domingo, 22 de junho de 2014

MNE australiana pede libertação de jornalista preso no Egito




Sydney, Austrália, 22 jun (Lusa) -- A ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Julie Bishop, pediu hoje a libertação do jornalista australiano Peter Greste que segunda-feira vai ouvir a sentença de um tribunal penal do Egito.

Peter Greste, e outros jornalistas da Al Jazira, poderão ser condenados a penas de prisão entre os 15 e os 20 anos por, alegadamente, terem distorcido a imagem do Egito e colaborado com a Irmandade Muçulmana, considerada pelo Governo como "grupo terrorista".

"Falei com o ministro dos Negócios Estrangeiros esta noite. Acaba de ser nomeado depois das eleições presidenciais e reiterei a nossa preocupação por Peter Greste e pelo facto de estar detido desde o ano passado", disse Julie Bishop ao salientar ser o único jornalista estrangeiro naquelas circunstâncias e a apelar a que fosse enviado para a Austrália.

Já a família do jornalista salientou que qualquer decisão do tribunal que não seja a absolvição "é impensável".

Após a queda de Mohamed Morsi em julho do ano passado, as autoridades do Egito encerraram as instalações da Al Jazira no país e acusaram a cadeia de favorecer a Irmandade Muçulmana.

JCS // JCS - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana