sábado, 29 de abril de 2023

Forças israelitas matam adolescente na Cisjordânia, dizem autoridades palestinas

O Ministério da Saúde palestino diz que um jovem de 16 anos foi baleado no peito e morto em um confronto perto da cidade de Belém.

# Traduzido em português do Brasil

Forças israelenses mataram um adolescente palestino durante confrontos na Cisjordânia ocupada, segundo autoridades palestinas.

A mídia palestina disse que o tiroteio na sexta-feira ocorreu durante confrontos entre forças israelenses e palestinos em um vilarejo perto da cidade de Belém.

Testemunhas palestinas disseram à agência de notícias Reuters que um grupo de jovens palestinos perto de Belém estava jogando pedras nas tropas israelenses, que responderam com gás lacrimogêneo e tiros.

O Ministério da Saúde palestino nomeou a vítima como Mustafa Sabah, de 16 anos. Segundo informações, ele foi baleado no peito.

Os militares israelenses disseram que dezenas de palestinos atiraram pedras contra os soldados “que responderam com meios de dispersão de tumultos e atirando para o ar”.

“Os suspeitos continuaram a atirar pedras contra os soldados, representando uma ameaça à vida”, disse o exército. “Os soldados responderam usando munição real. Acertos foram identificados.”

Ele disse que o incidente estava sendo revisto.

Anteriormente, os militares de Israel disseram ter prendido um suposto combatente e confiscado armas em uma operação na cidade de Jenin que levou a confrontos com combatentes palestinos.

As forças israelenses disseram ter atirado em suspeitos que lançaram artefatos explosivos contra eles. Pelo menos quatro palestinos ficaram feridos na violência, segundo
a agência de notícias palestina WAFA. A TV Palestina disse que as forças bloquearam o movimento de ambulâncias e realizaram prisões antes de se retirarem.

Em um incidente separado na quinta-feira, as forças israelenses mataram um homem palestino na Cisjordânia ocupada.

A violência na Cisjordânia ocupada aumentou este ano, com frequentes incursões militares israelenses e ataques de colonos israelenses, bem como ataques palestinos. Mais de 90 palestinos e pelo menos 19 israelenses e estrangeiros foram mortos desde janeiro.

Israel capturou a Cisjordânia, junto com Jerusalém Oriental, na guerra de 1967 no Oriente Médio. Desde então, construiu grandes assentamentos que são considerados ilegais pela comunidade internacional.

Al Jazeera com agências de notícias

Imagem: Um policial de fronteira israelense aponta sua arma enquanto outro se prepara para disparar bombas de gás lacrimogêneo contra manifestantes palestinos que protestam contra assentamentos israelenses perto de Nablus, na Cisjordânia ocupada por Israel, 10 de abril de 2023 [Arquivo: Raneen Sawafta/Reuters]

Sem comentários:

Mais lidas da semana