma companhia de tanques Leopard 2 com 1.000 peças de munição”, disse um comunicado assinado por nove aliados da Otan e divulgado na quinta-feira. “Aguardando isso, uma coalizão mais ampla de doadores de tanques Leopard 2 será estabelecida.”

A Alemanha permaneceu reticente diante dessa pressão crescente. Enquanto alguns altos funcionários sugeriram a disposição de pelo menos permitir que aliados doassem seus Leopards, Scholz foi estóico, concordando com seu desejo de esperar pelos EUA.

“Nunca estamos fazendo algo sozinhos, mas junto com outros, especialmente os Estados Unidos”, disse a chanceler no início desta semana no Fórum Econômico Mundial em Davos. 

Imagens: 1 - Pistor Pistorius disse que seu governo ainda não concordou com um pedido ucraniano de tanques alemães Leopard 2 para ajudar em uma esperada ofensiva de primavera | Sean Gallup/Getty Images; 2 - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, discursa no Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia | Thomas Lohnes/Getty Images

Sem comentários:

Mais lidas da semana