segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Portugal |TRINTA E CINCO METROS QUADRADOS

Pedro Candeias, editor de sociedade | Expresso (curto)

Bom dia,

Levante-se, dê dez passos em frente e a seguir oito à direita, faça o caminho inverso, primeiro para trás e depois para a esquerda, até voltar ao ponto de partida completando um retângulo imaginário.

Parabéns. Acabou de calcular aproximadamente 35 m2, a dimensão média de um apartamento T0, onde cabem uma sala, uma cozinha, uma casa de banho e – no mundo ideal – um ou dois moradores, três no máximo. Nunca dez e muito menos vinte e dois, precisamente o número de residentes do rés do chão na Mouraria que ardeu, ferindo 14 deles e matando dois, um deles um adolescente de 14 anos.

Eram, dizem as notícias, todos eles imigrantes asiáticos que viviam e dormiam encostados e acotovelados uns nos outros e que trabalham não se sabe bem no quê. Os vizinhos já tinham dado por ela; na verdade, naquela zona não faltam casos destes e casas assim, cheias de gente em condições indignas, permeável aos subarrendamentos selvagens e à agiotagem.

Há por ali um esquema de rendas e de moradas falsas.

Ora, o fogo foi um acontecimento extraordinário, sim, mas nada do que se passava dentro daquelas quatro paredes surpreendeu alguém. Bastava espreitar pelas janelas: os pequenos apartamentos e os reduzidíssimos quartos lisboetas reconverteram-se em camaratas insalubres para imigrantes indostânicos, explorados por compatriotas que vieram à frente.

São os mesmos que abrem as mercearias aonde vamos, que transportam a comida que queremos e que nos transportam para onde queremos ir nas plataformas que usamos, e os mesmos que noutros sítios apanham os mirtilos e os morangos dos nossos pequenos-almoços. Mal-pagos, inseguros, alguns até escravizados, entorpecem-se com drogas.

O perverso, aqui, é que isto sucede na mesma capital frequentada agora pelos nómadas digitais de modos sofisticados, que aproveitam os seus salários para trabalhar em coworking e viver numa cidade que (ainda) lhes é barata.

E mais perverso ainda é olhar para os números: os estrangeiros investiram 403 milhões de euros na habitação em Lisboa no ano passado; na Freguesia de Santa Maria Maior, onde fica a Mouraria e onde fica o res do chão que ardeu, 83% do capital usado para comprar casas em 2022 proveio do estrangeiro.

Há algo de errado aqui, uma cidade dentro de outra cidade com diferenças cada vez mais acentuadas entre as duas, quase um lugar dickensiano, em que a Revolução Industrial foi substituída pela Revolução Digital que também vai deixando gente para trás. As Apps, os Bookings, os Uber, as fábricas de unicórnios, as Web Summit, os Airbnb e os altares-palco não são para todos.

OUTRAS NOTÍCIAS
Agressão. Um imigrante nepalês foi socado e pontapeado na rua por um grupo de jovens, em Olhão. As agressões foram filmadas e o Governo garante que nos próximos dias os suspeitos serão conhecidos e questionados. É possível que esta não seja a primeira vez que os agressores protagonizaram um incidente destes.

Agressão II. Alguns membros da claque No Name Boys emboscaram, encurralaram, sovaram, pontapearam e sodomizaram um jovem perto do Estádio da Luz. Segundo as autoridades, terá sido um ajuste de contas. Um dos suspeitos tinha uma metralhadora, uma pistola, uma faca do mato, droga e uma marreta em casa.

Greves I
, II, III e IV. Esta segunda-feira há a greve dos professores por distrito (em Vila Real), a greve dos enfermeiros do IPO de Lisboa, a greve dos Oficiais de Justiça e ainda a greve do grupo Transdev.

Abanão. Um violento sismo atingiu esta madrugada o sul da Turquia. Morreram pelo menos 560 pessoas em solo turco mas também na Síria. Um castelo construído há mais de dois mil anos pelos romanos colapsou.

Balão. O balão-espião chinês abatido pelos EUA em território americano poderá levar a uma escalada de retórica entre as partes? Pequim considerou o assunto “exagerado” e despropositado, e prometeu retaliar no futuro. No passado, a China fez a mesma promessa quando Nancy Pelosi aterrou em Taiwan, mas da retórica aos atos vão dois continentes de distância – e uma ponte que convém não quebrar. A China recupera após a desastrosa abordagem à Covid-19 e saiu há pouco tempo de uma inusitada maré de protestos públicos. Terá mais em que pensar do que em balões.

Bola. O FC Porto ganhou ao Vizela (2-0) com uma exibição convincente de Taremi, o Sporting joga esta noite em Vila do Conde e no sábado o Benfica derrotou o Casa Pia (3-0), com dois golos de João Mário e outro de Bah.

Rodinhas. O português Gustavo Ribeiro é vice-campeão do Mundo de Skate street. A competição decorreu em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.

Estatuetas. A norte-americana Beyoncé tornou-se a artista com mais Grammys na história destes prémios. A noite também correu bem para Harry Styles, Ozzy Osbourne, Rosalía, Bad Bunny, Adele, Kendrick Lamar e Wet Leg. Confira a lista dos vencedores.

FRASES
“A CGTP condenou este atentado ao direito à greve e nós apelámos também à UGT para marcarem uma greve geral” André Pestana, líder do STOP, a pedir uma greve geral às centrais sindicais ainda este mês

“As pessoas com tendências homossexuais são filhas de Deus, Deus ama-as e criminalizá-las é um pecado” Papa Francisco, corrigindo uma afirmação anterior.

“Quero pedir desculpa pela reação, o Pedro Gonçalves foi o único adulto na sala”, Rúben mea culpa Amorim, treinador do Sporting

PODCASTS
O Expresso da Manhã faz a pergunta: Guerra por um balão? O aparelho, da meteorologia para Pequim e de espionagem para Washington, foi só mais um episódio a lembrar que as relações entre as duas superpotências são muito tensas. Raquel Vaz Pinto, doutorada em Ciência Política e investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais, é a convidada deste episódio e tenta responder à pergunta de Paulo Baldaia.

Luís Marques Mendes foi ao Jornal da Noite, como é hábito, explicou como ficamos em relação ao altar-palco e avança a informação de que vai haver uma redução significativa nos custos. A segunda estrutura, aquela que irá ficar situada no Parque Eduardo VII, vai mesmo ter uma redução no valor “para metade, em cerca de um milhão de euros”, explica o comentador. Oiça em podcast

Nuno Rogeiro fala sobre o estado da defesa nacional e da ofensiva russa que está para vir. Nas novas remessas de armas ocidentais que estão a chegar à Ucrânia, estão incluídas armas que vão permitir atingir forças russas de 2º e 3º escalões, na retaguarda, dentro de território ucraniano ocupado. “Isso é muito importante”, explica o comentador.

O QUE ANDO A LER
“Caravaggio: A Life Sacred and Profane”, de Andrew Graham-Dixon (Penguin)

O título diz praticamente tudo sobre a complexidade da personalidade de Caravaggio, que foi pintor, amante de homens e de mulheres, espadachim, Cavaleiro de Malta (por breves instantes), criminoso, assassino e fugitivo à lei; que retratou as cenas bíblicas recorrendo a prostitutas e gente comum como modelos para a sua arte realista; que trouxe a pobreza e a indigência para os quadros, chocando e ao mesmo tempo surpreendendo a Igreja e os seus mecenas; que revolucionou esta arte com o uso dos contrastes de luz - o chiaroscuro -, transmitindo-nos a sensação de estarmos perante uma fotografia quando olhamos para algumas das suas maiores obras.

Este livro, de Andrew Graham-Dixon, tenta colar os pontos dispersos da vida de Caravaggio, do berço até à trágica e estúpida morte, ainda jovem, analisando biógrafos antigos, detendo-se demoradamente na crítica aos seus extraordinários quadros, quase todos eles com uma história de alguém na sua conceção. “Carvaggio: A Life Sacred and Profane” é uma biografia, mas também poderia ser um thriller ou um policial ou um manual de História de Arte. E é francamente bom.

Por hoje é tudo,

Continue connosco.

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana